Vegetarianismo - Problemas! (Ohou!)

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
lote7
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: terça jul 13, 2004 4:41 pm

domingo ago 08, 2004 11:16 am

Com quase 13 anos, quero ser vegetariana.
O que acham da forma de convencer a minha mãe?
- Primeiro, dou graxa, portando - me muuuiiittooooo bem, e quando ela estiver de bom humor...
- ... Digo - lhe que temos de conversar bem, e, calmamente, mostro - lhe a minha pesquisa, e falamos sobre isso.
- Durante a conversa, digo: "Ó mãe, para não te preocupares com a proteína animal (ela preocupa - se bué!), eu posso começar por ser ovolacto vegetariana (bebem leite e comem ovos)" (e, aha!, aos poucos torno - me vegan.
Que tal?
_Last_kiss_
Membro Veterano
Mensagens: 1854
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo ago 08, 2004 1:42 pm

Antes de decidires isso, penso que deves esperar até o teu corpo e mentalidade se desenvolverem completamente, ou incorres no risco de não saberes fazer uma dieta equilibrada com pés e cabeça.
Se mesmo assim quiseres vais ao médico de família e pedes um especialista para acompanhar o processo, seguindo rigorosamente as indicações.
Não te fies em tretas que lês na Internet e afins, senão podes dar por ti seriamente doente. Ser-se vegan não é um capricho da linha, ou seja, se o queres fazer pensando em "emagrecer", esquece. Aceita o que a tua mãe decidir, calmamente, e se quando amadureceres mais ainda o quiseres fazer, aí pensa nisso a sério e consulta um especialista.
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

domingo ago 08, 2004 2:52 pm

É certo que os nossos pais querem o melhor para nós, mas isso não significa que saibam sempre o que é, de facto, melhor. Sendo tão jovem, aconselho-te a fazeres o que a Last Kiss sugere: vai a um medico nutricionista e expoe a tua opção, se melhor leva a tua mãe contigo para ela ouvir a opinião do medico. Tem cuidado é com o medico que escolhes, se for um burgesso que tem pouca flexibilidade em aceitar o regime vegetariano, incorres o risco de ouvires o que nao queres, mesmo nao sendo o mais acertado. Nao quero com isto denegrir a imagem dos medicos, mas todos sabemos que existem muitos que só vêm o que lhes convém ver e nao querem saber realmente o que é melhor para os pacientes...

Isto é tudo muito relativo, para que vejas que já fui a dois nutricionistas muito da moda e um deles achava que eu devia comer carne á fartazana e só saladinha a acompanhar e que devia beber muito leite; o outro aconselhou-me a nao beber leite, de todo, que era um alimento pessimo e a tentar excluir a carne da alimentação!...

Com os teus 13 anos, apesar de viveres dependente dos teus pais e de ser tua obrigação cumprir tudo o que eles te estabelecem, tambem tens direito a pensar por ti e a fazer as tuas opçoes. Por isso informa-te muito bem, para depois seguires aquilo em que acreditas, para cresceres saudavel, e para nao criares problemas familiares dispensáveis. Experimenta contactar com vegans experientes e expoe-lhes o teu caso.

Boa sorte e nao desistas das tuas opçoes ao primeiro obstaculo, luta pelo que acreditas ser o melhor para ti, mas aprende a ouvir os mais experientes. Este conselho serve para todas as coisas com que te deparas na vida, nao é exclusivo ao tema da alimentação.

Para finalizar, queria apenas dizer que o facto de te tonares vegan aos 13 anos pode realmente ser um acto de muita inteligencia e sensatez da tua parte e, partindo do principio que te saibas alimentar correctamente, essa opção pode até determinar que o teu corpo cresça ainda mais saudavel do que se comesses carne! Quem me dera a mim ter pensado nisto antes... Parabens pela tua decisao!
_Last_kiss_
Membro Veterano
Mensagens: 1854
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo ago 08, 2004 10:08 pm

