Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
VieirinhaPT
Registado: segunda nov 03, 2008 7:23 am

terça nov 04, 2008 3:41 pm

Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com ossos animais).

in Wikipédia

Agora nós, praticam ou não? Se praticam, porque é que praticam? E se não praticam porque não o fazem?

Eu não pratico, e acho pessoalmente que nunca o irei fazer, para além de saber bem comer cane e peixe, têm alto valor nutritivo. E para além do mais não vejo mal nenhum em relação aos animais, toda a gente sabe que em meios selvagens todos os animais caçam e se alimentam de outros animais (tirando os herbívoros), os nossos antepassados caçavam e alimentavam-se de animais (tal como os animais se alimentavam deles, às vezes). E também me faz confusão que algumas pessoas que são vegetarianas justifiquem a sua escolha com o sofrimento do animal, olhando para aquilo que disse em cima, ainda tenho mais uma coisa a perguntar, e as plantas não são seres vivos? Não sentem a morte? Não morrem?

Mas como sabem isto é só uma opinião, por isso deitem para cá para fora as vossas!
Última edição por VieirinhaPT em terça nov 04, 2008 8:31 pm, editado 1 vez no total.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça nov 04, 2008 8:02 pm

Eu acho que são opções pessoais que há que saber respeitar assim como eles devam saber respeitar quem não segue a alimentação adequada á espécie a que pertence, entendo que acreditem que assim contribuem menos para o sofrimento animal e se sintam melhor com a sua consciência, o que não quer dizer que quem não segue um regime vegetariano não se sinta bem com a sua consciência e que tente que as condições dos animais que são criados para consumo tenham um melhor qualidade de vida desde que nasce até ao abate, afinal só nasceram porque o homem o provocou e com o destino ao consumo,...quanto ás plantas serem um ser vivo sim, são mas acho que ainda não se provou que possam sentir dor como os seres do reino animal...e não comeces com essas coisas, que daqui a pouco o pessoal deixa de comer totalmente só com pena de tudo :twisted: :twisted:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nunomiguel1
Membro
Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm

terça nov 04, 2008 8:23 pm

Só por curiosidade, ha por aqui pessoas vegetarianas no forum? E como alimentam os vossos animais de estimação? Tambem com alimentos vegetarianos?

Sim eu sei que ha comida vejetariana para os animais de estimação, mas é que, por exemplo, os meus caes ficam doidos com frango assado e não poderia negar-lhes essa alegria!

cumps
VieirinhaPT
Registado: segunda nov 03, 2008 7:23 am

terça nov 04, 2008 8:34 pm

Eu não começo com nada, apenas gostava de saber a opinião de algumas pessoas, especialmente dos próprios vegetarianos.

Eu acho que por vezes o ser humano esquece-se daquilo que realmente é, um animal, racional é certo (quer dizer alguns :mrgreen: ) mas não o deixa de ser por isso.
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

terça nov 04, 2008 10:40 pm

Eu não sou vegetariana ainda, mas ando aos poucos a tentar ser. Tem a ver exactamente com o que o native disse, sinto-me muito melhor com a minha consciência. Eu sempre adorei carne, no entanto hoje em dia como muito melhor e com mais vontade comida vegetariana do que carne ou peixe, até porque é um tipo de comida que não tem ossos, nem espinhas, nem nervos, que nunca gostei de encontrar na comida.

Em relação aos antepassados caçarem, pois faziam-no, mas era uma luta de igual para igual, por assim dizer. Agora não, agora os animais são mantidos pelos homens nas condições que se sabem. E depois é a tal história, "os animais são meus amigos e eu não como os meus amigos".
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

terça nov 04, 2008 11:13 pm

É-me totalmente impossível ser vegetariano. Gosto demasiado de carne e de peixe.
Não critico que faz a escolha de seguir um regime vegetariano, tal como não obrigo ninguém a comer carne. Apenas não consigo entender porque não o fazem.
Principalmente à beira dum Cozido à Portuguesa ou, ainda melhor, duma Francesinha ou ao delicioso aroma dum peixe na grelha

