Corridas de Toiros

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

terça out 26, 2004 11:46 am

Ora bem, não sei se este tópico já foi aqui discutido, mas ando á imenso tempo para colocá-lo...(perdoem-me as pessoas que não gostam e que são defensoras dos animais...)

Apesar de ser uma apaixonada por animais, gosto imenso de Corridas de Toiros...é uma coisa que já vem de família. Desde miúda que me lembro de montar a cavalo, ir a Corridas de Toiros, de ver os toiros no campo...
Sempre me educaram para que fosse uma apaixonada por esta Arte!
Gosto imenso daquela azáfama que envolve as corridas de Toiros...os forcados, os cavaleiros, os toureiros a pé, os toiros, a música, as pessoas...sou uma verdadeira aficcionada da festa brava!

Ensinaram-me que, os denominados Toiros de Lide (os que são lidados em praça) apenas servem para isso mesmo!
As Ganadarias que criam toiros, dão-lhes tudo do bom e do melhor (desde condições no campo, ração, comodidade...) para passados 4, no máximo 5 anos, os venderem para serem lidados em praças de Toiros e posteriormente mortos.

A polémica maior é o facto de, tal como a tradição manda, ser lidado o Toiro em praça, de lhes ser cravádo farpas e do animal sofrer... Ora bem, eu sei que sofre, mas todos nascemos com um fim, e o fim destes animais é mesmo este...serem bem tratados para posteriormente lidados.

Para ser sincera e já que em Portugal (tal como noutros países) existe esta tradição, preferia que eles fossem mortos em praça...assim sofriam muito menos! Caso não saibam, depois de uma corrida, tiram-lhes as farpas, metem-nos de novo no camião e levam-nos para um matadouro onde são abatidos 24horas depois. Muitos deles já doentes e com febre! Raramente é salvo um animal destes...só em casos muito especificos, onde são tratados e voltam de novo para a Ganadaria para servirem de sementais ( Toiros com o fim de cobrirem vacas, para garantir a contínuidade da ganadaria).

Existem imensas coisas contra e a favor para continuar a existir a festa brava, como por exemplo, o dinheiro que a festa brava move, desde ganadarias, cavaleiros, as pessoas que entram na praça para assistir a uma corrida... mas gostaria de saber a vossa opinião acerca deste assunto...pois acredito que, tal como eu, existem imensos aficcionados, que por outro lado, também adoram animais...

( Acho que isto vai gerar polémica... :roll: ) ;)
rfigueiredo
Membro Júnior
Registado: segunda nov 10, 2003 5:52 pm

terça out 26, 2004 4:08 pm

"dão-lhes tudo do bom e do melhor (desde condições no campo, ração, comodidade...) para passados 4, no máximo 5 anos, os venderem para serem lidados em praças de Toiros e posteriormente mortos. " :o

"todos nascemos com um fim, e o fim destes animais é mesmo este...serem bem tratados para posteriormente lidados." :o

"existe esta tradição, preferia que eles fossem mortos em praça...assim sofriam muito menos!" :o ...é tudo relativo não é? :evil:
:o :o

...sem comentários.......... :evil:
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

terça out 26, 2004 4:42 pm

Deveria ter consultado topicos anteriores, agora prepare-se para "ouvir" das boas enquanto os mais batidos nisto vão comendo as tradicionais pipocas. Há certas opiniões que aqui nunca são respeitadas!
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

terça out 26, 2004 7:59 pm

À com cada uma... vir para um forum cujo o titulo é "direitos dos animais" dizer que ...

".. como a tradição manda, ser lidado o Toiro em praça, de lhes ser cravádo farpas e do animal sofrer... Ora bem, eu sei que sofre, mas todos nascemos com um fim, e o fim destes animais é mesmo este...serem bem tratados para posteriormente lidados.."

"...a favor para continuar a existir a festa brava, como por exemplo, o dinheiro que a festa brava move.."

Querida forista diga me sinceramente GOSTA de animais????
Bem acho que vou ficar por aqui...

:evil: :evil: :evil:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça out 26, 2004 9:14 pm

Nota para melisaa (se quiserem a minha opinião, ou não, procurem num rópico lá mais abaixo chamado "touradas"): o facto de um fórum ser de "direitos dos animais" não implica que os seus intervenientes gostem de animais ou respeitem os seus direitos. Todos são livres de argumentar, até aqueles que não está notóriamente identificados com o tema em questão.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça out 26, 2004 11:47 pm

Eu quanto a touradas não percebo nada.
Quanto aos toiros, já deixei a minha opinião.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 37&start=0

Não sou apreciador dessas lides, mas há coisas mais graves com que pouca gente se preocupa. Acho eu...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta out 27, 2004 1:53 am