Não digo que seja este o caso, mas vê-se cada vez mais menininhas a fazerem este tipo de dieta sem qualquer fundamento, sem consultar especialistas, sem o consentimento dos pais, apenas e só por capricho. Nem preciso dizer as várias consequências de actos impensados a nível de doenças. Não digo que é o facto de se ser vegan que o faça, é o facto de já nem com a alimentação omnivera, dita regular, as essencialmente rapariguinhas, conseguirem ter uma alimentação equilibrada.
Distúrbios alimentares na adolescência são cada vez mais comuns e a falta de informação acerca do vegetarianismo pode levar algumas a pensar que é uma alimentação do género que as levará ao seu patamar ideal.
É também nesta época que se começam a distorcer e misturar o que faz bem e o que faz mal, ser-se vegan não é só comer saladinhas, há que assegurar a presença de todos os nutrientes e vitaminas, sendo que nesta idade mais tenra os suplementos vitamínicos possam ser constante, visto ser uma época de crescimento, não tão acelarado como os anos anteriores, mas ainda assim rápido crescimento.
Ser-se vegan para mim implica uma grande dose de maturidade e responsabilidade, não sabemos quando é ou não o caso e torna-se imprudente, no meu ponto de vista, incentivar práticas alimentares que terão tendência a ser escondidas aquando uma resposta negativa dos pais. Por isso sublinhei a questão de aceitar a decisão paternal, nesta idade temos ideia que já sabemos muito bem tomar certas decisões, quando não sabemos respeitar uma decisão "superior" dão-se os confrontos e a tentativa de esconder. O diálogo é muito importante e um bom especialista também.
Não se deixa de comer carne de um dia para o outro, comer menos carne e principalmente da vermelha até é saudável, comemos carne demais, mas tudo com peso e medida ;)
Repito que não sei se é este o caso nem qual o fundamento por detrás da decisão, mas fica registado para outros casos com os quais já me deparei.
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

domingo ago 08, 2004 10:46 pm

Last kiss, a mim nao me parece nada imprudente incentivar a algo que pode ser benéfico para a saude de alguem e fico bastante surpreendida que o consideres assim! :o com 13 anos já raciocinamos com bastante lucidez e penso que estás a subestimar a capacidade de decisao dos adolescentes, como se fossem uma cambada de inconscientes!

Os conselhos que dei á forista parecem-me sensatos: ida a um medico, diálogo aberto com pessoas mais experientes, muita informação... achas correcto dizer a alguem "desiste dessa ideia, espera até seres maduro (quando é isso, já agora? :p ) nao te metas nisso!" como se fosse uma decisao louca??? é o mesmo que dizer a um miudo de 13 anos com obvias e determinadas inclinaçoes homossexuais: "olha, nao penses nisso agora, finge que gostas de raparigas ate teres idade para pensar, sê aquilo que nao és só para corresponder ao que os outros querem que tu sejas!"...

eu nao colaboro com essa mentalidade e acho muito triste que se considere a mudança de alimentação de omnivora para vegetariana como um assunto tabu " espera ate seres maduro, nao te metas nisso, cuidado, ai ai..." como se de uma coisa má se tratasse!

fogo, pah, eu lembro-me dos meus 13 anos... decidida, responsavel!... se a forista nao for responsavel, acredita que nao é por lhe dizeres para aguardar que ela o fará; se for pelas dietas ela nao seguirá nem regime omnivoro nem vegetariano, será mais o regime "anorético"... Mais, se fosse pelas dietas nao me parece que estaria aqui, no forum dos direitos dos animais, a falar de veganismo; normalmente essas miudas obcecadas pelas dietas nem nunca ouviram falar de veganismo. Tornar-se vegan nao tem necessariamente de implicar emagrecimento. Pode-se deixar a carne, mas se se comer bolachas de chocolate o dia todo engorda-se! Penso que toda a gente sabe disto...

é que a sensação que dás no teu discurso é que uma viragem dessas é negativa; quando o que se deve frisar é que é preciso conhecer e estudar bem a alternativa. Não afugentá-la, mas sim aprofundá-la.
Última edição por deinhac em domingo ago 08, 2004 11:47 pm, editado 1 vez no total.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Mensagens: 1854
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo ago 08, 2004 11:45 pm