Mas isto sou eu.
Cumps ;)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta nov 05, 2008 1:22 pm

Dispondency Escreveu:(...) Eu sempre adorei carne, no entanto hoje em dia como muito melhor e com mais vontade comida vegetariana do que carne ou peixe, até porque é um tipo de comida que não tem ossos, nem espinhas, nem nervos, que nunca gostei de encontrar na comida.
(...)
Eu desde criança consumi muita carne acho que como a maior parte de nós e acho que faz falta pelo menos durante o o crescimento assim como também ache que possa ser substituída se bem feito e bem acompanhado, mas quantos de nós segue um regime alimentar correcto seja vegetariano ou omnívoro...quantos somos acompanhados por nutricionistas? Eu acho que assim como outras espécies em fase de crescimento consumam mais proteína animal e depois passam a ser totalmente ou maioritariamente herbívoros, o homem continua a abusar da proteína animal durante quase toda a vida sem necessidade, aí já acho que é pelo prazer de comer carne...mas vejamos que antigamente se consumia muito menos, e neste momento incluímos carne em quase todas as refeições, desde a sandoxa de fiambre ao pequeno almoço ao prato de com peixe ou carne ao almoço e de novo ao jantar...passando muitas vezes por mais uma sandoxa á tarde e outra ao deitar...eu sou preguiçoso a comer por isso sou um pouco como a Dispondency, por uma questão de textura, ossos e espinhas e peso de digestão, prefiro comer algo mais fácil como produtos lácteos ou vegetais evitando a carne...mas não choro o bife que como quando tenho vontade disso....embora ache que as condições da criação de animais para consumo não só alimentar, devem ser muito melhoradas apesar de já se estar a trabalhar nesse sentido e que têm evoluído bastante e também com muita ajuda de muitos vegetarianos que são uma seca :twisted: , mas que são determinados e em muito fazem no sentido do bem estar animal.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta nov 05, 2008 5:46 pm

Em relação aos antepassados caçarem, pois faziam-no, mas era uma luta de igual para igual, por assim dizer. Agora não, agora os animais são mantidos pelos homens nas condições que se sabem. E depois é a tal história, "os animais são meus amigos e eu não como os meus amigos".
Eu também penso assim, por isso geralmente antes de comer um frango ou um bife de vaca costumo soltá-los no quintal e ando atrás deles com uma lança ou um arco de flechas.
Quanto a comer amigos, também estou totalmente de acordo e sempre preferi comer amigas.
(desculpem, não resisti) :p

O vegetarianismo é uma opção individualque deve ser obviamente respeitada. Pessoalmente os argumentos utilizados pelos vegetarianos nunca me convenceram, por pouco que fosse. Mas cada um na sua e não me importa minimamente se algúem come carne ou não.
O que me irrita por vezes são os extremismos e a soberba com que ALGUNS vegetarianos se acham superiores aos demais omnivoros, quase como se vivessem noutro estadio de evolução e os demais continuassem numa especie de idade da pedra presos aos hábitos trogloditas de caçadores recolectores. Em suma, respeito essa opção alimentar e espero apenas que respeitem a minha, sem estarem constantemente a minimizá-la ou a acusá-la de ser atrasada ou pouco evoluida em termos civilizacionais, como já aconteceu em tantos tópicos por aqui. Não é AINDA o caso deste, mas se alguns vegans de serviço ainda andarem por aqui, esperem para ver ;)
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quarta nov 05, 2008 6:32 pm

PauloC1 Escreveu:Eu também penso assim, por isso geralmente antes de comer um frango ou um bife de vaca costumo soltá-los no quintal e ando atrás deles com uma lança ou um arco de flechas.
Imagem
caiado
Membro
Registado: quinta out 23, 2008 8:51 am

quarta nov 05, 2008 10:34 pm

Não sou vegan nem percebo bem isso das estratificações alimentares.
Sou a favor do canibalismo mas só de pessoas que tenham tido carne na sua dieta pois de contrário não será tão suculenta. (Trincar uma omoplata de um gajo vegetariano ou macrobiótico deve ser de uma insipiência formidável).

