UE proíbe artigos com peles de gatos e cães

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 18, 2009 8:28 pm

Bruxelas proibiu a fabricação, importação, exportação e venda de
artigos produzidos com peles de gatos e cães em todo o espaço
comunitário, segundo informou esta segunda-feira a Comissão Europeia,
noticia a Lusa.

Em comunicado, a comissária europeia para a Saúde, Androulla
Vassiliou, expressou a sua satisfação pela entrada em vigor da medida,
proposta por Bruxelas em Novembro de 2006.

Esta proibição, aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) e pelos
Estados-membros em 2007, entrou em vigor a 01 de Janeiro, após acabar
o período de transição estabelecido para que todos os países
adoptassem a medida.

«Os consumidores europeus podem estar seguros de que já não correm o
risco de comprar, sem estarem conscientes disso, produtos que
contenham peles de cães e gatos», afirmou hoje Androulla Vassiliou.

O diploma alarga aos 27 as restrições que já estavam em vigor em
diversos Estados-membros, com o objectivo de acabar com a venda na
Europa de roupas, acessórios e, inclusive, brinquedos fabricados com
peles destes animais.

O aparecimento deste tipo de produtos no mercado europeu no passado -
a maior parte dos quais importados da China e na esmagadora maioria
dos casos não declarados como tal - originou dezenas de milhares de
reclamações à Comissão e ao PE, segundo lembrou hoje a Comissão.

A nova legislação obriga as autoridades nacionais a iniciar métodos
eficazes de controlo capazes de diferenciar as peles de gatos e
cachorros das de outros animais.

Exige também que os importadores e comerciantes garantam que os
artigos comercializados não contêm peles de gato ou cão. E estabelece
que aqueles que não acatem a proibição e sejam descobertos tenham os
seus produtos bloqueados nas alfândegas e sofram as punições previstas
para este tipo de fraude nas respectivas legislações nacionais.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 18, 2009 9:34 pm

Finalmente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

eleinadxnarf
Membro Júnior
Registado: terça jan 13, 2009 9:01 pm

domingo jan 18, 2009 11:39 pm

Agora só falta proibir todos os restantes artigos em pele, ou seja, em pele de todos os outros animais.
veneta
Membro
Registado: segunda jan 05, 2009 9:42 am

segunda jan 19, 2009 12:20 am

uau.... estamos em 2009 e finalmente começamos a ver que a terra tem outras coisitas que respiram sentem sofrem....
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 19, 2009 11:23 am

eleinadxnarf Escreveu:Agora só falta proibir todos os restantes artigos em pele, ou seja, em pele de todos os outros animais.
You wish...

Mas não me parece. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jan 19, 2009 2:14 pm

eleinadxnarf Escreveu:Agora só falta proibir todos os restantes artigos em pele, ou seja, em pele de todos os outros animais.
As peles de animais que são aproveitamento total de um animal de consumo pela sua carne por exemplo, nunca de deixarão de ser proibidas enquanto se comer carne desse animais e uma vez que os nossos pet´s carnivoros em principio tão depressa não se irão transformar em vegetarianos, sempre teremos de produzir animais para produzir as suas rações...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jan 19, 2009 6:09 pm

E depois para finalizar podia-se pôr imposto sobre o ar que respiramos, se passassemos da quota estipulada de x metros cúbicos por dia, eramos afogados em leite de soja fora do prazo. :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 19, 2009 6:23 pm

aisd Escreveu:Bruxelas proibiu a fabricação, importação, exportação e venda de
artigos produzidos com peles de gatos e cães em todo o espaço
comunitário
Já não era sem tempo :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta jan 21, 2009 11:18 am

Até que enfim! Espero que seja para cumprir..
Afinal as peles de tigre também foram proibidas para as vestes cerimoniais no Tibete, e embora em muito menor quantidade, a verdade é que ainda são usadas, vendidas clandestinamente...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Aninhascds
Registado: quarta nov 26, 2008 4:56 pm
Localização: Xana e o Benfica E DIANA AS TUGAS PRINCESA Joãozinho Eusébio

quarta jan 28, 2009 7:55 pm

E triste ver que a´pessoas que tem prazer em ver um animal a sofrer :oops:
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta jan 30, 2009 11:51 am

Pois é.

Enquanto forem abatidos animais domésticos para consumo,nosso, ou de pets, a não-utilização das suas peles pode ter consequências drásticas.
Não sei se têm noção, mas num matadouro praticamente tudo tem um destino. Até os "desperdícios". Se as peles não pudessem sair para a industria das peles....saíam para onde?
:?