Eu respeito a tua posição deinha.
A maturidade não é obrigatória com a idade, mas posso dizer-te que com 13 anos apesar de já se ser maduro em vários aspectos, continuamos a ser um pouco insconsequentes e a querer levar sempre a "nossa" avante, para além disso é sempre uma época muito conturbada em termos de relacionamento com os pais. Contudo não estou a chamar ninguém de criança, há que ter o devido respeito conferido a cada idade, ainda não foi assim há tanto tempo que passei pelos 13 e tenho belas memórias.
Os 13 não significam que se é inconsciente, significa que ainda não se é capaz de tolerar devidamente uma opinião contrária e que ainda não se está fisicamente desenvolvido, pelo que uma má alimentação resulta em carências nutricionais que uma dieta vegetariana, mesmo equilibrada e seguida por um especialista, pode originar.
O que disse mais acima e agora explicitando melhor é: não sabemos que tipo de pessoa é, qual a vida que tem em casa, qual a sua maneira de ser, etc e é nessa vertente de desconhecimento total e absoluto do outro, pessoalmente penso que se deve ter algum conhecimento a nível físico e psicológico da pessoa. Falando nisso a presença nesta fase de mudança de alimentação de um psicólogo até é bem-vinda, por estranho que pareça.

O problema principal está em que se confunde muito um regime vegetariano com caracteríscas na realidade de regime anoréxico, na cabeça da pessoa essas ideias ocorrem até na vida adulta e a tentação em nome do corpo é altíssima e inconsequente.

A rapariga que faça o que entender, desde que com acompanhamento e consentimento, se algum destes elementos falha é estar a apoiar uma irresponsabilidade. Pessoalmente concordo com o vegetarianismo com uma causa mais espiritual que material, o benefício do corpo e do sofrimento animal em detrimento da hipotética beleza física. Como já disse não sei qual é o fundamento por detrás da dita opção.

De facto já muito se discutiu sobre este assunto e eu realmente não tenho mais nada a acrescentar, deixo só uma nota final, é verdade que há crianças com este regime desde muito cedo, mas correndo o risco de ser convencional, confesso que o regime só me atrai quando se tem maturidade de tomar uma opção consciente e numa fase em que o corpo esteja já desenvolvido totalmente, até pela tua experiência pessoal pdoes comprovar que existem muitos ditos "profissionais" neste tipo de alimentação e que até a ti recomendaram uma dieta pouco balanceada. Defendo o "não te metas nisso" dependendo da pessoa, não a conhecendo, prefiro sempre alertar, pois já conto com a vontade da pessoa em desafiar.
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

segunda ago 09, 2004 12:07 am

pois, eu percebo-te... mas penso que estás a ser um bocadinho rigorosa de mais 8)

Só queria frisar uma coisa: qualquer dieta, seja com carne ou sem carne incluida, pode ser desiquilibrada se nao forem cumpridas as necessidades nutricionais devidas. Sejamos omnivoros ou vegans devemos conhecer os alimentos, como come-los, em que quantidades e como foram cozinhados.

Até digo mais: o facto de uma pessoa decidir uma mudança na alimentação, faz com que subitamente se preocupe com estes aspectos e daí parta para o conhecimento. Aos 13 anos eu sabia lá quais eram as propriedades do arroz ou das lentilhas; comia e pronto! Porque na altura nao me deu para investigar esse assunto. Levava uma alimentação com carne; ás tantas até me alimentava mal (e este alimentava em italico refere-se á qualidade nutricional e nao á fome, graças a deus nunca passei fome)
Mesmo agora, como ando a estudar mais as qualidades dos alimentos, respectivos aspectos nutricionais e forma de conjugá-los, dou conta que ultimamente andava, a ter uma alimentação desiquilibrada. Nao fiquei doente, mas a verdade é que o organismo devia ter carencias (durante muito tempo mal tocava em fruta, por exemplo, comia muitos gelados e porcarias)...

Resumindo, é tudo uma questao de estudo e aprendizagem! ;) Este interesse da forista vai fazer com que ela vá estudar e conhecer melhor os alimentos e penso que isso é muito positivo. Mesmo que nao avance com o veganismo, pode eventual cortar nas quantidades de carne, comer outros substitutos proteicos ... enfim, um corte radical se calhar tambem nao é muito aconselhado, sobretudo se gostar do sabor da carne. Gradualmente vai mudando, tambem á medida que vai conhecendo o veganismo melhor. Isto é realmente um mundo fascinante, este da alimentação! :)
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

segunda ago 09, 2004 7:30 am

Aconselho que vejam as outras intervenções de Hamster pompeu e estrela do mar ( são a mesma pessoa) e vão ver que dar cosnelhos sobre veganismo a alguém com esta "maturidade" é perigoso...
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

segunda ago 09, 2004 2:09 pm

Uma colega minha começou a fazer essa dieta aos 16, e está a correr muito bem, ela é que cozinha o que come!

