A partir de 11 de Março

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
zorra
Membro Veterano
Mensagens: 361
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

quarta fev 27, 2013 4:34 pm

passo a transcrever

"Depois de mais de 20 anos de campanha contra os testes de cosméticos em animais, os pioneiros da causa na Europa, o varejista de beleza The Body Shop e a organização sem fins lucrativos Cruelty Free International, comemoram enfim a proibição dos testes em animais no continente europeu, com o anúncio antecipado de que a importação e a venda de cosméticos testados em animais será proibida na União Europeia a partir de 11 de março de 2013.
Isso significa que a partir de 11 de março qualquer pessoa que pretenda vender novos produtos e ingredientes cosméticos na UE não poderá testá-los em animais em nenhum lugar do mundo. A proibição afeta todos os cosméticos, inclusive produtos de higiene pessoal e produtos de beleza, do sabonete ao creme dental. The Body Shop é uma das poucas marcas de beleza que não será afetada pela proibição, tendo sempre sido contra os testes em animais.

A proposta de proibição transmite uma mensagem forte ao mundo todo, em apoio a produtos de beleza sem crueldade e, em especial, a países como a China, que ainda exigem que os cosméticos sejam testados em animais, para que também responda e proíba tais testes.

A diretora executiva da Cruelty Free International, Michelle Thew, afirma sobre este momento: "Este é realmente um evento histórico e o fim de mais de 20 anos de campanha. Agora aplicaremos a nossa determinação e visão em um palco global, para assegurar que o resto do mundo siga o mesmo caminho".

Paul McGreevy, diretor de valores internacionais da loja The Body Shop, prestou uma homenagem aos clientes que têm apoiado a campanha da empresa contra os testes de cosméticos em animais há muitos anos, dizendo: "Esta grande conquista na Europa é apenas o encerramento de um capítulo. O futuro da beleza deve ser sem crueldade".

Em 1991, a BUAV (fundadora da Cruelty Free International) estabeleceu a Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais em toda a Europa (ECEAE), com o objetivo de acabar com os testes de cosméticos em animais. Isso desencadeou uma campanha pública e política de ampla divulgação em toda a Europa, por mais de 20 anos.

Em 2012, a BUAV estabeleceu a Cruelty Free International, a primeira organização mundial dedicada a banir os testes de cosméticos em animais no mundo. A The Body Shop e a Cruelty Free International lançaram juntas uma nova campanha internacional que, até o momento, conta com clientes de 55 países assinando um compromisso global de apoiar o fim dos testes de cosméticos em animais.

A proibição da UE sobre a importação e venda de produtos testados em animais foi planejada em 2009. No entanto, muitas empresas de produtos de beleza esperavam que a proibição fosse adiada ou revogada. Contudo, o novo comissário europeu da saúde e Defesa do Consumidor, Tonio Borg, confirmou, numa recente carta, que a proibição continua.

"Eu acredito que a proibição entrará em vigor em março de 2013, pois o Parlamento e o Conselho já decidiram. Não estou, portanto, planejando a propor que a proibição seja adiada ou revogada. Esta decisão significa também que temos de intensificar os nossos esforços para o desenvolvimento, validação e aceitação de métodos alternativos, bem como o reconhecimento internacional desses métodos. Eu sei que a ECEAE tem sido uma parceira valiosa e experiente nessas áreas e conto com seu futuro apoio".

A diretora executiva da Cruelty Free International, Michelle Thew, reuniu-se com o comissário Tonio Borg ontem em nome da Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais (ECEAE), para discutir a implementação da proibição."

É de referir que testes serão, se necessário, feitos usando células de doadores humanos, como algumas empresas já fazem.
Não haverá, pois, riscos acrescidos para humanos (é apenas mais caro).

Fonte :

http://consumidormoderno.uol.com.br/con ... em-animais
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mar 12, 2013 12:45 pm

é um bocado estranho a empresa que mais lutou por isso pertencer á empresa que mais lutou contra isso, go figure :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Woodchester
Membro Veterano
Mensagens: 619
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

terça mar 12, 2013 3:30 pm

Não é nada estranho. É apenas uma forma do grupo empresarial chegar a todo o tipo de consumidor, ao que se preocupa e ao que se está a cag... borrifar 8)
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mar 13, 2013 1:07 pm

Woodchester Escreveu:Não é nada estranho. É apenas uma forma do grupo empresarial chegar a todo o tipo de consumidor, ao que se preocupa e ao que se está a cag... borrifar 8)
pois... :P mas o irónico da situação é que a bodyshop pertence á L'oreal, que para os mais desatentos detem umdata de marcas cosméticas. A Lóreal foi a marca que mais se opos ao fim de testes em animais e sai um «tentáculo» chamado bodyshop em defesa dos mesmos :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”