Actualização de Acção de Protesto da ANIMAL contra a Ford Motor Co. e contra a Ogilvy & Mathers

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

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noggy
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sexta abr 16, 2004 10:29 am

A ANIMAL informa que, no seguimento do alerta de acção de protesto dirigido à Ford Motor Co. a propósito de um anúncio do seu modelo Ford Sport Ka em que um gato é decapitado pelo carro, nomeadamente para mostrar que o Ford Sport Ka é o "irmão gémeo maligno" de um outro modelo da Ford, o Ford Ka, a Direcção de Comunicação da Ford Europa comunicou, em resposta aos e-mails de protesto que receberam de pessoas indignadas com o anúncio, que a Ford seria alheia a este anúncio e que reprovava o conteúdo e a mensagem do mesmo, com a qual não se identificaria.

Contudo, aquilo que a Direcção de Comunicação da Ford Europa não referiu é que este anúncio é da autoria da Ogilvy & Mathers, agência publicitária da Ford Motor Co., que fez este anúncio para esta empresa para a promoção do Ford Sport Ka, bem como um outro anúncio, em que um pombo é morto pelo capô de um carro deste modelo Ford. A Direcção de Comunicação da Ford Europa também não disse às pessoas que enviaram os seus protestos que, enquanto alega ter reprovado o anúncio em que um gato é decapitado, aprovou (como declaradamente reconhece) o anúncio em que um pombo é morto por um Ford Sport Ka, que passou a ser um filme publicitário para circular na internet oficialmente adoptado pela Ford Motor Co..

Além disso, e a propósito do anúncio do gato decapitado alegadamente não aprovado pela Ford que continua a ser divulgado pela internet aparecendo como um anúncio desta empresa, a Ford diz não responsabilizar a agência publicitária em causa, a Ogilvy & Mathers (autora, como já referido, dos dois anúncios), pela alegada "fuga" do anúncio não aprovado, ao mesmo tempo que continua a ser cliente desta agência. Ou seja, a Ford declara-se chocada com um anúncio proposto pela Ogilvy & Mathers que é alegadamente divulgado de forma inexplicável e supostamente indevida pela internet, mas não só não responsabiliza esta agência publicitária desde logo pelo péssimo gosto e pelo sadismo exibido na proposta de anúncio, como também não a responsabiliza pela suposta "fuga" do vídeo clip publicitário. E, como se não bastasse, mantém a sua relação comercial com a dita agência publicitária. Isto é, evidentemente, estranho e leva a admitir a hipótese da Ford e a Ogilvy & Mathers terem delineado esta estratégia de marketing para um público alternativo (leia-se, um público sádico, que aprecia a morte violenta de animais), desresponsabilizando-se, depois, pela divulgação deste anúncio pela internet.

Mas, ainda mais grave - e esclarecedor acerca da posição da Ford e do mau gosto e perversão da Ogilvy & Mathers -, é o facto da Ford Motor Co. declarar abertamente que aprovou o anúncio proposto por esta agência em que um pombo é morto por um Ford Sport Ka e considerar que essa opção nada tem de condenável.

A conclusão que já se tinha retirado antes e que agora se reforça é, assim, ainda mais óbvia: a Ford Motor Co. considera que a crueldade contra animais e o elogio de comportamentos violentos em relação a estes é uma opção publicitária aceitável e, eventualmente, até adequada ao seu modelo Sport Ka. E a agência publicitária Ogilvy & Mathers consegue corresponder de tal maneira a esta escandalosa posição da Ford, que propõe dois anúncios para esta empresa em que demonstra o quão horrendo pode ser um anúncio publicitário, ao mostrar, com uma criatividade verdadeiramente imoral, actos de violência contra animais inacreditavelmente bárbaros e afrontosos dos mais elementares princípios éticos, sociais e civilizacionais.

