aves em gaiolas

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Aves engaioladas - Sinónimo de crueldade?

Sim, com certeza?
20
59%
Não, não me parece?
14
41%

Total de votos: 34
Bxisto
Membro
Registado: sexta dez 13, 2002 3:52 pm

sexta jan 24, 2003 2:40 pm

Concordam que ter aves engaioladas é uma crueldade?
Acreditam na teoria que diz que não devido ao facto de não sobreviverem em liberdade?
E aquelas que são capturadas no seu habitat? :?:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jan 24, 2003 7:33 pm

De todos os animaos domesticados, as aves são um dos que mais sofrem pois não tem espaço para voar. Todos os animais têm espaço para qualquer coisa. As aves não.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda jan 27, 2003 12:42 am

Concordo contigo kroz...

Apesar de já ter tido passaros(ofereceram-mos) e até um maçarongo já tive(o meu czar achou-o todo depenado num canteiro), penso da mesma forma que tu...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

quinta jan 30, 2003 9:34 am

- Concordam que ter aves engaioladas é uma crueldade?

Não. Crueldade está noutro patamar. Por exemplo engaiolar a ave e não lhe dar de comer nem de beber. Anti-natural sim, como todos os animais amigos do homem.

- Acreditam na teoria que diz que não devido ao facto de não sobreviverem em liberdade?
- E aquelas que são capturadas no seu habitat?

Só não sobrevivem em liberdade precisamente aquelas que são libertadas em ambientes desfavoráveis (logicamente não naturais) . Pode no entanto acontecer que sejam libertadas em ambientes não naturais que sejam melhores que os naturais. Como por exemplo aconteceu no Japão com Psitacideos importados e que fugiram dos donos e conseguiram se propagar e se fixar muito facilmente por terem alimento e não terem predadores.

No entanto também concordo que as aves são das espécies que mais sofrem em cativeiro.

Cumprimentos.

PS. O que chamaria então ao powerpoint dos casacos de pele que está neste fórum. Muita crueldade?
KROZ
Membro Veterano

quinta jan 30, 2003 9:09 pm

Conselheiro Escreveu: - Concordam que ter aves engaioladas é uma crueldade?

Não. Crueldade está noutro patamar. Por exemplo engaiolar a ave e não lhe dar de comer nem de beber. Anti-natural sim, como todos os animais amigos do homem.

-
Claro, então um prisioneiro de guerra está feliz da vida.
Está preso contra vontade apenas por cumprir ordens, mas ten comida e bebida...

Então uma ave presa mas com comida e bebida é uma ave feliz? Por favor...
bibicat
Membro
Registado: sexta nov 29, 2002 4:43 pm

quinta jan 30, 2003 10:03 pm

Não gosto de ver aves engaioladas porque também acho que elas tem que ter espaço para voar. Um dia destes vi uma catatua linda numa loja, mas a gaiola que lhe deram era mínima e até parecia que a avezinha estava com problemas porque torcia a cabeça de uma forma estranha :cry: :cry:
Não sei o que se deve fazer nestas alturas ,ms apeteceu-me abrir a gaiola e soltar a ave e depois dar dois chapos no dono da loja. :evil: :evil: ´
Claro que nada resolveria porque a ave se calhar já não voa e um comerciante como este não vai lá com bofetas. mas fico terrívelmente zangada com mais uma demonstração do estado de atraso e ignorancia em que estão muitas pessoas deste jardim à beira mar plantado :cry: :o
Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

quinta jan 30, 2003 10:11 pm

Pedro:

Ninguém disse isso.

Crueldade é diferente de não felecidade.
Felicidade é diferente de não crueldade.

Apenas quis mostrar o exagero da palavra.

Cumprimentos.
KROZ
Membro Veterano

quinta jan 30, 2003 10:17 pm

Ok, então peço desculpa pois compreendi mal. Compreendo o seu ponto de vista e respeito-o, mas mesmo assim considero cruel enfiar uma ave numa gaiola.
Conselheiro Escreveu: Pedro

Ninguém disse isso.

Crueldade é diferente de não felecidade.
Felicidade é diferente de não crueldade.

Apenas quis mostrar o exagero da palavra.

Cumprimentos.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo fev 02, 2003 9:19 am

No meu caso específico tenho 2 periquitos.
Talvez não saibam mas o periquito é uma ave sem sentido de orientação.Se fugir, mesmo que queira voltar, é quase certo que não consegue.Por isso a maioria dos periquitos que fogem, e não tendo prática de voar, acabam nos estomagos dos predadores (gatos e cães) ou são apanhados por alguém.
Os meus periquitos têm cada um a sua gaiola.Durante o dia estão na varanda, longe do alcance dos predadores.
Ao fim do dia vêm para dentro de casa e são soltos.Voam cá dentro à vontade e até têm os seus poisos favoritos.
Poisam muitas vezes em nós (e nos nossos pratos ao jantar...) e dão beijinhos ou catam o nosso cabelo.
Sinceramente não me parecem infelizes.
Nós temos a preocupação de dar aos nossos animais as melhores condições que no são possíveis (estamos a pensar em fechar a varanda, tranformando-a numa grande gaiola).
São passarinhos muito sociáveis.
Crueldade é ter pássaros em gaiolas mínimas, não conviver com eles, não gostar deles.
Como qualquer animal, o pássaro sabe quendo é amado.
bibicat
Membro
Registado: sexta nov 29, 2002 4:43 pm

