Primeiro acho que o debate de ideias civilizado e correcto é muito proveitoso para ambas as partes. não pus aqui nada que merecesse critica, apenas a minha opinião sincera que vale o que vale assim como qualquer opinião. segundo não falo da parte da reabilitação de animais que o zoomarine (desculpe o erro) ma como sabemos o zoomarine faz espectáculos de golfinhos, focas, leões marinhos e por ai fora. Sabemos que por exemplo estes animais são gregários e constituem grupos familiares tal como as orcas. Sabemos que são animais extremamente inteligentes que necessitam de imensa estimulação mental. sabemos que a maioria destes animais são retirados do seu meio marinho recorrendo á força, famílias são separadas, laços profundos quebrados e são infligidos imensos danos psicológicos aos animais. Sabemos isto e muito mais sobre estes animais como tal não acho justificável a continuação dos espectáculos e a manutenção destes animais em cativeiro. é verdade que é de louvar o trabalho de reabilitação e devolução ao meio marinho , então e o resto? Com tanto conhecimento que temos á cerca destes animais será que justifica a continuação da manutenção em cativeiro? a verdade é que não sabemos o que se passa dentro de portas fechadas, longe da comunicação social, o que pode ser bonito pode também não o ser, o mesmo acontece com o seaworld.
Quanto aos Jardins Zoológicos é verdade que fazem um trabalho de protecção do ambiente e de awareness para os problemas ambientais. mas até que ponto estes animais em cativeiro ajudam os selvagens? a cada geração criada em cativeiro a espécie perde características e instintos por não ter os mesmos estímulos que no seu meio ambiente natural que são muitas vezes determinantes para o desenvolvimento de vários instintos e comportamentos e que são essenciais para que estes animais consigam sobreviver em liberdade. Depois as condições em que são mantidos também não me agradam- é verdade que já muito foi feito nesse campo no entanto basta ir ali ao zoo de Lisboa, para ver animais cheios de tiques nervosos, com movimentos repetitivos indicadores de stress. são todas estas coisas que me metem de pé atrás em relações a parques marinhos e zoológicos.
Mais uma vez é uma opinião e vale o que vale, gosto de uma boa troca de ideias e de um bom debate construtivo , cada um com as suas ideias não vale a pena chatearmo - nos por isso.
Desculpem o longo testamento