Posto isto, a ANIMAL apela a todas as pessoas que, como esta organização, reconhecem que o respeito pelos animais é um valor moral fundamental e que a promoção de actos cruéis contra animais é absolutamente condenável, para que, como meio de protesto, boicotem todos os produtos e marcas da Ford Motor Co. (nomeadamente as marcas Ford, Mazda, Land Rover, Lincoln, Volvo, Aston Martin, Mercury e Jaguar, assim como a Motor Craft e a Hertz). É também importante enviar e-mails de protesto, não apenas para a Ford Portugal, mas dirigidos (de forma equilibrada) também e principalmente à Ford Motor Co. International, a "empresa-mãe" da Ford. Os contactos são: [email protected], para a Ford Portugal, e [email protected], para a Administração da Ford Motor Co..

E, dada a evidente responsabilidade da agência publicitária Ogilvy & Mathers neste caso, a ANIMAL dirige também um apelo a todas as pessoas para comunicarem a sua indignação (de forma equilibrada) não só para a Ogilvy Portugal, através de [email protected], de [email protected] e de comunicaçã[email protected], mas também e principalmente à Ogilvy International, através de [email protected], para a Directora de Marketing da agência.

E, considerando que a Ogilvy é a agência europeia do grupo WPP International (www.wppdirectory.com) - que, entre os seus clientes, tem 330 que figuram na lista de 500 empresas da revista "Fortune" -, será interessante protestar para a Ogilvy e para a Ford dando conhecimento disso à WPP, por forma a que este grupo saiba da perversão que a Ogilvy exibiu com estes dois anúncios para a Ford, e como as pessoas, desde logo na qualidade de consumidores, estão determinadas a penalizar estas opções com um boicote e protestos por e-mail. Uma sugestão da ANIMAL é, a propósito de um novo anúncio do Ford Mondeo pela Ogilvy com os personagens Tom & Jerry (é possível saber mais sobre este anúncio em http://www.ogilvy.co.uk/hotstuff/index.html), enviar (de forma equilibrada) e-mails de protesto, com o seguinte texto: "Despite your new commercial for Ford Mondeo envolving Tom and Jerry, I cannot forget that it comes from the same advertising agengy that made the decapited cat and the pigeon killing commercials.", dirigidos à Ogilvy International e à Ford Motor Co. International (através dos e-mails acima referidos), com conhecimento à WPP (através do e-mail [email protected], do Director Executivo da WPP).

Reforçando a sua firme convicção de que os animais - nomeadamente os pombos e os gatos - são, pelas suas características físicas e psíquicas, seres merecedores de respeito e consideração moral, a ANIMAL mantém a sua determinação na defesa activa dos direitos dos animais, nomeadamente denunciando publicamente e contestando energicamente tanto os actos de crueldade que são cometidos contra os animais como a promoção de actos desta natureza.


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Torne-se sócia/o da ANIMAL e apoie a organização na defesa dos direitos dos animais. Inscreva-se através de [email protected].

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Apesar dos anúncios da agência publicitária Ogilvy & Mathers para a Ford Motor Co. para promoção do Ford Sport Ka serem de uma violência atroz pelas imagens da morte de animais que são exibidas e pela mensagem doentia de elogio da crueldade contra os animais que os mesmos veiculam - de modo que o visionamento dos mesmos anúncios é fortemente desaconselhado, pela sua violência, a pessoas que sejam muito impressionáveis (embora a violência destes não possa deixar ninguém indiferente) -, é importante que a possibilidade de os visionar esteja aberta ao público para que todas as pessoas possam confirmar o horror e a perversão dos mesmos e dos seus autores.

Para ver o anúncio em que um gato é decapitado pelo Ford Sport Ka (anúncio que a Ford estranhamente declara não ter aprovado), clique em: http://www.cda.btuga.net/images/anormal/EvilTwinCat.mpg. Para ver o anúncio em que um pombo é morto por uma pancada do capô de um Ford Sport Ka (anúncio que a Ford abertamente declara ter aprovado), clique em: http://www.infoford.com/viraleska/videos/Bird.wmv.

