A quem denunciar esta situação?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quinta dez 14, 2006 10:07 am

Bom dia!

Trabalho em Gondomar, mas vivo em Gaia. Durante o meu percurso de regresso a casa, tenho reparado num triângulo de terra à entrada da Ponte do Freixo, do lado esquerdo.

Costuma estar aí um cavalinho com um aspecto muito mal-tratado a pastar... Ali, onde passam carros a 100 à hora!

Aquele animal tem uns olhos tão tristes e assustados que mete dó :-(

Gostava de denunciar a situação, mas tenho receio que abatam o animal se ninguém se responsabilizar por ele. Alguém me pode ajudar?

A quem devo denunciar? Existe alguma entidade que se responsabilize pelo animal?

PS - Perto do cavalo costuma estar um cãozinho preso :-(
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta dez 14, 2006 6:40 pm

:o Butterfly não compreendo estas coisas. Passa a vida a falar de direitos e defesa dos animais, petições, que os outros não fazem nada a não ser criticar... e não sabe que por exemplo pode começar por apresentar uma queixa à Policia? Que há Associações de protecção aos animais? Juro que não entendo!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado dez 16, 2006 12:23 pm

LuMaria, é claro que sei que posso denunciar a situação à polícia. O problema é que também sei que se vierem recolher o animal, o seu destino é o canil (pelo menos o cão, quanto ao cavalo tenho medo que seja logo abatido se ninguém se responsabilizar por ele). Entende o meu dilema?

Um outro site, o da Companhia dos Animais, tem um fórum específico sobre cavalos. Ainda bem que coloquei lá esta questão, porque me indicaram uma entidade que recolhe cavalos em situações de maus-tratos ou negligência.

Associação Ani - Centro de Resgate e Tratamento de cavalos.
Quinta do Sarilho
3400-384 AVÔ – Oliveira do Hospital
[email protected]
Telf.: (00351) 238671466
Tlm: (00351) 914115925

Vou telefonar para lá ainda hoje. Não sei se estarão abertos aos sábados mas depois dou novidades.

De qualquer modo, agradeço ao Coldblood pelo link.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado dez 16, 2006 1:37 pm

Eu apenas fui procurar o link neste mesmo mesmo forum, não tem muito que agradecer, não custou nada o trabalho de pesquisa, mas se vovê diz que tem passado e visto os animais, deve ser já alguns dias, depois colocou o topico no dia 12 é já lá vão 4 dias, agora vai telefonar...vão-se passar mais uns dias....consegue dormir descansada durante todos este tempo, sabendo que estamos no Inverno e que as noites são frias o cão está preso sem poder procurar abrigo e que se calhar não tem agua nem comida?? :o Realmente o que nós gostamos dos animais, o que nós fazemos e lutamos pelos seus direitos nat net...viva a net onde todos somos tão bonzinhos e bemfeitores.
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado dez 16, 2006 2:13 pm

Em primeiro lugar, o tópico foi colocado no dia 14 e não no dia 12.

Da primeira vez que vi o animal nada fiz, porque pensei que no dia seguinte pudesse já nem sequer lá estar. Só tinha visto o cavalo e a primeira coisa que me passou pela cabeça foi que pertencesse a algum circo. Da segunda vez que os vi, tomei a iniciativa de divulgar a situação nos fóruns e por e-mail, a ver se encontrava a melhor solução sem ser os animais serem abatidos.

Em segundo lugar, a situação já foi denunciada:

- Ao Parque Biológico de Gaia, outra instituição que me indicaram hoje por e-mail. Visto ser mais perto do que o outro local na Quinta do Avô, pensei que pudesse agir mais rapidamente. Liguei para lá e disseram-me que podem acolher o cavalo, mas que tem de ser por intermédio do SEPNA.

- Denunciei então a situação ao SEPNA. Vamos lá a ver se fazem alguma coisa. Entretanto, estou a ver se se arranja FAT para o cãozinho.

E para finalizar... Quanto ao cão não sei, mas o cavalo tem comida de certeza.

Antes que venha com os ataques habituais a perguntar porque não fico eu como o cão, e para não ter de lhe explicar que acho que só deve acolher os animais quem tem condições para isso, convido-o a si a tomar conta do animal até se arranjar dono para o mesmo.
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 16, 2006 5:10 pm

Butterfly_21 Escreveu: Antes que venha com os ataques habituais a perguntar porque não fico eu como o cão, e para não ter de lhe explicar que acho que só deve acolher os animais quem tem condições para isso, convido-o a si a tomar conta do animal até se arranjar dono para o mesmo.
-Eu alguma vez a ataquei sugerindo que ficasse com algum animal?Parece-me que não...

