Ola,
Hoje ao ver um programa de Tv, sobre uma especie de crocodilos Australianos (desculpem mas não me lembro do nome da especie, sei apenas que é a unica especie capaz de viver em agua salgada) deparei-me com uma daquelas questões polemicas e controversas, mas que por outro lado graças a ela aínda não se extinguiu este animal.
Durante anos este crocodilo foi perseguido e capturado, até que em 1971, quando quase estava extinto, entrou em curso a sua preservação.
Instalaram-se na região criadores dessa mesma especie, que compram os ovos aos proprietarios dos terrenos (estes ao vende-los obtem lucros e em vez de se livrarem dos crocodilos nas sua propriedades simplesmente com a destruição dos ovos, vendem e tem lucro).
Os criadores, além de recolocarem alguns dos exemplares no seu habitat natural, mantem a especie, é certo que com interesse comercial, visto a sua actividade ser a comercialização da pele do animal.
Se um por um lado me causa repulsa a utilização dos animais para fins comerciais, pergunto-me se este magnifico exemplar de 2 milhoes de anos não se teria já extinto se não fosse assim.
O animal traz lucro, logo é vital preserva-lo, este é o lema quer dos criadores, quer dos habitantes...
É controverso, pode ate ser chocante, mas a exploração deste animal valeu-lhe a sua não extinção.
Cumprimentos
Quando a sua exploração é o motivo da sua não extinção
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Realmente é um poderoso argumento.
Que, aliás, também se aplica às touradas.
No mundo real é muitas vezes a exploração que permite a sobrevivência.
Será bom querer acabar com a exploração quando sabemos que isso pode provocar a extinção de alguma espécie ?
No caso das touradas - a cujos moldes actuais me oponho - não é só o touro que está em causa.
São milhentas espécies (aves e pequenos roedores e manmíferos) que vivem no seu habitat que também dependem dele...
Se quisermos ser realistas, além de protetores dos animais, talvez tenhamos que pensar mais um pouco antes de optarmos por soluções radicais.
Que, aliás, também se aplica às touradas.
No mundo real é muitas vezes a exploração que permite a sobrevivência.
Será bom querer acabar com a exploração quando sabemos que isso pode provocar a extinção de alguma espécie ?
No caso das touradas - a cujos moldes actuais me oponho - não é só o touro que está em causa.
São milhentas espécies (aves e pequenos roedores e manmíferos) que vivem no seu habitat que também dependem dele...
Se quisermos ser realistas, além de protetores dos animais, talvez tenhamos que pensar mais um pouco antes de optarmos por soluções radicais.
-
- Membro
- Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm
Não é preciso ir para a Austrália, basta ver aqui na Peneda,Gerês a situação do lobo,que por mais que o estado proíba o seu abate a população está cada vez mais mais revoltada contra este magnífico animal, tudo porque as pessoas sentem-se lesadas pelos ataques destes animais ao gado(nem sempre o estado paga as indeminizações), e lá voltamos nós à perseguição de um predador(porque até aposto que já os começaram a caçar na clandestinidade), e isto sempre funcionou e funcionará assim, se um animal dá prejuízo os lesados perseguem-no, se se encontrar uma foma de este animal dar lucro será defendido na região de unhas e dentes.
Mas também não podemos ir contra as pessoas que criam gado nesta região, porque devemos perceber que se nós estivéssemos na situação de ver o nosso sustento ameaçado por um animal, também provávelmente não iriamos nutrir garnde amizade por ele...
Mas também não podemos ir contra as pessoas que criam gado nesta região, porque devemos perceber que se nós estivéssemos na situação de ver o nosso sustento ameaçado por um animal, também provávelmente não iriamos nutrir garnde amizade por ele...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Pois, mas e felizmente o Grupo Lobo está a ter excelentes resultados com a re-introdução de cães de guarda de rebanhos de raças autócnes...FallenAngel Escreveu: Não é preciso ir para a Austrália, basta ver aqui na Peneda,Gerês a situação do lobo,
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro
- Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm
Casadiscães escreveu:
Já tinha ouvido falar deste sucesso, o que me deu satisfação de saber que novamente os cães autócnes estão a voltar à sua função(é sempre bonito ver os cães a trabalhar ao lado do Homem) e a mostrar a falta que fazem.
Uma determinada pessoa entendida nestes assuntos lupinos disse-me que os problemas que estavam a acontecer com os lobos se resolveriam se as pessoas voltassem a adoptar as medidas que perderam tradição devido aos desaparecimento do lobo, tal como usar cães de guarda de gado, mas também me disse que muito do que se atribuía aos lobos algumas vezes era culpa de cães assilvestrados, outras era do interesse dos donos do gado fazerem-se ao subsídeo do governo
Pois, mas e felizmente o Grupo Lobo está a ter excelentes resultados com a re-introdução de cães de guarda de rebanhos de raças autócnes...
Já tinha ouvido falar deste sucesso, o que me deu satisfação de saber que novamente os cães autócnes estão a voltar à sua função(é sempre bonito ver os cães a trabalhar ao lado do Homem) e a mostrar a falta que fazem.
Uma determinada pessoa entendida nestes assuntos lupinos disse-me que os problemas que estavam a acontecer com os lobos se resolveriam se as pessoas voltassem a adoptar as medidas que perderam tradição devido aos desaparecimento do lobo, tal como usar cães de guarda de gado, mas também me disse que muito do que se atribuía aos lobos algumas vezes era culpa de cães assilvestrados, outras era do interesse dos donos do gado fazerem-se ao subsídeo do governo