Carne biológica

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda ago 16, 2004 5:33 pm

O recente aumento de interesse pela agricultura biológica, em Portugal e no mundo, justifica a presença de carnes produzidas sob modo de produção biológico, no projecto pasto real.
A agricultura biológica surge no século passado como resposta aos problemas criados pela agricultura convencional (excedentes, resíduos, vacas loucas, contaminação...), tentando abrir um caminho para o futuro. Este modo de produção fundamenta-se na procura de soluções para os crescentes problmeas económicos, ambientais, sociais e de qualidade dos alimentos.
Desde 1991, a produção biológica na UE está definida pelo reg. (CEE) 2092/91. segundo este regulamento, todo o produto vendido com referência ao modo de produção biológico, deve cumprir esta legislação.
A carne biológica Pasto Real provem de explorações extensivas portuguesas, que praticam o modo de produção biológico. Estes produtores, criam os seus animais recorrendo a métodos naturais, nomeadamente:
:arrow: Sem a utilização de pesticidas, herbicidas, adubos químicos, promotores de crescimento, hormonas, organismos genéticamente modificados, antibióticos, produtos de origem animal, entre outros.
:arrow: É garantido o bem estar animal, e não são permiotidas criações intensivas, sem pastagens.
Carne biológica é aquela que é obtida de animais criados em explorações biológicas, ou seja: que não utilizam qualquer produto de síntese química, OGMs, antibióticos ou hormonas e que recorrem a práticas extensivas de criação dos animais em regime livre.
Os produtos da agricultura biológica são cultivados e criados sem a utilização de agro-químicos e fármacos de síntese química, o que promove a fertilidade natural dos solos, a saúde dos animais e a eficiência dos ecossistemas. Entre os efeitos benéficos da agricultura biológica encontram-se:
:arrow: A redução da quantidade de produtos químicos na nossa alimentação, com efeitos claros na saúde.
:arrow: A suspensão dos efeitos de poluição química e de lixiviação azotada dos solos, com consequências directas na qualidade dos nossos recursos hídricos.
:arrow: A preservação da saúde das gerações futuras, optando por soluções a longo prazo para os problemas agrícolas.
:arrow: A promoção do desenvolvimento da sociedade rural.
:arrow: A produçãod e alimentos mais sãos.
:arrow: A melhoria da qualidade dos solos.
:arrow: A criação de habitats mais sãos para os homens, os animais e os vegetais, em que o equilíbrio dos ecossistemas está à cabeça da lista de prioridades.
:arrow: A garantia de um sistema económico que, embora seja inicialmente mais moneroso, contitui uma solução menos cara à sociedade, em termos de saúde, do que a alimentação proveniente da agricultura convencional.
Este texto foi retirado de um folheto propaganda da "Carne Biológica Pasto Real".
Será que é uma boa opção para aqueles que, devido aos maus tratos infligidos aos animais, querem deixar de comer carne mas que, por razões de força maior, não o podem fazer?
Será uma boa forma de comer carne na transição de omn+ivoro para vegetariano?
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 17, 2004 9:04 am

Penso que a carne biológica bem como frutas e legumes de agricultura biológica deveriam de ser sempre uma alternativa mais sudável para qualquer um e não só para quem quer passar a ser vegetariano!
O problema é sempre o mesmo devido aos maiores cuidados que há e o não fazer uma criação extensiva, muitas vezes encarece os produtos e mesmo com muita boa vontade e desejo de fazer o melhor por nós próprios e pelo ambiente a maioria das famílias não pode suportar os custos que implicam uma alimentação saudável! :|