Para mim é melhor começares a fazer isso apenas quando fores maior e o teu corpo já estiver mais desenvolvido!!
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

segunda ago 09, 2004 5:16 pm

Na minha opinião,este tipo de decisão deveria ser tomada apenas quando atingisse a maturidade física e psicológica.
Isto não é uma decisão que se tome de ânimo leve,de um dia para o outro.
Com 13 anos tem-se muitas ideias diferentes,muitos ideais que mudam ou desaparecem à velocidade da luz.
Acho que devia ouvir os seus pais,que certamente querem o melhor para si,e deixar amadurecer a ideia.
Se daqui a uns anos continuar a pensar da mesma forma,então força. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta ago 11, 2004 9:47 pm

Olá.
Antes de mais, acho que o que se tem a fazer é falar com nutricionistas e com outras pessoas, para que te informes e decidas se, nesta altura, é relamente a melhor opção.
Depois de ter falado com algumas pessoas, decidi ir cortando na carne aos poucos. Assim é mais fácil a "aceitação" pela partre dos pais. Agora não como frango nem porco. Só a vaca e o peru é que continuam, por diversas razões (a mais importante é, sem dúvida, serem os meus pais que me alimentam e eu não ter tempo para fazer comida para mim).
O vegetarianismo ou o veganismo são sempre boas opções de alimentação. No entanto, há-que ter cuidado com excessos e carências. Não se pode decidir "a partir de hoje não como mais carne nem leite nem ovos" do pé para a mão. Penso que temos de habituar o corpo a uma nova dieta, ou pode haver uma "pane geral" no sistema.
pifo
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Localização: Tobias & Gaspar

domingo ago 15, 2004 8:55 pm

Vai ao norte e come uma boa posta mirandesa e uma francesinha e diz-me depois se ainda queres continuar a ser vegetariana! Mas tem de ser lá em cima, que aqui no sul já se esqueceram de como se serve bem. 8)

Cumps ;)
Cumps ;)
tigris
Membro Veterano
Mensagens: 421
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

domingo ago 15, 2004 10:27 pm

pifo Escreveu:Vai ao norte e come uma boa posta mirandesa e uma francesinha e diz-me depois se ainda queres continuar a ser vegetariana!
pifo, a grande maioria dos vegetarianos adoptou esse regime alimentar por motivos éticos, por se preocupar com o sofrimento animal e a exploração animal que um regime alimentar com carne e peixe implica. Além disso, em termos de paladar, uma dieta vegetariana em nada fica a dever a uma dieta omnívora. O vegetarianismo é excelente, não só do ponto de vista moral e ético, como também do ponto de vista do paladar. Experimente, e verá. ;-)
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

terça ago 17, 2004 3:30 pm

Lote 7 boa tarde!

Em minha modesta opinião primeiro tens que saber o por quê de quereres ser vegetariana? Por questões dietéticas, estéticas, repugna-te o facto de comeres carne devido ao sabor ou o facto de como os animais são tratados até chegar aquele "belo" bife á nossa mesa?
Penso que o primeiro passo é determinares o por quê, ou a origem desse teu desejo!

Segundo: depois de analisares um ou dois pontos (ou mais) que aches que sejam bons motivos para te tornares vegetariana, fazes uma pesquisa na net ou melhor mesmo seria poderes adquirir alguma informação confiável que sustentasse essa tua opção e pesquisavas bem o assunto.

Terceiro: falavas com a tua mãe que tens essa vontade, e mediante a tua pesquisa expunhas-lhe de modo calmo o que te leva a querer experimentar essa alimentação, mas que gostarias de fazer isso com a ajuda de um médico e com a ajuda dela também!
A título de experiência poderiam consultar um médico-nutricionista (ou mesmo até o médico de família para começar) para seres orientada de modo a fazeres um processo gradual por exemplo ir introduzindo aos poucos uma ou outra refeição vegetariana (penso que com 13 anos vais precisar da ajuda da tua mãe neste sentido).