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Esclarecimento enviado pelo Centro de Comunicações Ford à ANIMAL

Exmos. Senhores,
O vídeo clip que se encontra actualmente em circulação na internet e que recorre a um veículo da marca Ford, vimos por este meio informar que o mesmo é absolutamente alheio à Ford que não aprovou semelhante publicidade e consideramo-lo totalmente inaceitável e repreensível. O video clip, conhecido no meio da publicidade como um exemplo de marketing "viral", é, tal como o nome indica, impossível de conter uma vez lançado na internet, quer de modo oficial, quer não oficial. A nossa agência de publicidade Ogilvy propôs dois anúncios do veículo Sportka (este modelo não se encontra disponível no mercado Português), como parte de uma campanha exclusivamente para a internet - não se trata de um anúncio de televisão. A Ford aprovou um dos video clips e rejeitou definitivamente esta segunda proposta. Este video não é exibido em qualquer website oficial da Ford.

Face a esta situação, a Ford Europa e a Ogilvy ordenaram uma investigação exaustiva com o objectivo de determinar de que modo é que este filme chegou ao domínio público. A Ford Europa lamenta profundamente o sucedido e apresenta as suas veementes desculpas pelos danos que este video clip possa causar.


Com os nossos melhores cumprimentos,
Centro Comunicações Ford


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Resposta enviada pela ANIMAL ao Centro de Comunicações Ford

Ex.mos Senhores,
Antes de mais, muito obrigado pelo vosso esclarecimento a respeito deste assunto. A ANIMAL saúda a Ford por não ter aprovado o anúncio para o Ford Sport Ka em que um gato é decapitado, mas estranha o facto do anúncio em que um pombo é morto pelo capô de um carro deste modelo Ford ter sido aprovado pela empresa.

Consideramos que tanto um como outro anúncio são absolutamente condenáveis, pelo que, se congratulamos a Ford por ter recusado o primeiro, é já com tristeza que recebemos a notícia de que a empresa aprova o segundo, na medida em que tanto os gatos como os pombos são seres com uma dignidade moral que exige respeito e consideração, tendo, para além da capacidade de sofrer física e psiquicamente, vidas que prezam e que procuram preservar - e que nós, humanos, por sermos agentes morais, temos obrigação de ter na mais séria consideração. Ou seja, qualquer dos anúncios, quer vitimem gatos, quer vitimem pombos, é moralmente chocante e colide frontalmente com valores éticos e civilizacionais que todos consideramos fundamentais.

É também nossa convicção que a agência de publicidade Ogilvy & Mathers, ao avançar com propostas publicitárias deste tipo (sem que nós conheçamos os "briefings" criativos que lhes foram propostos), revelou um inaceitável desrespeito pelos animais e pelos princípios éticos que postulam o respeito pelos mesmos, o que é incompreensível, desde logo porque, considerando o reconhecimento da importância moral e social que o público europeu atribui ao respeito pelos animais, a Ford (ou qualquer outra empresa) só poderia ser alvo de uma forte indignação e contestação como resposta a essa mórbida estratégia publicitária.

Posto isto, a ANIMAL, apreciando o modo como a Ford declara, em comunicado, o seu repúdio por este tipo de publicidade (embora de forma inconsistente, na medida em que aprovou o filme publicitário em que um pombo é morto pelo Ford Sport Ka), tem esperança de que estratégias de marketing e publicidade como estas deixem de ser consideradas uma opção por esta empresa (ou qualquer outra), na certeza de que continuaremos (juntamente com organizações congéneres de outros países), sempre atentos e firmemente determinados a impedir que a crueldade contra animais seja de algum modo utilizada como meio de promoção de qualquer produto, marca ou empresa.

Por último, permitimo-nos ainda partilhar com V. Ex.as uma notícia do jornal "Financial Times" divulgada pela "Newsweek" - MSNBC e um artigo do jornal "Observer" (que enviaremos num outro e-mail) a propósito deste assunto, e que, mais uma vez, mostra como a posição da Ford e da Ogilvy & Mathers desperta, neste contexto, grandes perplexidades e parece estar ferida de algumas inconsistências.


Com os melhores cumprimentos,

P´la ANIMAL, Pelos Animais,


Miguel Moutinho

Director Executivo da ANIMAL


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Notícia do jornal "Financial Times" sobre os Anúncios da Ogilvy & Mathers para a Ford com a morte de animais a promover o Ford Sport Ka



Headless-cat ad backfires on Ford

Automaker says online spot was rejected

By James Mackintosh

Updated: 3:08 p.m. ET April 02, 2004



LONDON - An online advertising campaign for Ford has gone badly wrong, leaving the U.S. carmaker accused of bad taste over the depiction of its new SportKa decapitating a cat.

