cães usados como isco para tubarão em ilha francesa

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
patudinhos
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: quarta mai 28, 2008 4:51 pm

quarta jun 25, 2008 10:48 am

ESTAMOS MESMO NO FIM DO MUNDO. OUVE-SE E VÊ-SE CADA COISA.
HORRÍVEL O SOFRIMENTO DESTES ANIMAIS.
REPASSEM A TODOS OS VOSSOS CONTACTOS. ASSINEM A PETIÇÃO.
URGENTE


Pessoal, ajudem a repassar urgente e assinem essa petição, leiam a materia sobre uma ilha francesa onde pescadores usam caes e gatos vivos como isca pra tubarão. Uma vez que os pescadores capturem os animais, colocam-lhes imediatamente anzóis, 'ou pelo menos no dia anterior, para que sangrem o suficiente'.
Alguns escapam antes de serem atirados ao mar, outros não têm essa sorte. Após os anzóis serem colocados nas patas e/ou focinhos, os animais são atados a tubos infláveis com linha de pesca e largados no mar.
Para evitar a detecção, os pescadores colocam a isca no meio da noite e regressam de manhã para verificar se capturaram algum tubarão.





Materia completa:
http://farmale.blogspot.com/2008/02/ces ... ro-em.html

Petição:
http://www.30millionsdamis.fr/agir-pour ... ure/1.html




cães usados como isco para tubarão em ilha francesa
Cães e gatos, vivos e mortos, estão a ser usados como isca para tubarões por pescadores amadores na ilha sob administração francesa de Réunion, revelaram organizações de defesa dos direitos dos animais e as autoridades locais.
A pequena ilha vulcânica localizada ao largo da costa oriental de África está repleta de cães vadios, mais de 150000, diz Reha Hutin, presidente da organização com sede em Paris Fondation 30 Millions d'Amis.

Hutin enviou uma equipe de filmagens a Réunion no Verão passado, para obter provas documentais de que os animais vivos estavam a ser usados como isca para tubarões, com o objectivo de expor esta bárbara prática no programa de defesa dos direitos dos animais da organização na televisão.

Não foi preciso muito tempo para que a equipe descobrisse três casos, diz ela. Um vídeo e fotografias mostram os cães com diversos anzóis profundamente presos nas patas e focinho.

'Foi a partir daí que todos começaram a levar a situação a sério, percebemos que era mesmo verdade.'
Um veterinário conseguiu tratar com sucesso um dos cães, o cão de seis meses de idade com um anzol no focinho que se vê na foto acima, na SPA (Société Protectrice des Animaux) da capital de Réunion, St.-Denis.

Ao contrário da maioria dos animais usados nesta prática, o cão era o animal de estimação de alguém, revela Saliha Hadj-Djilani, repórter do programa televisivo da organização. O cão tinha, aparentemente, escapado aos seus captores e foi levado à SPA por um cidadão preocupado. Totalmente recuperado, o animal já está de regresso a casa e à companhia dos donos.

Os outros dois casos descobertos pela organização francesa eram animais vadios, que vivem agora em França com novos donos. A Fundação planeja financiar um programa de esterilização dos animais vadios da ilha para reduzir o excesso destes animais mas não será uma tarefa fácil. Hutin refere que muitos dos locais consideram os animais vadios como pestes, 'a vida de um cão vadio não tem valor nenhum lá'.

Stephanie Roche da Fundação Brigitte Bardot, outro grupo de defesa dos animais com sede em Paris, confirmou que animais vivos estavam a ser usados como isco na ilha de Réunion. Mas, considera ela, não se trata de uma prática comum.
A organização Bardot tem vindo a combater esta prática desde há uma década mas esta é a primeira vez que os políticos de Réunion reagiram fortemente e com rapidez para acabar com esta prática, diz Roche. No mês passado, passou a ser ilegal aos barcos de pesca transportar cães e gatos, vivos ou mortos.

A embaixada francesa em Washington, D.C., emitiu um comunicado escrito condenando a utilização de cães como isco de tubarão, enfatizando que tais actos são ilegais e não serão tolerados em território francês. Segundo a embaixada, estes são 'casos muito isolados e as autoridades da ilha estão a controlar a situação de perto'.


No início deste mês realizou-se o primeiro processo em que um pescador foi acusado de usar cães vivos como isco. As autoridades descobriram um cachorro com sete meses de idade na propriedade de John Claude Clain em Julho, já com três anzóis espetados nas patas e focinho.
Clain, um entregador de pão com 51 anos, foi considerado culpado de crueldade contra os animais e multado em €5000, relata o jornal local Clicanoo. No entanto, o pescador amador alega que não usou o cachorro como isco mas que o animal se tinha enredado numa armadilha para protecção da capoeira.

