Triste visita

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo nov 30, 2003 12:36 am

Hoje visitei uma conceituada exposição e local de venda de aves que se dá pelo nome de AVISAN em Santarém, mais propriamente no CNEMA. Embora o meu objectivo não fosse comprar nem expor, pretendia de certa forma, atribuir-lhe um carácter pedagógico tanto para mim como para a minha filha.

Qual não foi o meu espanto, quando me deparei com alguns stands de venda em que gaiolas, com tamanhos exíguos, albergavam quantidades de aves impressionantes, de tal forma que, alguns pássaros mal tinham espaço para se mover, quanto mais para voar, já para não falar na agua que tinha um aspecto pestilento.

Mas mesmo assim o que mais me deixou mais revoltado e enojado foi quando vi a canto de um dos stands uma gaiola com uma dimensão razoável tanto em largura como em comprimento, mas com pouco mais de 12 cm de altura. Dentro estavam demasiados pássaros da espécie Ferreirinha, estando alguns mortos e com cheiro nauseabundo.
Presumindo que a gaiola tenha sido usada para o transporte, questiono há quanto tempo é que os animais lá estavam e porque razão continuavam lá?

Neste caso falamos de uma exposição com grande projecção que pretende ter alguma qualidade, com a divulgação que tem e consequentemente com o número de pessoas que a ela aflui. Não deveria a organização e as autoridades competentes fazer algo para que estes casos não aconteçam?

Já para não falar em muitas lojas de animais espalhadas pelo nosso país, que se eu aqui fosse pôr os nomes só saia daqui a passados três dias.

Atenção só vi estes tristes acontecimentos em alguns stands.

Um bem haja a todos
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo nov 30, 2003 1:54 am

vald Escreveu:
Mas mesmo assim o que mais me deixou mais revoltado e enojado foi quando vi a canto de um dos stands uma gaiola com uma dimensão razoável tanto em largura como em comprimento, mas com pouco mais de 12 cm de altura. Dentro estavam demasiados pássaros da espécie Ferreirinha, estando alguns mortos e com cheiro nauseabundo.
Presumindo que a gaiola tenha sido usada para o transporte, questiono há quanto tempo é que os animais lá estavam e porque razão continuavam lá?
Esteve lá. Foi testemunha do que conta.
Questiono: Porque razão não fez essa pergunta ao dono e responsavel do stand em questão?
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 30, 2003 8:27 am

Não vejo qual a vantagem que tem em dizxer isto aqui, estou como a Pedra...

se tivesse feito queixa à organização ( esta não le dava um tiro) algo podia ter sido feito e quiça salvar animais.

Assim sendo, é mais uma indignação de sofá...

:roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo nov 30, 2003 8:21 pm

Caros foristas:

Por acaso estive nesta exposição e também testemunhei o caso da tal gaiola de transporte com muitos pássaros mortos. Aliás, era impossível não ver... estava à altura dos meus olhos. Pois se tivessem visto os donos do stand não achariam tão fácil fazer o reparo sobre a situação: uns indivíduos bem altos e fortes, com cara de poucos amigos e com bastante mau aspecto. Optei por me dirigir a uma das pessoas que circulava com o cartão da AVISAM e alertei-o para o que se estava a passar. Se foi feito algo, não sei mas, já há dois anos atrás estive presente na dita exposição e tinha detectado alguns animais mortos em gaiolas e em recintos maiores. Nessa altura também chamei a atenção aos responsáveis pelos stands mas, pareceu-me que, se as pessoas estão ali o dia inteiro pouco ou nada se interessam pelos animais que expõem e vendem visto nem repararem que estes morrem e nem sempre têm água e comida. Nesta exposição, em franco crescimento (pelo que me apercebi este ano), são apresentados pássaros, coelhos anões, cães, gatos, porcos, e até um burro entre outros. Este ano até expunha águias, bufos, falcões, enfim, diversas aves de rapina que compõem o espectáculo do Aquashow.
Além de alguns animais passarem pelo transporte pouco cuidadoso, estarem muitas vezes em gaiolas sobrelotadas, nem sempre terem comida ou água em condições, sofrem de stress pela quantidade de pessoas que se aproximam e tocam nas gaiolas e ainda têm que levar com o fumo do tabaco de algumas pessoas com o caracteristico civismo português.

Para os que vão já fazer ironia com o facto de eu não me ter dirigido aos donos do stand, deixo já a minha confissão - tive receio que me insultassem ou me agredissem caso eu lhes estragasse o negócio mas, também é verdade que seria irrelevante fazer reparos a gente que deixa chegar os animais aquele estado e ainda não tem vergonha de o mostrar a todos!!!!

