Canil Municipal da Amadora

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta fev 18, 2011 6:42 pm

quantum Escreveu:Sei que este tópico já é um bocado antigo, mas preferi desenterrá-lo do que andar a criar um tópico novo.

Ora bem, não sei se algum de vocês já foi ao "novo" centro de recolha da Amadora (aquele ao pé da rotunda do Lido). Eu fui lá esta semana, mas posso dizer que foi das coisas mais estúpidas e insensíveis que já vi, no que toca aos animais... Então se aquilo é um canil/gatil, é totalmente do interesse deles obter o número máximo de visitas e potenciais adoptadores ou voluntários. Não é este o caso, está totalmente longe de ser esta a situação.

Há uns meses, fui a um sábado lá à CROAMA e para meu espanto, estava fechado. "Ok, não querem trabalhar aos fins de semanas que é quando a maioria do pessoal está livre, tudo bem".

Passaram-se uns 1-2 meses até que arranjei um tempo livre durante um dia útil e lá regressei lá pelas 10-11h... entrei, pediram me as identificações todas blabla e peço para ver os animais... Respondem-me logo que não podia ver os animais porque estavam em limpezas.. perguntei o horário e responderam-me que o horario das visitas era entre as 14h e as 16h. Ou seja, apenas 2 horas por dia - apenas aos dias úteis!? E exactamente aquelas horas em que a grande maioria dos empregados estão a trabalhar?

E mais - responderam-me que não tinham gatos naquele momento. Porque realmente já não há mais gatos na rua e foram todos adoptados. Amadora is successful!

Afinal não é do interesse do CROAMA ter visitas? Uma pesquisa ao google, falou-se que a camara municipal de amadora era das que tinha maiores taxas de abate... Então há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Passado uma meia hora telefonei ao canil de Lisboa - aquele em Monsanto. As condições não são das melhores mas o horário de visitas é bem MAIS longo.. pelo que me lembro era entre as 9h e as 18h (ou 19h? nao me lembro ao certo). E tinham lá bastante gatos... Como se explica um gatil estar sobrelotado de gatos e outro a 10 minutos de carro não ter nem um único gato?
Pois, esse horário deve ter sido escolhido mesmo para ninguém poder lá ir. :x

Nesse canil/gatil, as construções são sofríveis, mas as condições em que são mantidos os animais são tão lamentáveis como no de Lisboa: não há uma cama, nem uma manta, nem sequer uma simples palete que os impeça de patinharem ou se deitarem no molhado. Também não se pode fotografar os animais, nem publicitá-los para adopção, nem se aceita a ajuda de voluntários ou de simplesmente interessados em melhorar um pouco a vida dos cães e gatos lá retidos.

E antes que venham dizer que estou a falar de ouvido, digo já que não estou: falo por experiência própria, conheço esse canil, a sua veterinária e os seus funcionários, e já visitei por mais de uma vez as instalações.

Quanto a não haver gatos vadios na Amadora, é puro disparate, basta uma viagem pelos tópicos das adopções neste fórum para se ver a quantidade de pessoas que alimentam e protegem gatos vadios no concelho.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta fev 18, 2011 7:01 pm

Nem sempre foi assim. Ao que parece está lá uma veterinária péssima. Uma pessoa má e azeda que tudo indica ter muito apreço por matar os animais. Uma amiga, há tempos, soube que um cão errante que tratavam foi recolhido, foi logo lá para deixar indicações que passados os 8 dias o queria adoptar e quando lá foi tinha sido abatido.
Acho que a veterinária é doida mesmo. Há dezenas senão centenas de queixas na câmara.

Quem lá for tem de ser à bruta. Quer ver, tem direito a ver. Há chatices, preenche-se o livro de reclamações e aproveita-se e faz-se mais uma queixa na câmara.

O problema do canil reside naquela veterinária doida.

http://www.cm-amadora.pt/PageGen.aspx?W ... eqId=31399
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

terça fev 22, 2011 4:56 pm

Ali mesmo ao lado há a AMIAMA que bem precisa de volutários, ajudas e adoptantes.

http://amiama-amadora.blogspot.com/

Mesmo que o blog esteja desactualizado, visitem que os canitos ficam todos contentes de ter visitas! :wink:
quantum
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 13, 2007 3:40 pm

quarta fev 23, 2011 1:29 pm

ZeFe Escreveu:Ali mesmo ao lado há a AMIAMA que bem precisa de volutários, ajudas e adoptantes.

http://amiama-amadora.blogspot.com/

Mesmo que o blog esteja desactualizado, visitem que os canitos ficam todos contentes de ter visitas! :wink:
Mas é praticamente impossível de visitar se nos impoem tantas barreiras. Só 2 horas por dia para visitas (logo nas horas que a maioria das pessoas trabalham), depois anda para ali um segurança a pedir a identificação a TODOS (mesmo depois de ter dito que afinal nao podia entrar), depois dizem que não há gatos, depois aquilo, aquilo, aquilo... A AMIAMA não tem nada a ver com a CROAMA? Isto é, têm um canil/gatil próprio?
A primeira vez de todas, eu entrei primeiro na AMIAMA (porque pensava que era o canil/gatil) e responderam me que o canil estava fechado...