O caso de Clain não é único, diz Fabienne Jouve da GRAAL (Groupement de Réflexion et d'Action pour l'Animal), uma organização de defesa dos direitos dos animais com base em Charenton-le-Pont, França. 'Ultimamente, quase todas as semanas, temos encontrado cães com anzóis na ilha, para não falar de gatos encontrados nas praias e parcialmente devorados por tubarões.'




Uma vez que os pescadores capturem os animais, colocam-lhes imediatamente anzóis, 'ou pelo menos no dia anterior, para que sangrem o suficiente'. Alguns escapam antes de serem atirados ao mar, outros não têm essa sorte.
Após os anzóis serem colocados nas patas e/ou focinhos, os animais são atados a tubos infláveis com linha de pesca e largados no mar, relata o Clicanoo. Para evitar a detecção, os pescadores colocam o isca no meio da noite e regressam de manhã para verificar se capturaram algum tubarão.




'Este tipo de prática bárbara não tem qualquer tipo de desculpa em pleno século XXI', diz Jouve.
A organização americanaSea Shepherd Conservation Society de FridayHarbor, no estado de Washington, está a oferecer uma recompensa de U.S. $1000 aos agentes da polícia de Réunion que prenda pessoas que utilizem cães e gatos como isco para tubarões.




Tanto a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals do Reino Unido, como a Fondation 30 Millions d'Amis estão a apelar aos amigos dos animais que assinem uma petição exigindo ao governo francês a implementação de medidas legais contra a utilização de cães e gatos vivos como isca de tubarões.




'O Homem tem feito na Terra um inferno para os animais.' Arthur Schopenhauer
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta jun 26, 2008 9:43 am

Muito embora não consiga aceder a nenhum dos links que postou, esta situação a ser verdadeira é um crime autêntico.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
YaraKitty
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 30, 2008 4:15 pm

terça jul 08, 2008 12:12 pm

Depois disto é que oficialmente já vou acreditar em tudo o que me dizem, já nem preciso de provas... :(
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

domingo jul 13, 2008 9:44 pm

Esta situação é realmente condenável pelo modo como são tratados os animais. No entanto quero referir que seria a favor deste tipo de pesca se os animais fossem previamente abatidos de forma indolor e se este tipo de pesca fosse indispensável para a sustentabilidade da população.
Estão todos chocados com o que eu disse, certo? Então queria lembrar-vos que a carne que comemos também vem de uma vaca e de um porco; e não vejo em que medida uma vaca ou um porco têm uma vida mais ou menos valiosa do que a de um cão ou de um gato. O problema é que as pessoas são demasiado especistas (e infelizmente há aqueles lunáticos que o são a menos, tendo a vida humana peso igual à de um periquito), vendo a vida de um cão superior em termos valorativos à de um porco. Para mim quem come carne de Chow-chow não é pior que aquele que come vaca ou porco.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 14, 2008 6:23 pm

TitvsLivivs Escreveu: Estão todos chocados com o que eu disse, certo?
Um pouco... não percebi a relevância da nossa alimentação para o facto de se praticar pesca com cães vivos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

segunda jul 14, 2008 11:01 pm

TitvsLivivs Escreveu:Esta situação é realmente condenável pelo modo como são tratados os animais. No entanto quero referir que seria a favor deste tipo de pesca se os animais fossem previamente abatidos de forma indolor e se este tipo de pesca fosse indispensável para a sustentabilidade da população.
Estão todos chocados com o que eu disse, certo?
Sinceramente não, não estou chocada. Ao ler o texto ocorreu-me essa possibilidade e até concordo... Pessoalmente não era capaz de o fazer porque cães e gatos para mim são animais de estimação, mas se for mesmo necessário para a sobrevivência da população, então que usem animais mortos...

Aliás, não percebo porque não os matam logo... Será que sangram menos depois de eutanasiados? Será que os tubarões são mais atraídos por presas vivas?

Também não entendi o motivo de os deixarem assim de um dia para o outro... Bastava ser na hora.

Para mim esta história está mal contada. Dispenso ver os links. Alguém sabe se as fontes são fidedignas?
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 15, 2008 1:03 pm

Butterfly_21 Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu:Esta situação é realmente condenável pelo modo como são tratados os animais. No entanto quero referir que seria a favor deste tipo de pesca se os animais fossem previamente abatidos de forma indolor e se este tipo de pesca fosse indispensável para a sustentabilidade da população.
Estão todos chocados com o que eu disse, certo?
Sinceramente não, não estou chocada. Ao ler o texto ocorreu-me essa possibilidade e até concordo...
Algum motivo coerente e perceptivel para se pescarem tubarões com cães vivos ou mortos? É que eu não consigo ver nenhum. Talvez consigam explanar melhor as ideias.

