Os 'bem intencionados'....

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 03, 2004 4:10 pm

No outro dia estava a ver um documentário na TVCABO, mas só apanhei quase o fim. Pelo que me foi dado a perceber, uma associação qualquer de bem intencionados queria resgatar dois Golfinhos treinados pela marinha dos Estados Unidos e devolvê-los à natureza. Não percebi como os Golfinhos lhes foram parar às mãos, mas pelo que percebi devem ter cometido alguma ilegalidade porque as consequências de serem apanhados era irem presos e os Golfinhos voltarem para uma base militar....mas adiante!
Estes bem intencionados colocaram os Golfinhos num espaço vedado de Mar onde durante algum tempo ( não deu para ver quanto) ele se estiveram a adaptar. Um dia, lá foram eles num Barco coberto ( para não serem detectados pela Guarda Costeira) para o alto mar soltar os Golfinhos. Antes que o programa continuásse, a minha reacção foi de cepticismo....Golfinhos treinados durante anos não esquecem o treino de um dia para o outro, e certamente irão procurar o contacto humano. Ora isto é um risco....porque, como sabemos, nem toda a gente é bem intencionada.
Meu dito, meu feito....o que vale é que os golfinhos são "espertos", e não só procuraram o contacto humano, como procuraram esse contacto junto da marinha dos EUA, ou seja, em pouco tempo estavam de regresso à base militar.
Apesar das boas intenções, não sei o que estas pessoas têm na cabeça ao organizar uma operação destas!!! Esta operação, como é obvio, teve custos, suportados pelos ingénuos que contribuem para estas "causas" e estas instituições ( tipo PETA) sem se questionarem para que serve o dinheiro!
Não sei qual a capacidade destes golfinhos de se alimentarem sozinhos em liberdade, após anos a serem alimentados pelo ser humano! Estas pessoas terão pensado sequer nisso! São este tipo de iniciativas e este tipo de "herois" que não interessam a ninguém, por mais bem intencionados que sejam.
A par deste exemplo ( que até nem conheço em pormenor porque não vi todo o documentário), existem os casos de laboratórios, lojas de animais, quintas ou outros locais onde se guardam animais, que são assaltados por 'bem intenionados' que depois libertam os animais na natureza!! Que bonito.....os que não morrem de fome, morrem mortos pelos predadores! Alguns ( como a PETA) dizem que isso não tem mal nenhum, porque esse tipo de animais que não se safa em natureza são assim porque são um produto da criação e manipulação do homem e por isso são mesmo para acabar. Enfim....não sei do que é que estas pessoas gostam e do que não gostam afinal!

:(
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

terça fev 03, 2004 6:27 pm

Paulo, também já vi esse documentário 2 vezes e quem os queria pôr em liberdade eram mesmo dois militares que já trabalhavam com eles há algum tempo...

Sinceramente achei a intenção boa, porque ele os queriam inserir na familia de onde foram capturados. Mas já se estava a ver no que é que aquilo ia dar!!!
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça fev 03, 2004 6:33 pm

Pois é, de boas intenções está o inferno cheio...
Por acaso esses dois militares não sabiam que um golfino treinado iria voltar para o contacto humano? Teriam eles a noção das probabilidades de os animais encontrarem o seu grupo e de serem novamente aceites?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça fev 03, 2004 7:36 pm

Muito similar aos milhões de dolares gastos em vão por causa da baleia Keiko ( a do "salvem o Willy"). Um brutal desperdicio de dinheiro que podia ser usado em causas palpáveis.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça fev 03, 2004 8:43 pm

Olá!
Quer dizer, depreendo das vossas intervenções (excepção feita à Ladyxzeus, que já se sabe tem de se lhe dar o desconto da idade, e das suas incongruências do costume), o termo "bem intencionados" é um eufemismo para "nabos", anjinhos", ou qualquer coisa semelhante, não?
Não conseguem entender que alguém tente corrigir os erros crassos, e os autênticos crimes feitos contra as outras espécies, e contra a Natureza em geral?
Ainda bem que há esses "bem intencionados", ou descreria totalmente da minha espécie!
Agora o que eu continuo a achar muita piada mesmo é dizerem-se amigos dos animais. Dos vossos próprios, não? Ou quando muito dos animais domesticados.
Enfim!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça fev 03, 2004 8:59 pm

Bem, eu sou amigo dos meus animais e só depois de todos os outros.