Vejo por mim, muitas vezes via-me grega para encontrar seitan, tofu, e produtos hortícolas de cultura biológica (ex. agriões) ... tinha de recorrer praticamente aos mesmos sítios (Celeiro ...) para comprar tais artigos de consumo e sujeitar-me aos preços vigentes, mas hoje já as grandes superfícies já estão também a difundir tais produtos e a concorrência tem feito com que os preços também fiquem mais acessíveis! Já há supermercados que disponibilizam um vasto leque de variedades (passo a propaganda por exemplo o supermercado do Corte Inglês) que está muito bem apetrechado de comida saudável para todos os gostos! Mas mesmo assim este tipo de alimentação é mais custoso para a maioria das pessoas e o processo de aprendizagem para se fazer o equilíbrio dos nutrientes essenciais ao nosso organismo também demora tempo e a maioria das pessoas hoje vive numa asáfama e sempre a correr que acabam por ir roubar tempo ás coisas que deveriam de ser primordiais: tempo de qualidade com os filhos ou pais idosos e no preparo das refeições!

Não sei se viu um programa ontem que deu na SIC notícias, eu só apanhei da parte em que falavam das lutas de cães até o fim e fiquei completamente enjoada. O programa mostava como era simples arranjar um Pittbull e entrar no circuito das brigas de cães, falava da criação de animais para o comércio das peles, dos animais selvagens que as pessoas teimam em ter como animais de estimação e depois os abandonam, animais abandonados e mal tratados pelos circos (imagina que estava um urso num abrigo que se chama "arca de noé" que era cego porque durante 20 anos nunca foi lavado e vivia numa jaula pequena e pouco ventilada, vivendo encima dos próprios dejectos que devido aos gases e falta de aceio provocou-lhe cegueira, nojento!) ... enfim um festival de misérias tudo passado mesmo aqui ao nosso lado (Espanha).
Dormi mal e ainda tenho os guinchos das martas metidos na cabeça e o estado de stress em que viveram toda a sua curta vida: desde implantes para crescerem mais depressa até serem mortas dentro de uma caixa com dióxido de carbono... só de estar a escrever já estou lavada em lágrimas e a bilis na boca; e o senhor que fazia aquela exploração a dizer que antes das vacas loucas a carne dos animais era vendida para ser transformada em ração para animais (vacas, gailhas, porcos...) dá para imaginar a qualidade da carne que consumimos, não dá?
Sinceramente não sei até que ponto tal carne ainda não continua a ser vendida para esse fim, aquele senhor poderia não a vender por qualquer motivo, mas acredito que haja quem o faça...

Digo que só ver aquelas imagens para mim é um grande incentivo a continuar no meu esforço para ser vegetariana e compensa o tempo que perco a mais para me inteirar com os valores nutricionais para confecção da comida...

Desculpem o testamento, mas hoje estou mesmo revoltada! :(
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça ago 17, 2004 10:03 am

Realmente o grande problema da comida biológica é ser... como dizer delicadamente... cara.
No entanto, para quem tiver disponibilidade tenho aqui a morada das lojas onde se vende a "carne biológica". Psso enviar por pm a quem quiser. ;)
Não vi a reportagem de ontem, mas não me devia trazer novidade nenhuma. É só pesquisar um poucochito na net que se encontra coisas equivalentes. Estará a reportagem gravada no site da sic?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 17, 2004 1:29 pm

:arrow: A suspensão dos efeitos de poluição química e de lixiviação azotada dos solos, com consequências directas na qualidade dos nossos recursos hídricos.
Também se podia pegar nas outras, mas esta então é de uma pessoa se mijar a rir :lol:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 17, 2004 2:11 pm

SeaLords Escreveu:

Também se podia pegar nas outras, mas esta então é de uma pessoa se mijar a rir :lol:
Ora aqui está uma intervenção extremamente elucidativa :roll: SeaLords, não se importa de partilhar o seu conhecimento sobre este assunto? É que pelo que escreveu não se chaga a lado nenhum...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

quarta ago 18, 2004 9:42 am

OK. Desculpem o atraso, não costumo vir aqui muitas vezes. Nitrato é nitrato, e não interessa se vem do adubo ou do cócó da vaca. Posso-lhe dizer que talvez os maiores problemas de poluição por nitratos na Europa se encontram na Holanda, onde em muitos sítios já é proibido ter vacas e/ou usar estrumes, que foram e são as causas dessa poluição (aliás, nem é preciso ir muito longe. Neste jardim à beira mar plantado já é proibido, nalgumas Zonas Vulneráveis, usar chorumes e as quantidades de estrume permitidas são também limitadas).