Quanto à pesca de tubarão, sem comentários. Estamos a extinguir um animal que se não estou em erro, anda por cá há cerca de 400 milhões de anos e ninguém sabe bem o impacto que isso vai ter no equilibrio já débil do Oceano.

Todo este assunto me revolve as tripas. É esclarecedor encontrar quem consiga perceber determinadas situações.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça jul 15, 2008 2:08 pm

LuMaria Escreveu: Algum motivo coerente e perceptivel para se pescarem tubarões com cães vivos ou mortos?
TitvsLivivs Escreveu:No entanto quero referir que seria a favor deste tipo de pesca se os animais fossem previamente abatidos de forma indolor e se este tipo de pesca fosse indispensável para a sustentabilidade da população.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 15, 2008 6:09 pm

Butterfly_21 Escreveu:
LuMaria Escreveu: Algum motivo coerente e perceptivel para se pescarem tubarões com cães vivos ou mortos?
TitvsLivivs Escreveu:No entanto quero referir que seria a favor deste tipo de pesca se os animais fossem previamente abatidos de forma indolor e se este tipo de pesca fosse indispensável para a sustentabilidade da população.
OK. Navegamos no mundo do absurdo. Só pode. :roll:

Só uma mente muito retorcida pesca tubarões com um um cão ou gato. Por norma utiliza-se engodo feito à base de peixe que é o alimento natural dos tubarões. Cães e gatos estão longe da sua dieta habitual e provavelmente das suas preferências. A noticia aborda "pesca de desporto" e fala em tubarões logo, não me parece ter nada a ver com "sustentabilidade de uma população".

Portanto, continúo chocada. Com o tópico e com os vossos comentários.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça jul 15, 2008 8:42 pm

LuMaria Escreveu:Só uma mente muito retorcida pesca tubarões com um um cão ou gato. Por norma utiliza-se engodo feito à base de peixe que é o alimento natural dos tubarões. Cães e gatos estão longe da sua dieta habitual e provavelmente das suas preferências. A noticia aborda "pesca de desporto" e fala em tubarões logo, não me parece ter nada a ver com "sustentabilidade de uma população".
Confesso que não me tinha apercebido dessa parte. Se se trata de desporto, retiro tudo o que disse.

Quanto a pescar tubarões com cães ou gatos, também não faz sentido para mim, daí eu ter dito que não compreendia bem a notícia e ter perguntado se alguém sabia algo sobre as fontes de informação. É que parece-me um bocado absurda a história, desde o tipo de animais que usam, passando por lhes espetarem um gancho e deixarem-nos a sangrar de um dia para o outro... Não faz sentido, pelo menos para mim.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

quarta jul 16, 2008 7:46 pm

LuMaria Escreveu:

Só uma mente muito retorcida pesca tubarões com um um cão ou gato. Por norma utiliza-se engodo feito à base de peixe que é o alimento natural dos tubarões. Cães e gatos estão longe da sua dieta habitual e provavelmente das suas preferências. A noticia aborda "pesca de desporto" e fala em tubarões logo, não me parece ter nada a ver com "sustentabilidade de uma população".

Portanto, continúo chocada. Com o tópico e com os vossos comentários.
A LuMaria não percebeu...
Eu estava a colocar uma hipótese. Estava a imaginar uma situação hipotética em que a população dependesse da pesca para sobreviver, assim aceitaria, como não é isso que aqui se passa, mas antes tortura de animais para a prática de um desporto ( que não deveria ser considerado um desporto, assim como a caça, pois não há nada de desportivo no acto de matar, ou pelo menos não deveria de haver), é condenável.

LuMaria Escreveu: Um pouco... não percebi a relevância da nossa alimentação para o facto de se praticar pesca com cães vivos.