Esta é uma situação que me deixa um pouco frustado e cada vez que vejo uma carrinha da CROAMA nas ruas de Amadora, fico ainda mais chateado com a situação.

Se a culpa é da veterinária e se há tantas queixas, porque é que o gestor/director/camara municipal não reagem?
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta fev 23, 2011 1:51 pm

A AMIAMA já não tem nada a ver com o canil camarário. Quando foi fundada, foi estabelecido um acordo com a câmara da Amadora, pelo qual a associação se encarregaria dos cães apanhados ou entregues pelo canil passado o prazo de retenção previsto pela lei.

Esse acordo nunca foi cumprido e o canil da associação apenas serviu para angariar fundos que se sumiram no éter. Quando as pessoas lá se dirigiam, quer para entregar cães, quer para adoptar, deparavam com um cenário muito degradado e uma recusa sistemática em receber os animais, remetendo os cães a proteger para o canil camarário ao lado. Para adoptar também não havia, ou raramente havia, mas espalhavam-se folhetos a publicitar o canil como hotel.

Com a criação do novo canil camarário, o da AMIAMA passou também para o terreno quase ao lado, mas as coisas continuaram como até aí, até há pouco tempo. Por fim, e depois de muitos esforços desenvolvidos pela actual direcção, a antiga foi substituída e o canil e o trabalho da associação começaram a ser reformulados. Iniciaram-se obras de melhoramento, que, creio, ainda decorrem, e voltou-se à protecção dos animais prevista nos seus estatutos. No entanto, a colaboração com a câmara não foi reiniciada. Funcionam ambas independentemente uma da outra.

Não sei qual é hoje o horário da AMIAMA, quem quiser lá ir só tem de pegar no telefone e informar-se.

Quanto ao camarário... É como está, não sei o que andam a fazer em relação a ele nem à sua veterinária, hoje estou afastada e poucas notícias tenho.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
FadigasZeus2
Mensagens: 9
Registado: segunda fev 28, 2011 10:41 pm

segunda fev 28, 2011 10:58 pm

Informações actualizadas do CROAMA - Canil Municipal Amadora: Horário para visitas/ adopções: 14h00 ás 16h00 de 2ª a 6ª feira isto preferencialmente porque também se pode visitar e até adoptar de manhã das 9h30 ás 12h00 também de 2ª a 6ª feira, a única coisa a ter em conta é o facto de que de manhã os funcionários estão a limpar e alimentar os animais, a única coisa que poderá acontecer é as pessoas que forem de manhã terem que esperar que os funcionários acabem o trabalho e então depois pode-se entrar. Mais uma informação para quem tiver interessado: Este canil tem pessoas (não muitas, mas tem) neste momento a fazer voluntariado. Eu sei que as condições para aceitarem voluntários são muito restritas, mas tem a ver com o facto de ser um serviço público e não poderem ter pessoas a trabalhar de "qualquer maneira", ou seja acho que deve ter a ver com possíveis inspecções. Eu falo por mim, não sou voluntária neste canil (com muita pena minha) mas tenho colaborado no que posso e no que me permitem, desde oferecer mantas, algumas sacas de ração, areão (gatos), "angariar" possíveis adoptantes, tenho feito de tudo um pouco! Devo dizer, no que diz respeito ás adopções, estou satisfeita! Pergunto: esta gente que tanto fala mal, além de SÓ ir visitar (com má intenção) e depois vir falar mal, o quê que na verdade faz de realmente útil para ajudar os animais? Sim porque o que realmente interessa são os animais! e não as pessoas!
FadigasZeus2
Mensagens: 9
Registado: segunda fev 28, 2011 10:41 pm

