Canil de Óbidos fechou e mataram todos os animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta out 26, 2012 4:05 pm

Que vergonha... Isto para mim é um crime! :(
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sexta out 26, 2012 5:08 pm

Eu estou com a Tassebem!
Os cães ficaram TODOS doentes ao MESMO tempo????TRETA PÁ!!!
São desculpas que não lembram a ninguém,mal feitas como tudo.
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta out 26, 2012 5:17 pm

Costumo preferir a "versão oficial"... no entanto não bate a bota com a perdigota....

Perguntas maybe parvas minhas:
Eram cães adultos, vadios, sem imunidade natural e não vacinados que estavam num canil municipal.... como é que padeceram tão repentinamente de parvovirose? faz-me comichão no miolo.

Pergunta que provavelmente é ignorante....com tão poucos cães no canil, porque não estavam vacinados? uma coisa é um canil com200 animais... outra um com 6. Óbidos, uma CM que não tem falta de dinheiro para organizar feiras, não pode pagar as vacinas?
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 26, 2012 5:50 pm

angeleyes20 Escreveu:Costumo preferir a "versão oficial"... no entanto não bate a bota com a perdigota....

Perguntas maybe parvas minhas:
Eram cães adultos, vadios, sem imunidade natural e não vacinados que estavam num canil municipal.... como é que padeceram tão repentinamente de parvovirose? faz-me comichão no miolo.

Pergunta que provavelmente é ignorante....com tão poucos cães no canil, porque não estavam vacinados? uma coisa é um canil com200 animais... outra um com 6. Óbidos, uma CM que não tem falta de dinheiro para organizar feiras, não pode pagar as vacinas?
E os canis lá vacinam os animais ou os castram antes de serem adoptados, angeleyes? Enquanto lá estão, dão-lhes comida e água, e é um pau.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 26, 2012 5:54 pm

Até que enfim...

"Infectados com parvovirose

Câmara de Óbidos diz que cães abatidos no canil estavam doentes

26.10.2012 - 17:25 Por Lusa, PÚBLICO

A Câmara de Óbidos, que está a ser acusada nas redes sociais de “massacre” devido ao abate de seis cães no canil municipal - todos os que lá se encontravam -, justificou que os animais estavam infectados com parvovirose.

Os animais foram abatidos a 15 de Outubro, data em que segundo a câmara, quando o funcionário se dirigiu ao canil municipal para proceder à limpeza e alimentação dos cães, se deparou “com os animais prostrados, com diarreias de sangue e com vómitos frequentes”, refere a autarquia em comunicado.

Chamado o veterinário municipal, os cães “foram levados para a enfermaria [do canil] onde lhe foi diagnosticada a parvovirose”, uma doença “altamente contagiosa e que degrada, de forma violenta, a vida dos animais infectados”, para além de impossibilitar a colocação de outros animais no canil.

“Dado o estado avançado da doença foi tomada a decisão de aliviar o sofrimento dos animais através da eutanásia, procedendo-se de acordo com as normas sugeridas pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária”, acrescenta o documento do município.

O PÚBLICO tentou, sem sucesso, questionar o executivo municipal sobre os motivos por que se deixou chegar a doença ao "estado avançado" e só então foi tomada uma medida. A autarquia "remete todos os esclarecimentos para o comunicado", diz o assessor de imprensa.

Ainda segundo a autarquia, após a descoberta do surto, o canil foi sujeito a “sistemáticas desinfecções às instalações” e a um período de vazio sanitário para evitar contágios futuros.

As instalações foram reabertas nesta sexta-feira. Fonte da autarquia adiantou à Lusa que “o canil já recebeu outros animais e se encontra a funcionar normalmente”.

A justificação da câmara surge depois de o caso ter sido tornado público nas redes sociais com acusações de “massacre” e de ter encerrado o canil por falta de funcionário.