Visto ser uma exposição anual terei tempo suficiente para enviar uma carta à organização do evento. Mais uma sem resposta como tantas outras...

Bem haja
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo nov 30, 2003 10:38 pm

Pedra Escreveu: Esteve lá. Foi testemunha do que conta.
Questiono: Porque razão não fez essa pergunta ao dono e responsavel do stand em questão?
Isabel

Não fiz essa pergunta porque que não iria resolver nada, provavelmente teria como resposta: um «tem muita razão» acompanhado de uma desculpa esfarrapada ou então alguma frase menos educada, que só faria levantar os ânimos e que nada resolveria e ainda seria chamado de fanático e abelhudo que gosta de estragar o negócio aos outros.

Quanto muito poderia fazer uma denúncia. Mas a quem?

É importante repetir que nem todos os vendedores tinham os animais nestas condições. Não devemos por todos no mesmo saco.

Um bem-haja a todos.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda dez 01, 2003 1:35 am

Antes de mais, não se trata de fazer ironias. Alias, ninguém as fez e se assim entendeu, entendeu mal.
O que me parece é que as pessoas falam, mas não na hora certa. E assim sendo, para o ano, irá ser igual. Se perguntar á organização sobre estes incidentes, o mais provavel é dizerem-lhe que não houve incidentes. Ou seja, não houve queixas, não houve reclamações, portanto não se fala daquilo que não existe.
Uma coisa vos digo, se é costume este tipo de situações existirem e cotinuarem a existir, não imagino a razão pela qual voces continuam a visitar este local. A mim bastaria uma vez, não pago bilhete para ver o que não gosto, só o faria uma vez, duas... nem pensar.
Isabel
topdown
Membro Veterano

segunda dez 01, 2003 9:50 pm

Nunca disse que já tinham feito ironias mas que as poderiam vir a fazer. Foi uma questão de prevenção...

Pois eu paguei 2ª vez porque na primeira a exposição pareceu-me mais cuidada. É verdade que também vi, pelo menos, um animal morto mas, há 2 anos havia menor quantidade de animais, estavam mais separados e com melhores condições. Nunca pensei que, neste espaço de tempo, pudesse ficar tão mal impressionada com o que vi. No fundo, o próspero negócio fez aumentar o número de animais para o mesmo espaço disponível, reduzindo as condições. Mas o que interessa sempre é o aumento do número de visitantes que «insufla» o volume de negócios. Pois pelo facto de ter ido 2ª vez posso passar a palavra aqui neste Fórum - um ALERTA para o que lá se vai passando.

Não sou apologista de «Longe da vista, longe do coração». Há que ver para crer e divulgar, tanto o bem como o mal.

Felicidades
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda dez 01, 2003 10:46 pm

Mal comparado é como nos restaurantes, toda a gente fala mal mas ninguém pede o livro de reclamações ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
topdown
Membro Veterano

segunda dez 01, 2003 11:00 pm

CasadeAnaval Escreveu: Mal comparado é como nos restaurantes, toda a gente fala mal mas ninguém pede o livro de reclamações ;)
Engano seu!!!!
Pois sou das que PEÇO SEMPRE o livro de reclamações!!!!
E fi-lo sempre que necessário!!!!
E já se recusaram a dar-me o livro de reclamações!!!! E fiquei sempre até o ter!!!!

Comparações, só para quem pode... :lol: :lol: :lol:

Fiquem bem
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

terça dez 02, 2003 12:05 am

ola, boa noite

topdown, como alguém diria

" e mais nada!!!" ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 12:08 am

pekixa Escreveu: ola, boa noite

" e mais nada!!!" ;)
nem mais... ;)
pekixa
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 12:26 am

CasadeAnaval Escreveu:
pekixa Escreveu: ola, boa noite

" e mais nada!!!" ;)
nem mais... ;)
ora bem!!

Maria
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 12:32 am

Mas se formos a ver a ideia é interessante. Se não dizemos nada à gerência do restaurante, neste caso, da Avisan, de que serve dizer aqui na net ?

A Topdown fez bem em falar com a direcção. Afinal, falar com os expositores não levaria a nada. Se mais pessoas fizessem assim, talvez existisse mais preocupação com as pobres aves. Preocupamo-nos muito com quem faz mal a cães doentes e gatos maltratados por donos mas realmente as aves às vezes passam um bocado ao lado
pekixa
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 12:48 am

Pois... de facto as aves, as vezes passam um bocado ao lado!!

A maior parte delas, voam!!

lol

Marial 8)
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

domingo dez 07, 2003 12:48 pm

é sempre bom fazer queixa.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”