segunda fev 28, 2011 11:19 pm

Não dei a informação toda, no que respeita aos horários, também se pode visitar e adoptar aos sábados de manhã, das 10h00 ás 12h00. E respondendo à pessoa que diz que aqueles senhores/as não querem trabalhar, informo que os animais são limpos e alimentados 365 dias por ano (natal, pascoa, ano novo, enfim todos os feriados do ano incluindo também domingos) Já tive a oportunidade (infelizmente) de assistir a um atropelamento (Cão) na Amadora há uns bons meses, eram 04h00 da madrugada, e claro o fulano que atropelou o bichinho fugiu, e eu parei o carro desesperada e verifiquei que o cão estava vivo, em sofrimento! não sabendo o que fazer, liguei para a PSP e qual o meu espanto que +/- 1 hora depois, estava na minha presença o carro do canil com 2 funcionários e logo de seguida chegou a Médica Veterinária (que pessoa tão má! levantou-se da sua caminha àquela hora para ir socorrer um cão atropelado que possivelmente amanha ou depois iria abater!???) Não acham estranho? Pois eu fiquei com muito boa impressão dela e a partir dessa altura decidi ajudar, porque percebi que ali valia a pena! Mais informo que aquele cão foi recuperado e já tem um lar. Um conselho para esvaziar o coração dessas "raivas", não se limitem a falar, ajudem no terreno, nem que seja a mudar mentalidades, por exemplo nas adopções, não é só adoptar é preciso ensinar ás pessoas que para adoptar tem que ser com responsabilidade! Porque quem adopta por impulso, só porque gosta, é uma questão de tempo para aquele animal ser entregue/ devolvido novamente a uma canil, que por muito boas condições que possa ter, não é o ideal! e nisto de certeza absoluta estamos todos de acordo, certo?
FadigasZeus2
Mensagens: 9
Registado: segunda fev 28, 2011 10:41 pm

segunda fev 28, 2011 11:24 pm

Amanhã vou ao croama entregar algumas coisas que recolhi. Vou-me informar acerca dos gatos. Volto a dar noticias amanha!
Bem hajam
VascoV2
Membro Veterano
Mensagens: 1166
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
Localização:

segunda fev 28, 2011 11:33 pm

FadigasZeus2 Escreveu: Pergunto: esta gente que tanto fala mal, além de SÓ ir visitar (com má intenção) e depois vir falar mal, o quê que na verdade faz de realmente útil para ajudar os animais? Sim porque o que realmente interessa são os animais! e não as pessoas!
Na verdade são pessoas que adoram falar do que desconhecem...é o que dá ter a vida vazia... :roll:
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 01, 2011 9:43 am

VascoV2 Escreveu:
FadigasZeus2 Escreveu: Pergunto: esta gente que tanto fala mal, além de SÓ ir visitar (com má intenção) e depois vir falar mal, o quê que na verdade faz de realmente útil para ajudar os animais? Sim porque o que realmente interessa são os animais! e não as pessoas!
Na verdade são pessoas que adoram falar do que desconhecem...é o que dá ter a vida vazia... :roll:
Na verdade, o bonito discurso acima à hospital dos animais não é a realidade. Quem conhece efectivamente, sabe-o.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mar 01, 2011 10:23 am

FadigasZeus2 Escreveu:...Este canil tem pessoas (não muitas, mas tem) neste momento a fazer voluntariado. Eu sei que as condições para aceitarem voluntários são muito restritas, mas tem a ver com o facto de ser um serviço público e não poderem ter pessoas a trabalhar de "qualquer maneira", ou seja acho que deve ter a ver com possíveis inspecções. Eu falo por mim, não sou voluntária neste canil (com muita pena minha) mas tenho colaborado no que posso e no que me permitem, desde oferecer mantas, algumas sacas de ração, areão (gatos), "angariar" possíveis adoptantes, tenho feito de tudo um pouco! Devo dizer, no que diz respeito ás adopções, estou satisfeita! Pergunto: esta gente que tanto fala mal, além de SÓ ir visitar (com má intenção) e depois vir falar mal, o quê que na verdade faz de realmente útil para ajudar os animais? Sim porque o que realmente interessa são os animais! e não as pessoas!
Acho bem que faça a apologia e defesa de um canil camarário que em nada se distingue dos outros, mesmo que em versão mais soft.

Oferece ração, mantas, areão? Que bom! O canil da sua área, Sintra, devia ficar muito grato se o fizesse lá. No da Amadora nunca vi mantas nenhumas nos gatos e nos cães.