Pois, não percebeu porque não expliquei o meu raciocínio na mensagem anterior.
Recorri à alimentção para expressar a minha opinião acerca do especismo presente à volta desta notícia. Tenho dúvidas de que se em Reunion os pescadores usassem vitelos ou cordeiros por exemplo, para capturarem tubarões esta situação chegaria ao nosso conhecimento. E porquê? Porque por mais que as pessoas digam o contrário, há muita relutância em aceitar que a vida de um animal usado na nossa alimentação tenha o mesmo "valor" que a de um animal de companhia como um cão ou um gato. Aceita-se muito mais que uma vaca seja abatida que m cão. E o que isto tem a ver com o tópico? Tem a ver que, na minha opinião a razão pela qual ele existe é mais por serem cães e gatos envolvidos do que o modo como os matam e os usam. Ou seja: o choque e horror das pessoas que tomaram conhecimento desta situação deve-se, na miha opinião, a um preconceito especista que as faz considerar um cão ou um gato com vidas mais importantes que as de um porco ou de uma vaca; e por isso esta noticía chegou até nós.
Você agora pergunta: desse modo, a seu ver, não deviamos prestar grande atenção à situação porque simplesmente um gato e um cão não "valem" assim tanto ? E eu respondo: óbvio que não. A razão pela qual digo isto é porque acho que muitas vezes este preconceito faz as pessoas considerarem o sofrimento de um animal superior ou inferior aos de um outro, pois este está rotulado de uma maneira que lhe confere uma vida de menor ou maior importância aos nossos olhos do que o outro.
Imagine que numa aldeia qualquer pessoas tinham o hábito de matar cabras para a alimentação e vestuário, pois nessa aldeia havia muitas cabras. Imagine agora que um surto de brucelose dizimava todas as cabras existentes, de modo que as pessoas dessa aldeia não tinham outro animal como ovelhas ou vacas para substituírem as cabras. No entanto a aldeia tinha muitos cães e então as pessoas viram-se obrigadas a comer os cães em substituição das cabras. O sucedido espalha-se e aparece num jornal na primeira página assim " Aldeia no interior do país abate cães e alimenta-se deles". Notícia macabra, não é? Mas porque não apareceu no jornal "Aldeia no interior do país abate cabras e alimenta-se delas" quando os habitantes da aldeia as comiam? Primeiro pela banalidade da situação: é comum comer-se cabra ao contrário de cão; e também, se analisarmos melhor a situação, porque está instituido e enraizado que os animais têm todos direito à vida, mas essa vida tem diferente valor conforme o animal, e portanto aceita-se mais facilmente a morte de um porco que a de um gato. Em suma, o que quero dizer é que decerto existem situações pelo mundo ainda mais atrozes que as descritas no tópico, mas não chegam aqui à arca porque os animais envolvidos nelas estão na base da escala que mede o "valor" da vida.
De certa forma desviei-me do tópico, mas penso que não há grande mal, porque só por si o tópico não dava base para grandes divagações apenas os habituais "é horrível" "amo o meu tareco branquinho e não deixaria que algo de semelhante lhe acontecesse" e " os animais deviam era revoltar-se à maneira de Animal Farm" (estes são aqueles que leram o livro e que não sabem o que é uma alegoria) :lol:
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 17, 2008 6:04 pm

TitvsLivivs Escreveu:
Imagine que numa aldeia qualquer pessoas tinham o hábito de matar cabras para a alimentação e vestuário, pois nessa aldeia havia muitas cabras. Imagine agora que um surto de brucelose dizimava todas as cabras existentes, de modo que as pessoas dessa aldeia não tinham outro animal como ovelhas ou vacas para substituírem as cabras. No entanto a aldeia tinha muitos cães e então as pessoas viram-se obrigadas a comer os cães em substituição das cabras. O sucedido espalha-se e aparece num jornal na primeira página assim " Aldeia no interior do país abate cães e alimenta-se deles". Notícia macabra, não é? Mas porque não apareceu no jornal "Aldeia no interior do país abate cabras e alimenta-se delas" quando os habitantes da aldeia as comiam?
:o :o :o :o :o :o E o que tem isto a ver com o tópico em questão?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

quinta jul 17, 2008 6:26 pm

LuMaria Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu:
Imagine que numa aldeia qualquer pessoas tinham o hábito de matar cabras para a alimentação e vestuário, pois nessa aldeia havia muitas cabras. Imagine agora que um surto de brucelose dizimava todas as cabras existentes, de modo que as pessoas dessa aldeia não tinham outro animal como ovelhas ou vacas para substituírem as cabras. No entanto a aldeia tinha muitos cães e então as pessoas viram-se obrigadas a comer os cães em substituição das cabras. O sucedido espalha-se e aparece num jornal na primeira página assim " Aldeia no interior do país abate cães e alimenta-se deles". Notícia macabra, não é? Mas porque não apareceu no jornal "Aldeia no interior do país abate cabras e alimenta-se delas" quando os habitantes da aldeia as comiam?
:o :o :o :o :o :o E o que tem isto a ver com o tópico em questão?

Já disse em cima, na mensagem anterior à sua, que de facto me desviei relativamente do tópico, mas parece que a LuMaria não leu...
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 17, 2008 6:36 pm

TitvsLivivs Escreveu:Já disse em cima, na mensagem anterior à sua, que de facto me desviei relativamente do tópico
E que desvio acidentado! E só não lhe ponho o boneco a piscar o olho porque me chamou lunática.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

quinta jul 17, 2008 6:41 pm

LuMaria Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu:Já disse em cima, na mensagem anterior à sua, que de facto me desviei relativamente do tópico
E que desvio acidentado! E só não lhe ponho o boneco a piscar o olho porque me chamou lunática.
Onde? :o
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”