Canil de Óbidos fechou e mataram todos os animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

babyluaa
Membro
Mensagens: 144
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

quinta out 25, 2012 10:53 pm

Canil de Óbidos fechou e mataram todos os animais

Esta é a tal terrinha muito turistica, da feira de chocolate e outras doces actividades.

Não há vergonha, não têm limites.

ABATIDOS

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater

http://www.avaaz.org/po/petition/Pela_p ... zTEdb&pv=4

http://campanhaesterilizacaoanimal.word ... /#comments

Vergonha.
Este país bateu no fundo do poço.Começam pelos animais, a seguir quem será ?

A grandeza de um país e o seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata os seus animais.
(Mahatma Gandhi)
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

quinta out 25, 2012 10:57 pm

VERGONHA
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
Rafelina
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quinta set 27, 2012 12:20 am

sexta out 26, 2012 11:48 am

Isto foi publicado em algum jornal?
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 26, 2012 1:08 pm

Numa pesquisa na net, não encontrei qualquer notícia sobre este assunto.

O que encontrei foi, na página da CMO (http://www.obidosdiario.com/index.php?o ... &Itemid=72), este comunicado, com data de hoje:

"A Câmara Municipal de Óbidos, segundo informação técnica, comunica que os animais que foram alvo de eutanásia, no Canil Municipal de Óbidos, estavam infetados com parvovirose, uma doença altamente contagiosa e que degrada, de forma violenta, a vida dos animais infetados, e impossibilitando que outros animais sejam colocados no canil municipal.

No dia 15 de Outubro, pelas 08h30, quando o funcionário se dirigiu ao Centro de Recolha Oficial do Município de Óbidos para proceder à limpeza e alimentação dos cães que lá se encontravam, deparou-se com os animais prostrados, com diarreias de sangue e com vómitos frequentes. Perante este cenário, o funcionário informou o veterinário ao serviço do Município, que se dirigiu ao local.
O local foi prontamente limpo e desinfetado e os animais foram levados para a enfermaria existente no Centro de Recolha Oficial, onde foi diagnosticada a parvovirose. Foram feitas tentativas para salvar os animais através dos tratamentos adequados, no entanto, sem sucesso.

Dado o estado avançado da doença foi tomada a decisão de aliviar o sofrimento dos animais através da eutanásia, que se procede de acordo com normas sugeridas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

Após este surto, que acontece pelas diferentes proveniências dos animais e pelos diferentes estados sanitários que apresentam, executou-se um período de vazio sanitário de 15 dias. Durante este período foram feitas sistemáticas desinfeções às instalações por forma a prevenir contágios futuros. De momento, o canil encontra-se aberto e a funcionar de forma normal.

A decisão tomada no passado dia 15 de outubro foi eminentemente técnica, não tendo havido por parte dos membros do executivo municipal qualquer intervenção, cabendo exclusivamente ao veterinário municipal a adoção deste tipo de procedimento.

Recorde-se que o Canil Municipal de Óbidos tem condições de excelência, que não se encontram na maior parte dos concelhos do País, tendo o serviço de Veterinária avançado, ao longo dos últimos anos, com várias campanhas de sensibilização, contra o abandono e de adoção de animais. O mesmo serviço tem levado a cabo campanhas de esterilização de animais de rua, em colaboração com a Associação Rede Leonardo.

A Câmara Municipal de Óbidos lamenta que esta informação tenha sido deturpada, nomeadamente nas redes sociais."

:roll:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sexta out 26, 2012 1:14 pm

Peço desculpa mas isto para mim é conversa de mau pagador :roll: :roll:
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
MariaChica
Membro Veterano
Mensagens: 798
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

sexta out 26, 2012 1:35 pm

Finalmente um esclarecimento em condições.
Afinal, nem tudo é o que parece.

