URGENTE!!CANIL MUNICIPAL DE LISBOA!

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

miss-imani
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2005 11:16 pm

terça dez 06, 2005 1:06 am

olá a todos.
sou nova no fórum, e venho por este meio fazer-vos um apelo

o meu nome é Catarina Morais,sou voluntária da Uz, e resolvir ir hoje mais uma amiga visitar o canil d Lisboa.

em má (ou boa) hora o fizemos...quando chegámos lá deparámo-nos com um cenário grotesco,em que os cães se encontravam numa sala, cada cão com uma pequena "baia" de cerca de 1 m2, presos com uma corrente de cerca de um metro,de onde não se podiam mexer.
havia lá de todo o tipo de cães,rafeiros, de raça,principalmente pit bull.

ora para mim são todos iguais, e acho que todos devem ter as mesmas opurtunidades, sejam lá de que raça, tamanho, cor, feitio forem,mas gostava de fazer um apelo em especial em relação a uma cadela(penso que cadela,eu tava tão enervada que nem reparei bem)boxer, num estado miseravel,(dos que vi pareceu-me o pior caso,pelo menos em termos de urgência) que tinha chegado hoje mesmo.aquele animal para além de esquelético e provavelmente com muitos probelmas de sáude,estava sem qualquer tipo de vida nos olhos,sem qualquer tipo de esperança.

e é a esperança que me move a vir aqui comunicar-vos isto.esperança de que alguem possa fazer algo por este animal, algo que akela gente, por quem se dá o nome de médicos veterinários, funcionarios e dirigentes da câmara não foram capazes de sequer tentar. aquele animal precisa de cuidados veterinários urgentes e não os vais ter. a única coisa que irá usufruir é da sua dose de eutasil daqui a 8 dias. ela e muitos outros que lá entram diariamente.os pits já nem de lá saem, segundo me disse o funcionário.

infelizmente não tenho nenhuma fotografia,mas penso que poderão imaginar o estado.é de cor camurça,com algum branco, e já foi provavelmente a melhor amiga de alguem, ou a grande companheira.agora é apenas aos olhos de muitos simples "lixo"

por favor, divulguem este caso ao maior número de pessoas possivel. vamos tentar dar um resto de vida digna pelo menos aquele animal.
sei que não podemos salvar os cães todos...mas podemos tentar salvar alguns.e ai a nossa luta não será inglória.

para que todos possam ter uma vida digna
catarina morais
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça dez 13, 2005 11:48 am

Sei que o canil,de Lisboa não é ficção é pura realidade.

Realidade grotesca e desumana para com os animais.

Vou divulgar, e só espero que ponham fim aquele mísero espaço de tortura dos animais algum dia!

Os vets que lá trabalham deveriam contribuir para o bem estar dos animais enquanto lá estão e preservar quer a saude quer a vida, recorrendo a adopções fazendo o que alguns fazem em canis municipais , não sendo bons , fazem os possiveis e impossiveis para que haja alguma dignidade nesses canis.

Para isso é preciso ser vet , mas com letra grande, que faça o seu trabalho como lhe compete, que é acima de tudo preservar a vida do animal.

È preciso denunciar, é preciso fazer alguma coisa!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
manchinha
Membro Veterano
Registado: segunda set 20, 2004 11:13 pm
Contacto:

quinta fev 02, 2006 8:08 pm

Enviei na 4ª feira um email ao vereador Pedro Feist criticando o modo como tratam os animais neste canil. Podem tambem o fazer, pois quantas mais reclamaçoes ele receber, mais ele tera que agir. Aqui vai o meu email

Boa Tarde

Agradecemos o seu e-mail e informamos que o mesmo foi encaminhado para o Gabinete do Senhor Vereador Pedro Feist e para o Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos.

Se pretender contactar directamente este serviço poderá fazê-lo através do Gabinete de Relações Públicas (das 09.00h às 17.30h):
Tel.: 213424304/7/8
Fax: 213253527
E-mail: [email protected]

Estamos sempre ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos, e aproveitamos para informar que para futuros contactos com o Centro de Atendimento ao Munícipe, poderá indicar a sua referência (id. 68876) que nos permitirá aceder à sua ficha de munícipe e aceder ao seu histórico, possibilitando um atendimento mais célere e personalizado.