A situação deu origem a uma petição que já ultrapassou a 3800 assinaturas, em que é exigida “a punição dos responsáveis” pelo abate dos cães “sem aparente razão válida” e sem que tenham sido avisadas “as associações e particulares”, que poderiam ter efectuado acções tendentes à adopção dos animais.

A câmara sublinha tratar-se de “uma decisão eminentemente técnica” e lamenta que “a informação tenha sido deturpada nas redes sociais”."

Os negritos são meus.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta out 26, 2012 7:18 pm

Tassebem Escreveu: Por isso (e porque comunicados oficiais de câmaras e quejandos organismos costumam fazer isto mesmo, defender-se e defender os "seus") é que eu não acredito nesta "desculpa técnica" que, no meu ver de leiga, é completamente esfarrapada.

Falou-se que o canil tinha fechado e que os cães tinham sido abatidos porque não havia funcionário. Neste caso, acredito muito mais no diz-que-diz, e é pena que nenhum órgão de comunicação, como infelizmente acontece quase sempre nestes assuntos de animais, "que não interessam a ninguém", tenha procurado informar-se e informar sobre o assunto.

A minha opinião está formada, foi abate puro e simples.
Pois, a desculpa inicial foi que o canil tinha fechado por não haver funcionário. Depois, do abate, o veterinário comunicou que já tinha reaberto porque JÁ havia funcionário... Quem não os conhecer que os compre :roll: Portanto, a ser verdade o que o vet comunicou,o canil reabriu de imediato pelo que pergunto: tantos dias a fazerem a desinfecção? :roll:
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta out 26, 2012 8:08 pm

O vírus da parvovirose é dos de mais longa vida, entre os que afectam os cães: o período de quarentena recomendado pelos veterinártios quando nos morre algum em casa é de seis meses, durante os quais não deve entrar rigorosamente mais nenhum cão e o ambiente tem de ser sujeito a uma desinfecção sem peias com lexívia, que é o único produto que mata o parvovírus. E quando já existam cães, estes têm de fazer um também rigoroso tratamento preventivo durante algumas semanas.

Claro que num canil camarário esse período de seis meses de quarentena não pode ser respeitado, seria inviável. Também não me admira que tendo adoecido um quarto ou metade dos cães que lá se encontravam, o veterinário municipal não estivesse para muitos trabalhos e abatesse todos. A verdade é que eram cães adultos, em princípio teriam defesas suficientes para lutarem contra a doença e sobreviveriam com a ajuda de medicação. Por isso é que nos repugna esta acção, mas trata-se de um canil camarário, não de uma casa particular nem de um canil associativo.

Nesta história, mesmo tendo presente que há nela algo de mal contado, o que vejo de criticável é precisamente a solução expedita, mas também não entendo porque é que alguns dos intervenientes se mostram tão indignados com ela, quando na generalidade dos tópicos em que se debate temas destes se pronunciam sempre a favor do abate dos animais sem dono, sem considerarem se estão saudáveis ou doentes.

Haja coerência.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta out 26, 2012 10:03 pm

Exactamente, se há algo mal contado não deveria. É isso que não é correcto :roll: Assumiam de uma vez, não?

Proibidos os abates, proibida a castração, canis a abarrotar, adopções poucas (e à balda, quase sempre), então?, a solução é? :roll:

Acho que há coisas bem piores, que se fazem aos animais do que castrá-los... e até abatê-los. É o pão nosso...
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta out 26, 2012 10:05 pm

Simplesmente não me acredito que tenham ficado todos com parvovirose ao mesmo tempo, e muito menos que tenham ficado todos em tal estado de gravidade em simultâneo que obrigasse ao abate de todos os animais...
Sou contra abates, para mim só se justificam quando se trate de pôr fim ao sofrimento do animal.
É pura coincidência o surto da doença e o fecho do canil?
:?
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta out 26, 2012 10:27 pm

Tassebem, Já atingi a ideia de que tenham muitos ou poucos cães os canis municipais são todos iguais..... fiquei um pouco chocada (sim, ainda me choco - tenho pouco contacto com estes degredos, apesar de cada vez ter mais vontade de fazer mais... sou comodista).
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sábado out 27, 2012 8:37 am

