DOCUMENTÁRIOS SOBRE AMBIENTE - DIREITOS ANIMAIS - VEGETARIANISMO

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

PlanetNews
Registado: sábado dez 30, 2006 1:46 pm

sábado dez 30, 2006 1:52 pm

EXCELENTES DOCUMENTÁRIOS SOBRE:
AMBIENTE - DIREITOS ANIMAIS - VEGETARIANISMO - O HOLOCAUSTO ANIMAL

Ajude a proteger os Animais, o Ambiente e a sua Saúde, torne-se Vegetariano por um mundo melhor
www.avp.pt.vu

* * *

:: A CARNE É FRACA ::
Excelente documentário sobre o Vegetarianismo, Ambiente, Nutrição e Animais.

Alguma vez você já pensou sobre a trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos, neste documentário, aquilo que não é divulgado. Saiba dos impactos que esse ato - aparentemente banal - de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o planeta. Realizado no Brasil, pelo Instituto Nina Rosa.

Ver vídeo completo (Português):
http://video.google.com/videoplay?docid ... 3%A9+fraca

Ver vídeo em partes (1 a 6):
http://www.youtube.com/results?search_q ... 3%A9+fraca

---

:: EARTHLINGS - O HOLOCAUSTO ANIMAL ::
Um impressionante e comovente filme sobre a interacção humana com os animais.

EARTHLINGS (Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos". O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix (GLADIADOR) e apresenta música pelo artista de platina renomado pela crítica Moby. Em 2005 ganhou 3 prêmios em 3 festivais diferentes Boston, San Diego e Artivist.

Com um estudo profundo em pet shops, fábricas de filhotes e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, EARTHLINGS usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente em animais para o lucro. Poderoso, informativo e provocador, EARTHLINGS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interestes econômicos humanos. Existem muitos filmes valiosos de direitos dos animais, mas este transcende o cenário. EARTHLINGS grita para ser visto.

"Se eu pudesse fazer com que todos no mundo vissem um filme, eu os faria assistir EARTHLINGS.”
Peter Singer, autor Libertação Animal

http://video.google.com/videoplay?docid ... earthlings

Ver vídeo em partes (1 a 10):
http://www.youtube.com/results?search_query=earthlings

---

O MUNDO VEGETARIANO

Apresentado e narrado por: William Shatner (ator, "Jornada nas Estrelas - Capitão Kirk") Documentário do início da década de 80.

O MUNDO VEGETARIANO é uma visão geral da história e das práticas do vegetarianismo pelo mundo. Nós vemos tanto filmagens de arquivo de vegetarianos famosos como Leo Tolstoy, George Bernard Shaw e Mahatma Ghandi, e vegetarianos contemporâneos incluindo Isaac Bashevis Singer, Frances Moore Lappé, e William Shatner, o anfitrião e narrador do filme. O documentário examina a variedade de motivos para o vegetarianismo incluindo saúde, economia, e consciência social, e mostra a diversidade dos estilos de vida vegetarianos.

http://video.google.com/videoplay?docid ... egetariano

---

:: CONHEÇA A SUA CARNE - MEET YOUR MEAT ::
Um pequeno vídeo sobre a forma como a Indústria animal explora os animais.

"Depois de ver com seus próprios olhos o cruel processo de criação de animais para virarem comida, você entenderá por que milhões de pessoas decidiram deixar a carne fora de seus pratos. Para sempre." Em uma narração comovente, o actor e activista Alec Baldwin revela a verdade por trás da invenção mais cruel da humanidade - a criação de animais para alimento.

Ver vídeo completo (Legendado):
http://video.google.com/videoplay?docid ... +your+meat
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado dez 30, 2006 11:16 pm

Lá se esqueceram de falar do vegetariano mais famoso do séc. XX... Pintor, Político, Escritor, até hoje o designer automóvel de maior sucesso, tendo não só desenhado o carro mais produzido da história como inspirou as linhas do carro de desporto mais conhecido do mundo... foi o pai do primeiro estado que reconheceu direitos aos animais tendo inclusive proibido a vivisecação... de resto só foi responsável pela morte de seis milhões de pessoas... claro que falo do Hitler... ainda hoje idolatrado por pessoas como Ingrid Newkirk e cia...

Mas que raio é que vegetarianismos tem a ver com animais ou o seu bem-estar?

Acho que vou cear ao KFC só para chatear mais uns "amiguinhos dos animais"... :p
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça abr 17, 2007 7:17 pm

Hoje visitei um matadouro, estou muito feliz porque o que vi é exemplar, quando lá entrei tinha-se dado o fim da matança de porcos, cheirava a desinfectante. As instalações limpas e reluzentes. Depois seguiu-se o abate sanitário de bovinos, são mortos cerebralmente com um tiro, depois pendurados, sangrados, e todo o processo para limpeza da carcaça. Os animais têm movimentos sim, mas causados por actos reflexos da medula espinhal, e espasmos musculares (até os músculos retirados do corpo tinham espasmos).

