Atitude perante violencia nos animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta abr 15, 2004 9:13 pm

Li hoje uma noticia no jornaldosanimais.com uma reportagem ja um pouco antiga (de outubro de 2003) mas nao pude deixar de me sentir muito indignada... Segundo a noticia, uma cadela foi morta á paulada em Alijó por um veterinario e um ajudante que tinham como objectivo a captura de caes vadios. Como está descrito na noticia, apanharam-na e levaram-na para o cais, bateram-lhe com o pau até lhe furarem a barriga. Segundo testemunhas, a cadela ainda viva foi atirada para um camiao da cãmara e esteve 1h30 ao sol torrido, a esvair-se em sangue.´Algum tempo depois alguem lembrou-se de ligar para a Cãmara para pedir explicações do que se passava...

A minha indiganção é a mesma da redacção desta reportagem: como é possivel que pessoas que testemunham a tamanha crueldade permaneçam serenas perante tal espectaculo?? Isto faz-me especie...

Se eu visse uma cena dessas certamente que me passava da cabeça e intervinha!! Aquele animal não seria espancado á minha frente... se calhar tambem levava, mas acho que o diabo ía invadir-me o corpo naquele momento...

Algo de revoltante, não é? este mundo é mesmo muito estranho... :cry:
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta abr 15, 2004 9:54 pm

No jornal dos animais http://www.jornaldosanimais.com/index_intro.html
também se pode ler:
“Pena de quatro anos para maus tratos (22-01-2003)
A Itália deu um grande passao em frente na penalização de maus tratos a animais.
Quatro anos de prisão para os Mauzões!
E em Portugal quando é que os políticos se vão precupar com os animais?

Grande vitória na Itália..., maus tratos de animais puníveis com pena de 4 anos
Segundo a LAV (Liga Anti-Vivissecção), a maior organização italiana de direitos dos animais, e no seguimento de uma intensa campanha desta organização, o Parlamento Italiano aprovou, com uma maioria de 395 votos, significativas mudanças no Código Penal Italiano no que se refere à protecção dos animais.
Nos termos destas alterações legislativas, os maus tratos e abandono de animais, bem como os combates de animais (como é o caso das lutas de cães e de galos), passando ainda por todas as situações em que haja abate cruel de animais, passam a ser puníveis com pena de prisão de até 4 anos. É de notar que este importante avanço foi conseguido depois da LAV ter reunido 200.000 assinaturas de cidadãs e cidadãos italianos que se declararam claramente a favor de uma maior e mais firme protecção legal dos animais na Itália.

Adolfo Sansolini, presidente da LAV e um dos mais empenhados dirigentes de organizações de defesa dos animais na UE, congratula-se com este importante resultado, que vai no sentido de harmonizar a legislação italiana de protecção dos animais com a legislação da maior parte dos países da UE, muitos dos quais têm molduras penais ainda mais pesadas para quem abuse e trate animais de forma cruel. É de lembrar que a Alemanha - um dos mais fortes e influentes estados-membro da UE - incluiu a protecção dos animais na sua Constituição, em Maio de 2002, por iniciativa dos membros do seu Parlamento e com uma esmagadora maioria dos votos destes.”
……………………….

Há que ir pressionando os nossos políticos. Água mole em pedra dura…
De qualquer modo já são proibidos por lei os maus tratos em animais, pelo que sempre podemos chamar as autoridades. Se elas actuam ou não é outro assunto.

Porque não escrever pedindo ajuda, ao Adolfo Sansolini já que é um dos mais empenhados dirigentes de organizações de defesa dos animais na UE ?
MHZ
noel
Membro Júnior
Registado: sexta abr 16, 2004 8:31 am

sexta abr 16, 2004 8:55 am

[quote=MHZ]
E em Portugal quando é que os políticos se vão precupar com os animais?

BOM DIA MHZ

EU ACHO QUE EM PORTUGAL ISSO NUNCA VAI SER POSSIVEL,TEMOS DE SER NOS A LUTAR CONTRA OS MAUS TRATOS NOS ANIMAIS.

OS NOSSOS POLITICOS ESTAO MAIS PREOCUPADOS COM O QUE SE PASSA LA FORA DO QUE NO NOSSO PAIS.
sweetmoni
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
Contacto:

sexta abr 16, 2004 10:12 am

Infelizmente as pessoas que têm poder neste país não fazes nada para que as pessoas que maltratam animais sejam penalizadas....é este o país em que vivemos...E a notícia da cadela morta à paulada é mesmo revoltante e triste
... :cry:
anarmila
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm

sexta abr 16, 2004 11:04 am

noel Escreveu: EU ACHO QUE EM PORTUGAL ISSO NUNCA VAI SER POSSIVEL,TEMOS DE SER NOS A LUTAR CONTRA OS MAUS TRATOS NOS ANIMAIS.
Mas é isso mesmo Noel. Os nossos políticos vão sim preocupar-se com os animais se nós fizermos pressão para que isso aconteça.