Tal como primeiro estão os meus amigos e depois o resto da raça humana :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

terça fev 03, 2004 9:26 pm

oi amigos...
eu concordo com a miadores. se ninguém fizese nada é que seria bem pior... eu posso não estar totalmente certa, mas não são os golfinhos que têm uma certa intensidade de som que os difere? vi num programa que cada familia imite uma certa intensidade, eles reconhecem-se assim, eles conversam como nós humanos conversamos através desses sons... se calhar não seria assim tão impossível encontrarem a sua família. na minha opinião os militares sabiam aquilo que estavam a fazer, ou pelo menos um pouco... ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Bloodberry
Membro Veterano

terça fev 03, 2004 9:27 pm

oi amigos...
eu concordo com a miadores. se ninguém fizese nada é que seria bem pior... eu posso não estar totalmente certa, mas não são os golfinhos que têm uma certa intensidade de som que os difere? vi num programa que cada familia imite uma certa intensidade, eles reconhecem-se assim, eles conversam como nós humanos conversamos através desses sons... se calhar não seria assim tão impossível encontrarem a sua família. na minha opinião os militares sabiam aquilo que estavam a fazer, ou pelo menos um pouco... ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça fev 03, 2004 9:28 pm

Estamos a humanizar demasiado os animais e em consequência disso tomam-se certas atitudes sems entido. Nos EUA uma certa associação tem por hábito atacar lojasd de animais e soltar todos os ditos.

Quase todos morrem e essa associação vem dizer que a culpa é de quem os criou em cativeiro ?

Será ? 8)
Bloodberry
Membro Veterano

terça fev 03, 2004 9:32 pm

isso não está certo obviamente... mas no caso dos golfinhos acho que é diferente pelo facto de eles conseguirem encontrar a sua família e por serem muito inteligentes... não percebo totalmente sobre o assunto por isso não posso ajudar mais. há muito tempo que não vinha à arca e li a parte que fala da PETA... fiquei :o :o
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça fev 03, 2004 9:39 pm

Bloodberry Escreveu: há muito tempo que não vinha à arca e li a parte que fala da PETA... fiquei :o :o
Não precisei de falar no nome ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 04, 2004 12:37 am

Paulo, também já vi esse documentário 2 vezes e quem os queria pôr em liberdade eram mesmo dois militares que já trabalhavam com eles há algum tempo
~

Não me parece ... se bem me lembro, quem está por detrás dessas operações é sempre o mediatico Rick O'Barry, o antigo treinador de Flipper
eriam eles a noção das probabilidades de os animais encontrarem o seu grupo e de serem novamente aceites
Pior ainda, é dinheiro deitado ao ar, e condenar os animais à morte.

Já vi algumas reintroduções, mas essas teem que ser feitas com cabeça tronco e membro.

Se bem, que sou contra a libertação de qq animal no seu estado selvagem assim à 3 pancadas. Sobre os golfinhos em particular, deixa-los ficar descansados nos aquarios ...
Muito similar aos milhões de dolares gastos em vão por causa da baleia Keiko ( a do "salvem o Willy"). Um brutal desperdicio de dinheiro que podia ser usado em causas palpáveis.
Ora nem mais, que culminou na morte da baleia.
Ainda bem que há esses "bem intencionados", ou descreria totalmente da minha espécie!
Chama bem intencionados a uns lunaticos q soltam animais na natureza sem eles estarem preparados ? Pondo em risco as populaçoes locais e a saude desses mesmos animais ?

Enfim, decididamente, temos visões diferentes
mas não são os golfinhos que têm uma certa intensidade de som que os difere? vi num programa que cada familia imite uma certa intensidade, eles reconhecem-se assim, eles conversam como nós humanos conversamos através desses sons... se calhar não seria assim tão impossível encontrarem a sua família. na minha opinião os militares sabiam aquilo que estavam a fazer, ou pelo menos um pouco...
Sim, teem uma "identificação sonora", mais sonar, mas que tem isso a ver para o caso ?