Pessoalmente, não acho que a agricultura se divida em "biológica" (o que é isto? até o nome é um bocado ridículo) e a agricultura tradicional, divide-se apenas em boa e má. Relativamente ao caso em questão, há já hoje em dia muita carne de criação extensiva que não é biológica (e mais barata, claro, que isto de levar o rótulo "bio" dá para inflaccionar os preços).
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta ago 18, 2004 11:15 am

Hoje em dia e há muitos anos... séculos.
Os pastores que criam cabras de modo tradicional em regime extensivo aqui pelas serras devem estar a leste...
Nunca se lembraram de "rotular" os cabritos como "biológicos"... :(

Alias, existe um manual das boas práticas agrícolas. Se as normas forem cumpridas, a maioria da agricultura / pecuária tradicional pode ser considerada "biológica".
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta ago 18, 2004 11:25 am

Ainda me lembro da galinha de cabidela "biológica que a minha Avó nos fazia, :p ...
Nem toda a gente pode criar as suas galinhazinhas, o borrego (nham), a bezerrita, as alfaces, cenouras, etc, portanto a agricultura biológica será a maneira de solucionar os problemas de muita gente que quer optar por uma alimentação mais saudável, mas depois é claro abdica-se da promoção do intermarchê e paga-se mais caro. Para prevenir problemas de falsificação de produtos biológicos cria-se a certificação, que apesar de tudo consegue controlar muito bem os produtores, (apesar de algumas ovelhas negras que tendem a desaparecer).

Daniel
SeaLords
Membro Veterano

quarta ago 18, 2004 12:30 pm

fang Escreveu: Hoje em dia e há muitos anos... séculos.
Os pastores que criam cabras de modo tradicional em regime extensivo aqui pelas serras devem estar a leste...
Nunca se lembraram de "rotular" os cabritos como "biológicos"... :(

Alias, existe um manual das boas práticas agrícolas. Se as normas forem cumpridas, a maioria da agricultura / pecuária tradicional pode ser considerada "biológica".
Claro. Quando disse "hoje em dia" era só a questão do rótulo.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 18, 2004 6:05 pm

Toda a produção tradicional devia ter o tal rótulo biológico ou coisa semelhante.

É para defesa do consumidor que não sabe se aquela carne veio do "aviário" de produção em série ou da produção tradicional ao ar livre.

Eu, pe, prefiro carne de porco preto (desde que diga criado em liberdade) a qualquer outra e também prefiro os ovos das galinhas criadas (segundo diz o rótulo) ao ar livre.

Também defendo e sempre defendi que se deve comer menos carne mas é, para mim, um problema saber se estou a adquirir carne de animais criados em cativeiros como nós sabemos que existem ou com um mínimo de condições de vida e de abate.

É que nem todos nós fizemos opções vegetarianas o que não quer dizer que queiramos pactuar com os métodos de criação industrial que por aí se usam.

Para mim, o problema está em quem controla ?

Há não muito tempo foi denunciado na Alemanha que produtos com etiqueta biológica eram, na verdade, produzidos de forma industrial.
A ganância opõe-se.
:(
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 18, 2004 10:09 pm

