Aos verdadeiros amantes de animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

nickamoreira
Membro
Registado: sábado fev 26, 2005 11:14 pm
Localização: 2 porquinhos da india , 3 tartarugas , 2 piriquitos , 1 papagaio, 1 canario, 2 gatas, 1 coelha
Contacto:

domingo abr 06, 2008 10:00 pm

(Não sei se este é o sitio certo para esta mensagem , mas de qualquer maneira tento)

Á cerca de três meses virei vegetariana. Queria mudar esse hábito em mim , deixar de comer carne e peixe , porque me assustava bastante a ideia de comer carne e de saber que os animais sofriam , para nosso prazer gustativo.
Bem , não quero obrigar ninguém a mudar , isto vem da consciência de cada um , mas adorava mesmo conseguir que algumas pessoas vissem o filme do link que vou colocar aqui. Chama-se "Earthlings" (Terráqueos) , e é um documentário narrado pelo actor Joaquin Phoenix (do conhecido filme "Gladiador")

Aviso já , é chocante !

Tem cenas bastante explicitas de violência e atentados aos direitos dos animais.

Não pretendo que sejam vegetarianos , apenas que tenham alguma consciência porque acreditem , por muito informados que estejam , nunca é demais um pouco mais de informação.

http://www.vista-se.com.br/terraqueos
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

domingo abr 06, 2008 10:07 pm

Rubita
Membro
Registado: sexta abr 04, 2008 12:45 am

segunda abr 07, 2008 1:37 am

Não da para abrir nem num nem outro...
<p align="center"><strong>&ldquo;A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais&rdquo; Ghandi</strong></p>
<p align="center">&nbsp;</p>
caeslove
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 3:54 pm
Pluto (Rafeiro Alentejano);
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

segunda abr 07, 2008 6:52 pm

nickamoreira Escreveu:(Não sei se este é o sitio certo para esta mensagem , mas de qualquer maneira tento)

Á cerca de três meses virei vegetariana. Queria mudar esse hábito em mim , deixar de comer carne e peixe , porque me assustava bastante a ideia de comer carne e de saber que os animais sofriam , para nosso prazer gustativo. Bem , não quero obrigar ninguém a mudar , isto vem da consciência de cada um , mas adorava mesmo conseguir que algumas pessoas vissem o filme do link que vou colocar aqui. Chama-se "Earthlings" (Terráqueos) , e é um documentário narrado pelo actor Joaquin Phoenix (do conhecido filme "Gladiador")

Aviso já , é chocante !

Tem cenas bastante explicitas de violência e atentados aos direitos dos animais.

Não pretendo que sejam vegetarianos , apenas que tenham alguma consciência porque acreditem , por muito informados que estejam , nunca é demais um pouco mais de informação.

http://www.vista-se.com.br/terraqueos
Olá nickamoreira! :wink:
A mim também me assusta a ideia de comer carne/peixe....
Pois sei que os animais sofrem para satisfazer o nosso desejo!
Ao menos se eles não sofressem...
Eu propria ja pensei seriamente em virar vegetariana!

Uma vez li não sei onde, uma frase, que até tem alguma logica!
Essa frase dizia que ao comermos carne/peixe mantiamos o equilibrio na Terra!
Em parte concordo...
Mas depois penso na maneira como sofrem(tambem depende dos metodos utilizadoa) e acho que não deviamos!
Na natureza "selvagem" os animais para sobreviverem tambem se matam uns aos outros e a presa com certeza que sofre até morre!
Pois estar a ser comido vivo não deve ser nada agradavel!
Mas isso é na natureza selvagem...eles têm que sobreviver!!

Este assunto ainda está muito baralhado na minha mente...pois acho que sim e depois que não!!!!
Será que alguma coisa do que eu disse está certo? :?: :!: ??!!!
Se calhar não... :?

Quanto ao documentario...abri a pagina mas o "filme" nao andou!!! :(

Cumprimentos
:wink: Caeslove
<p>Adoro os meus animais!</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 7:04 pm

caeslove Escreveu: Mas isso é na natureza selvagem...eles têm que sobreviver!!
E nós não? :o
caeslove
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 3:54 pm
Pluto (Rafeiro Alentejano);
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

segunda abr 07, 2008 7:08 pm

TitvsLivivs Escreveu:
Claro que sim TitvsLivivs! :wink:
Era aí que eu queria chegar!!!
Mas eles não realizam no momento o sofrimento da presa!
Eu só acho que, (já que realizamos o sofrimento deles) "podiamos" faze-lo de modo que eles nao sofressem!
Como ja disse a minha mente esta um pouco confusa sobre este assunto!
Qual é a sua opiniao?

