Trocas de animais?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder

Trocas de animais: Sim ou Não?

Sim
5
33%
Não
10
67%

Total de votos: 15
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado jan 03, 2004 5:24 pm

Gostava de saber o que pensam sobre este assunto. Várias vezes me deparei com anúncios do tipo troco furão por gato persa, entre outros.
Para mim o animal não é um bem que possamos negocear,muito menos um objecto sem emoções.
A meu ver quem faz isto é porque não gosta de verdade do animal que possui.
Talvez se não houvesse comércio de animais, não houvesse a tentação de os tratar como mercadoria descartável. Penso também que muitas vezes este é o tipo de dono que abandona os animais quando se farta e também aquele que se guia por modas e espera lucrar com o seu animal.
Tukita
Membro
Registado: sexta out 10, 2003 4:51 pm
Localização: golden retriever (Salvador), 1 gato (Nico) e uma tartaruga de faces rosadas (Tuga)

sábado jan 03, 2004 6:08 pm

Concordo contigo... Um animal não é algo do qual nos podemos livrar quando está a ficar velho ou "ultrapassado", não é a mesma coisa que um carro ou um objecto. Os animais também se sentem, de certa forma, ligados ao seu dono, ao meio onde vivem... Sinceramente não acho uma atitude muito digna...
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

sábado jan 03, 2004 6:11 pm

Olá _Last_kiss_!
Acho que estás a ser um bocado radical.:?
Concordo que ainda há pessoas (infelizmente) para quem um animal é apenas um objecto, mas nem toda a gente que troca animais é assim, por exemplo, há pessoas que fazem criação de determinadas espécies ou raças e que por não poderem ou quererem ficar com todas as crias, em vez de as vender, trocam-nas por outros animais diferentes. não vejo mal nisso, o mais importante é que os animais sejam bem tratados.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado jan 03, 2004 6:37 pm

lacerta esqueci-me de acrescentar a hipótese da circunstância...
Contudo mesmo nessa acho que não era capaz, eu não sou criadora e não penso vir a ser, mas nessa situação até compreendo. O problema é quando as trocas se fazem por qualquer motivo,muitas vezes até se fazem porque o animal tem algum problema e a pessoa nem o comunica, nestes casos é que me revolto, porque não entendo, a minha cadelinha deu muito trabalho ao princípio e foi difícil de educar, mas com atenção, carinho e educação agora é um doce e respeita os donos :D .
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

sábado jan 03, 2004 7:04 pm

Eu já tenho animais Há muito tempo e nunca troquei ou vendi nenhum, mas já tive que dar alguns peixes(gambuzias), porque em determinada altura deixei de ter disponibilidade de tempo para os manter nas condições ideais, já lá vão uns 10 anos e ainda hoje me entristece pensar nisso, muitos deles já nasceram no meu aquário, mas os seus pais e avós foram resgatados de um charco que passou a ser utilizado como vazadouro de entulhos de obras, e encontravam-se em péssimas condições de saúde, com o corpo coberto de fungos, depois de muito trabalho e um tratamento de choque (um deles, a "matriarca", até perdeu a cauda, que mais tarde voltou a crescer) estavam tão bonitos e brilhantes que não só não pareciam os mesmos como nem sequer a mesma espécie!
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sábado jan 03, 2004 7:07 pm

Olá

Eu não concordo com a troca de animais, mas no hobby de aquiriofilia, por exemplo é costume trocar plantas, aí já concordo!