Em suma, continuem assim. A natureza é sábia e (graças a Deus) tem um rol interminável de doenças à vossa espera, doenças essas que já estarão em tantos e tantos casos, incubadas. Portanto, quem com ferro mata, com espetada morre e pronto, far-se-á e mínima justiça.

(também apreciei este tópico. quero a receita já!)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta nov 05, 2008 10:58 pm

caiado Escreveu:Sou a favor do canibalismo mas só de pessoas que tenham tido carne na sua dieta pois de contrário não será tão suculenta. (Trincar uma omoplata de um gajo vegetariano ou macrobiótico deve ser de uma insipiência formidável).
Olhe que não, olhe que não...

Os predadores dão preferencia a presas herbivoras. 8)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
GoldDragon
Membro
Registado: quinta set 11, 2008 4:14 pm

quinta nov 06, 2008 2:52 am

VieirinhaPT Escreveu:Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com ossos animais).

in Wikipédia

Agora nós, praticam ou não? Se praticam, porque é que praticam? E se não praticam porque não o fazem?

Eu não pratico, e acho pessoalmente que nunca o irei fazer, para além de saber bem comer cane e peixe, têm alto valor nutritivo. E para além do mais não vejo mal nenhum em relação aos animais, toda a gente sabe que em meios selvagens todos os animais caçam e se alimentam de outros animais (tirando os herbívoros), os nossos antepassados caçavam e alimentavam-se de animais (tal como os animais se alimentavam deles, às vezes). E também me faz confusão que algumas pessoas que são vegetarianas justifiquem a sua escolha com o sofrimento do animal, olhando para aquilo que disse em cima, ainda tenho mais uma coisa a perguntar, e as plantas não são seres vivos? Não sentem a morte? Não morrem?

Mas como sabem isto é só uma opinião, por isso deitem para cá para fora as vossas!
Nao sei de onde foi buscar info,mas esta incorrecta...na alimentaçao vegetariana pode-se comer derivados...sao chamados os ovolactovegetarianos...os Vegan é que nao consomem qualquer tipo de carne nem derivados :wink:
e isto nao é uma pratica ou mania nem gostos,sao estilos de vida ou opçoes,e por vezes religiao,os vegetarianos sao os mais saudaveis...isso nao tenham qualquer duvida,os atletas olimpicos e da alta competiçao nao consomem carne,sao ovolactovegetarianos,so traz vantagens,pois a cozinha vegetariana sao autenticas bombas vitaminicas e reforçadores do sistema imunitario,o sistema digestivo do sere humano nao foi concebido para digerir proteina animal,embora ao longo de milhoes de anos ja se tenha adaptado (nao totalmente),porque de raiz eramos vegetarianos como os nossos parentes (onde tambem existe o consumo de carne por vezes).ha é que saber o que comer,e ao contrario do que as pessoas pensam,nao é alface e tomate,eu passei a comer coisas que nem sabia que existiam,desde alho frances á braz,feijoada vegetariana,lasanha de legumes,e podia continuar por aqui,e digo vos que foi das melhores coisas que ja comi.ha e que estar bem informado,e acima de tudo saber cozinhar comida vegetariana,o homo sapiens tornou-se carnivoro quando conheceu o fogo e a caça :P.
eu nao sou vegetariano,apenas sou quando vou surfar, e preciso da digestao feita rapidamente,ao contrario da carne que fica a trabalhar e a trabalhar...
vivo com 2 pessoas que o sao,ovolacto,e uma vegan.
e infelizmente por motivos de saude graves...passei a comer muito mais vegetais e fruta,e os valores no sangue e o meu proprio estado de espirito é outro :wink:,e continuo a gostar de uma boa churrascada,picanha,e tudo o que é carne,mas o que mes esta a levar ao nao consumo de carne sao imagens como as do link que vou colocar em baixo,e por motivos de saude graves.