Cumprimentos
caeslove
<p>Adoro os meus animais!</p>
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

terça abr 08, 2008 5:35 pm

TitvsLivivs Escreveu:
Claro que temos! Mas não precisamos de comer animais para sobreviver, muito menos para viver. :wink:
TitvsLivivs
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 5:51 pm

caeslove Escreveu:Qual é a sua opiniao?
A minha ideia básica é esta: todos os animais agem de acordo as suas potencialidades biológicas. O Homem, de todos os animais é aquele que conseguiu moldar o mundo "à sua imagem" devido ao seu intelecto- sua potencialidade biológica mais notável. Domesticámos animais, seleccionámo-os, tornámo-los "Património da Humanidade" de acordo com as nossas exigências alimentares, laborais; e quando já atingíramos um nível tecnológico superior, começamos também a domesticar animais com o único objectivo de retirarmos prazer deles- por puro ludismo (penso que de todos os incluídos neste grupo, o canário foi o primeiro animal a ser domesticado com intenções estritamente lúdicas). Hoje existem n raças de todo o tipo de animais que foram seleccionadas pelo Homem para lhe satisfazer as necessidade ut supra, que se desaparecessem seriam perdas tão gravosas como a perda de património histórico, intelectual, etc... (Não quero pensar do que seria de nós -Portugal- e do mundo, se os Lusíadas fossem erradicados da face da Terra; assim como não consigo imaginar o que seria do mundo se animais como a vaca, o cão, etc.. desaparecessem do mapa).
Então, imaginemos as consequências de uma população mundial vegetariana? Património perdido. :|
Voltando ao início, eu ajo até aos limites que me foram impostos pela Natureza. Uma cobra mata um rato, um peneireiro mata um perdigoto, eu como carne dos Nossos animais. No entanto há aqui uma brecha nos meus argumentos: Eu falo que enquanto ser vivo devo agir como tal e por isso usar todas as minhas capacidades, para todos os objectivos que queira; no entanto (aqui está a falha, mas propositada) eu consigo agir de acordo com a moral, aliás, tenho o dever de agir moralmente, para que não me torne um perigo, para que não me torne apenas num super-animal, um animal em que a ausência de princípios éticos abriu caminho a que pudesse exercer as minhas potencialidades sem qualquer restrição; tornar-me-ia numa "máquina amoral", pois, com a inteligência com que sou dotado, mas sem restrições morais poderia fazer coisas que poderiam pôr em perigo outrem. Por isso, eu, como ser vivo, deveria actuar no meio como qualquer outro animal, mas, como sou (e até parece que propositadamente) dotado de restrições morais e como foram-me impostas restrições legais- mas até estas derivaram das morais- posso escolher entre querer agir assim, ou em querer agir desta maneira, por isso é que posso optar entre ser vegetariano e não ser, pois as minhas motivações morais assim me obrigam. É nisto que eu difiro de um animal; mas também é aqui que encontro um argumento que vai contra o vegetarianismo. Assim, como eu sou um ser moral, tenho o dever de comer carne. Sim, isso mesmo, tenho o dever de comer carne, pois tenho o dever moral de proteger o nosso património. Do mesmo modo que quem cria os animais para a alimentação deverá ter o dever moral de lhes proporcionar as melhores condições. No entanto sabemos que isso não é assim: animais por todo o mundo sofrem danos psico-físicos equivalentes a tortura. Mas se o nosso dever é de proteger o nosso Património Zoológico, não será através do vegetarianismo que eu o conseguirei fazer, e também não será optando por esse tipo de alimentação que conseguirei contribuir para a extinção de actos violentos para com os animais, porque actos violentos (violência despropositada perpetrada por seres humanos, porque a relação predador-presa é extremamente violenta, no entanto é obviamente necessária) continuarão a haver enquanto nós existirmos. Nós matamos os nossos próprios filhos e enterramo-los em vasos, nós cometemos genocídio em massa, torturamos, violamos crianças, suicidamo-nos com o objectivo de matar milhares; enfim, a nossa moral conseguiu conter-nos, mas não a todos, porque ela para se formar foi buscar os nossos preconceitos, as nossas ideias, as nossas maldades e acima de tudo teve de ter uma base psicológica profunda na sua génese. Mas não são só os psicopatas os violentos. Eu, você (suponho eu :lol: :wink: ), e todas as pessoas não-psicopatas, também somos violentos; a nossa vida social é violenta. Eu ao discutir com uma pessoa estou a ser verbalmente violento. Ao irritar-me com alguém liberto violência. Eu e você temos mesmo de ser violentos para sobrevivermos na sociedade. Ora se somos tão violentos para connosco mesmos, por necessidade inata, por maldade, pelo que quiser, como sempre fomos e como seremos, não poderemos nunca, mas mesmo nunca, acabar a violência com que degradamos os animais, quer sejam eles domésticos ou selvagens. Portanto, resumindo e concluindo, os animais de que nós dependemos estão sob nossa responsabilidade; por isso a melhor forma de os proteger não será não os comer, mas sim o contrário, pois o sofrimento animal provocado pelo Homem existirá sempre, mas se nós pararmos de os usar como fonte de alimento e de outras coisas que são indispensáveis eles, tão importantes para nós humanos, sem sombra de dúvida, é que deixarão de existir.
Última edição por TitvsLivivs em terça abr 08, 2008 7:08 pm, editado 1 vez no total.
Gpsc
Membro
Registado: domingo mai 21, 2006 11:05 am

