MOTORISTA DA CARRIS RECUSA ENTRADA DE UM CÃO NO AUTOCARRO!!???

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

isamarchante
Registado: quarta out 06, 2004 10:34 am
Localização: 1 cão Big 1 cadela Nina 1 gato Stuart 1 papagaio sebastião 1 caturra 1 cão da pradaria

terça mar 15, 2005 11:54 am

Ok! Isto passou-se ontem, com uma prima minha, que mora na zona de sintra, e foi a lisboa ver uma amiga, e levou a sua cadela, sem antes porém se informar por telefone, se podia levar oseu cão.telefonou para a empresa que faz, a sua zona até á estação de sintra, e disseram-lhe que sim, desde que o animal fosse com trela, e açaime, que ela nem precisa, pois é muito mansa, o mesmo lhe disse a cp e a carris, até agora tudo bem.preparou a cadela como lhe pediram, até lisboa não teve problemas, na zona de benfica onde ela saiu, ia apanhar o autocarro da carris, o motorista sem educação nenhuma, disse-lhe para ela se pôr na rua com o animal, ela explicou-lhe que tinha telefonado para a carris e que permitiam viagem de animais, devidamente preparados.pois apartir dai só faltou quase bater para pôr as 2 na rua, o motorista chamou a policia, a policia disse que a minha prima tinha razão, mas não podia obrigar o motorista a leva-la com a cadela no autocarro!ela saiu do autocarro foi á esquadra fazer queixa dele, apanhou outro autocarro na mesma paragem, desta vez o motorista, não pôs entraves, a levar o animal.na viagem de regresso, que é daqui a dois dias, esperemos que não haja problemas!mas reamente, desculpem se me alonguei na minha história, mas afinal eles podem ou não andar nos transportes publicos? E se realmente podem, porque á gente tão mal formada, em grandes empresas publicas, que põe os seus preconceitos acima das leis???
-firmuga-
Membro
Registado: sábado ago 14, 2004 5:19 pm
Localização: 1 cão - Golden Retriever; 2 tartarugas de faces rosadas
Contacto:

quinta mar 17, 2005 12:41 pm

Segundo o Artigo 7 da Lei N.º 92/95 12 Setembro os animais podem andar nos transportes públicos...
LEI N.° 92/95 12 DE SETEMBRO
PROTECÇÃO AOS ANIMAIS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Artigo 7.º
Transportes públicos
Salvo motivo atendível - designadamente como a perigosidade, o estado de saúde ou de higiene - os responsáveis por transportes públicos não poderão recusar o transporte de animais de companhia, desde que devidamente acompanhados e acondicionados.
Bernadinha
Membro
Registado: sexta fev 25, 2005 12:15 pm
Localização: Estela (caniche), Leonardo (cocker), Inês (São Bernardo)

segunda abr 11, 2005 7:08 pm

[quote]LEI N.° 92/95 12 DE SETEMBRO
PROTECÇÃO AOS ANIMAIS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Artigo 7.º
Transportes públicos
Salvo motivo atendível - designadamente como a perigosidade, o estado de saúde ou de higiene - os responsáveis por transportes públicos não poderão recusar o transporte de animais de companhia, desde que devidamente acompanhados e acondicionados. [/quote]

Não é engraçado que falem da higiene dos animais, quando muitas vezes eles têm melhor ar e aspecto e CHEIRAM melhor do que algumas pessoas??
taisopr
Membro
Registado: quarta set 08, 2010 11:45 am

domingo set 12, 2010 2:43 pm

Essa situação desagradável aconteceu comigo hoje! O Motorista não me deixou entrar com o meu cão só pq ele estava dentro de um saco (próprio para cães) com o fucinho de fora! RIDICULO ISSO!!! ELE ESTA DESRESPEITANDO A LEI!! Já fiz uma reclamação a Carris e sugiro que se alguem passar pela mesma situação tb faça!!!
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

domingo set 12, 2010 2:53 pm

Julgava que nao se podia viajar em autocarros da scotturb ou carris ou vimeca, etc etc com cães. Pensava que que apenas nos comboios, estive eu e a minha namorada a adiar sempre grandes passeios com a cadela dela porque pensavamos que nao se podia levar a cadela no autocarro :(
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo set 12, 2010 4:17 pm

