Ajuda, cavalos ao relento...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
nilo
Membro Júnior
Registado: sexta dez 14, 2001 2:25 pm

sábado dez 11, 2004 4:11 pm

olá boa tarde

Venho por este meio saber se me podem ajudar neste caso. É q ao lado de minha casa, num terreno q nem sei se dono tem, encontram-se 2 cavalos há aproximadamente 1 mês, ao relento, ao gelo q tem estado,sem água para beber e comida, essa já tinha acabado, não fossem uns vizinhos a mudar os cavalos de sítio, pois já tinham comido todo o pasto ao seu redor. Enfim uma dor sempre q olho para os pobres bichinhos. Queria denunciar o caso, visto não sabermos quem é o dono e este bem merecer um castigo.
Conseguem ajudar-me?
Obrigada
Joana
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sábado dez 11, 2004 11:42 pm

nilo,
Na tv foi denunciada uma situação desde genero á um certo tempo mas esses cavalos, os da entrevista foram resgatados das más condiçoes, a imagem deles fazia impressao, eram pele e osso!
Talvez deve-se dizer em que sitio se encontram os cavalos, para os foristas se localizarem e tentar ou nao ajudar!
Penso que pode denunciar essa situação junto da Associação Protectora dos animais penso eu que eles se debruçam sobre os animais em geral nao apenas com cães e gatos.
Note que é de extrema importancia saber se os animais tem dono ao nao, porque no caso de se arranjar alguma forma de os tirar de lá, o dono pode considerar que ocorreu um furto e denunciar as autoridades.

Boa sorte e vou passar o apelo aos meus contactos
nilo
Membro Júnior

segunda dez 13, 2004 9:18 am

Olá
Obrigada, mas o caso já está a ser resolvido
Contactei a Animal e eles foram lá ontem ao local, deram conhecimento à GNR e ainda hoje vão ser retirados de lá. Nestes casos eles costumam levar os animais para o Parque Biologico de Gaia, lá são bem tratados.
Qt ao dono, azar o dele, chegar lá e já lá não estarem ;)

Amanhã já terei + noticias

Bjs
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda dez 13, 2004 10:56 am

nilo agradecia-lhe que fosse dando noticias, dos cavalos, espero que agora tenham uma vida realmente feliz.

Bem haja pela sua atitude
nilo
Membro Júnior

quinta dez 16, 2004 10:22 am

Pois é, más notícias....
Enquanto a ANIMAL tratava de tudo com o Parque, o estupor do dono, ou quem os colocou naquele terreno, recolheu-os não sabemos para onde.

E já sei quem avisou o dono.... pois é mas afinal quem bufou, fê-lo com boa intenção. Ou seja, tratasse de um sr. q já tinha manifestado desagrado pela situação, pena dos pobres bichos e q até já me tinha dito q iria chamar a GNR. Pensei q tal ainda nao tinha feito, mas afinal já e antes de eu falar com a ANIMAL, mas a GNR pelos vistos nada fez.
Então, procurou saber onde o tal dono mora e foi lá, falou-lhe das miseráveis condições em q se encontravam os pobres animais e assustou-o dizendo q até já lá tinham andado ciganos a querer levar os cavalos e q a GNR tb já lá tinha ído. O dono ficou alarmado e até disse q um dos cavalos está legalizado/registado mas outro não e então foi lá buscá-los.

Que azar, eu sei q o sr. queria ajudar os cavalos, mas assim só os tirou de lá. Pois acredito q estejam nas mesmas condições mas noutro local..... espero q não.

Agora não sei se sabendo a morada do dono, a ANIMAL pode fazer alguma coisa, tipo assustá-lo com o aviso de q vao estar de olho nele caso não trate bem os animais.... não sei

JC
nilo
Membro Júnior

quinta dez 16, 2004 10:23 am

Pois é, más notícias....
Enquanto a ANIMAL tratava de tudo com o Parque, o estupor do dono, ou quem os colocou naquele terreno, recolheu-os não sabemos para onde.

