PETIÇÃO CONTRA A PARTICIPAÇÃO DE FÁTIMA LOPES EM EVENTOS FUTUROS DO PORTUGAL FASHION

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

segunda out 30, 2006 10:05 am

"To: ANJE - Associação Nacional dos Jovens Empresários
"Para que o mal triunfe, basta que as pessoas de bem não façam nada."
Edmund Burke

PETIÇÃO CONTRA A PARTICIPAÇÃO DE FÁTIMA LOPES EM EVENTOS FUTUROS DO PORTUGAL FASHION

[email protected]

Nos dias 25 a 28 de Outubro decorre a 19ª Edição do Portugal Fashion, um evento de moda que se destina a divulgar a moda portuguesa, em Portugal e no estrangeiro.

Como vem sendo hábito desde há alguns anos, a estilista Fátima Lopes foi convidada a participar.

Para que a memória não se apague, recordamos que Fátima Lopes é a mesma estilista que defende publicamente a utilização de peles verdadeiras na indústria da moda, tendo sido muito justamente apelidada de a “estilista da morte”. Com efeito, e por mais do que uma vez, a “estilista” Fátima Lopes deu entrevistas onde endossa orgulhosamente o uso de peles verdadeiras, referindo que “Nunca disse que era contra as peles verdadeiras. Pelo contrário, sou a favor.” (in “Correio da Manhã” 28/02/2005), apontando inclusive, em relação à colecção que apresentou em Paris, no âmbito do Portugal Fashion, que “Não há nada falso. É tudo verdadeiro desde as raposas aos visons.” (in “Correio da Manhã” 28/02/2005). Posteriormente, e mesmo após os protestos de associações de defesa dos animais, e de milhares de anónimos, Fátima Lopes voltou a prestar declarações públicas onde afirmava que “a fase contra as peles já acabou” (in "24 Horas", 05-03-2005) e classificava os protestos dos defensores dos direitos dos animais como "um disparate” (in "24 Horas", 05-03-2005).

A cruel verdade em que assentam as palavras desta “estilista” nem sempre são conhecidas do grande público, pelo que é urgente informar e consciencializar a sociedade sobre o que acontece aos animais a quem são retiradas as peles que vão satisfazer a consciência fútil de Fátima Lopes e alimentar a vaidade de todos os que compram as suas criações.

Fátima Lopes é a favor do uso de peles verdadeiras, e da imagem de elegância e riqueza que estas transmitem. Fátima Lopes não é contra o assassínio lento e doloroso, em nome da vaidade, dos milhares de animais que, ano após ano, enriquecem esta lucrativa industria.

Fátima Lopes deverá certamente conhecer a armadilha de mandíbulas, comummente utilizada para a captura de animais selvagens, e que consiste em duas mandíbulas de metal que são accionadas quando o animal pisa o sistema de disparo, e o mutilam e aprisionam sem hipótese de fuga. Os animais capturados através deste método ficam completamente desprovidos de alimentos e água, sendo que um em cada quatro rói a própria pata numa tentativa desesperada para se libertar, apenas para morrer mais tarde devido à perda de sangue, infecções, ou por não conseguir fugir de outros predadores. Os que não escapam ficam sujeitos à morte lenta pelo frio ou sede, durante os dias ou semanas que decorrem até o caçador os vir buscar, e lhes aplicar uma morte misericordiosa por asfixia.

Fátima Lopes não condena a existência de quintas industriais onde centenas, quiçá milhares de animais são aprisionados em condições absolutamente desumanas, desde o período em que nascem até ao momento em que as suas peles estão prontas para serem recolhidas. Confinados em minúsculas gaiolas de metal, os animais, por natureza activos e instintivos, desenvolvem comportamentos psicóticos e nervosos que podem resultar em auto-mutilações e canibalismo. Os elevados níveis de stresse a que estão sujeitos provocam a fragilização do sistema imunitário, o que leva ao aparecimento de doenças e, em 20% dos casos, à morte.

Fátima Lopes compra peles de animais criados em quintas industriais, onde é normal a criação em regime de consanguinidade, cujo resultado é o nascimento de animais com deformações, hemorragias internas, e espasmos musculares. Os animais estão sujeitos a alimentação artificial durante toda a sua vida, o que lhes provoca graves problemas digestivos.