Se não fizermos nada a não ser dizer que não se faz, é que não se faz mesmo...

Os nossos políticosestão lá, eleitos democráticamente porque uma mioria de portgueses os pôs lá, então vamos lutar para que eles olhem aos direitos que nós queremos que existam. E isto não é só válido para a defesa dos animais, mas para a defesa de todas as causas que acharmos justas e merecedoras da nossa indignação e atenção.

Ficar de braçoes cruzados á espera que aconteça é que não faz mesmo acontecer ;)
noel
Membro Júnior

sexta abr 16, 2004 11:12 am

BOA TARDE ANARMILA

CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO.

EU SEI QUE E DIFICIL COMEÇAR,MAS ALGUM DIA TERA DE SER.

QUE TAL COMEÇAR PELA NOSSA ZONA?
DENUNCIAR TODOS OS CASOS, QUE NOS VIER PARAR AS MAOS ... E AOS OLHOS...NAO NOS PODEMOS CALAR,NAO PODEMOS DESISTIR,POR MAIS DIFICIL QUE SEJA...
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sexta abr 16, 2004 11:47 am

Noel, acho que nao podemos ter essa linha de pensamento, de que as coisas nao vao mudar nunca, etc. Por vezes pode parecer uma luta inglória, mas eu penso que nenhuma luta é inglória se é feita com amor, por um ideal forte que tenhamos. Talvez nao seja na nossa geração que vamos assistir aos resultados dos nossos esforços, mas certamente que surgirão, talvez na época dos nossos filhos, ou netos... É importante que nao nos calemos, que mostremos ao mundo a nossa repulsa aos maus tratos e que passemos a mensagem ao maior numero de pessoas.
noel
Membro Júnior

sexta abr 16, 2004 1:06 pm

[quote=deinhac]
Noel, acho que nao podemos ter essa linha de pensamento, de que as coisas nao vao mudar nunca, etc. Por vezes pode parecer uma luta inglória, mas eu penso que nenhuma luta é inglória se é feita com amor, por um ideal forte que tenhamos. Talvez nao seja na nossa geração que vamos assistir aos resultados dos nossos esforços, mas certamente que surgirão, talvez na época dos nossos filhos, ou netos... É importante que nao nos calemos, que mostremos ao mundo a nossa repulsa aos maus tratos e que passemos a mensagem ao maior numero de pessoas.
[/quote]

BOA TARDE DEINHAC.

Penso que nao entendeste a minha mensagem, eu apenas digo que as coisas nao vao mudar em relaçao aos nossos politicos.
sweetmoni
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
Contacto:

sexta abr 16, 2004 1:19 pm

anarmila Escreveu:
noel Escreveu: EU ACHO QUE EM PORTUGAL ISSO NUNCA VAI SER POSSIVEL,TEMOS DE SER NOS A LUTAR CONTRA OS MAUS TRATOS NOS ANIMAIS.
Mas é isso mesmo Noel. Os nossos políticos vão sim preocupar-se com os animais se nós fizermos pressão para que isso aconteça.

Se não fizermos nada a não ser dizer que não se faz, é que não se faz mesmo...

Os nossos políticosestão lá, eleitos democráticamente porque uma mioria de portgueses os pôs lá, então vamos lutar para que eles olhem aos direitos que nós queremos que existam. E isto não é só válido para a defesa dos animais, mas para a defesa de todas as causas que acharmos justas e merecedoras da nossa indignação e atenção.

Ficar de braçoes cruzados á espera que aconteça é que não faz mesmo acontecer ;)

Também concordo com a anarmila
noel
Membro Júnior

sexta abr 16, 2004 1:43 pm

CONCORDO CONTIGO.

POR ISSO MESMO DEVEMOS TODOS FAZER UM POUQUINHO JUNTO DAS JUNTAS E CAMARAS MUNICIPAIS DA ZONA ONDE VIVEMOS....

PARA COMEÇAR.

E UM DIA TALVEZ JUNTO DO PARLAMENTO ;) ;) QUEM SABE :!:
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta abr 16, 2004 2:28 pm

Uma voz hoje, mais uma voz amanhã, três vozes no dia seguinte, consegue-se, com paciência (às vezes é mesmo preciso muita...) chegar onde queremos.
Portugal também há-de lá chegar. Afinal na Itália só em 2003 é que foi aprovada esta lei.
E nós costumamos acompanhar a Europa, como eu costumo dizer, é mais 50 anos, menos 50 anos, mas CHEGAMOS! ( ;) )

MHZ
Rotkika
Membro
Registado: segunda set 29, 2003 4:22 pm
Gatos: Riscas, Preto, Lara, Clarinha, White

quinta mai 20, 2004 10:08 am

Ainda há muita coisa para mudar, infelizmente !!

