Loja de animais - Úteis ou dispensáveis?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
- Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
- Contacto:
O que acham das lojas de animais? Têm condições para tratar dos animais? Algumas são boas? São todas horríveis e não deviam existir?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm
Bem, acabei por votar em «algumas têm condições», apesar de nenhuma das opções corresponder à resposta que eu gostaria de dar.
Na minha opinião as lojas de animais são necessárias para venda de produtos, rações e utensílios apropriados, assim como para aconselhamento técnico. A venda de animais é algo que me coloca numa posição de dúvida face à sua pertinência numa loja.
Por um lado existem lojas com algumas condições de alojamento, higiene e espaço mas nem sempre essas condições são aproveitadas. A questão económica sobrepõe-se, por vezes, à racionalidade de utilização desses espaços, tornando as condições existentes em precárias ou inexistentes. A verdade é que, muitas vezes, existe um sobrelotamento dos espaços com os animais, criando situações de stress e deteorando as condições de higiene. Também considero reprovável a permanência dos animais nestes locais por um tempo alargado (por exemplo, quando este se prolonga até à sua venda, que pode durar semanas).
Acho que, o bom senso deve imperar e talvez devesse haver uma maior e regular fiscalização a essas ditas «condições».
Na minha opinião as lojas de animais são necessárias para venda de produtos, rações e utensílios apropriados, assim como para aconselhamento técnico. A venda de animais é algo que me coloca numa posição de dúvida face à sua pertinência numa loja.

Acho que, o bom senso deve imperar e talvez devesse haver uma maior e regular fiscalização a essas ditas «condições».

Olá Rita_Kikas
Primeiro queria felicitar-te pela escolha do tema pois julgo bastante interessante e pertinente.
Agora o meu voto e opinião. Eu votei "São muito utéis, ...", mas tal como o topdown não traduz completamente a minha opinião. Passo explicar:
Concordo com a primeira parte visto serem utéis, tal como já foi dito, para comprar comida, acessórios, ... Contudo a sua função de vendedora de animais já não me satisfaz muito visto estas muitas vezes não terem as condições mais apropriadas para os animais em exposição, estando muitas vezes estes em condições precárias e que colocam em perigo a vida ou integridade destes e mesmo o frenesim das pessoas quando visitam estas lojas que muitas vezes não respeitam os animais e têem as atitudes mais disparatadas. Para além de outras coisas que podia referir pergunto-me se As Lojas de Animais como ponto de venda destes justificam-se

Primeiro queria felicitar-te pela escolha do tema pois julgo bastante interessante e pertinente.
Agora o meu voto e opinião. Eu votei "São muito utéis, ...", mas tal como o topdown não traduz completamente a minha opinião. Passo explicar:
Concordo com a primeira parte visto serem utéis, tal como já foi dito, para comprar comida, acessórios, ... Contudo a sua função de vendedora de animais já não me satisfaz muito visto estas muitas vezes não terem as condições mais apropriadas para os animais em exposição, estando muitas vezes estes em condições precárias e que colocam em perigo a vida ou integridade destes e mesmo o frenesim das pessoas quando visitam estas lojas que muitas vezes não respeitam os animais e têem as atitudes mais disparatadas. Para além de outras coisas que podia referir pergunto-me se As Lojas de Animais como ponto de venda destes justificam-se

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Para mim as lojas de animais deveriam ser imensamente fiscalizadas.
Quem teve a oportunidade de ler um tópico sobre lojas de animais, no fórum dos gatos, irá conhecer uma história verídica, que presenciei. Aquele foi só um exemplo do que anda por aí em Portugal, não há fiscalização nenhuma, muito menos as pessoas se importam que o cãozinho ou gatinho ou outro animal esteja n horas fechado num cubículo, às vezes com outros animais, etc. As situações repetem-se vezes sem conta, mas ninguém fiscaliza nada.
Para mim só se deveriam vender utensílios, acessórios, animais de pequeno porte, peixes, hamsters, etc, em boas condições. Para além disso as lojas deveriam ter pelo menos uma pessoa informada sobre os animais que vende, disposta a esclarecer qualquer dúvida.
Já agora ponho-vos uma questão:
Será que quando os animais estão na loja doentes e os empregados/donos sabem disso, devem tratá-los?
Eu claro que acho que sim, mas na realidade nada disto acontece. O comprador "contenta-se" com uns olhinhos ternurentos e nem quer saber de mais nada. Além disso, se eles estão doentes, podem contaminar outros animais e o comprador leva para casa um animal doente, por que pagou um dinheiro exorbitante.
Pensem bem antes de adquirir um animal numa loja de animais.
Desculpem o testemunho, contudo ainda havia muito mais por dizer, acho que todos que gostam de animais se revoltam com situações destas.
Quem teve a oportunidade de ler um tópico sobre lojas de animais, no fórum dos gatos, irá conhecer uma história verídica, que presenciei. Aquele foi só um exemplo do que anda por aí em Portugal, não há fiscalização nenhuma, muito menos as pessoas se importam que o cãozinho ou gatinho ou outro animal esteja n horas fechado num cubículo, às vezes com outros animais, etc. As situações repetem-se vezes sem conta, mas ninguém fiscaliza nada.
Para mim só se deveriam vender utensílios, acessórios, animais de pequeno porte, peixes, hamsters, etc, em boas condições. Para além disso as lojas deveriam ter pelo menos uma pessoa informada sobre os animais que vende, disposta a esclarecer qualquer dúvida.
Será que quando os animais estão na loja doentes e os empregados/donos sabem disso, devem tratá-los?
Eu claro que acho que sim, mas na realidade nada disto acontece. O comprador "contenta-se" com uns olhinhos ternurentos e nem quer saber de mais nada. Além disso, se eles estão doentes, podem contaminar outros animais e o comprador leva para casa um animal doente, por que pagou um dinheiro exorbitante.
Desculpem o testemunho, contudo ainda havia muito mais por dizer, acho que todos que gostam de animais se revoltam com situações destas.
-
- Membro Veterano
Pelo menos em Portugal qualquer um abre um restaurante, uma loja,... (mesmo que não perceba nada do assunto!!!)._Last_kiss_ Escreveu: Para mim as lojas de animais deveriam ser imensamente fiscalizadas.
(...)
Muitas vezes os empregados de uma loja de animais são meras pessoas que procuravam trabalho e se sujeitam a ordenados baixos e nem sempre são qulificados parao trabalho que desempenham. Só a boa vontade nem sempre é suficiente!!
É verdade que alguns animais estão doentes e podem contaminar outros que já tenhamos mas nem todas as pessoas sabem disso e muitas vezes também não se apercebem que os animais não estão nas melhores condições de saúde. Por outro lado, para muitos, a felicidade de ter um lar com condições aproxima-se com a sua compra, nessas lojas, por alguém interessado... (às vezes vão para condições piores...).
Julgo que a regulamentação para a abertura de uma loja de animais (que contemple as condições de higiene, de espaço e de alojamento) e a exigência de um responsável qualificado, assim como empregados entendedores, seria um dos pontos importantes.
Outro seria a fiscalização regular e o encerramento imediato do local, caso não preenchesse os requesitos necessários (bem, o que se faria aos animais que lá estivessem?...). E ainda a proibição de abertura de uma nova loja do ramo ao tal responsável.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Focaste um ponto importante, o que acontece aos animais? A maior parte vai para os canis municipais infelizmente, por isso muitas situações ficam por denunciar. Sei que os donos têm X tempo para arranjarem sítio para os animais (sabe-se lá como...), depois disso vão para os canis.
Infelizmente o pessoal prefere estar atrás da secretária do que ir inspeccionar as lojas da zona, sem aviso prévio, que eu julgo ser o melhor.
Infelizmente o pessoal prefere estar atrás da secretária do que ir inspeccionar as lojas da zona, sem aviso prévio, que eu julgo ser o melhor.