Mas os cães devem ser acompanhados pela licença camarária, boletim de vacinas, para alem de bem acondicionados ou atrelados e açaimados ;)
taisopr
Membro
Registado: quarta set 08, 2010 11:45 am

segunda set 13, 2010 10:18 am

Para Rafaelmelo
Podem andar em transportes publicos sim! É direito nosso por lei! Se algum dia não me deixarem de novo entrar num autocarro com o cao eu vou chamar a policia!!
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

segunda set 13, 2010 8:10 pm

Okay obrigado pela informação, abdicamos de tantos passeios diferentes por causa do autocarro :(
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

segunda set 13, 2010 8:16 pm

taisopr Escreveu:Para Rafaelmelo
Podem andar em transportes publicos sim! É direito nosso por lei! Se algum dia não me deixarem de novo entrar num autocarro com o cao eu vou chamar a policia!!
Atenção, é direito desde que a pessoa o tenha segundo os trâmites legais e ao referir-se acondicionado e deixando ao critério do motorista a lei permite uma leitura lata.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda set 13, 2010 8:21 pm

VascoMV Escreveu:
taisopr Escreveu:Para Rafaelmelo
Atenção, é direito desde que a pessoa o tenha segundo os trâmites legais e ao referir-se acondicionado e deixando ao critério do motorista a lei permite uma leitura lata.
Verdade!

Há uns tempos atrás também a um cego não foi permitida a entrada num autocarro da carris com o seu cão guia, apesar de estar na lei esse direito, a Carris informou que apesar desse direito que os invisuais têm fica sempre ao critério do motorista, claro que a pessoa em questão apanhou o autocarro seguinte sem quaisquer impedimentos... :roll:
Sónia
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda set 13, 2010 8:24 pm

Rafaelmelo Escreveu:Okay obrigado pela informação, abdicamos de tantos passeios diferentes por causa do autocarro :(
Quanto a mim, fez bem. Não prepare essa viagem de autocarro, em qualquer das empresas que referiu sem se informar muito bem. Se nada mudou, não é permitido viajar em qualquer delas com um cão pela trela. Só dentro de uma transportadora, que é o que se entende por "acondicionado" e mesmo assim, é uma carrada de chatices. Não me atrai nada andar aos solavancos com o cão dentro de autocarros atulhados de gente, onde nem eu gosto de andar sozinha, quanto mais com os bichos.
De comboio, com bilhete, trela, açaime, documentos e boa disposição, viajo regularmente e é um prazer. Até em intercidades :wink: .
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

segunda set 13, 2010 8:27 pm

Se for um cão pequeno, dentro dum saco, não deveria haver problema. Agora um cão de porte médio/grande...é compreensível que não queiram levar..., penso eu.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 8:27 pm

Se for um cão pequeno, dentro dum saco, não deveria haver problema. Agora um cão de porte médio/grande...é compreensível que não queiram levar..., penso eu.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda set 13, 2010 8:29 pm

drilldown1 Escreveu:Se for um cão pequeno, dentro dum saco, não deveria haver problema. Agora um cão de porte médio/grande...é compreensível que não queiram levar..., penso eu.
Lá está a ideia "fica ao critério do motorista" isto é, se tiver mal disposto nem que esteja dentro de uma trasportadora mete as patas no BUS.
S&oacute;nia
drilldown1
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 8:43 pm

O autocarro existe para transpotar pessoas e não os seus animais de estimação.

Por vezes, os transportes públicos vão apinhados, o que não se entende que se deixe de transportar pessoas para transportar cães e ainda por cima de porte médio/grande. Para o animal, tb. parece não ser muito confortável.

Também existe a questão de que as pessoas que vão no autocarro, têm direitos...!!!

PS. Sabia que era permitido transportar animais de companhia em comboios, mas devidamente acondicionados e/ou trela E açaimo. O acompanhante, pagará pelo animal 1/2 bilhete.
Em autocarros, e camionetas não é/era permitido.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”