Obviamente que, estando os animais doentes e em estado avançado, segundo a notícia, a decisão foi a mais acertada.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 26, 2012 1:36 pm

A mim também me parece um surto de parvovirose muito conveniente... E nem um animal se safava? :roll: Não me acredito.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta out 26, 2012 1:43 pm

É, temos que acreditar nuns e desconfiar de outros conforme o interesse e o que for mais conveniente. Tropa fandanga :|
Última edição por Joie2 em sexta out 26, 2012 1:44 pm, editado 1 vez no total.
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sexta out 26, 2012 1:43 pm

Tretas e ainda por cima estúpidas!!!
Só compra mesmo quem quer :roll:
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
MariaChica
Membro Veterano
Mensagens: 798
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

sexta out 26, 2012 1:53 pm

Efectivamente.
Eu prefiro dar crédito à versão oficial do que a versões tendenciosas de determinados grupos.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sexta out 26, 2012 2:01 pm

E estão no vosso direito!
Lá está só compra quem quer!!!!
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
ana-carla
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm
Localização: Cães

sexta out 26, 2012 2:15 pm

A minha opinião é de foram tds abatidos doentes e/ou saudaveis pois davam despesa e não davam votos nas eleições.
MariaChica
Membro Veterano
Mensagens: 798
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

sexta out 26, 2012 3:03 pm

ana-carla Escreveu:A minha opinião é de foram tds abatidos doentes e/ou saudaveis pois davam despesa e não davam votos nas eleições.
Pode ser que não seja assim. Já vi um caso semelhante em que a ordem era para abater todos os animais para evitar o alastre da doença. Felizmente nenhum foi abatido porque houve grande divulgação do caso e os animais foram todos retirados a tempo.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
Rozza
Membro
Mensagens: 180
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Localização: Pipoca
Nikita
Yoshi

sexta out 26, 2012 3:41 pm

A mim o que mais me intriga é que se foi efetivamente 1 surto de parvovirose, os cães adoeceram todos ao mesmo tempo?

Sei de um canil onde houve um surto de parvovirose (pelo menos foi o que o veterinário suspeitou na altura). Começou por um canito a vomitar e com diarreia com sangue, que em menos de 24h faleceu. Ficou tudo em alerta. Menos de 1 semana depois, aparece um 2º com os mesmos sintomas. Foi medicado, observado pelo vet, e também ele faleceu em 2/3 dias. Foi aí que se deu efetivamente o alarme! Ao menor sintoma de vómito, falta de apetite, diarreia, etc, o cão era medicado. Os canis, bebedouros, comedouros, etc foram desinfetados 1 e outra vez. Os cães não saiam dos canis! Passaram-se muitas horas atrás dos canitos, muito dinheiro em medicação de prevenção, mais um tanto em lixívia e outros desinfetantes. 2 cachorros chegaram a estar internados mais de 1 semana.
Alguns meses depois é que se respirou de alívio. Nem mais 1 único cão com sintomas, nem mais 1 morte. Isto num canil com mais de 60 cães! Acho que houve muita sorte neste caso, mas acho que também houve muita determinação em salvar os cães, coisa que não me parece ter havido em Óbidos!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 26, 2012 3:52 pm

Pois é... Os cães aparecem todos com os mesmos sintomas no mesmo momento? E no dia anterior estava tudo bem? Então como é que a doença já estava avançada? Baaaahhhh....

Por isso (e porque comunicados oficiais de câmaras e quejandos organismos costumam fazer isto mesmo, defender-se e defender os "seus") é que eu não acredito nesta "desculpa técnica" que, no meu ver de leiga, é completamente esfarrapada.

Falou-se que o canil tinha fechado e que os cães tinham sido abatidos porque não havia funcionário. Neste caso, acredito muito mais no diz-que-diz, e é pena que nenhum órgão de comunicação, como infelizmente acontece quase sempre nestes assuntos de animais, "que não interessam a ninguém", tenha procurado informar-se e informar sobre o assunto.

A minha opinião está formada, foi abate puro e simples.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”