Eu hoje tive a minha prova de que as coisas são feitas correctamente do ponto de vista "dos direitos animais", portanto não vejo qual o problema de comer carne de vez em quando.

E quanto à vaquinha, é o animal cuja alimentação menos interfere com a alimentação humana (elas conseguem viver bem com apenas ureia e papel :o ). A menos, claro, que haja alguém que coma feno e pastagem...
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

terça abr 17, 2007 8:42 pm

Mas não se trata apenas de como os animais são mortos, trata-se também de como eles são mantidos durante a vida para depois servirem de alimentação. Eu não percebo porque é que se ha-de continuar a matar animais para a nossa alimentação, se hoje em dia existem alternativas. Quer dizer percebo, percebo que a carninha sabe muito bem e não estamos para estar agora a mudar os nossos habitos.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça abr 17, 2007 9:08 pm

Mudar para quê? o ser humano é omnívoro e beneficia de uma alimentação varida... deixar de comer carninha? não está nos meus planos, agora contribuir para a melhoria do tratamento do gado de carne... até porque a qualidade da mesma melhora quanto menos stressada e mais bem tratada for a rêz.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Dispondency
Membro Veterano

terça abr 17, 2007 10:40 pm

São opiniões. Eu prefiro mudar de alimentação, a saber que contribuo para a morte de animais. O vegetarianismo também é variado e saudável, não conheço nenhum vegetariano que seja doente devido a alimentação que faz.Desde que seja uma alimentaçao feita de forma equilibrada, não ha problema nenhum. E às vezes ha aquela ideia de que a comida vegetariana sabe mal ou isso, sinceramente tenho comido coisas muito saborosas, que me fazem pensar que não irei ter saudades da carne (sim, porque eu ainda como carne).
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda abr 23, 2007 7:18 pm

Sim e a quantidade de fertilizante "biológico" necessária para o cultivo dos vegetais vem de onde? Cai do céu??

E as vagens e os talos dos cereais? Quem come, deita-se fora??

Tal como a Madonna disse noutro tópico: "Não se pode dar um pei## sem ferir um animal"

Então também não use medicamentos, porque todos já foram experimentados em cobaias que morreram.

E lembre-se, coma só vegetais silvestres, porque os outros são cultivados em zonas que eram habitadas por vários animais, e que morreram ou perderam o habitat para dar origem ao campo de cultivo.

Tanto o cultivo de vegetais como o de animais, para consumo humano, prejudica directamente ou indirectamente os animais, é a mais pura das verdades.

Eu sinceramente tenho visto vacas muito bem cuidadas, bem alimentadas, tanto nos Açores, como no Continente.
Outra coisa, para proteger os direitos animais, basta comprar carne de que indique a proveniência, e não escolher a mais baratinha...
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

segunda abr 23, 2007 8:07 pm

leoa_nova_ Escreveu:Eu sinceramente tenho visto vacas muito bem cuidadas, bem alimentadas, tanto nos Açores, como no Continente.
Outra coisa, para proteger os direitos animais, basta comprar carne de que indique a proveniência, e não escolher a mais baratinha...
Isso nada tem a ver com direitos dos animais, mas sim com bem-estar dos animais.
Dispondency
Membro Veterano

segunda abr 23, 2007 9:10 pm

leoa_nova_ Escreveu:Então também não use medicamentos, porque todos já foram experimentados em cobaias que morreram.
Eu disse que não compreendia como é que matavam animais para a nossa alimentação, quando existem alternativas, se nao houvessem alternativas não estava praqui a falar disto. Infelizmente a experimentação animal continua a ser necessaria.

leoa_nova_ Escreveu:E lembre-se, coma só vegetais silvestres, porque os outros são cultivados em zonas que eram habitadas por vários animais, e que morreram ou perderam o habitat para dar origem ao campo de cultivo.
Sim , mas de certo que o numero de animais que perderam o seu habitat ou que morreram , não se compara ao numero de animais que morrem todos os dias graças à produção massiva de carne.
leoa_nova_ Escreveu:Outra coisa, para proteger os direitos animais, basta comprar carne de que indique a proveniência, e não escolher a mais baratinha...
Ver a sua proveniência já é alguma coisa, mas ainda assim, os animais continuam a ser mortos para nossa alimentação e eu não vejo necessidade disso. E depois é a tal coisa "os animais são meus amigos e eu não como os meus amigos"

Isto é apenas a minha opinião e é como eu encaro o assunto.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 24, 2007 11:05 am

Dispondency Escreveu:Ver a sua proveniência já é alguma coisa, mas ainda assim, os animais continuam a ser mortos para nossa alimentação e eu não vejo necessidade disso. E depois é a tal coisa "os animais são meus amigos e eu não como os meus amigos"