Para ser sincera e já que em Portugal (tal como noutros países) existe esta tradição, preferia que eles fossem mortos em praça...assim sofriam muito menos!
Com esta parte concordo totalmente. Mas, pelos protestos que vejo a Barrancos, estou convencido que muitos defensores dos direitos dos animais lutarão até à morte para que o touro sofra depois da tourada. Depois da tourada é que o touro sofre mais, pois é quando o corpo arrefece que surge a febre, as dores fortes e as infecções.
Última edição por FBC em quarta out 27, 2004 11:35 am, editado 1 vez no total.
Ana_Bela
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 8:48 am

Eu sou livre de dar a minha opinião...não venho para aqui para ser criticada! Se assim não fosse, tinhamos todos os mesmos gostos, as mesmas ideias e opiniões! :evil:

Só pedi a vossa opinião acerca do Assunto, se gostam ou não gostam e o que acham acerca do mesmo, não pedi opinião acerca do QUE EU GOSTO OU NÃO!

Enfim...no comments! :x
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta out 27, 2004 4:05 pm

Ana_Bela quando uma pessoa expõe os seus gostos tambem tem de se preparar para ouvir gostos contraditórios, por outro lado se tem liberdade de expor os seus gostos tambem tem de ter a capacidade de entender que os outros tem total liberdade de critica.la.
Eu em relação a touradas sou contra mas nao sou radical, isto é ao ser contra simplesmente nao assisto na tv nem me dirigo a um sitio onde estas decorram.
Ás touradas so assiste quem quer, voce tem a sua opiniao e como voce muita gente tem basta ver a quantidade de pessoas que assiste.
So lhe deixo uma pergunta que se quiser responde ou nao...
No caso das touradas, vale a pena sacrificar um animal para divertir uma serie de pessoas?

Rita
Ana_Bela
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 4:51 pm

Eu aceito a opinião dos outros foristas, mas uma coisa é falarem sobre o tema, outra é sobre os meus gostos...

..."No caso das touradas, vale a pena sacrificar um animal para divertir uma serie de pessoas? ..."

A questão que põe aqui pode ser encarada de muitas formas. As corridas de toiros existem em Portugal há muitos muitos anos e tornaram-se, sem dúvida, uma tradição secular e uma arte (para alguns), mas para os defensores dos animais, apenas vêem como um espectáculo bárbaro onde toda a gente se diverte com um toiro!
Eu gosto de animais, mas tal como disse, isto é uma tradição de familia...eu podia ter uma opinião contrária, mas não tenho porque gosto de ver! Para ser o mais sincera possível, até preferia que as corridas fossem apenas de forcado para toiro, sem farpas, sem dores...mas a tradição assim o manda! Só gosta quem quer, ninguém obriga ninguém a ver!

Agora uma outra pergunta, mas isto para os foristas em geral:

Se há tanta gente contra, porque é que continuam a realizar-se Corridas de Toiros?
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quarta out 27, 2004 4:57 pm

Ana_Bela Escreveu: Apesar de ser uma apaixonada por animais, gosto imenso de Corridas de Toiros... (...)

(...) Ora bem, eu sei que sofre, mas todos nascemos com um fim, e o fim destes animais é mesmo este...serem bem tratados para posteriormente lidados. (...)

(...) depois de uma corrida, tiram-lhes as farpas, metem-nos de novo no camião e levam-nos para um matadouro onde são abatidos 24horas depois. Muitos deles já doentes e com febre!

(...) tal como eu, existem imensos aficcionados, que por outro lado, também adoram animais...
Há pessoas muito doentes, realmente! Como é possivel gostar de uma "arte" que envolve sofrimento desnecessario a outro ser?
Como é que alguem tem a LATA de dizer que gosta de animais e depois vem para aqui dizer que sabe bem que o touro fica a morrer aos bocados, com dores e febre, a implorar que a morte o liberte do sofrimento?
Como é que alguem tem o DESPLANTE de dizer que os animais nasceram para esse fim e mais - requintes de 1 mente perturbada - desculpar-se comparando diferenças de destinos que a vida nos oferece...

pois fica sabendo que o touro de lide tem ja o seu destino marcado, como tao bem apregoas - que é morrer a ser espetado para o riso alarve de quem assiste! O teu destino nao sei qual é, mas certamente muito diferente do teu amigo touro.

Mas olha, faz um exercicio mental: fecha os olhos, imagina que és o touro no meio da praça, ao teu redor está uma multidão babosa, a rir, a gritar, a fazer "hurra" e de repente, com a rapidez de um raio, sentes uma farpa a perfurar-te o dorso... nao entendes o que aconteceu, mas dói muito... vê o sangue a jorrar - é o teu sangue. E entao conseguiste?? pois, nao te doeu, nao é? imaginar é muito diferente de VIVER NA PELE. podemos imaginar que estamos na polinesia francesa, mas se abrirmos os olhos estamos num escritorio barulhento e cheio de fumo!

