"Rebanho de ovelhas com brucelose morre à fome"

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Nunez
Membro
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 15, 2002 6:07 pm

sábado jul 17, 2004 7:52 pm

in Público (17/Jul)

"No Monte de Besteiros, mesmo junto à barragem de Odivelas, um foco de brucelose está a afectar há mais de um ano um rebanho de ovelhas que chegou a ter 607 animais. Neste momento está reduzido a 434.

José Mira, proprietário dos ovinos, diz que os comprou "já doentes com brucelose", mas que no final de 2003 solicitou aos serviços veterinários do Ministério da Agricultura o abate de todo o efectivo. Esse pedido "não foi autorizado", garante o agricultor.

Esta situação foi-se arrastando até ao presente e já obrigou os serviços do Ministério da Agricultura e Pescas a abater 102 ovelhas no decorrer de quatro vistorias que efectuaram ao rebanho. O receio de que o foco de brucelose venha a contaminar os rebanhos das redondezas está a provocar grande preocupação aos pastores das herdades próximas do Monte de Besteiros.

Como tardava uma intervenção dos serviços veterinários da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo (DRAA), os animais foram impedidos pelos proprietários doutros rebanhos de circular ou de comer noutros pastos e ficaram proibidos de beber na albufeira da barragem de Odivelas.

Cadáveres na albufeira

Um dos pastores vizinhos disse ao PÚBLICO que a sua tomada de posição surgiu depois de terem deparado com vários animais mortos pela doença, abandonados nas águas da albufeira, onde muita gente vai pescar e toma banho. Próximo, existe uma praia fluvial muito frequentada nesta época do ano.

Os animais estão submetidos, há várias semanas, a sequestro para que foco de brucelose não venha a alastrar. Depois de terem consumido todo o pasto de Monte Besteiros e sem puderem beber água, os bichos vão morrendo por falta de alimento.

É uma imagem chocante observar mais de quatrocentos animais numa debilidade extrema. Dezenas deles mal se movimentam, outros já não se aguentam nas patas da frente. Instado a comentar esta situação, José Mira defende-se" Se não me abatem os animais só me resta abandoná-los" por não ter pastagens para alimentar o gado.

O pastor que tinha ao seu serviço "abandonou os animais sem dizer nada", depois de os deixar três semanas encurralados no ovil "sem comer nem beber", sublinha o agricultor, que agora tem o rebanho entregue a um indivíduo que está a convalescer de uma trombose e mal se pode movimentar.

Desta forma, um efectivo de 434 ovinos "fica à mão de quem queira levar os animais", refere José Mira para dizer que nas últimas semanas já lhe roubaram "dezenas de borregos, dos melhores que lá tinha para vender". Só sexta feira da passada semana é que a DRAA aceitou o seu pedido para que os animais fossem abatidos, uma exigência que diz reclamar desde Dezembro de 2003, mas que garnte que lhe foi sempre indeferida.

O foco de brucelose já afectou José Mira, que mora em Estremoz e só se desloca a Ponte Besteiros uma vez por semana para recolher os animais entretanto levados pela doença. "Para os lançar num buraco", confidencia um dos pastores. O visado nesta acusação reage dizendo que os animais são levados para o matadouro de Beja onde serão incinerados.

Serviços prometem

actuar

Teresa Engana, porta-voz da DRAA, disse que os serviços de veterinária foram anteriormente avisados que as ovelhas mortas eram lançadas num buraco e que outras foram deixadas na albufeira, "mas que terão sido retiradas pelo dono".

Qualquer das situações "não foi confirmada pelos nossos serviços (da DRAA)", adiantou Teresa Engana, confirmando no entanto o foco de brucelose no rebanho de José Mira e a existência de um pedido de abate dos animais, que aguarda deferimento. O PÚBLICO observou no interior de Monte Besteiros a existência de duas carcaças de ovinos em decomposição.

A porta-voz da DRAA afirmou que "o mais tardar na próxima segunda feira ou ainda hoje (ontem)", funcionários destes serviços iam deslocar-se a Monte Besteiros para se inteirarem do estado em que se encontram as ovelhas.

Os surtos de brucelose são recorrentes na freguesia de Odivelas. Há três anos, mais de um milhar de animais foram deixados mortos pelos campos. "Quem lhes deu sumiço foram os corvos e os abutres", contou um agricultor da herdade então afectada. Em 2003 também se registaram casos de brucelose que levaram vários pastores a desfazerem-se dos rebanhos que tinham.

O PÚBLICO tentou ouvir a Autoridade de Saúde do distrito de Beja, sobre eventuais impactos deste foco de brucelose na saúde pública, mas não foi possível por se encontrar em reunião."

E assim vão os direitos dos animais no nosso querido país.
Última edição por Nunez em sábado jul 17, 2004 8:22 pm, editado 1 vez no total.
lagutrop
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado jul 17, 2004 8:09 pm

Portugal no seu melhor

O habitual jogo do empurra em que quem sofre com sempre são os animais

Valha-nos Deus!
tigris
Membro Veterano
Mensagens: 421
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sábado jul 17, 2004 8:25 pm

Este caso faz-me lembrar o triste escândalo dos frangos de aviário alimentados com nitrofuranos... Na altura, *largas centenas de milhares* de frangos que estavam sob sequestro sanitário foram deixados literalmente a morrer de fome e de sede. Como tinham perdido o seu valor económico, os produtores deixaram de os abeberar e alimentar... :cry:

Fazer cumprir a lei neste país parece uma utopia... :|
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

sábado jul 17, 2004 10:07 pm

Que horror!!!! Mas que país este!!
Como é possível que toda a gente se esteja nas tintas para o sofrimento destes animais??!! :evil: :evil:
Pois o célebre caso dos frangos .... :evil: :evil:
Deus de céu!!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”