Fátima Lopes desenha casacos de peles que são criados a partir da pele destes animais. Após uma vida de tortura, os animais têm ainda que passar por uma última provação: a matança. Através da electrocussão, do asfixiamento, do envenenamento, do gaseamento destes animais. As raposas têm a sua língua cortada, sendo depois deixadas a sangrar até à morte. Para que a pele não fique danificada e não perca o seu brilho “especial”, que tão bem fica nos futuros casacos de pele que vão satisfazer mais algumas consciências fúteis, muitos animais chegam a ser esfolados vivos, sendo depois abandonados no seu sofrimento, uma vez que já cumpriram o seu propósito.

E, porque uma imagem vale por vezes mil palavras, convidamos todos a visualizarem o filme no link abaixo, que é um verdadeiro testemunho dos actos de barbárie a que são submetidos os animais cuja pele se destina à produção de roupa. (ATENÇÃO: CONTÉM IMAGENS CHOCANTES).

http://www.peta2.com/takecharge/swf/fur_farm.swf
(copie o link e cole numa nova janela do browser)

Esta senhora constrói o seu negócio criando roupa produzida à custa do sofrimento de seres indefesos, e é convidada para eventos que deveriam mostrar o melhor de Portugal. O seu negócio suporta a matança indiscriminada de animais inocentes e é constantemente publicitada como uma das melhores criadoras de moda, em Portugal.

A ANJE, entidade que organiza e promove o Portugal Fashion, e o seu presidente, Dr. Armindo Monteiro, já foram contactados por diversas vezes, em cartas registadas, onde foram alertados para as tristes atrocidades que se encapotam debaixo de um aparentemente simples e inocente casaco de peles. Incompreensivelmente, os nossos apelos foram totalmente ignorados, não tendo merecido sequer a consideração de uma resposta da parte do Dr. Armindo Monteiro.

É necessário mostrar à ANJE e ao seu presidente que a organização de um evento que promove o nome de Portugal além fronteiras não pode passar pelo apoio a uma “estilista” que defende publicamente a utilização de peles verdadeiras. Uma pessoa que, com as suas opiniões e atitudes, contribui para denegrir a nossa imagem de sociedade tolerante, bondosa, avessa na sua maioria a práticas cruéis.

Esta petição pretende alertar a sociedade e a ANJE para as práticas da indústria de peles de animais, e para exigir que Fátima Lopes e quaisquer outros estilistas que partilhem das suas opiniões sejam impedidos de participar em futuras edições do evento. Consideramos que há muitos estilistas portugueses de qualidade na indústria da moda que conduzem os seus negócios de uma forma que respeita a vida e as consciências dos seus clientes, e que devem ser aplaudidos e apoiados pelo Portugal Fashion. E repudiamos o contínuo apoio a personalidades que suportam, directa ou indirectamente, a matança cruel de animais em nome da vaidade.

Quando a lista de nomes registar um numero considerável de assinantes a petição será impressa e enviada por carta registada para o Presidente da ANJE e para a “estilista” Fátima Lopes. Se quiser participar mais activamente, sugerimos que escreva ao Presidente da ANJE e a Fátima Lopes, por carta ou e-mail, para manifestar pessoalmente o seu desagrado pelas práticas que endossam.

Contamos com o apoio de todos na divulgação desta mensagem, e na luta por um futuro sem atrocidades, um futuro melhor para todos nós.

[email protected]"

Para quem quiser assinar esta petição, encontra-se em http://www.petitiononline.com/ftmlopes/petition.htm
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda out 30, 2006 10:52 am

É para rir não? :lol:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda out 30, 2006 11:25 am

Não sei qual poderá ser a piada num assunto tão sério quanto este.

Se acha graça ao ler um texto destes, isso só demonstra o tipo de carácter que tem.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda out 30, 2006 12:02 pm

Claro que acho graça... pessoalmente não sou contra o uso de peles, desde que provenientes de criação específica e regulada como é o caso europeu... muito mais grave é a acção da ALF a libertar martas e visões em ecossistemas que não são os próprios... caso não saiba a espécie de visão utilizada nos sistemas de criação industrial é a americana, que é maior e mais forte que a europeia, pelo que as consequências são muito piores... isso sim é que é grave... se a petição fosse para internar os membros da ALF em instituições psiquiátricas ou em prisões, ai era o primeiro a assinar... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda out 30, 2006 12:13 pm

casadiscaes Escreveu: Claro que acho graça... pessoalmente não sou contra o uso de peles, desde que provenientes de criação específica e regulada como é o caso europeu... muito mais grave é a acção da ALF a libertar martas e visões em ecossistemas que não são os próprios... caso não saiba a espécie de visão utilizada nos sistemas de criação industrial é a americana, que é maior e mais forte que a europeia, pelo que as consequências são muito piores... isso sim é que é grave... se a petição fosse para internar os membros da ALF em instituições psiquiátricas ou em prisões, ai era o primeiro a assinar... :roll:
Concorda? Está no seu direito.