eu tambem nao vejo qual é o mal em matar animais para consumo excessivo :D

http://www.youtube.com/watch?v=koVPwS5i ... re=related

pequeno exemplo...mas muito pequeno mesmo...

estas fabricas animais e este consumo excessivo de carne,evolui apartir da 1ª guerra mundial,da crise do wall street e da 2ª guerra mundial,que foram tempos dificeis,onde muita gente morreu á fome,e apatir dai a industria alimentar teve um grande Boom,e industria animal nao fugiu á regra :wink:

Peace and cumps a todos :wink:
Última edição por GoldDragon em quinta nov 06, 2008 3:17 am, editado 2 vezes no total.
GoldDragon
Membro

quinta nov 06, 2008 2:58 am

nunomiguel1 Escreveu:Só por curiosidade, ha por aqui pessoas vegetarianas no forum? E como alimentam os vossos animais de estimação? Tambem com alimentos vegetarianos?

Sim eu sei que ha comida vejetariana para os animais de estimação, mas é que, por exemplo, os meus caes ficam doidos com frango assado e não poderia negar-lhes essa alegria!

cumps
pergunta um bocado sem pes nem cabeça...se um animal é vegetariano,come vegetais,oh seja o que for a sua dieta,se for um animal carnivoro,alimento com carne,tenho animais carnivoros e nao tenho qualquer problema com isso,

a minha opçao é por motivos de saude...mas mesmo assim nao resisto a um bom bife,eheh,por isso nao me considero.
GoldDragon
Membro

quinta nov 06, 2008 3:02 am

pifo Escreveu:É-me totalmente impossível ser vegetariano. Gosto demasiado de carne e de peixe.
Não critico que faz a escolha de seguir um regime vegetariano, tal como não obrigo ninguém a comer carne. Apenas não consigo entender porque não o fazem.
Principalmente à beira dum Cozido à Portuguesa ou, ainda melhor, duma Francesinha ou ao delicioso aroma dum peixe na grelha

Mas isto sou eu.
Nao é preciso nenhum mestrado lol :P

1º Saude
2º Rendimento fisico
3º Perda de peso
4º Sensaçao de enfartamento e barriga cheia durante horas desaparece
5º Digestao rapida e eficaz
6º Direitos dos animais
7º Religiao
8º Razoes de cada um
9º Sistema imunitario fortalecido ( o que evida muita doença e idas ao vet :P)
e podia continuar aqui a dar razoes,cada um tem as suas :wink:
Última edição por GoldDragon em quinta nov 06, 2008 3:21 am, editado 1 vez no total.
GoldDragon
Membro

quinta nov 06, 2008 3:15 am

Mas nos nao somos caçadores,ja nos comparamos anatomicamente a um caçador?seja ele qual for?velocidade?resistencia?sentidos apurados?garras?caninos desenvolvidos?outras caracteristicas de caçador?

como matas uma vaca para comer?com as duas maos a apertar o pescoço?:P

passamos a ser caçadores á medida que nos fomos erguendo do chao e a ter uma visao ampla das planicies,e a desenvolver a intelegencia...e com a inteligencia...os utencilios para auxiliar as tarefas diarias,as armas e o fogo.

eu simplesmete convivo diariamente com os dois lados,e desta maneira cosigo avaliar de maneira diferente e com mais conhecimento que alguns de vos,nao é por nenhhuma razao em especial,é so porque convivo diariamente com varias pessoas tanto vegans,como ovolactovegetarianas,como carnivoras,como omnivoras :).e ouvindo os dois lados tenho uma precepçao diferente.
e concordo com o Native,nos nao precisamos de tanta carne,ha um abuso exaustivo de carne,concordo que para melhor crescimento e desenvolvimento fisico se deve comer carne durante algum tempo,mas é como tudo...é Q.B...desde que seja uma dieta equilibrada.

e desculpem esta quantidade de posts :cry: mas eu assim que vi o 1º post com aquelas asneiras fiz logo "citar" sem ver o resto :oops: :oops: :oops: . mais uma vez peço as mais sinceras desculpas.

Peace and cumps para todos :D:D:D
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”