Maus tratos a animal de estimação

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
JoCruz
Mensagens: 5
Registado: sábado dez 01, 2012 4:19 am

quarta fev 04, 2015 6:11 pm

Boas tardes, como diz o título do tópico ontem à tarde a minha cadela, a Luna foi alvo de maus tratos.

Eu infelizmente não estava presente quando isto se passou.
A pessoa em questão tentou de propositadamente atropela-la e depois de estacionar o carro ainda lhe deu uns pontapés.

Isto passou-se na minha rua, o meu irmão estaria a lavar o carro, e deixou a porta aberta, e a cadela veio para a rua. Essa pessoa ao vir a descer a rua, quando viu a cadela, acelerou o carro direito a ela na tentativa de a atropelar.
(A minha familia ja tem tido alguns problemas com ela, mas como a resposta é sempre o desprezo, provavelmente tentou cair sobre a cadela, pra ver se lhe davam a atenção que ela queria.)

O que eu queria saber é como é que devo proceder nesta situação, sabendo que ja se passou 1 dia, e a unica testemunha ocular seja o meu irmao.

Obrigado desde já.
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo fev 08, 2015 10:50 pm

Ter cuidado e não deixar o cão andar na rua.
JoCruz
Mensagens: 5
Registado: sábado dez 01, 2012 4:19 am

terça fev 10, 2015 9:05 pm

JackTheRott Escreveu:Ter cuidado e não deixar o cão andar na rua.
lol.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta fev 11, 2015 12:42 pm

O cão só pode andar na rua devidamente atrelado. Comece por aí.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
windowsh95
Mensagens: 8
Registado: quarta abr 01, 2015 4:31 pm

quarta abr 01, 2015 4:38 pm

Para já há que ter cuidados com o animal, mas essa pessoa pode ser penalmente responsabilizada por isso.
fariaadriana
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 30, 2015 9:32 pm

quarta abr 01, 2015 6:00 pm

Os maus tratos aos animais são agora crime e, público, quer isto dizer que agora agentes que maltratem animais são responsabilizados penalmente e, basta denúncia para que se abra inquérito. Com base no 388º do CP português.
Ora com isto note-se que, independentemente de só proceder à denúncia do crime, terá que ser aberto inquérito e correspondente investigação.
Aconselho portanto, no seu caso, apresentar queixa num órgão de polícia criminal mais próximo e constituir-se assistente no processo para estar sempre a par da investigação. A polícia (e a justiça) encarregar-se-ão do resto!
Boa sorte!
ZezinhoManel
Membro Veterano
Mensagens: 295
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda mai 11, 2015 12:27 am

Também seria correcto dar pontapés a um cão abandonado porque está na rua? Paciência para certos comentários...
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda mai 11, 2015 6:28 am

Convém saber se o cão não investiu em direcção à pessoa que ia a passar. Uma vez que o seu irmão levou a cadela para o pé dele, na via publica, enquanto lavava o carro, não fosse o cão achar que estava a defender o seu território.

Lá por que um crime passe a ser público, não significa que valhe tudo sem provas. É necessário provas para ter sucesso.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”