Ford's European operation and Ogilvy & Mather, its advertising agency, began an investigation on Thursday into how a proposed ad — which both insisted had been rejected — had begun circulating on the Internet.

Animal protection groups attacked the "abhorrent" advert, which shows the ginger cat having its head cut off by the sunroof before its body slides down the bonnet.

The car maker said the advert was conceived as part of a "viral" campaign, where short videos are released on to the Internet and redistributed by e-mail, as people find them funny. But it insisted it was not meant to be developed. As an alternative, a clip showing a comedy pigeon being thwacked by the bonnet, had been chosen. That ad caused controversy among some pigeon fanciers and was also condemned by animal rights groups.

"It was done as a proposal somewhere deep down in the bowels of the agency," Ford said. "As soon as we saw it we said absolutely not. We are appalled — this is not something we want to be associated with."

The concept of viral advertising has become popular, as people are thought to be more likely to pay attention to e-mails sent by their friends. But Ford's experience shows that, just as with computer viruses, viral ads cannot be controlled.

The Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals said the ad was "distasteful." "The concept should never have been mooted and we hope the outcry will send a clear message to advertising agencies that making fun out of cruelty is simply unacceptable."

Ford has been trying to build a "bad boy" image for the SportKa, an overpowered version of its tiny Ka pitched as "the Ka's evil twin". It flatly denied releasing the video deliberately to boost this image.

Competitors have already begun using the advert against Ford. Vauxhall, its biggest competitor in the U.K., said: "Vauxhall condemns acts of such blatant cruelty in a desperate attempt to sell cars."


Copyright The Financial Times Ltd. All rights reserved

http://www.newsletters.newsweek.msnbc.com/id/4654169/


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Artigo do jornal britânico "The Observer" sobre os Anúncios da Ogilvy & Mathers para a Ford com a morte de animais a promover o Ford Sport Ka

Putting the headless cat among the ad pigeons

John Naughton

Sunday April 11, 2004

The Observer


There's a grisly little ad circulating on the internet at the moment. It's a relatively small (one megabyte), 39-second video clip which is very slickly shot and edited. I received it as an email attachment from an observant colleague who works with broadcast media. This is what it shows.

In a suburban driveway sits a shiny black sports version of the Ford Ka. It's a peaceful, attractive scene. The sounds of birdsong can be heard on the soundtrack. A ginger cat moves nonchalantly into the picture. As the animal passes the car, the electric sun-roof opens with a whirr and a click.

The cat hesitates and then curiosity gets the better of it. It leaps on to the car's bonnet and then onto the roof. It stares down in to the gap left by the open sunroof and puts its head in. At which point, the sunroof clicks shut cutting off the cat's head and the moggie's lifeless, decapitated corpse slides off the car and out of sight. At which point the words 'Ford SportsKa - the Ka's evil twin' appear - followed by the web address - www.the-eviltwin.co.uk.

One's first thought is that this is a clever spoof designed to discomfit Ford. But a check on the link www.the-eviltwin.co.uk brings up a blank page - not a '404 - Page not found' - which means there is a legitimate domain name. So who owns it?

Answer: Wunderman Interactive, a company with an office in London NW1. Who are they? Well, according to Media Post , Wunderman is 'the world's largest direct-to-consumer marketing company, with more than $3.2 billion in billings and 4,000 people working in 74 offices in 34 countries. Its online division, Wunderman Interactive, is formidable as well, with 2001 online media billings of $40 million'. Their clients include AT&T, Aicpa, IBM, Register.com, Citibank, 1-800-Flowers.com, Sears, TGI.com - and Ford.

So, far from being a spoof or a scam, this unpleasant little video seems to be the creation of a high-rolling, multinational agency. If so, it represents an intriguing innovation - a sign that the advertising industry is finally beginning to understand that the internet is a different medium from the display media in which the business evolved. You only have to look at the ad to realise that it would be unthinkable to put it on UK television.