E já sei quem avisou o dono.... pois é mas afinal quem bufou, fê-lo com boa intenção. Ou seja, tratasse de um sr. q já tinha manifestado desagrado pela situação, pena dos pobres bichos e q até já me tinha dito q iria chamar a GNR. Pensei q tal ainda nao tinha feito, mas afinal já e antes de eu falar com a ANIMAL, mas a GNR pelos vistos nada fez.
Então, procurou saber onde o tal dono mora e foi lá, falou-lhe das miseráveis condições em q se encontravam os pobres animais e assustou-o dizendo q até já lá tinham andado ciganos a querer levar os cavalos e q a GNR tb já lá tinha ído. O dono ficou alarmado e até disse q um dos cavalos está legalizado/registado mas outro não e então foi lá buscá-los.

Que azar, eu sei q o sr. queria ajudar os cavalos, mas assim só os tirou de lá. Pois acredito q estejam nas mesmas condições mas noutro local..... espero q não.

Agora não sei se sabendo a morada do dono, a ANIMAL pode fazer alguma coisa, tipo assustá-lo com o aviso de q vao estar de olho nele caso não trate bem os animais.... não sei

JC
nilo
Membro Júnior

quinta dez 16, 2004 10:25 am

Aqui vai uma carta da ANIMAL sobre o assunto:

Caras/os amigas/os,

A ANIMAL recebeu ontem uma denúncia de que, em Leça do Balio (Matosinhos), num terreno, estavam dois cavalos em muito mau estado. Ao deslocarmo-nos ao local, concluímos que dois cavalos estavam aparentemente abandonados numa área de terreno pequena, de livre acesso, sem terem já ervas para comer e sem qualquer água. Presos por cordas, estes dois cavalos estavam, segundo o que nos foi dito, há mais de dois meses nestas condições, expostos ao frio e à chuva. Os cavalos estavam muito magros e tinham problemas de pele e queda de pêlo, o que se deve ao estado de subnutrição em que estavam.

A ANIMAL pediu o apoio da GNR, que enviou uma patrulha para o local, para tomar conta da ocorrência. Preparámos para hoje a apreensão destes animais, com o intuito de os enviar para o Parque Biológico de Gaia, onde poderiam ser recuperados e terem a oportunidade de terem uma vida boa, segura e feliz. Contudo, o Parque Biológico de Gaia já não tem condições para receber mais cavalos e, entretanto, estes cavalos foram retirados do local em que estavam, sem que tenhamos percebido quem o terá feito e sem que alguém tenha visto quem e para onde o fez. Estamos a tentar descobrir para onde terão sido levados, mas tudo indica que perdemos a possibilidade de salvar estes animais porque não tivemos local para onde os enviar imediatamente na tarde de ontem, tendo tido que esperar por um contacto com o Parque Biológico de Gaia, que só hoje se pôde estabelecer. Entretanto, o próprio Parque já não pode receber mais equídeos.

Assim, escrevo a todas as amigas e amigos do Grupo de Activismo da ANIMAL e das listas Animalista, Tauromafia e AntiTouradas para perguntar se algum/a de vós – ou alguém que algum/a de vós conheça – tem condições e disponibilidade para, sempre que a ANIMAL encontrar cavalos, burros e outros equídeos em situações de risco, receber estes animais depois de nós desencadearmos a apreensão destes. Agradeço a quem tenha uma resposta positiva a este apelo que me comunique, através do [email protected], a disponibilidade para receber animais destas espécies (ou, para os mesmos efeitos, se tiverem disponibilidade para receberem vacas, bois, cabras, bodes, ovelhas, porcos, galinhas, patos e outros animais de quinta), em que condições, se têm meio para os transportar, e em que zona do país os pode recolher.