Se não sabem usa-lo (ao sonar) para caçar, nao serve para nada.

Da mesma maneira que não adianta encontrarem a familia, se já não houver laços reais entre eles.

E esses fulanos sabiam tanto, que deu a operação foi um fiasco.
mas no caso dos golfinhos acho que é diferente pelo facto de eles conseguirem encontrar a sua família e por serem muito inteligentes...
A inteligencia para aqui não interessa. Se libertados, com condiçoes, seja golfinho ou galinha, ambos conseguem se adaptar. Agora, se não há condições, nada feito
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 04, 2004 8:02 am

Olá,
Segundo depreendi, dado o risco de voltarem a ser capturados, os golfinhos foram libertados num local precisamente LONGE da familia de onde eram originários!!
Mas respondendo directamente ao/a Miadores, tenho a dizer que sou contra ESTE TIPO de 'bem intencionados', e não contra TODOS os que querem ajudar animais e proteger a vida selvagem. Simplesmente acho que nestas coisas não bastam as 'boas intenções'! Há que fazer as coisas com cabeça, tronco e membros...e já que o dinheiro é escasso, aplicá-lo da melhor forma e não em operações que não têm quaisquer efeitos práticos para além do mediátismo ( tal como o salvem o Willy)!
Não vejo mal nenhum em gostar dos MEUS animais!! Não sou, nem me intitulo, 'Amigo dos animais'....o que quer que isso queira dizer!!! Faço as minhas escolhas, tal como faço com as pessoas! Uns gosto, outros não gosto....uns adoro e outros detesto!

Cumprimentos
Paulo C.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta fev 04, 2004 9:14 am

Olá

Para abreviar:

Bom parece-me que estes programas são feitos à medida das Tvs, de facto não lembra ao Diabo, roubar, sequestrar e abandonar um animal, é pertença das Forças armadas dos EUA,não estamos a falar de um qualquer gofinho de circo, antes falamos de um militar e tudo que lhe é inerente tem estatudo proprio, sinceramente custa-me que alguém lúcido faça uma operação destas e com cobertura de televisão!! mas se assim foi (nos EUA tudo é possivel, até invadem e arrasam países) estamos perante um grupo de individuos sem tino e perigosos. Cometeram vários crimes graves, e o menor foi o de violação de uma zona militar. Estou em querer, que isso só foi um recado da Marinha.
E não são nada bem intencionados, são criminosos e ao que parece têm defensores!
Última edição por gary em sexta fev 06, 2004 8:07 pm, editado 2 vezes no total.
Um abra&ccedil;o
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta fev 04, 2004 12:37 pm

CindelP Escreveu:
mas no caso dos golfinhos acho que é diferente pelo facto de eles conseguirem encontrar a sua família e por serem muito inteligentes...
A inteligencia para aqui não interessa. Se libertados, com condiçoes, seja golfinho ou galinha, ambos conseguem se adaptar. Agora, se não há condições, nada feito
A inteligência de um golfinho ainda é uma incógnita, há quem diga que o tamanho do seu cérebro se deve à utilização que eles fazem do sonar e há quem compare a sua inteligência à de um chimpanzé.
Pessoalmente não acredito muito que estes animais alguma vez encontrassem a sua familia porque quase de certeza absoluta foram capturados muito novos, normalmente vemos esses finais felizes nos filmes ;). Para além do mais, animais criados em cativeiro durante anos, nunca exploraram as suas potêncialidades ao máximo e falo concretamente como predadores, como é que eles iriam sobreviver sem saber caçar? Por muito que se tentasse recriar esse habitat, dificilmente eles se tornariam autónomos. No entanto acredito que existem excepções, mas também é necessário muito trabalho, condições adequadas e uma série de factores que têm que ser levados em conta.

Se esses senhores se dedicassem à preservação dos golfinhos, nomeadamente aqueles que são mortos durante a pesca do atum faziam muito mais....
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”