Gostava apenas de te dizer que, lá por teres sido ensinada a gostar disso, nao precisas de te comportar como uma "macaca de imitação", convinha que pensasses por ti e nao pelo que os outros te manipulam a ser.

As pessoas revoltam-se com a tourada bem como com o trafico de animais (e por aí adiante) mas a tourada é, por assim dizer, o ultimo dos espectaculos de entretenimento cuja finalidade é pura e simplesmente o jorrar sangue de inocentes.

Opinaste a tua opiniao e nao queres acarretar com as consequencias... paciencia, ouves na mesma.
Última edição por deinhac em quarta out 27, 2004 5:16 pm, editado 1 vez no total.
deinhac
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 5:14 pm

Ana_Bela Escreveu: a tradição assim o manda!
essa ja nao pega... mas na falta de argumentos, é o que se encontra, nap é?
Ana_Bela Escreveu: Só gosta quem quer, ninguém obriga ninguém a ver!
pois, mas o touro tá lá obrigado! Ele já nao pode recusar assistir, coitado, porque quer queira quer nao, é o personagem principal. Depois temos o toureiro, que é o bobo da corte, ou o traveca disfarçado, como queiram.
TYPHOON
Membro
Registado: sábado jul 31, 2004 6:34 pm

quarta out 27, 2004 5:30 pm

[quote=deinhac]
[quote=Ana_Bela]
a tradição assim o manda! [/quote]

essa ja nao pega... mas na falta de argumentos, é o que se encontra, nap é?

[quote=Ana_Bela]
Só gosta quem quer, ninguém obriga ninguém a ver! [/quote]
pois, mas o touro tá lá obrigado! Ele já nao pode recusar assistir, coitado, porque quer queira quer nao, é o personagem principal. Depois temos o toureiro, que é o bobo da corte, ou o traveca disfarçado, como queiram.
[/quote]
É como na televisão onde há programas que só vê quem quer no entanto nem deviam existir e muita gente se insurge contra eles tal como as Touradas. Essas tambem não deviam existir. Não, o Touro não nasceu para ser Toureado, os bujeços é que assim decidiram e se falarmos em tradições então não tinhamos evoluido em nada.Era tudo no antigamente e nem computadores haveriam para vir para aqui dizer tremendos disparates. :roll:
Li este poema há uns meses atrás e gostei muito e é muito verdadeiro quando se refere a uma valente covardia.
http://www.patasebigodes.com/forum/viewtopic.php?t=118

TF
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta out 27, 2004 9:05 pm

Deinhac vê-se que acabou de tirar um curso de boas maneiras, mas o seu ataque é pessoal ou contra as touradas??? É que afinal a demente parece ser V.Exa, isto há com cada um, comporte-se e aguente-se porque não é crime haver touradas, e mais pelo que leio vejo que nunca assistiu a touradas, pois eu nas que vi, não me lembro de ver pessoas com a imagem que está a tentar propagandear, eu vejo pessoas, que gostam de um espectáculo nobre e artístico, em que se valoriza o rigor dos executantes, e não um freak show, para pessoas com o seu nível (nada de confusões isto não é uma distinção social)

Cumprimentos,

Daniel

P.S. Já vi que há "membros" do forúm com uma forte tendência para a propaganda, é melhor reflectirem um pouco.
deinhac
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 10:21 pm

oh, pah, achas que nao tive maneiras? pois nao me parece nada, ja estou é farta desta gente que não vê diante dos olhos, que estão cegas de egoísmo, que não conseguem por-se no lugar dos outros, não têm compaixão, não têm piedade, nada! :evil: são pessoas que não vêm para além do seu proprio umbigo, só lhes interessa a sua propria satisfação pessoal! Já basta!!!!

e olha, eu já vi sim, os olhos e o riso demente de quem assiste à tourada, cada um vê à sua maneira, não é? pois é isso que eu sinto destas pessoas, que são todas muito boas pessoas, mas que sentadinhas e bem comportadinhas revelam o seu gosto sanguinario. Mas há duvidas de que estão ali para ver sangue?? porque raio inventaram as farpas e aquela coisa toda de espetar o touro, etc?? que raio de espectaculo termina com a fatiota de um tipo toda manchada de sangue (que nao é dele, é de outro ser!)??? isso, que eu saiba , só nos matadouros!!! e o que se passa lá não é para entretenimento de ninguem, é um trabalho horrivel - acredito piamente que quem la trabalha funcione à base de prozacs...

Há quem goste de ver filmes snuf, pois a tourada é um filme desses ao vivo!Quem gosta de sangue é que é demente.
Bloqueado

Voltar para “Direitos dos Animais”