De resto fiquei feliz por saber isto! mesmo.
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sexta jan 30, 2009 3:15 pm

Consequências drásticas tem a indústria dos curtumes:

A alta incidência de cancros entre os trabalhadores da indústria dos curtumes:
http://www.bioline.org.br/request?oe07002

A poluição gerada pela indústria dos curtumes:
http://www.ias.ac.in/currsci/jun252005/1988.pdf

http://www.scielosp.org/scielo.php?pid= ... ci_arttext

Olhem para o rio Alviela e tentem perceber qual a causa principal da sua poluição...

angeleyes20 Escreveu:Enquanto forem abatidos animais domésticos para consumo,nosso, ou de pets, a não-utilização das suas peles pode ter consequências drásticas.
Não sei se têm noção, mas num matadouro praticamente tudo tem um destino. Até os "desperdícios". Se as peles não pudessem sair para a industria das peles....saíam para onde?
Na China também há quem coma cão e gato :wink:
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sexta jan 30, 2009 4:20 pm

franxdaniele Escreveu:Consequências drásticas tem a indústria dos curtumes:

Giro, ainda no outro tópico eu perguntei-lhe se como protesto pelas mortes por amianto se recusava a entrar em edifícios com amiantocimento ou qualquer material contendo asbesto, e você teve a lata de dizer que eu o estva a achincalhar. O que entende por achincalhamento? Todas as coisas que lhe mostram que não está a cumprir mas diz aos outros para cumprirem porque deriva desse não cumprimento sofrimento para terceiros? Achincalhamento é mostrarem-lhe a sua hipócrisisa?

E já agora, tem na sua casa granito, mármore, etc? Se tem e se eu fosse você arrancava já isso tudo, é que sabe, não é só os curtumes que matam, o pó do corte das pedras também.
Não ande em qualquer veículo a derivados do petróleo, mesmo que precise, porque estará a matar não sei quantas pessoas e animais.
Não compre computadores ou qualquer aparelho do género, porque quando estiver estragado o lixo vai parar a África e envenenar n pessoas e seres vivos com metais pesados.
Arranque já as telhas do seu tellhado que eu nem imagino quantas pessoas são expostas diariamente ao pó de silica nas cerâmicas (o mesmo vale para os tijolos).
Pare já de pesquisar no google que um pesquisa de Harvard revelou que uma pesquisa no google num computador pessoal produz cerca de 7 g de CO2 - imagine este sete multiplicado pelos 200 milhões de pesquisas diárias.
E por fim pondere cometer suícidio que caso não saiba uma pessoa produz 1kg de CO2 por dia. :roll:
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta jan 30, 2009 4:50 pm

TitvsLivivs, desculpe, mas creio que interpretou mal o que o/a franxdaniele quis dizer...

a meu ver... :roll:
Filipa Costa
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sexta jan 30, 2009 5:00 pm

TitvsLivivs Escreveu:
franxdaniele Escreveu:Consequências drásticas tem a indústria dos curtumes:

Giro, ainda no outro tópico eu perguntei-lhe se como protesto pelas mortes por amianto se recusava a entrar em edifícios com amiantocimento ou qualquer material contendo asbesto, e você teve a lata de dizer que eu o estva a achincalhar. O que entende por achincalhamento? Todas as coisas que lhe mostram que não está a cumprir mas diz aos outros para cumprirem porque deriva desse não cumprimento sofrimento para terceiros? Achincalhamento é mostrarem-lhe a sua hipócrisisa?
Antes de mais, hipocrisia não leva acento.

Que eu saiba, ao entrar num edifício que contenha amianto não estou, de forma alguma, a apoiar a indústria do amianto, tal como não estarei a apoiar a indústria pecuária e a dos curtumes se entrar numa sapataria ou num talho e não comprar nada.
TitvsLivivs Escreveu:E já agora, tem na sua casa granito, mármore, etc? Se tem e se eu fosse você arrancava já isso tudo, é que sabe, não é só os curtumes que matam, o pó do corte das pedras também.
Sim, tenho granito e mármore em casa. As pedras de mármore na cozinha já lá estão há muitos anos e não fui eu que decidi lá pô-las, pois conheço a poluição que a indústria do mármore causa nos cursos de água e prefiro não contribuir, pelo que nunca compro nada em mármore. O pó do corte das pedras mata? Sabe, existem máscaras para evitar que seja inalado. E não, não vou arrancar tudo, primeiro porque não ia ter vantagem nenhuma arrancar o mármore, já que teria que comprar outro material qualquer para o substituir, depois porque se arrancasse o granito, tinha que mandar a casa toda abaixo. :wink:
TitvsLivivs Escreveu:Não ande em qualquer veículo a derivados do petróleo, mesmo que precise, porque estará a matar não sei quantas pessoas e animais.
Por acaso só costumo andar de carro quando preciso mesmo, porque normalmente ando a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.
TitvsLivivs Escreveu:Não compre computadores ou qualquer aparelho do género, porque quando estiver estragado o lixo vai parar a África e envenenar n pessoas e seres vivos com metais pesados.
Por acaso já tenho este computador desde 2001 e espero que ainda dure muitos anos, e quando ele acabar vou tentar livrar-me dele enviando-o para uma empresa de reciclagem de computadores.
TitvsLivivs Escreveu:Arranque já as telhas do seu tellhado que eu nem imagino quantas pessoas são expostas diariamente ao pó de silica nas cerâmicas (o mesmo vale para os tijolos).
Umas máscaras, não?
TitvsLivivs Escreveu:Pare já de pesquisar no google que um pesquisa de Harvard revelou que uma pesquisa no google num computador pessoal produz cerca de 7 g de CO2 - imagine este sete multiplicado pelos 200 milhões de pesquisas diárias.

E por fim pondere cometer suícidio que caso não saiba uma pessoa produz 1kg de CO2 por dia. :roll:
Já ouviu falar na fotossíntese?

Está muito na moda, o CO2. 8)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”