NOta de atenção aos forwards de emails

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

quarta jan 28, 2004 8:03 am

Esta mensagem sim vale a pena "distribuir" a todos os amigos!!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um forward sobre forwards e emails colectivos

Se tem por hábito ou passatempo enviar "forwards" (isto é, reencaminhar para um grupo de pessoas um e-mail que lhe foi enviado) por favor tenha em atenção o seguinte antes de o voltar a fazer.

As PETIÇÕES enviadas por email (ex.º "salvem a floresta amazónica" ou "divulgue! podia ser o seu filho") causam mais danos que benefícios. Se receber alguma, NÃO a envie a mais ninguém. Eis porquê:

- Uma vez começada, não há forma de parar a circulação de uma petição. Ela continua a circular anos depois de a sua eventual utilidade ter desaparecido. Fazer circular uma petição obsoleta é naturalmente uma perda de tempo.

- Se acredita profundamente na legitimidade de uma petição por email que acaba de receber onde lhe pedem, por exemplo, que a assine e reenvie a todos os seus conhecidos, VERIFIQUE a autenticidade da mesma. Faça-o escrevendo ao seu AUTOR (que não é, quase de certeza, o remetente do forward). Se o endereço do autor não consta do email, é lógico que a lista de assinaturas não poderá nunca ser-lhe entregue, pelo que a única coisa a fazer é IGNORAR a mensagem (e, quando muito, sugerir a quem lha enviou que faça o mesmo).


- Se a petição não tem um prazo explícito de início e de fim o mais provável é ter terminado há muito tempo. Mais uma vez, nada como VERIFICAR a sua validade escrevendo ao autor.

- Se a petição diz ter sido iniciada por uma ORGANIZAÇÃO (Greenpeace, Amnistia Internacional, etc.) e for verdadeira estará certamente anunciada no SITE dessa mesma entidade. Nada como tirar as dúvidas (em http://www.greenpeace.org ou http://www.amnesty.org por exemplo). Se está mesmo interessado/a em colaborar com uma destas organizações, certamente encontrará no respectivo site inúmeras formas de o fazer que NÃO PASSAM pelo envio de forwards.

- Quando o suposto remetente de uma petição é uma GRANDE EMPRESA (Microsoft, Nestlé, etc.), desconfie logo. Sobretudo se anunciam prémios e recompensas a quem reenviar a mensagem para um grande número de pessoas. Estas empresas NUNCA usam correspondência deste tipo. Mais uma vez, nada como visitar o SITE da empresa em causa para tirar as teimas.

- Hoje em dia, as pessoas com interesses legítimos não recorrem a petições por e-mail (a não ser por profunda ignorância). Há sites que facultam a organização de petições com recolha de assinaturas de modo seguro e gratuito (http://thepetitionsite.com por exemplo).

Muitos forwards circulam com o propósito único de ANGARIAR ENDEREÇOS DE EMAIL para usos ILÍCITOS.

Entre este tipo de forward contam-se, para além das falsas petições, por exemplo, os AVISOS de existência de NOVOS VÍRUS, crianças raptadas, carros roubados, etc. No que respeita aos vírus, o melhor é verificar se existem mesmo num site de confiança (http://www.symantec.com por exemplo). Nos outros casos aplica-se a regra já sugerida: contacte o AUTOR inicial do aviso.

Para além das petições e avisos muitas pessoas enviam forwards de tipo HUMORÍSTICO ou com CURIOSIDADES. Se é o seu caso saiba que:
Tendo em conta que a maior parte das pessoas que envia forwards não o faz de maneira a ocultar os endereços de email dos destinatários a quem o mesmo já foi ou está a ser enviado, facilmente se reúnem dezenas ou mesmo centenas de endereços num mesmo email. Estes endereços VALEM DINHEIRO e podem ser comercializados para diversos fins por qualquer pessoa que a eles tenha acesso ou BOMBARDEADOS COM SPAM* no caso de um vírus atacar o computador de um único destinatário do forward.

Se leu até aqui e VAI CONTINUAR A ENVIAR FORWARDS e emails a grupos de pessoas, por favor passe a fazê-lo da forma correcta:

1. Antes de mais, LIMPE a mensagem que se prepara para enviar. Linhas e linhas de endereços de email e outras tantas de
>
>
>
>
não têm interesse nenhum para quem recebe o forward e tornam o email mais pesado, para além de divulgarem indevidamente uma serie de endereços.

2. Todos os programas (outlook express, entourage, eudora, etc.) e serviços de email (hotmail, yahoo, etc.), mesmo os mais antigos e rudimentares têm no cabeçalho de cada mensagem, para além do campo FROM (remetente) e TO (destinatários), os campos CC (carbon copy) e BCC (Blind Carbon Copy) ou CCO (Carbon Copy Ocult). Em vez de colocar os endereços dos destinatários nos campos TO e CC, RETIRE-OS destes campos e coloque-os no campo BCC ou CCO, deixando no campo TO apenas o seu próprio endereço. Desta forma cada destinatário não verá nem terá acesso aos endereços de email de todos os outros destinatários.

Ao tomar estas precauções simples pode ter a certeza de estar a contribuir em muito para a diminuição do SPAM* e da difusão de vírus pela internet.
E pronto.

Muito obrigado.

*SPAM: Unsolicited "junk" e-mail sent to large numbers of people to promote products or services. Sexually explicit unsolicited e-mail is called "porn spam." Also refers to inappropriate promotional or commercial postings to discussion groups or bulletin boards.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Mensagens: 1854
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta jan 29, 2004 9:17 pm

Tópico bem interessante deinhac ;) , essas informações que apontaste constam na netiqueta, mas muitos não sabem e pensam estar a fazer o melhor ao reenviar imensas mensagens a inúmeras pessoas.
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

quinta jan 29, 2004 9:45 pm

Foi o que pensei, LastKiss... ;) de facto é frequente, ate aqui na arca vermos emails super antigos com pedidos de adopção de animais que vao ser abatidos em canil tal, e isso ja esta completamente desactualizado.

De facto isso tem uma desvantagem muito grande, a certa altura uma pessoa recebe um email com um titulo do genero e apaga logo, porque ja está cansada de receber a mesma coisa (ultrapassada, ainda por cima!)

Agora, esta coisa destes pedidos de sangue serem falsos... fiquei pasmada! :o
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

quinta jan 29, 2004 9:50 pm

:oops: sorry, falei nesta coisa dos emails a pedir sangue, mas essa informação nao consta em cima!! foi noutro email, assinado por uma pessoa que trabalha no instituto de recolha de sangue, que alertou que esses pedidos de sangue sao falsos, pois o banco de sangue tem responsabilidade em ter todos os tipos de sangue para os casos de emergencia.

Por isso, naqueles emails que recebemos, do genero "Ajude fulano tal, precisa de sangue tal, tal" ja houve quem ligasse para o numero que lá vinha e nao era de ninguem nem estava no hospital nem nada, era um pedido falso. Brincadeiras de mau gosto...
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jan 29, 2004 10:11 pm

Não é brincadeira de mau gosto, deinhac: a maior parte desses mails dá ao remetente inicial (o que começou a aldrabice) uma moedinha por cada um dos destinatários.
Na verdade esses e-mails acabam até por prejudicar as pessoas que lá são referidas. Logo, a verificação é essencial.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”