terça abr 08, 2008 6:02 pm

Não sou vegetariano nem coisa parecida mas fiquei chocado com algumas coisas que vi no documentário. Não sei como é que há pessoas de cometer certas atrocidades :?

Cmps, Gpsc
Rubita
Membro
Registado: sexta abr 04, 2008 12:45 am

sexta abr 11, 2008 5:41 pm

Já consegui aceder ao link, mas que só vi durante uns dois minutos. Estava a torturar-me. Talvez noutro dia em que esteja menos sensivel consiga ver até ao fim :(
<p align="center"><strong>&ldquo;A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais&rdquo; Ghandi</strong></p>
<p align="center">&nbsp;</p>
inesfilipe
Membro Júnior
Registado: segunda mai 05, 2008 12:29 am

segunda jun 09, 2008 1:33 am

:|
Última edição por inesfilipe em terça jun 10, 2008 11:28 pm, editado 1 vez no total.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda jun 09, 2008 7:10 am

inesfilipe Escreveu:É terrivel! so me apetece meter no quarto e de lá nunca mais sair :( :| .
Penso que é obrigatorio ver este video, abriu-me os olhos.
Ou então não... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Legacy
Registado: segunda jun 09, 2008 11:19 am

segunda jun 09, 2008 12:45 pm

8)
" Working towards success will make you a Master. Working towards satisfaction will make you a Legend."
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

quarta jun 11, 2008 2:50 pm

Pelos comentários que vi a seguir, não tive coragem de abrir o link. Suponho que seja algo a haver com as condições em que muitos animais se encontram (sendo estes para consumo humano).
Eu já vi e li tanto sobre isso que... dá-me nauseas. É repugnante que tratem mal estes animais. O mínimo que se pode fazer por eles é oferecer condições dignas...
Felizmente já começa a haver consciencia, e é o nosso dever, como consumidores, recusarmos comprar carne a produtores sem escrupulos e optarmos por outros que sabemos ter algum respeito pelos animais que criam.
Já pensei em ser vegetariana, porque custa-me saber que no fundo posso estar a fomentar estas situações. Mas, por motivos de saúde, não o posso fazer. Mesmo para uma pessoa saudável, a alimentação vegeteriana tem que ser muito bem monitorizada para evitar deficiências alimentares, especialmente de ferro. Mas mesmo assim, eu tento restrinjir a carne ao mínimo possível (só 1-2 refeições por semana).

Enfim... é daquelas situações que nunca irá ter fim. Há pessoas que torturam animais mesmo que estes não tenham como finalidade a alimentação. A falta de "interesse" em fiscalizar situações de abuso/negligência a animais por parte das autoridades também contribui e muito para a "banalidade" destas situações.

Ainda esta semana tive conhecimento de casos bastante chocantes:
:arrow: Six live kittens were sealed into a block wall at a local apartment complex.
http://www.kvbc.com/Global/story.asp?S=8433139

:arrow: MILITARY INVESTIGATE PUPPY ABUSE INTERNET SHOCK VIDEO
http://smallbitsandpieces.blogspot.com/ ... abuse.html
depassagem
Membro
Registado: quinta jun 12, 2008 1:02 pm

terça jun 17, 2008 10:12 pm

Não consegui acabar de ver o vídeo porque sou muito sensível a este tipo de imagens. Acho que este vídeo marca todas as pessoas que o vejam; de uma maneira mais intensa ou não mas marca e isso é que é importante.
No entanto só isto não chega. Até algum tempo, achava que o melhor para os nossos animais, que andam na rua, era serem levados para canis ou para os chamados centros de acolhimento até que percebi como isso funcionava e hoje sei que são muito mais felizes os animais que estão na rua e são alimentados pelos verdadeiros amantes dos animais, não o são regularmente mas é louvável o trabalho de pessoas que alimentam e tratam de animais considerados rafeiros e que nem sequer estão ao seu cargo.
Quanto ao vegetarianismo ainda não tenho uma opinião perfeitamente formada, já tentei mudar os meus hábitos mas como ainda sou dependente dos meus pais tenho de me submeter ás regras deles. Quem sabe um dia quando for estudar fora e for mais independente não mude os meus hábitos.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”