Adeus
mini
_Last_kiss_
Membro Veterano

sábado jan 03, 2004 7:16 pm

Acho que as plantas é uma situação diferente, apesar de serem seres vivos, não são seres com quem partilhamos vivências, temos uma história emocional e aí não acho mal.
Confesso que não tenho muita experiência com peixes, só tive um, era um peixinho laranja, o Piruças, mas viveu cinco anos, o que até nem é nada mau...
Já me aconteceu presenciar uma situação em que a pessoa quiz dar o cão, um cocker, porque queria mesmo era ter um persa e como o cocker até foi oferta, não lhe tinha saído nada do bolso :evil: .
Mesmo quando se troca um animal por outro, nem que seja para fazer criação, acho que tem de haver um distanciamento emocional muito grande, eu não seria capaz, crio logo um laço emocional muito forte, seja com que animal fôr.
Mas respeito as pessoas que trocam se tiverem uma causa importante para isso...
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sábado jan 03, 2004 7:23 pm

como criador de aves que sou vendo e troco aves e isso não quer dizer que não goste deles, mas sim quando decido que vou desitir de uma espécie ou tenho demasiados exemplares dela e se pretendo adquirir uma nova espécie e tiver a possibilidade de trocar então troco.
também mato aves para comer (perus ,no natal, galinhas poedeiras e frangos de carne, fracas, patos pequim, patos asa verde e codornizes do japão).

cumprimentos
_Last_kiss_
Membro Veterano

domingo jan 04, 2004 6:20 pm

Anúncios - Ofertas e Trocas

Troco micro-ondas por Yorkshire femea
Tenho um micro- ondas Brastemp na cor branca novo , caso se interesse gostaria de trocá-lo por uma Yorkshire Femea, pois, gostaria de presentear a minha mãe com um cãozinho de companhia, e nós não temos condições de comprá-lo à ela. Obrigada!!!!!!!Mara.

E é com isto que nos temos de contentar...Até dá raiva, já não basta trocarem animais por animais, agora a nova moda é utilizar electrodomésticos, mas que bem...Para não falar dos tropeções no português...
É, acho que vou comprar um persa e aproveito e pergunto se aceitam frigorífico como pagamento...
Eu nunca vi tal coisa...
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo jan 04, 2004 10:18 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Talvez se não houvesse comércio de animais, não houvesse a tentação de os tratar como mercadoria descartável. Penso também que muitas vezes este é o tipo de dono que abandona os animais quando se farta e também aquele que se guia por modas e espera lucrar com o seu animal.
Só são abandonados animais que são comprados?
Se calhar não…
Acho legitimo que um criador venda e negocie os seus animais, pois uma criação consciente exige tempo e algum investimento monetário que não é tão pouco como isso.

Muitas pessoas abandonam os animais (independentemente de serem comprados ou não) porque antes de os adquirirem não se questionam se tem condições para tal, agindo de forma precipitada na sua aquisição sem pensarem nas necessidades e sacrifícios que um ser vivo exige.

_Last_kiss_ Escreveu: Anúncios - Ofertas e Trocas

Troco micro-ondas por Yorkshire femea
Tenho um micro- ondas Brastemp na cor branca novo , caso se interesse gostaria de trocá-lo por uma Yorkshire Femea, pois, gostaria de presentear a minha mãe com um cãozinho de companhia, e nós não temos condições de comprá-lo à ela. Obrigada!!!!!!!Mara.

E é com isto que nos temos de contentar...Até dá raiva, já não basta trocarem animais por animais, agora a nova moda é utilizar electrodomésticos, mas que bem...Para não falar dos tropeções no português...
É, acho que vou comprar um persa e aproveito e pergunto se aceitam frigorífico como pagamento...
Eu nunca vi tal coisa...
Por vezes só se podem adquirir determinados animais através da compra e existem pessoas que não tem recursos financeiros para tal e optam por outros recursos.
Não vejo qual é problema, será que uma pessoa que tenta trocar um animal por electrodoméstico o irá tratar pior do que uma pessoa a quem lhe é oferecido?

Quanto ás as trocas de animais por animais também não vejo inconveniente…
Como já aqui foi referido por alguém, é comum os criadores de aves trocarem os seus animais pelas mais variadas razões, eu próprio que neste momento tenho alguns Diamantes Mandarins novos que são irmãos, se os quiser reproduzir vou optar por trocar alguns deles por outros para assim evitar a consanguinidade, como pode ver não faço porque não gosto deles mas porque penso no bem estar dos seus descendentes.

um bem haja
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”