For one thing, the Advertising Standards Authority wouldn't allow it. For another, imagine the impact on Ford UK if it became known to the animal-loving population of these islands that the company enjoyed the idea of its products decapitating innocent moggies? In two shakes of a cat's tail there would be demonstrators in tea-cosy hats outside corporate HQ; slogans would be daubed on showroom windows; Ford dealers would be doorstepped in their homes by angry visitors; and innocent Ka drivers would find people hissing at them at traffic lights.

Until now, insofar as advertising agencies thought about the internet at all, they saw it as some kind of mutant, billion-channel TV. The infuriating banner ads which disfigure so many websites are a direct result of that mindset - the screen was treated as a kind of mini billboard, the only difference being that the specific ad placed on the board could be tailored to the known predilections of the user.

After banner ads came product- or launch-related websites, so what whenever a conventional advertising campaign was being designed, an accompanying website would be created at the same time. (BMW spoofed this beautifully on April 1, by the way: their full-page newspaper advertisement for their revolutionary new SHEF technology was accompanied by an equally funny site - www.anewwaytocook.co.uk)

But the SportKa decapitation ad does not follow this model. It does have a web link, but it displays nothing. So there's no visible target for 'Disgusted of Tunbridge Wells' to complain to. Instead the ad circulates as an email attachment in the same way that jokes (and viruses) spread across the net.

This has two advantages. The first is that the ad stays focused on its target audience - young males with a taste for sick jokes - the kind of chaps who read Loaded and Nuts, and who might be tempted by the sporty version of Ford's oddly-shaped vehicle.

The second advantage is that because the ad circulates only among like-minded folks, the chances are that 'Disgusted of Tunbridge Wells' will never get to see it -- and Ford's reputation as a family-friendly company can remain unscathed.



What we're looking at, in other words, is an ingenious application of 'viral marketing' - advertising that propagates itself. It was invented by Hotmail, which appended a footer to every message saying 'Get your free email from Hotmail'. The SportKa ad shows that viral marketing has reached a new low. If you have delicate sensibilities, prepare to be offended now.



[email protected]
webmago
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sexta abr 16, 2004 10:31 am

Se as pessoas que escrevem estas patetices longas trabalhassem não estávamos esm crise 8)
noggy
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sexta abr 16, 2004 10:51 am

webmago Escreveu:Se as pessoas que escrevem estas patetices longas trabalhassem não estávamos esm crise 8)
A pessoa que escreveu este texto foi o Miguel Moutinho da Animal (sabe o que é um copy/paste? duhhhh)!!
sweetmoni
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sexta abr 16, 2004 10:54 am

Pode ser uma mensagem bem grande mas não é nenhuma patetice
felina_cat
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sexta abr 16, 2004 7:20 pm

noggy Escreveu:
webmago Escreveu:Se as pessoas que escrevem estas patetices longas trabalhassem não estávamos esm crise 8)
A pessoa que escreveu este texto foi o Miguel Moutinho da Animal (sabe o que é um copy/paste? duhhhh)!!
Noggy,

Desculpa mas tens autorização do Miguel Moutinho para esta divulgação ?

beijocas

Luisa
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sexta abr 16, 2004 7:27 pm

:D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
noggy
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sexta abr 16, 2004 7:43 pm

felina_cat Escreveu: Noggy,

Desculpa mas tens autorização do Miguel Moutinho para esta divulgação ?

beijocas

Luisa
Deves estar a brincar com certeza!!!

Posto isto, a ANIMAL apela a todas as pessoas que, como esta organização, reconhecem que o respeito pelos animais é um valor moral fundamental e que a promoção de actos cruéis contra animais é absolutamente condenável, para que, como meio de protesto, boicotem todos os produtos e marcas da Ford Motor Co. (nomeadamente as marcas Ford, Mazda, Land Rover, Lincoln, Volvo, Aston Martin, Mercury e Jaguar, assim como a Motor Craft e a Hertz). É também importante enviar e-mails de protesto, não apenas para a Ford Portugal, mas dirigidos (de forma equilibrada) também e principalmente à Ford Motor Co. International, a "empresa-mãe" da Ford. Os contactos são: [email protected], para a Ford Portugal, e [email protected], para a Administração da Ford Motor Co..
Acho que este excerto diz tudo, não?
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