Isto é apenas a minha opinião e é como eu encaro o assunto.
E é uma opinião tão válida como qualquer outra. É uma opção, uma escolha, motivada por inúmeras razões que dizem respeito a cada um individualmente. É cansativo dizer-se que se é vegetariano ou se quer ser e levar com os bla bla blas do costume. Cada um come o que lhe apetecer.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Dispondency
Membro Veterano

terça abr 24, 2007 10:21 pm

Nem mais Lumaria! É que é mesmo isso.
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

sexta abr 27, 2007 8:02 pm

exactamente. não é por meia duzia de pessoas deixarem de comer carne que vão deixar de existir os matadouros, tem, sim, que se melhorar o mantenimento do gado e não tortura-los no momento do abate. acho isso muito mais possível que se deixar de comer carne.
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda abr 30, 2007 6:15 pm

Um abate bem feito não é tortura para ninguém. O animal não sente nada.

Eu não tenho nada contra a dieta vegetariana, até eu mesma não tenho comido quase carne nenhuma, mas dizer que o sofrimento animal para consumo é grande, não creio, apenas aqueles com "ilegalidades", mas o governo anda a tratar disso felizmente.

Mas normalmente um vegetariano come ovos, e sabe que as galinhas poeadeiras são dos animais que mais sofrem durante sua vida produtiva? Para além de estarem fechadas toda a sua vida em cubiculos minúsculos, ainda são alimentadas ao ponto de poderem morrer de fígado gordo?

Pelo menos as vacas leiteiras têm uma vida de conforto, mas não deixam de ser abatidas ao fim de cerca de 5-6 lactações por isso, para além dos vitelos machos serem mortos para consumo.

Por isso é que mesmo sendo vegetariana, uma pessoa não deixa de causar sofrimento aos animais, continua a fazer o mesmo.

Agora eu também tenho umas regras na minha alimentação, não como nada que ainda não tenha atingido pelo menos a "adolescência", não como leitões, nem vitelos, nem borego, nem cabrito.

Agora, eu prefiro comer um bom bife de vaca do que comer frango de aviário, porque estes sofrem muito mais durante a produção que uma vaca, para além de que a vida de uma vaca corresponde a muitas vidas de muitos frangos.

E outra coisa, até pode haver alternativas, há, mas para isso o controle da dieta tem que ser maior, porque são mais fáceis os desiquilíbrios alimentares, para não dizer que têm menos paladar, dão menos "sabor" à vida.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

segunda abr 30, 2007 6:29 pm

leoa_nova_ Escreveu: E outra coisa, até pode haver alternativas, há, mas para isso o controle da dieta tem que ser maior, porque são mais fáceis os desiquilíbrios alimentares, para não dizer que têm menos paladar, dão menos "sabor" à vida.
Não concordo.

A questão do sabor é totalmente relativa, é simplesmente uma questão de gosto.

Sobre o controlo da dieta, não acho que tenha de ser maior. Desde que a pessoa tenha acesso a informação para saber o que comer e faça análises com regularidade, não corre qualquer risco. Mas esses são os mesmos cuidados que se deve ter numa dieta omnívora.

Quando comia carne tinha o valor de hemoglobina baixo e o colestrol alto. Por muito cuidado que tivesse a situação só se alterava tomando medicamentos ou suplementos alimentares. Posso afirmar que desde que deixei de comer carne não tenho metade dos cuidados que tinha (excepto no início, claro) e mesmo assim a minha saúde está bastante melhor. Os problemas de sangue melhoraram substancialmente. Outra coisa: tenho muito menos infecções e raramente me constipo.

Claro que há pessoas que se queixam do contrário. Uma amiga minha não conseguiu deixar de comer carne. Ao contrário de mim, ela fica com anemia e lá come um bife de vez em quando.

Como vêm, tudo é relativo. Eu nunca me arrependi da minha decisão, talvez porque também nunca gostei muito de carne e sempre fui obrigada a comer vegetais... por isso já estava um pouco habituada.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 30, 2007 6:45 pm

leoa_nova_ Escreveu: E outra coisa, até pode haver alternativas, há, mas para isso o controle da dieta tem que ser maior, porque são mais fáceis os desiquilíbrios alimentares, para não dizer que têm menos paladar, dão menos "sabor" à vida.
No outro dia ouvi uma noticia muito interessante sobre a relação entre o aumento regular da temperatura e a redução de proteínas na carne. Falava-se que iamos ser e, já estamos a ser, os desnutridos mais bem alimentados. Portanto, quanto a desiquilibrios não há volta a dar. Ou avançamos para os suplementos ou não há bife de vitela que nos salve.
Quanto a sabores é como o gosto, cada um terá o seu e a mim, quem me tira um pão cheio de manteiga, tira tudo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”