Se você tivesse feito uma pesquisa aqui no forum, nem preciava de abrir este tópico...mas a abertura de um tópico na net sempre mostra como somos bons a ajudar os animais...
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

sábado dez 16, 2006 5:49 pm

Fascinante... há sempre gente disposta a perder tempo a teclar e a arranjar discussões...
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado dez 16, 2006 8:37 pm

coldblood Escreveu: Se você tivesse feito uma pesquisa aqui no forum, nem preciava de abrir este tópico...mas a abertura de um tópico na net sempre mostra como somos bons a ajudar os animais...
Sabe, se não fosse a abertura deste tópico num outro fórum, nem sequer teria conhecimento da Associação ANI. Mas deixe lá, não espero que compreenda isso. Afinal você só é bom a atacar mesmo...
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 16, 2006 9:20 pm

Butterfly_21 Escreveu:
coldblood Escreveu: Se você tivesse feito uma pesquisa aqui no forum, nem preciava de abrir este tópico...mas a abertura de um tópico na net sempre mostra como somos bons a ajudar os animais...
Sabe, se não fosse a abertura deste tópico num outro fórum, nem sequer teria conhecimento da Associação ANI. Mas deixe lá, não espero que compreenda isso. Afinal você só é bom a atacar mesmo...
Conhece o google??? :D :D :D santa ignorancia

Sou bom em muita coisa mas não procuro reconhecimento disso nos foruns nem em lado nenhum ao contrario de quem vem para aqui á espera de palmadinhas nas costas pelo que não faz...
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda dez 18, 2006 10:19 am

coldblood Escreveu: Conhece o google??? :D :D :D santa ignorancia
Conheço. Conseguiria encontrar a Associação ANI pelo Google, quando nem sequer tinha conhecimento do seu nome?

Experimente procurar no Google por "protecção cavalos", a ver se lhe aparece alguma associação de protecção a estes animais.
coldblood Escreveu: Sou bom em muita coisa mas não procuro reconhecimento disso nos foruns nem em lado nenhum ao contrario de quem vem para aqui á espera de palmadinhas nas costas pelo que não faz...
Eu já fiz o que tinha a fazer. Com a ajuda do Parque Biológico, se tudo correr bem, pelo menos o cavalo terá uma nova "casa".

Não venho para aqui à procura de reconhecimento nenhum, apenas de ajuda. É para isso que servem os fóruns.

Sabe, ao contrário de si, eu não apareço a chatear com medo que me tirem protagonismo de cada vez que alguém coloca alguma questão; e muito menos mando PM's a outros foristas a gabar-me que faço isto e aquilo sem ninguém me perguntar nada ;)
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 18, 2006 1:58 pm

Fique lá com o seu lugarzinho no céu...
Toque-se, acorde para a vida que só diz disparates...
Quanto ao protagonismo, parece mais aplicar-se a si, que os seus tópicos, não ensinam muito, nem nos direitos dos animais nem nos outros foruns da arca, para isso basta ler as suas participações...experimente a ler as minhas e entende o que digo...

quanto ao google se procurar em associações de animais e aparece-lhe uma boa lista....afinal os cavalos são animais sabia? Se lê-se os outros tópicos em vez de ler só as suas picardias, tambem encontrava, que o assunto já foi "n" vezes debatido...santa ignorancia
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda dez 18, 2006 2:54 pm

Sim, existem imensas associações de protecção aos animais.

E quantas têm capacidade para acolher animais com o porte de um cavalo? Pessoalmente, não conhecia nenhuma! É errado perguntar isso num fórum?

Pelo menos, através de outro fórum e do envio de e-mails para os meus contactos, passei a conhecer duas.

"Santa ignorância", repete você. Não se aprende nada com os meus tópicos. Mas afinal de contas, você não contribuiu em nada para me elucidar! Limitou-se a fazer copy+paste de um link.

Se não gosta do que escrevo e acha que procuro só protagonismo, não me responda. É da forma que os meus tópicos saem depressa da primeira página, e assim não obtenho o tal protagonismo que de você tanto fala!

"Quanto ao protagonismo, parece mais aplicar-se a si, que os seus tópicos, não ensinam muito, nem nos direitos dos animais nem nos outros foruns da arca, para isso basta ler as suas participações...experimente a ler as minhas e entende o que digo... " - Quem é afinal o presunçoso aqui? ;)

Fique a saber que nunca aprendi nada com as bacoradas que manda... E muito menos tenho a pretensão de ensinar o que quer que seja a alguém... ao contrário de si: "Experimente ler as minhas..."... Uau, você é que é bom... Um bom convencido!
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 18, 2006 5:05 pm

santa ignorancia :?
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda dez 18, 2006 5:52 pm

És "muitaa" mau! :p

:D