Canil de Óbidos fechou e mataram todos os animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo out 28, 2012 2:32 pm

Proponho a elaboração de um outro abaixo assinado (não sei como fazer).
Para que o canil feche portas definitivamente.
mcsc123
Membro Veterano
Mensagens: 279
Registado: quinta jan 01, 2009 4:05 pm

domingo out 28, 2012 3:04 pm

Floripes3 Escreveu:
Tassebem Escreveu:Segundo li ontem algures, o canil tem capacidade para 12 cães, salvo erro. Na fotografia que se vê na net, as boxes são espaçosas e, claro, vedadas. É lícito pensar que os cães, sendo seis, estariam cada um em sua boxe. O próprio comunicado diz que o canil é de "excelência". Ora, se os cães não estavam todos ao molho, como explicar também um surto tão global?

Por todas as razões e mais alguma, a história está muito mal contada, sim.

Se foi por falta de funcionário ou de outra coisa qualquer, diziam que tinham de abater porque iam fechar e, por amor de Deus, para seis cães havia de se arranjar facilmente uma alternativa, até com as associações da zona.
Está mal contada, está. Por todas as razões que apresentou e mais algumas.

A ser verdade que os cães aparecerem com parvovirose, tinham, como já disse mais atrás, todas as probabilidades de se safarem da doença, se devidamente tratados. O que nem era difícil nem particularmente dispendioso num canil com as condições mostradas.

Quanto à colaboração com associações, li algures que esse canil tinha, ou tem, a colaboração de uma, que não terá sido tida nem achada na história e tem estado calada. Provavelmente, por estratégia, sabendo-se bem como essas colaborações estão sujeitas aos caprichos de quem manda nos canis camarários...

:cry: :x Pois, é sempre a mesma coisa. Aqui na minha zona, o veterinário municipal recusa terminantemente qualquer protocolo com a associação de que sou sócia. Ele é um utilizador frequente do eutasil. :evil: Enfim, acho que quem vai para veterinário municipal mais valia trabalhar num matadouro ou num laboratório, porque o sofrimento inflingido aos animais é (quase) igual, peço desculpa pelo desabafo mas ando muito enervada ultimamente, tenho visto várias desgraças acontecerem e estes comportamentos repugnam-me!
Passem bem e continuação de bom Domingo!
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta out 31, 2012 10:29 pm

Pelo que vi hoje no Facebook, a morte destes pobres cães não foi em vão: as pessoas organizaram-se, mexeram-se, intervieram na Assembleia Municipal, conseguiram falar com o presidente da Câmara e o vereador do pelouro, e conseguiram que o canil passasse a canil de não-abate e um protocolo em que se aceita o trabalho e divulgação dos animais para adopção por voluntários.

Vamos a ver se tudo isto se concretiza, se não se ficam só pelas promessas e pelo incumprimento, como em Lisboa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 01, 2012 11:35 am

Oxalá que sim, Floripes, que a câmara se tenha consciencializado das consequências da péssima imagem que este triste caso lhe pode trazer e que o sacrifício destes pobres animais tenha servido para alguma coisa. Depende também da sensibilidade (e da vergonha na cara) dos responsáveis… pode ser que o presidente da CMO e o vereador competente a tenham. E da persistência dos munícipes que enveredaram por um dos caminhos certos: a acção e a pressão junto das autoridades camarárias.

A propósito do caso de Lisboa e da falta de vergonha na cara e da mais completa indiferença a tudo: na sequência de uma visita ao canil, um deputado do Bloco de Esquerda endereçou, via Assembleia da República, um requerimento à CML pedindo o regulamento do canil e o programa de bem-estar animal a cuja elaboração a sentença da providência cautelar obrigou.

É que há normas no canil (só poderem entrar duas pessoas de cada vez, não se poder tirar fotografias) que têm de constar nalgum regulamento, aprovado em sede própria; não podem resultar de ditames pessoais.

E nas visitas que fizemos, enquanto CEAA/autoras da providência, esses documentos sempre nos foram negados (pois pudera, não existiam/existem), sendo-nos dito, tal como ao deputado e ao assessor, que teriam de ser pedidos por escrito.

Ora o requerimento do BE tem data de 17 de Abril passado e, ainda ontem fui ver ao portal da AR, continua por responder! E isto apesar de o BE já ter insistido numa resposta passados cerca de dois meses.

Portanto, oxalá os munícipes de Óbidos não esbarrem num muro de indiferença, arrogância e desrespeito pela legalidade como acontece aqui nesta "capital europeia".
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta nov 01, 2012 11:52 am

Também parece estar em curso um inquérito à actuação do veterinário, e também desejo que não seja mais um dos tais de que nunca mais se sabe de nada... :?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 01, 2012 12:47 pm

Pois eu tenho já a certeza, infelizmente, de que não vai dar em nada.

Já agora, Floripes, pode indicar a página do FB onde stão essas informações? Gostava de ir acompanhando o assunto.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta nov 01, 2012 1:14 pm

Vou procurar, Tasse, já lhe envio o link.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta nov 01, 2012 1:47 pm

Tassebem Escreveu:Pois eu tenho já a certeza, infelizmente, de que não vai dar em nada.

Já agora, Floripes, pode indicar a página do FB onde stão essas informações? Gostava de ir acompanhando o assunto.
A página é esta, Tassebem:

https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#! ... 204366812/

Se não conseguir aceder, pode ir através da de alguém que esteja na sua lista, como eu faço.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 02, 2012 12:11 pm

Obrigada, Floripes. :) Já pedi adesão ao grupo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
pesquebrados
Membro Veterano
Mensagens: 1839
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
Localização: os meus e os que estão de passagem

sexta nov 02, 2012 1:04 pm

Claro que a justificação não tem pés nem cabeça...
claro que perante o largo protesto público os serviços da Câmara Municipal douraram a pílula e arranjaram uma estória de embalar - a mais fácil é sempre o surto da doença x ou y.

Eles esquecem que apesar dos animais não votarem os que gostam deles têm voto na matéria...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 08, 2012 8:12 pm

Os animais foram todos eutanasiados PORQUE o canil fechou.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”