Isto é treta.
Não acredito numa única palavra daquele comunicado!!!!
Coitadinhos ficaram todos com parvovirose ao mesmo tempo,e quando lá chegou o funcionário estavam todos a morrer...Das desculpas mais estúpidas que já ouvi :roll:
Eu até acredito que os animais estivessem infectados,mas agora a vomitar,e já a deitar sangue...Sim acredito :roll:
Sasha claro que foi coincidência não se vê logo.
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 27, 2012 10:06 am

Segundo li ontem algures, o canil tem capacidade para 12 cães, salvo erro. Na fotografia que se vê na net, as boxes são espaçosas e, claro, vedadas. É lícito pensar que os cães, sendo seis, estariam cada um em sua boxe. O próprio comunicado diz que o canil é de "excelência". Ora, se os cães não estavam todos ao molho, como explicar também um surto tão global?

Por todas as razões e mais alguma, a história está muito mal contada, sim.

Se foi por falta de funcionário ou de outra coisa qualquer, diziam que tinham de abater porque iam fechar e, por amor de Deus, para seis cães havia de se arranjar facilmente uma alternativa, até com as associações da zona.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sábado out 27, 2012 10:33 am

Tassebem Escreveu:Segundo li ontem algures, o canil tem capacidade para 12 cães, salvo erro. Na fotografia que se vê na net, as boxes são espaçosas e, claro, vedadas. É lícito pensar que os cães, sendo seis, estariam cada um em sua boxe. O próprio comunicado diz que o canil é de "excelência". Ora, se os cães não estavam todos ao molho, como explicar também um surto tão global?

Por todas as razões e mais alguma, a história está muito mal contada, sim.

Se foi por falta de funcionário ou de outra coisa qualquer, diziam que tinham de abater porque iam fechar e, por amor de Deus, para seis cães havia de se arranjar facilmente uma alternativa, até com as associações da zona.
Concordo consigo.
Não percebo o pq desta atitude,por seis cães, SEIS????????
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado out 27, 2012 11:32 am

Apesar da minha falta de contacto com este tipo de situações o "porquê" é um tanto ou quanto obvio....
Os 6 cães (e não importaria nem que fosse 1 cão) consumiam uns trocos que dão mais jeito até para comprar ou alugar a fatiota de algum membro da dita CM durante uma feira das muitas que organizam. Não é que gastassem muito dinheiro... mas é que gastavam algum dinheiro e implicavam algum trabalho administrativo...
E além do mais são cães, não são pessoas e há crise e o dinheiro faz falta !!! (estou a ser irónica)...
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado out 27, 2012 1:57 pm

Tassebem Escreveu:Segundo li ontem algures, o canil tem capacidade para 12 cães, salvo erro. Na fotografia que se vê na net, as boxes são espaçosas e, claro, vedadas. É lícito pensar que os cães, sendo seis, estariam cada um em sua boxe. O próprio comunicado diz que o canil é de "excelência". Ora, se os cães não estavam todos ao molho, como explicar também um surto tão global?

Por todas as razões e mais alguma, a história está muito mal contada, sim.

Se foi por falta de funcionário ou de outra coisa qualquer, diziam que tinham de abater porque iam fechar e, por amor de Deus, para seis cães havia de se arranjar facilmente uma alternativa, até com as associações da zona.
Está mal contada, está. Por todas as razões que apresentou e mais algumas.

A ser verdade que os cães aparecerem com parvovirose, tinham, como já disse mais atrás, todas as probabilidades de se safarem da doença, se devidamente tratados. O que nem era difícil nem particularmente dispendioso num canil com as condições mostradas.

Quanto à colaboração com associações, li algures que esse canil tinha, ou tem, a colaboração de uma, que não terá sido tida nem achada na história e tem estado calada. Provavelmente, por estratégia, sabendo-se bem como essas colaborações estão sujeitas aos caprichos de quem manda nos canis camarários...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”