Apesar de ser uma apaixonada por animais, gosto imenso de Corridas de Toiros...é uma coisa que já vem de família. Desde miúda que me lembro de montar a cavalo, ir a Corridas de Toiros, de ver os toiros no campo...
Sempre me educaram para que fosse uma apaixonada por esta Arte!
Gosto imenso daquela azáfama que envolve as corridas de Toiros...os forcados, os cavaleiros, os toureiros a pé, os toiros, a música, as pessoas...sou uma verdadeira aficcionada da festa brava!
Ensinaram-me que, os denominados Toiros de Lide (os que são lidados em praça) apenas servem para isso mesmo!
As Ganadarias que criam toiros, dão-lhes tudo do bom e do melhor (desde condições no campo, ração, comodidade...) para passados 4, no máximo 5 anos, os venderem para serem lidados em praças de Toiros e posteriormente mortos.
A polémica maior é o facto de, tal como a tradição manda, ser lidado o Toiro em praça, de lhes ser cravádo farpas e do animal sofrer... Ora bem, eu sei que sofre, mas todos nascemos com um fim, e o fim destes animais é mesmo este...serem bem tratados para posteriormente lidados.
Para ser sincera e já que em Portugal (tal como noutros países) existe esta tradição, preferia que eles fossem mortos em praça...assim sofriam muito menos! Caso não saibam, depois de uma corrida, tiram-lhes as farpas, metem-nos de novo no camião e levam-nos para um matadouro onde são abatidos 24horas depois. Muitos deles já doentes e com febre! Raramente é salvo um animal destes...só em casos muito especificos, onde são tratados e voltam de novo para a Ganadaria para servirem de sementais ( Toiros com o fim de cobrirem vacas, para garantir a contínuidade da ganadaria).
Existem imensas coisas contra e a favor para continuar a existir a festa brava, como por exemplo, o dinheiro que a festa brava move, desde ganadarias, cavaleiros, as pessoas que entram na praça para assistir a uma corrida... mas gostaria de saber a vossa opinião acerca deste assunto...pois acredito que, tal como eu, existem imensos aficcionados, que por outro lado, também adoram animais...
( Acho que isto vai gerar polémica...