Tens que te lembrar que ainda estás em fase de crescimento e precisas de muitos nutrientes e se fizeres uma eliminação brusca de carne que o teu organismo está habituado a ser suprido poderia ser péssimo para tua saúde: baixa de glóbulos vermelhos, ferro, vitamina B12 e B6... degenerariam numa grave anemia e pode ser fatal! Por isso é natural que a tua mãe se preocupe contigo, as mães preocupam-se com a nossa alimentação porque querem que sejamos adultos saudáveis e capazes! ;)
E olha, não sou mãe, por isso não penses que estou a ser tendênciosa!

Mas estou aos poucos a mudar os meus hábitos alimentares, já há uns anos para cá tenho estado a inserir na minha alimentação, refeições vegetarianas: tive que me familiarizar com a soja, o seitan o tofu ... e mais uma série de combinações de pratos para alimentar-me de forma mais saudável e nutritiva! Minha transição tem sido lenta devido a alguns problemas de saúde que tive na infância (anemia, que os médicos ficaram a pensar que tinha leucemia qd dei entrada no hospital!) e naquela altura não tinha nenhuma ideia sobre vegetarianismo por isso não foi por falta de carnes vermelhas e brancas que me tornei anémica; mas levei muitas injecções de ferro.

Hoje devido a problemas gastro intestinais, meu médico disse-me para limitar o consumo de certas carnes ao mínimo dos mínimos; mas lá está estou a ser acompanhada por um médico e estou a melhorar dos meus males do estômago!

Por isso o principal quando tomemos decisões, como tu queres tomar, tão cedo na vida é primordial contar com o apoio e ajuda dos pais e o acompanhamento de um profissional (médico)!

Pensa bem e seja qual for a tua decisão, fala sempre com os teus pais, sabes é que eles são realmente os nossos melhores amigos! E se queres fazer uma alimentação saudável, pensa também nos benefícios dessa alimentação também para os teus próprios pais e quem sabe após os alertares para certos assuntos eles próprios também não se interessem pelo assunto e acabam por também informar-se, ajudando-te ainda mais?

Desculpa o testamento, e fica bem! ;) 8)
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça ago 17, 2004 7:04 pm

tigris Escreveu:
pifo Escreveu:Vai ao norte e come uma boa posta mirandesa e uma francesinha e diz-me depois se ainda queres continuar a ser vegetariana!
pifo, a grande maioria dos vegetarianos adoptou esse regime alimentar por motivos éticos, por se preocupar com o sofrimento animal e a exploração animal que um regime alimentar com carne e peixe implica. Além disso, em termos de paladar, uma dieta vegetariana em nada fica a dever a uma dieta omnívora. O vegetarianismo é excelente, não só do ponto de vista moral e ético, como também do ponto de vista do paladar. Experimente, e verá. ;-)
Cara Tigris,
Não tente calçar um sapatinho fino, num pé (mais a puxar pr'ó casco), cheio de joanetes.

Que bicho de 7 cabeças à volta deste assunto. Não faltam por aí pessoas anémicas que são tudo, menos vegetarianas.
A anemia resulta de uma carência geral em vitaminas e não da ausência de ingestão de carne.
Curiosamente, desde que as pessoas vivem para comer em vez de comerem para viver, que se registam muito mais doenças a nível de carências nutricionais.
Cortar radicalmente na carne, não tem problema nenhum. Problema é a maior parte das pessoas, hoje em dia, não obedecerem às necessidades reais do organismo.
A vitamina B12, por ex., encontra-se facilmente na levedura de cerveja, que para além de muito rica em proteínas, é rica em todas as vitaminas do complexo B. Umas colheradas por dia e iam ver o bem que lhes fazia - perdoa-se o mal que sabe, pelo bem que faz - e isto, é comer para viver.. e viver bem!
As leguminosas, os hidratos de carbono, os legumes, os frutos, são tudo o que o nosso corpo necessita e nem precisei referir a carne, ou o peixe.

É o nosso corpo que precisamos alimentar/nutrir e não a nossa mente!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”