-
- Membro Veterano
Creio que não é bem assim. Os inspectores (de certeza há poucos...) devem ter um trabalho muito extenso e complicado. O trabalho burocrático é necessário mas também demorado, a inspecção das lojas não deve ser fácil, com tanta trafulhice..._Last_kiss_ Escreveu: Infelizmente o pessoal prefere estar atrás da secretária do que ir inspeccionar as lojas da zona,
Poucos recursos, humanos e materiais!!!

Devia era haver mais seriedade por parte dos comerciantes e leis que pudessem PREVENIR as situações e não remediá-las

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
- Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
- Contacto:
Concordo com todos vocês. Que uma loja deveria ser essencialmente par vender objectos... mas também concordo com pequenos animais, que não se tem conhecimento de criadores. Os peixes acho que também têm condições tirando aqueles que estão num aquário com o tamanho do seu corpo, nunca precebi porquê... Hamsters, furões ( o que poderiam vender com mais frequência, com o devido acompanhamento aos vendedores, principalmente porque não há livros sobre este animal em português)e outros animaizinhos.
Quanto à questão de os vendedores poderem tratar os animais, acho que deveriam saber fazer primeiros socorros mas todos os animais das lojas têm de ter aconselhamento veterinário.
Também conheço muitas lojas que não têm condições nenhumas, há algumas que têm pintainhos em caixas com a altura deles e estão todos uns em cima dos outros...
P.S: Que animal é aquele cor de rosa tããããão querido? Um gato?
Quanto à questão de os vendedores poderem tratar os animais, acho que deveriam saber fazer primeiros socorros mas todos os animais das lojas têm de ter aconselhamento veterinário.
Também conheço muitas lojas que não têm condições nenhumas, há algumas que têm pintainhos em caixas com a altura deles e estão todos uns em cima dos outros...
P.S: Que animal é aquele cor de rosa tããããão querido? Um gato?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
- Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L
Olá!
Bem, na minha opinião dispensava todo o tipo de venda de animais menos os peixes (parece que é o que se encontra de melhor na lojas) mas também há que se saber escolher bem a loja de animais, no entanto, preferia antes que houve lojas de animais mas sim só de acessórios e que dispensassem a parte dos animais porque é uma tristeza o que se encontra em algumas lojas. Claro ainda existem as que são "razoaveis" e onde se pode depositar um pouco de confiança.
Adeus
mini
Bem, na minha opinião dispensava todo o tipo de venda de animais menos os peixes (parece que é o que se encontra de melhor na lojas) mas também há que se saber escolher bem a loja de animais, no entanto, preferia antes que houve lojas de animais mas sim só de acessórios e que dispensassem a parte dos animais porque é uma tristeza o que se encontra em algumas lojas. Claro ainda existem as que são "razoaveis" e onde se pode depositar um pouco de confiança.
Adeus
mini
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm
n me parece um gato...q animal será??é tão fofo...veganinha Escreveu:Pois é! Acho que é um cachorrinho mas não sei que raçaP.S: Que animal é aquele cor de rosa tããããão querido? Um gato?![]()
![]()
![]()

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
desculpem mas a sondagem está mal feita 
A pergunta devia ser:
Devem ou não ser vendidos animais em lojas...
Porque as lojas de animais têm sempre razão de existir.

A pergunta devia ser:
Devem ou não ser vendidos animais em lojas...
Porque as lojas de animais têm sempre razão de existir.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>