Já há algum tempo que tentei deixar de comer carne...desisti, gosto demasiado para deixar de comer. Também gosto de comida vegetariana e como regularmente, mas ... cheguei á conclusão que para mim não dá.
Mas, hoje em dia a carne que consumo é de animais criados tradicionalmente (biologicamente diriam alguns), mas não a vendida nos hipers ;) Vou buscá-la directamente aos produtores que ninguém conhece, pessoas que têm a sua quinta com os seus rebanhos
:p Claro está que não dá para comprar só 1 kg de carne, compra-se 1 ou 2 borregos, 1 vitelo a meias com alguém...e enche-se a arca com carninha de animais que viveram saudavelmente, em liberdade e livres de comidas sinteticas. Se fica caro? Fazendo as contas, fica bem mais em conta que a carne mal cheirosa que se vende em alguns hipers.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 20, 2004 3:19 am

nynf Escreveu:
Mas, hoje em dia a carne que consumo é de animais criados tradicionalmente (biologicamente diriam alguns), mas não a vendida nos hipers ;) Vou buscá-la directamente aos produtores que ninguém conhece, pessoas que têm a sua quinta com os seus rebanhos
:p Claro está que não dá para comprar só 1 kg de carne, compra-se 1 ou 2 borregos, 1 vitelo a meias com alguém...e enche-se a arca com carninha de animais que viveram saudavelmente, em liberdade e livres de comidas sinteticas. Se fica caro? Fazendo as contas, fica bem mais em conta que a carne mal cheirosa que se vende em alguns hipers.
Aqui (e não só) estamos de acordo! ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sexta ago 20, 2004 11:46 am

Já que este tópico aborda o tema da carne, deixo-vos aqui uma notícia recente.

População mundial "tem de comer menos carne"

Água existente não chega para manter actual dieta ocidental

A água existente no planeta não será suficiente para que as novas gerações mantenham o actual padrão alimentar ocidental. O alerta é do Instituto Internacional da Água da Suécia (SIWI).

Segundo este instituto, que organiza deste domingo ao próximo sábado, em Estocolmo, uma conferência - "Semana Mundial da Água" -, o crescimento actual da procura de carne e lacticínios é "insustentável".

O Mundo terá, por isso, de alterar os seus padrões de consumo se quiser ter alguma esperança realista de se poder alimentar.

"Será quase impossível alimentar as futuras gerações com a mesma dieta que temos agora na Europa Ocidental e nos Estados Unidos", afirmou Anders Berntell, director do SIWI.

É que os animais precisam de muito mais água do que cereais para produzir a mesma quantidade de alimentos, e será preciso ainda mais água para acabar com a subnutrição e alimentar cada vez mais bocas.

"Com cerca de 840 milhões de pessoas subnutridas ou sem um abastecimento seguro de alimentos hoje em dia, e outros dois mil milhões ou maisÓem 2025, alimentar a crescente população mundial - e encontrar água para produzir esses alimentos - continua a ser um enorme e básico desafio", alerta o SIWI.

in http://sic.sapo.pt/index.php?article=55 ... &area_id=5
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta set 10, 2004 9:45 pm

ladyxzeus Escreveu: Este texto foi retirado de um folheto propaganda da "Carne Biológica Pasto Real".
Será que é uma boa opção para aqueles que, devido aos maus tratos infligidos aos animais, querem deixar de comer carne mas que, por razões de força maior, não o podem fazer?
Será uma boa forma de comer carne na transição de omn+ivoro para vegetariano?
Porquê a transição ? Come-se demasiada carne para uma dieta equilibrada, como era a nossa há 50 anos atrás. Se se comer somente a carne suficiente para uma boa alimentação, não existião problemas.

No entanto devido ao crescimento populacional, dos alimentos de origem vegetal genéticamente modificados já não nos livramos.
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda set 13, 2004 9:12 am

Há algum controlo veterinário nessa "carninha" que compra directamente ao produtor?, não, não há concerteza. Eu também cometo esse tipo de "pecado" quando tenho oportunidade. De férias no Minho como o franguito criado em casa, e o bife do vitelo que se matou há uns dias atrás, mas ninguém me pode garantir que o bicho estivesse saudável (até pode estar aparentemente) pois não existe controlo no momento do abate, o que é OBRIGATÓRIO.
Já algém ouviu falar em HACCP? pois é, pois é!!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”