Com os melhores cumprimentos

A Técnica

Maria João Cardoso

Direcção Municipal dos Serviços Centrais
Divisão de Informação e Atendimento - Centro de Atendimento ao Munícipe
Tel: 808 20 32 32 * Fax: 808 20 31 31 * E-mail: [email protected] "Ao seu serviço, 24 horas por dia"
-----Mensagem original-----
De: Maria Joao Cardoso [mailto:[email protected]] Em nome de [email protected]
Enviada: quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2006 17:14
Para: [email protected]; [email protected]
Assunto: FW: Site CML - Email do Munícipe - id nº. 70145 e id nº 70147

Ao Gabinete do Senhor Vereador Pedro Feist - id nº. 70145

Ao Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos - id nº. 70147

Para os devidos efeitos, junto enviamos o Email id nº 70145 e id nº. 70147, para o qual solicitamos a Vossa melhor atenção e posterior resposta ao munícipe.

Agradecemos que nos informem da resposta dada ao munícipe, referindo o nosso registo, para efeitos de estatística.

Com os melhores cumprimentos

A Técnica

Maria João Cardoso

Direcção Municipal dos Serviços Centrais
Divisão de Informação e Atendimento - Centro de Atendimento ao Munícipe
Tel: 808 20 32 32 * Fax: 808 20 31 31 * E-mail: [email protected] "Ao seu serviço, 24 horas por dia"
-----Mensagem original-----
De: [email protected] [mailto:[email protected]]
Enviada: quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2006 1:22
Para: [email protected]
Assunto: Site CML - Email do Munícipe

Tipo de Mensagem: Reclamação

Nome: Sofia Pereira Gonçalves

Morada: Av. Valbom ,13

Telefone: 214830007

Fax:

Email: [email protected]

Assunto:
Gostava que o vereador Pedro Feist, fosse visitar o canil m. de Lisboa, para ver a vergonha em que os caes e gatos estao. Nao e normal que na capital de um pais ainda se tratem assim os animais. Ele que visite e que mude . E vergonhoso. Ao menos que faça alguma coisa com o nosso dinheiro.

Site CML - Email do Munícipe, 2006-02-01 - 01:22:08

Enviem emails a reclamar, por favor
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta fev 03, 2006 10:07 am

Bom dia,

Ninguém aprendeu nada com a ABRA? Já pensaram na eventualidade de se organizar um grupo que construa um projecto no sentido de apoiar o canil e os animais, ao invés de ficar chocado com as condições em que eles estão agora?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

domingo mar 05, 2006 12:04 am

o que é a ABRA?
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

domingo mar 05, 2006 10:18 pm

A ABRA é a Associação Bracarense dos Amigos dos Animais ;)
Speaker
Membro Veterano

domingo mar 05, 2006 10:47 pm

Já há um grupo que ajuda estes animais, mas nunca é demais!... Eles não conseguem dar os cães todos nas campanhas que organizam... e falo da sosanimal, que faz campanhas em centros comerciais e espeços de lazer, de forma a conseguir tirar alguns c~es daquele canil... porque se não era muito dificil mesmo!! Falei com um senhor que voluntaria lá e ele disse que ralemente os funcionários que lá trabalham dificultam muito as adopções, em vez de ajudar!... Coitados... querem se armar em importantes!... E depois dá nisto! :?
Eu não sei nada sobre a ABRA, pode só dar assim um cheirinho do que eles fazem, ou indicar-me algum site? Eu já procurei no google, mas sem sucesso!
Obrigada!
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

domingo mar 05, 2006 11:14 pm

Bem anda um pouco desatento no topico das adopções e no dos cães... ;) So a titulo de exemplo..

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=31420

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=31564

Neste momento a ABRA ainda nao possui site, apenas um blogue;

http://blogabra.blogspot.com/

Se desejar informações mais detalhadas aconselho-o a consultar o forista vitorc, ou ele proprio se vir este topico vem ca dar uma palavrinha ;)
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 06, 2006 10:41 am

Se houver um grupo de voluntários que se responsabilize por tratar, passear, alimentar, escovar, limpar aqueles animais, de certeza estarão a contribuir extrondosamente para a melhoria das condições daquelas criaturas.
Parece-me que destruir um espaço que infelizmente faz falta é o pior dos caminhos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Speaker
Membro Veterano

segunda mar 06, 2006 11:20 am

Mas é preciso saber se é possivel fazer isso, já que estes animais estão num canil municipal e não numa associação. Acho que não é assim tão simples!... Deve haver papelada e autorizações pelo meio (digo eu!).
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 06, 2006 12:26 pm

Speaker Escreveu: Deve haver papelada e autorizações pelo meio (digo eu!).
Sim, muita papelada, muito trabalho. A elaboração de um bom projecto e a existência de pessoas. Mas... O que não custa não tem grande interesse. Além disso parece-me um projecto muito mais credivel do que enviara assinaturas a apoiar a inexistência de canis ou mesmo a dizer apenas: Estas condições são intoleráveis.
Speaker
Membro Veterano

segunda mar 06, 2006 12:38 pm

Sim... nem se trata de credibilidade!... Diria antes produtivo!
Concordo plenamente!...
Mas nem toda a gente tem disponibilidade e quer ter tal responsabilidade! Cada um ajuda da forma que pode!