Eu não concordo, e estou no meu.

Não me venha com tretas sobre a ALF. Leu o tópico? Então devia saber que não incentiva a acções como libertar os animais no seu meio natural. É apenas uma petição para que a Fátima Lopes não volte a participar no Portugal Fashion.

Não gosta? Não assine. Estamos num país democrático.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda out 30, 2006 4:55 pm

E já agora... uma petição contra os outros estilistas todos... ao fim e ao cabo a grande maioria come carne e peixe... e bem se vê o estado em que são criados os animais para consumo humano e o estado dos oceanos :roll: ...

Enfim... eu não sou fã da senhora... mas isto já parece cabala para lhe arruinar o negócio...
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda out 30, 2006 5:11 pm

Tem toda a razão. A minha preocupação não é com os direitos dos animais. É mesmo com a Fátima Lopes. É que eu sou da concorrência, e ando a ver se lhe consigo arruinar o negócio...

Haja paciência!

Há mais estilistas que usam peles de animais? Sim!

Quantos terão a projecção da Fátima Lopes...? Poucos, certamente!

A questão aqui é que a dita estilista vai representar Portugal... É assim tão difícil de entender?
Nicole
Membro
Registado: segunda mar 25, 2002 9:23 pm

segunda out 30, 2006 6:14 pm

amus Escreveu: E já agora... uma petição contra os outros estilistas todos... ao fim e ao cabo a grande maioria come carne e peixe... e bem se vê o estado em que são criados os animais para consumo humano e o estado dos oceanos :roll: ...

Enfim... eu não sou fã da senhora... mas isto já parece cabala para lhe arruinar o negócio...
Bem, acho que não é por não gostarmos de uma pessoa que deixamos de concordar com ela, nem que seja em certos aspectos. E acho também que ser ou não contra o uso de peles não tem nada a ver com vegetarianismo. Pessoalmente, sou contra o uso de peles para o vestuário, já desde há muito tempo. Acho errado matarmos um animal quando o principal objectivo é retirar-lhe a pele.
Está aqui um link http://www.herbario.com.br/atual03/2211sealdead.htm de um site que pretende informar as pessoas sobre a matança das focas no Canadá. E para que as matam ? Sobretudo pela pele.
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

segunda out 30, 2006 6:53 pm

Em relação as peles a minha posição sobre o assunto é simples:

1º Em certas zonas do globo são essenciais para a sobrevivência humana, ou pelo menos eram já que actualmente poderíamos provavelmente passar sem elas

2º O seu uso por questões estéticas é algo que compreendo já que são efectivamente bonitas, no entanto eu pessoalmente não as uso ou usaria, visto que implicam um desperdício de recursos terrível

3º O uso de peles de animais selvagens não é defensável, sendo o caso das focas bebés o mais desnecessário e triste, mas o uso de peles de qualquer animal cuja carne não seja aproveitada é um crime pelo desperdício envolvido

4º No caso de animais de criação em cativeiro, bom aqui temos que ver duas coisas, é verdade que eles estão claramente stresados pelas condições em que são mantidos, e é também verdade que os métodos de abate são os piores de todos os animais mantidos em cativeiro, mas o stress vai diminuído à medida que a domesticação prosseguir e as condições de abate podem ser melhoradas, assim que os espécimes domesticados fiquem mais doçeis.

Resumindo eu sou linearmente contra o uso de peles de animais selvagens, aceito com muitas reservas o uso de peles de animais criados em cativeiro.
Pedro Ramalho
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda out 30, 2006 7:08 pm

Faço minhas as palavras do pedro21, acrescentando, que animais criados em stress não produzem uma boa qualidade de pele, como tal, estes são bem mais bem cuidados, que muitos dos criados para a nossa alimentação. Quanto á Fatima Lopes, é uma grande senhora e tenho orgulho em ela reptresentar o nosso país e o projectar de uma forma positiva. Quanto a pèles uso as dos sapatos, alguns blusões de cabedal e não me sinto minimamente culpado disso. Vivemos num país democratico, como foi dito acima, então temos de aceitar que cada um vista o que gosta e que cada um faça o bom trabalho, desde que isso respeite a lei....neste caso da Fatima, não vejo onde ela está ser pior que qualquer ser humano que vive nesta sociedade e que está vivo graças á produção animal e os seus beneficios...
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

segunda out 30, 2006 7:12 pm

Só não percebi uma coisa:

As pessoas juntam o nome a uma listagem, certo?
Mas o nome da pessoa fica impresso e não se trata da sua assinatura, certo?

