negligência?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
kifg
Mensagens: 7
Registado: quarta abr 29, 2015 9:30 am

segunda mai 18, 2015 11:05 am

Bom dia,

Já falei aqui de um caso que me tem atormentado.
Há 7 meses encontrei um cão com chip, tentei contatar a dona por telefone sem sorte alguma. Notifiquei o canil da zona de residência dela e da minha.
Agora resolvi enviar carta, a detentora quer o animal de volta e inclusive afirmou que fez queixa contra mim de roubo. Fui falar com ela pessoalmente,pois segundo o registo ela só teve o cão 3 semanas (e ele tinha apenas 6 meses). Ela afirmou que tem o cão há mais de 4 anos, e que ele era tão bem educado que andava sozinho na rua o dia todo e voltava sempre!
Bem, fui entregar o cão no canil para que ela o fosse levantar (com o coração em lágrimas, a dor que foi ouvi-lo ganir dentro da jaula), não é o meu espanto quando me dizem que neste tempo todo ela nunca disse a ninguém que o perdeu? (nem canil nem junta), nem se quer tem o animal registado na junta....
Agora sinto me idiota, por ter tentado agir em conformidade o que ganhei?
- perdi um amigo
- coloquei um animal em perigo de ser atropelado/roubado
- ganhei uma queixa crime

Mas afinal que mundo é este? Onde entra a lei?
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda mai 18, 2015 3:17 pm

Fez o que devia ter feito. O cão tinha dono e a forista soube quem era, contactou o dono de forma a que se ele não quisesse o animal, havia a hipótese de ficar com ele. Isso não aconteceu assim, o dono quis o animal de volta.
A si não lhe interessa se a dona teve o animal muito ou pouco tempo, nem sequer se ela cumpriu os seus deveres. A forista cumpriu os seus deveres, cuidou, estimou e alimentou o animal e entregou:o ao seu dono.
Tem direito a ser ressarcida dos valores que gastou com o animal.
Não correu como desejava, mas não se martirize, porque agiu correctamente.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda mai 18, 2015 3:19 pm

Repetido
Última edição por Aletheia em segunda mai 18, 2015 8:51 pm, editado 4 vezes no total.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda mai 18, 2015 3:22 pm

Repetido
Última edição por Aletheia em segunda mai 18, 2015 8:51 pm, editado 2 vezes no total.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
kifg
Mensagens: 7
Registado: quarta abr 29, 2015 9:30 am

segunda mai 18, 2015 4:31 pm

Aletheia Escreveu:Fez o que devia ter feito. O cão tinha dono e a forista soube quem era, contactou o dono de forma a que se ele não quisesse o animal, havia a hipótese de ficar com ele. Isso não aconteceu assim, o dono quis o animal de volta.
A si não lhe interessa se a dona teve o animal muito ou pouco tempo, nem sequer se ela cumpriu os seus deveres. A forista cumpriu os seus deveres, cuidou, estimou e alimentou o animal e entregou:o ao seu dono.
Tem direito a ser ressarcida dos valores que gastou com o animal.
Não correu como desejava, mas não se martirize, porque agiu correctamente.
Eu sei, só fico triste pois fiz o que devia, no meu entender, e no entender de muitos até fiz de mais... mas o meu nome está a ser difamado nas redes sociais, assim como sou acusada de furto...
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça mai 19, 2015 9:34 am

Às vezes fazer o que se deve e fazer a coisa certa são duas coisas completamente diferentes.
E à partida, se as coisas forem como diz que são ( não a conheço e é só um lado da história).
Fez o que devia fazer mas não fez a coisa certa, a prova, é que, aparentemente a sua consciência não está satisfeita (isto partindo do princípio que é uma pessoa idónea e com princípios).
Eu não devolvia o canídeo nesta situação e se a outra pessoa chateasse muito, levantava uma queixa de abandono e ou negligência.
Agora que fez o que devia, faça a coisa certa.
E conta que teve dois "red flags" antes de entregar o cão.
- O deixa andar na rua o dia todo.
- Não reclamou o cão.
A única recompensa é a paz de espírito, não espere ganhar nada com acções samaritanas.
Que se f o d a o facebook, afinal de contas, só tem a importância que lhe quer dar. O seu valor é relativo
Pandola
Mensagens: 5
Registado: quarta fev 24, 2016 12:54 am

sábado mar 19, 2016 10:57 pm

Realmente oh aletheia... entao a pessoa sente.se triste pq obviamente o cao estava melhor com ela e ainda diz isso?
Concordo com o botas. Eu ja não faco muitas vezes o que é suposto. Se isso for mau para o animal.
Ja me aconteceu, ha uns anos, e eu nap quis dar a cadela ao homem que me foi bater à porta.. e ameaçar com a policia.. inocente era eu.. porque se fosse hoje.. tinha.a chipado em meu nome e pronto! Porque o final foi que rapidissimo a cadela pequenina, morreu atropelada porque como de costume se estavam a lixar para ela. Se tivesse ficado comigo, estava bem e bem viva!! Bem cuidada e bem tratada, bem alimentada.. morreu!!
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

domingo mar 20, 2016 1:53 pm

Pandola Escreveu:Realmente oh aletheia... entao a pessoa sente.se triste pq obviamente o cao estava melhor com ela e ainda diz isso?
Concordo com o botas. Eu ja não faco muitas vezes o que é suposto. Se isso for mau para o animal.
Ja me aconteceu, ha uns anos, e eu nap quis dar a cadela ao homem que me foi bater à porta.. e ameaçar com a policia.. inocente era eu.. porque se fosse hoje.. tinha.a chipado em meu nome e pronto! Porque o final foi que rapidissimo a cadela pequenina, morreu atropelada porque como de costume se estavam a lixar para ela. Se tivesse ficado comigo, estava bem e bem viva!! Bem cuidada e bem tratada, bem alimentada.. morreu!!
kifg Escreveu:Bom dia,

Já falei aqui de um caso que me tem atormentado.
Há 7 meses encontrei um cão com chip, tentei contatar a dona por telefone sem sorte alguma. Notifiquei o canil da zona de residência dela e da minha.
Agora resolvi enviar carta, a detentora quer o animal de volta e inclusive afirmou que fez queixa contra mim de roubo. Fui falar com ela pessoalmente,pois segundo o registo ela só teve o cão 3 semanas (e ele tinha apenas 6 meses). Ela afirmou que tem o cão há mais de 4 anos, e que ele era tão bem educado que andava sozinho na rua o dia todo e voltava sempre!
Bem, fui entregar o cão no canil para que ela o fosse levantar (com o coração em lágrimas, a dor que foi ouvi-lo ganir dentro da jaula), não é o meu espanto quando me dizem que neste tempo todo ela nunca disse a ninguém que o perdeu? (nem canil nem junta), nem se quer tem o animal registado na junta....
Agora sinto me idiota, por ter tentado agir em conformidade o que ganhei?
- perdi um amigo
- coloquei um animal em perigo de ser atropelado/roubado
- ganhei uma queixa crime

Mas afinal que mundo é este? Onde entra a lei?

Não sei se o cão estava ou não melhor com a forista! Só estou a ler uma versão e existem duas.
Após um ano, continuo a achar que o que disse é o que devia ter dito.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”