"Angaria" adoptantes? Como? Anda de porta em porta a perguntar se não querem um cãozinho e um gatinho? Gostaria de saber, pois campanhas de adopção e esforço por dar saída ao animais desse canil é coisa que não se vê em parte nenhuma do concelho.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
FadigasZeus2
Mensagens: 9
Registado: segunda fev 28, 2011 10:41 pm

terça mar 01, 2011 8:45 pm

Olá Boa noite!
uiiiiiii meu Deus tanto azedume, credo! :evil:
Eu não disse que o canil da Amadora era um hospital até porque sei que não têm condições para tal, até porque as competências dos canis municipais não passam por aí, já sei qual a v/ resposta: pois as competências é abater! antecipo-me e respondo, em relação a este assunto, estamos com certeza do mesmo lado, ou seja somos contra o abate, no entanto, os canis municipais têm obrigatoriamente que cumprir as leis deste Pais. Afinal o que é que está mal? Quem tem a culpa? Eu respondo, é na Assembleia que fazem e aprovam Leis e as alteram! Se eles mudarem, os canis municipais (as pessoas que lá trabalham) cumprem a Lei, não só como funcionários mas como cidadãos tem essa obrigação assim como todos nós!
Quem escreveu ironicamente que eu me referi ao canil como um hospital, devia ter vergonha, pois o que se esperava era dizer: a sério? recuperaram o animal? olha, desta não estava à espera! que bom!, mas não mais uma vez, quer lá saber dos animais, as pessoas é que são visadas! À pessoa que, diz que eu, devia era entregar as doações (em géneros) no canil de Sintra que é o meu Concelho, informo que também faço doações a esse canil camarário, assim como, a outros que não vou aqui mencionar. Também informo que, Sintra não é o meu Concelho, está longe de acertar, mas isso também não é importante! No que concerne a andar a "angariar" adoptantes de "porta em porta" :lol: tenho a dizer que não faço censos!!! mas posso dizer que felizmente ocupo uma posição privilegiada que me permite conhecer muita gente, e como sabem passar a palavra é fácil e barato, o que neste caso vem beneficiar o meu intuito. Em relação à não existência de mantas, cobertores e estrados no canil da amadora, é completamente falso! eu visito com regularidade aquele espaço, quando o faço, gentilmente dão-me acesso ao interior das boxes, e só assim é que é possível ver as camas dos animais, os bebedouros e comedouros, porque ficam numa zona tapada/ resguardada! Quem visita, só vê o espaço exterior que os animais têm! Não vêem o que está lá dentro! Ah! eu quando lá vou não aviso que vou! percebem???
Eu tanto ajudo canis/ gatis municipais, como associações privadas, no caso da Amadora, também ajudo, no que posso a AMIAMA, porque para mim o que interessa são os animais! Para a Bronkas, ambos, temos uma pessoa conhecida na AMIAMA, claro que não vou falar em nomes! :o mas eu sei que você sabe de quem falo! Lutar contra sim! Mas estão a disparar para o lado errado, a direcção é para mudarem a Lei!!!
FadigasZeus2
Mensagens: 9
Registado: segunda fev 28, 2011 10:41 pm

terça mar 01, 2011 9:06 pm

Ontem prometi, dar informações sobre gatos no CROAMA, Tal como disse hoje fui lá, mais uma vez! Hoje especialmente dediquei mais tempo do que o normal ao gatil, o que não é normal, porque por preferência pessoal prefiro canitos! :D Pude verificar que, os gatos que vi hoje são os mesmos que tenho visto desde há uns meses para cá, com excepção de 4 novos residentes que entraram esta semana! Neste momento realmente não têm muitos gatos no gatil, acerca disto informaram-me que não têm procedido a recolhas na via pública de gatos, embora haja muitas queixas/ solicitações para recolha, de pessoas que se sentem incomodadas com estes bichanos :( e ninhadas, também este ano não apareceu nenhuma, coisa que dizem não ser habitual, pois dizem que todos os inícios de ano costumam ter, e que o normal é os gatos bebes terem muita procura.
Percam tempo com coisas que realmente valem a pena! É inútil estar por aqui sentados ao computador a escrever, é só Má Lingua! de nada vale!
Bem Hajam
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 01, 2011 9:10 pm

A fadigas está fadigada porque eu não disse que parecia um hospital.
Deve ter cunha no canil. Quando precisar chamo por si.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
FadigasZeus2
Mensagens: 9
Registado: segunda fev 28, 2011 10:41 pm

terça mar 01, 2011 9:35 pm

Cunha? para quê? para eu dar? realmente! :? Não "meto" cunhas a ninguém nem as peço a ninguém! Sou uma pessoa honesta, mas não bato no peito! como a maioria de vós que vem para aqui falar! Gostam muito de animais e batem no peito! São como as beatas da igreja batem muito no peito! são muito religiosas, mas quando se descobre os podres são as/ os piores!
Sim, eles sofrem, é verdade! infelizmente!
Realmente, há pessoas muito mal amadas...
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”