Depois vão imprimir a petição e o que vai surgir é o nome impresso das pessoas e não as suas assinaturas, certo?

Esclareça-me, para eu saber se percebi bem...
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 30, 2006 7:21 pm

As petições da net, não têm qualquer valor, é o mesmo que imprimir a lista telefonica nacional, e colocar um lindo cabeçalho em cima, a dizer que é contra ou a favor de algo 8) :roll:
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

segunda out 30, 2006 7:32 pm

É que eu tambem percebi que era essa a ideia... a ser verdade o documento que querem produzir vale: Zero; absolutamente nada!

Uma coisa é uma petição em que as pessoas assinam o seu nome e fornecem os seus dados em defesa de uma causa, agora isto é pura perda de tempo.

Se querem fazer alguma coisa para defender os vossos principios ou pontos de vista devem fazer as coisas da forma correcta; porque feito desta forma tão amadora dà para desconfiar que o unico objectivo é criar falatório acerca da visada.

Eu pessoalmente sou contra o sofrimento animal, se este for injustificado.
Só consigo aceitar que se possa sacrificar os animais por motivos muito forte tais como pesquisa médica, para alimentação, etc...
Nicole
Membro
Registado: segunda mar 25, 2002 9:23 pm

segunda out 30, 2006 8:29 pm

coldblood Escreveu: Faço minhas as palavras do pedro21, acrescentando, que animais criados em stress não produzem uma boa qualidade de pele, como tal, estes são bem mais bem cuidados, que muitos dos criados para a nossa alimentação. Quanto á Fatima Lopes, é uma grande senhora e tenho orgulho em ela reptresentar o nosso país e o projectar de uma forma positiva. Quanto a pèles uso as dos sapatos, alguns blusões de cabedal e não me sinto minimamente culpado disso. Vivemos num país democratico, como foi dito acima, então temos de aceitar que cada um vista o que gosta e que cada um faça o bom trabalho, desde que isso respeite a lei....neste caso da Fatima, não vejo onde ela está ser pior que qualquer ser humano que vive nesta sociedade e que está vivo graças á produção animal e os seus beneficios...
Bem, uma coisa é aproveitar-se a pele do animal cujo principal objectivo (da sua carne) é o consumo, outra coisa é domesticar-se raposas e outros animais cujo principal objectivo é retirar-lhe a pele. Acho que são coisas diferentes, porque no segundo caso o que está em causa é a vaidade, e na minha opinião futilidade, de algumas pessoas. Na minha opinião, e em relação ao segundo caso, alguém que ao incentivar o consumo de peles sabendo que esta implica a morte completamente desnecessária não tem, para mim, grandes valores. Pior ainda é quando se matam animais selvagens, como focas, ursos, crocodilos, de maneira a lhes ser retirada a pele.
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 30, 2006 10:00 pm

Nicole esses animais que são criados em cativeiro, se tivessem nascido no estado selvagem, grande percentagem não chegava ao estado adulto devido a predadores e selecção natural, neste caso é garantida a sua saude e alimentação e vida até atingir o tamnho ou condições desejaveis ao abate...quanto ao mater por necessidade ou por vaidade, eles quando nasceram, já nasceram com esse fim. Agora tirar especies do estado selvagem para abater, tambem sou contra. Quanto ás focas, infelizmente devido á nossa intervenção deixaram de ter predadores que controlavam o numero de individuos, e neste momento, se esse numero não é controlado pelo abate a especie acaba por falta de recursos de sobrevivencia. Mas de novo, o modo como são abatidas para esse controlo, não é o mais simpatico... Agora ou somos contra a criação e abate de animais ou vamos dizer que uns animais têm mais direitos que outros. O que faz um vison ter direito á vida e uma galinha não, se ambos foram reproduzidos com essa finalidade, o abate!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”