domingo fev 02, 2003 10:55 pm

aisd tem toda a razão os seus passarinhos são uns sortudos. parabens
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

domingo mar 09, 2003 11:46 am

Se alguém ainda tem dúvida de que manter passaros em gaiolas (principalmente menores do que deviam ser) é crueldade vão à feira dos passarinhos no porto, eu vim agora de lá e estou chocada, até Iguanas mutiladas (sem cauda) eu vi !!!! SE os humanos são os animais racionais eu duvido!!! :x :cry: :o
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta mar 20, 2003 9:46 am

aisd Escreveu: No meu caso específico tenho 2 periquitos.
Talvez não saibam mas o periquito é uma ave sem sentido de orientação.Se fugir, mesmo que queira voltar, é quase certo que não consegue.Por isso a maioria dos periquitos que fogem, e não tendo prática de voar, acabam nos estomagos dos predadores (gatos e cães) ou são apanhados por alguém.
Os meus periquitos têm cada um a sua gaiola.Durante o dia estão na varanda, longe do alcance dos predadores.
Ao fim do dia vêm para dentro de casa e são soltos.Voam cá dentro à vontade e até têm os seus poisos favoritos.
Poisam muitas vezes em nós (e nos nossos pratos ao jantar...) e dão beijinhos ou catam o nosso cabelo.
Sinceramente não me parecem infelizes.
Nós temos a preocupação de dar aos nossos animais as melhores condições que no são possíveis (estamos a pensar em fechar a varanda, tranformando-a numa grande gaiola).
São passarinhos muito sociáveis.
Crueldade é ter pássaros em gaiolas mínimas, não conviver com eles, não gostar deles.
Como qualquer animal, o pássaro sabe quendo é amado.

Concordo a 100% com a aisd, eu tenho aves e simplesmente adoro-os e faço tudo para q eles se sintam bem!! Crueldade é quem tem as aves e ñ lhes dá a minima atenção só pq são passaros e q ñ devem de ter sentimentos (limitam-se a dar-lhes comida e água, qd calha) :o :o
Os meus também vão para a varanda, cada um em sua gaiola e á noite chegam a casa são todos soltos e ñ me parecem infelizes, mt pelo contrario!!

Crueldade é capturar uma ave q se encontra em liberdade e coloca-la numa gaiola só pq é bonita!!
Parece-me q as aves q adquirimos já nascem em gaiolas e por isso ñ sabem o q é liberdade. Como tal tento minimizar isso dando, dentro das possibilidades, liberdade para voarem e regressarem ás suas gaiolas qd lhes apetece...
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sábado mar 22, 2003 12:07 am

boa noite,
eu tenho um ponto de vista próprio da maioria dos criadores.
vocês podem achar cruel manter um casal de bengalins do japão ou de mandarins numa gaiola de 40 cm durante a época de gestação, mas se as aves se reproduzem nelas é porque se sentem confortáveis.
já no caso dos viveiros as aves estão numa situação de semi-liberdade.
podem pensar que eu pouco me tou a lixar para a felicidade das minhas aves, mas não tou, pois crio por gosto e não por negócio.
estou pronto para ouvir críticas, pois cada um tem as suas ideias.

cumprimentos
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

domingo mar 23, 2003 7:39 pm

se achar que as suas aves são felizes não tenho que comentar. Boa sorte para os seus passarinhos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 24, 2003 10:44 am

Os meus periquitos têm a sua personalidade !
A piu-piu foi-me dada por um particular, mal os pais a expulsaram do ninho.
É muito senhora do seu nariz (devia dizer bico...) e diz-nos claramente o que quer - pe, quero sair da gaiola (pendura-se nas barras laterais ao pé da porta), quero dormir (vai para o balancé e põe um ar...),deixem-me em paz (dá bicadas),etc.
O Falcanito veio de um criador e é totalmente diferente - muito mais tímido com pessoas (só agora é que me deixa fazer-lhe festinhas) e é nítidamente "toureado" pela femea - ela provoca-o para voar e depois finta-o, escondendo-se, deixando o "rapaz" a ver navios...

Eu sei que nada disto tem a ver com o tópico.
Onde eu queria chegar é que quem gosta dos seus animais, observa-os e encanta-se com as suas manias e hábitos (seja cão, gato ou crocodilo), porque são seres vivos e autónomos, como nós, com o seu feitiozinho.

Acho que muita gente têm pássaros em gaiolas e quase não se apercebe da sua existência (mas há quem faça o mesmo com cães, etc.).
Estão ali não sei para quê...

E há pessoas (como uma vizinha minha) que tem uma galinha e fala com ela e recebe resposta (uns cacarejos roucos, claramente ternurentos...).

É tudo uma questão de sensabilidade.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”