E expor em publico certas situações, sempre é melhor do que não fazer nada! Sempre serve para chamar a atenção do problema e sensibilizar a população... Enquanto podia ficar sossegadinha e não se chatear mais com isso!...
quincas
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 3:23 pm

sábado mar 11, 2006 2:25 pm

Também sou nova no site desta arca.
Ao visitá-lo vi no forum, "Doberman Macho no Canil Municipal de Lisboa".
Fui visitar este canil, no passado dia 24/02/2006. Confesso que fiquei aterrorizada com o que vi, pois as boxes são muito pequenas estes animais encontram-se fechados num pavilhão sem ar e com um cheiro bastante desagradável, alguns doentes, outros infelizes.
Vi lá o doberman, tentei adoptá-lo, mas por precaução e aviso do tratador, bem como da veterinária que se encontráva de serviço, foi melhor não o trazer, pois ele tinha sido entregue neste canil 1/2/06 e tinha adoicido a 19/2/06. Suspeita de esgana ou tosse de canil.
Ao falar com a veterinária soube que ele já se encontrava em tratamento e resolvi reservar este animal e esperar as suas melhoras.
Por favor, eu sei que todos estes animais se encontram em situação horrorosa, mas por favor, ao que pude observar, os veterinários deste canil, fazem tudo o que podem para tentar manter estes animais em condições de sáude, só que diariamente chegam animais infectados que contagiam os outros devido ás condições do espaço em si que se torna um antro de doenças. Acho que a Câmara deveria arranjar um espaço mais arejado. Após 1 semana de espera e ao ligar para o canil soube que o animal que eu tinha reservado já estáva melhor, tedo eu o ido buscar no passado dia 4/3/2006. Ainda veio sob vigilância e a tomar antibiótico, graças a deus já está bom e engordou, sinto-me feliz por ter salvo um animal. Mas não se esqueçam que estes animais não tem condições e que os veterinários não podem fazer milagres, sei de fonte segura, que a alimentação destes animais é de excelente qualidade e a comida de cães bébes são de lata, só que acho que por serem muitos a quantidade fornecida a estes animais é pouca, pois o meu dober veio muito magrinho.
Não quero de maneira nenhuma entrar em conflicto com outros amigos da arca, mas acho que não devemos criticar o trabalho dos funcionários
deste canil, pois eles fazem o que podem.
Por exemplo no canil de Torres Vedras, apesar de se encontrarem em melhores condições, estão a ser abatidos perto de 40 câes por dia, pois o presidente da câmara, diz não ter fundos para alimentar tanto animal.
quincas
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta mar 17, 2006 3:13 pm

Está a falar no canil de Torres Vedras? Pois bem, realmente há espaço, um enorme recinto vedado e no centro de todo aquele terreno um espaço miserável, onde se encontram amontoados animais em boxes (poucas), juntamente com os próprios excrementos, com um cheiro nauseabundo e insuportável! Estas são as condições dos animais em Torres Vedras!

Veterinário ?? Nem vê-lo! Os animais estão entregues a si próprios e umas senhoras de uma organização, que vão tentando dar alguma dignidade àqueles infelizes, porque o vet detesta cães, e só lhes toca para os eutanasiar! Recusa-se a tratá-los!

Resultado disto? Enquanto você esperou que o cão que queria adoptar melhorasse e só depois o foi buscar, o que eu adoptei dois dias depois estava com esgana, e por mais que corresse para o vet, não foi possível salvá-lo.

Comparar o canil de Lisboa com o de Torres Vedras é pura ficção, e repare que o de Lisboa já é considerado mau.....!!!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
quincas
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 3:23 pm

quarta mar 22, 2006 7:34 pm

Pode até ser pura ficção, mas eu conheço o canil de Torres vedras, sei como funcionam, pois já lá adoptei 2 cães á bastantes anos, e sei que vet, nem vê-lo, pois só aparece para administrar a vacina da raiva, sei que estes animais estão em melhores condições de espaço do que no canil de Lisboa que é degradante, mas há 3 ou 4 semanas atrás circulava na internet fotos dos animais que eles abatiam, o que achei degradante, nesta altura havia uma petição para assinar-mos contra a divulgação das fotos, e principalmente pelo abatimento deles.
Só não percebi, adoptou o animal em Lisboa ou Torres Vedras, é que o último animal que adoptei (Dober) foi no canil de Lisboa.
Quincas
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”