Não me parece que os resultados nesta "luta" pelos direitos de todos os animais ainda venha a dar frutos na altura dos nossos filhos e dos nossos netos!!!! :? Tenho duvidas! Tenho visto por ai coisas de pasmar até o Diabo :evil:

Em relação á noticia que fez tópico eu não compreendo como pode alguém assistir a uma coisa destas impavido e sereno sem fazer nada, é aqui que mais me revolto :x Porque é que pessoas que assistem a isto não reagem????? Não lhes meterá raiva, sei lá qualquer coisa, pena do triste animal!!!!

Não consigo compreender!!! Se alguem algum dia me conseguir explicar!
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

sexta mai 21, 2004 11:10 am

Bom Dia,

Quanto á situação da violência c animais, acho realmente lamentável, mas por muito que se queira fazer alguma coisa, é muito complicado, se não mesmo impossível... Falam-se de associações protectoras dos animais, mas estas de protecção só tem mesmo o nome!
Há 2 anos, havia perto do local onde eu trabalhava uma casa em estado bastate degradado.. onde morava uma senhora de idade, com vários distúrbios mentais... devido ao estado da porta ( á qual faltavam partes) rápidamente os gatos da redondeza se lembraram de ir aí parir as suas ninhadas... A senhora devido á sua sanidade mental não estar nas suas melhores condições, tão depressa adorava os gatos como os odiava. Este ódio tornou-se bastante trágico, num dia que ela se lembrou de pegar em todos os gatos, enfiá-los dentro de um saco e atirar o saco para um pátio cheio de cães! A maior parte dos gatos (com grande pena minha) morreu, salvaram-se apenas uns poucos que umas crianças encontraram e trouxeram de volta.... Quando me contaram esta história, de imediato liguei para a Associação Protectora dos Animais, a pedir que fossem buscar o resto dos gatinhos, pois estes estavam em risco e eu não podía mesmo ficar com eles, pois não tenho casa própria... Do outro lado da linha informaram-me que para poderem ir buscar os animais, alguém teria 1º que provar junto da polícia, que os animais eram maltratados ( informaram-me tb que isso era mt difícil), mas o que realmente me revoltou foi a resposta á minha 2ªpergunta! Considerando a hipótese de fazer queixa á polícia, perguntei o que iría acontecer aos animais, se eu conseguisse provar que os mesmos estavam a ser maltratados : " Se houver alguém que fique com eles tudo bem, se não são abatidos!!!!
Como aquilo não era a solução que eu procurava, perguntei então á senhora qual era a instituição que protegia os animais, ao que ela respondeu: "Em Portugal? Não há nenhuma!"

...

Outro facto, que calculo ser do conhecimento geral, é a situção dos canis em Portugal e a falta de humanidade dos funcionários dos mesmos! A única vez que entrei num canil, saí de lá a chorar... A fome que os animais passam e a falta de condições em que vivem os últimos dias da sua vida ( bem poucos por sinal ), é de partir o coração a qualquer ser humano com um pingo de consciência ... O que me faz mais confusão é com tantas pessoas que gostam de animais, aonde é que a câmara vai buscar os estupores que trabalham nos canis... a maioria deles não podem ser simplesmente considerados humanos!

Ao pé da minha casa havia um cão vadio, que era muito estimado por mim e por grande parte da vizinhança... enquanto foi vivo comer e carinho nunca lhe faltaram e ainda esteve connosco uns 13 ou 14 anos...

Quando devido á idade, ele morreu é que tive realmente a prova da mostruosidade dos fúncionários da câmara...

O animal ficou paralisado 2 ou 3 noites antes de morrer... como era mt estimado ( e ainda há pessoas de bom coração ) juntou-se muita gente á volta dele de forma a tentar aliviar o sofrimento em que ele se encontrava, o veterinário ainda lhe tentou dar medicametos para ver se o salvava, mas como ele não melhorou e estava a sofrer muito, decidiu-se pelo seu abate...

É aqui que entram os monstros! Estava a minha vizinha ao pé do bicho em coma á espera do veterinário com a injecção, quando os funcionários da câmara aparecem prontos a enfiar o animal ainda vivo dentro de um saco para o levar e teriam-no feito, se não tivessem sido ameaçados pelas pessoas, que se puseram á frente do bichinho e não os deixaram tocar-lhe até chegar o veterinário ( particular óbviamente ), ao qual agradeço tb pois foi sempre ele que tratou sempre do nosso amiguinho e nunca cobrou nada por isso.

Posto isto, só posso mesmo perguntar, quem são os animais nesta história?!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”