Estes elementos são muito úteis para podermos salvar a vida de muitos animais que estão em situações deste tipo, que chegam frequentemente ao nosso conhecimento. Acreditem que, na maior parte dos casos, o trabalho fácil para a ANIMAL é despoletar e coordenar a apreensão destes animais, sendo a parte verdadeiramente difícil garantir o acolhimento para estes. Por isso, agradeço muito se alguém nos puder ajudar.

Ressalvo, por último, que, embora a ANIMAL normalmente não esteja muito vocacionada para tomar directamente conta de situações de abandono, negligência e maus tratos de animais, a verdade é que, por um lado, tentamos fazê-lo sempre que podemos, e, por outro lado, quando estas situações afectam animais cujas características dificultam o seu acolhimento pela parte das associações de protecção dos animais que se dedicam mais à protecção de cães e gatos, a ANIMAL faz um esforço maior para tentar ajudar estes animais cuja protecção é mais complexa.

Muito obrigado pela vossa atenção,

P´la ANIMAL, Pelos Animais,

Miguel Moutinho

Director Executivo da ANIMAL

================

Tm: (00 351) 96 235 81 83

E-mail: [email protected]

================

ANIMAL

Animal.org.pt

Rua Ferreira Borges, n.º 64 - 3.º

4050-252 Porto

Portugal

Tel.: (00 351) 222 038 640

Fax: (00 351) 222 038 639
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quinta dez 16, 2004 10:46 am

Vivemos num Pais de PORCARIA, e vai-se uma pessoa chatear...
É por isso que cada vez menos as pessoas se interessam com o bem estar dos animais, nao ha nenhuma associação que lute pelos direitos destes!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta dez 17, 2004 12:05 am

AcTiOnGiRl Escreveu: Vivemos num Pais de PORCARIA, e vai-se uma pessoa chatear...
É por isso que cada vez menos as pessoas se interessam com o bem estar dos animais, nao ha nenhuma associação que lute pelos direitos destes!
Se cada pess0oa lutar por estes e não esperar que existam associações a lutar por elas... concerteza estaríamos melhor.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 10:07 pm

CasadeAnaval Escreveu:

Se cada pess0oa lutar por estes e não esperar que existam associações a lutar por elas... concerteza estaríamos melhor.
O problema é quando uma pessoa luta mas em vão... Se é que me entende... :?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta dez 31, 2004 9:21 am

Eu tenho receio das pessoas amadoras que tentam ajudar animais, sei que o fazem de boa vontade mas muitas vezes fazem pior a emenda que o soneto. E nem me refiro a este caso, mas a vários inclusivé na arca que levam ao fim dos animais...

... e irrita-me solenemente que sempre que a animal se decide a ajudar um bicho o faz como um comunicado politico...aproveitamentos...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Xoninhas
Registado: terça jan 04, 2005 7:58 am

terça jan 04, 2005 8:00 am

[quote=CasadeAnaval]
Eu tenho receio das pessoas amadoras que tentam ajudar animais, sei que o fazem de boa vontade mas muitas vezes fazem pior a emenda que o soneto. E nem me refiro a este caso, mas a vários inclusivé na arca que levam ao fim dos animais...

... e irrita-me solenemente que sempre que a animal se decide a ajudar um bicho o faz como um comunicado politico...aproveitamentos...
[/quote]

Pena q essas associações não façam queixa de vcs ... Até mete dó saber q corta as orelhas aos cães q possui ....
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça jan 04, 2005 8:58 pm

Xoninhas Escreveu: Pena q essas associações não façam queixa de vcs ... Até mete dó saber q corta as orelhas aos cães q possui ....
Mais grave é quem castra por dá cá aquela palha... se há algo que altera os animais de facto é a castração...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

quarta jan 05, 2005 2:50 pm

casadiscaes Escreveu:
Xoninhas Escreveu: Pena q essas associações não façam queixa de vcs ... Até mete dó saber q corta as orelhas aos cães q possui ....
Mais grave é quem castra por dá cá aquela palha... se há algo que altera os animais de facto é a castração...
Gonçalo, a castração resolverá os problemas mentais que muitos xoninhas têm???
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”