educação sobre direitos dos animais nas escolas

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda mar 16, 2009 1:43 pm

Este tópico... é em parte desabafo. Porque sei que não será atingido o público "alvo"...e por isso peço desde já desculpa.

Ao ver a montra de uma loja de animais, aproximou-se uma família para fazer o mesmo. Tinha hamsters e gaiolas expostas. (estava a ver os hamsters sírios. apesar de estarem na montra até tinham boas condições)
E assisti ao que muita gente já assistiu. A criança pediu um. Os pais acharam graça. Nunca tinham tido hamsters... e quando a mãe pergunta ao pai "e se o bixo morrer" resposta: "compra-se outro, não vês? até são baratos. Ao menos não quer um cão."
Desabafo porque me choca (mesmo já sabendo) que seja isto o que as crianças aprendem em casa. Os animais são descartáveis.

Tenho uma familiar que se propôs a arranjar um cachorro porque o filho queria...e se o gato(mais velho) e o cachorro não se dessem, não tinha problema...dava-se o gato. Assim sem mais nada, sem pingo de reflexão.

E queremos assim um futuro melhor? Não pertence ao estado a responsabilidade de dar esta educação. Mas as crianças são esponjas... será que uma hora por mês na escola a aprenderem o que significa ter um pet seria assim tão inútil?
o que acham sobre esse assunto?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda mar 16, 2009 1:48 pm

Neste momento já são muitas crianças que incentivam os familiares adultos na separação dos lixos domésticos, logo, já que não se consegue educar os adultos, essa ideia é muito boa e talvez até menos crianças pedissem o hamster ou o cão.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda mar 16, 2009 3:34 pm

Se tal acontecesse a seleccção dos responsáveis para transmitir essas noções sobre direitos dos animais teria de ser muito bem feita para que pessoas como aquelas que dizem "se comes uma sandes mista não gostas de animais" não pudessem jamais transmitir tais blasfémias às crianças. Isto seria altamente nefasto e até perigoso.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda mar 16, 2009 3:57 pm

Eu acho que este tema até pode ja estar a ser referenciado em muitas aulas...

No meu caso tive a sorte de ter excelentes professores de biologia, que sempre frisaram a importância de valorizar e respeitar os animais. No entanto a verdade é que há muito a fazer, por exemplo no infantário, uma das salas têm uma pequena tartaruga, numa caixa de arrumação, sem termostato, nem lâmpadas, nem filtro... o que me incomoda imenso, pois transmite uma ideia errada das condições necessárias para a manutenção destes animais, a intenção é boa... mas falta o resto.

Podia perfeitamente ser mais um tema de formação dos alunos, a par da educação sexual e da educação civica, sem dúvida que era uma mais valia para a sociedade.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
daisy96
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2008 8:17 am

segunda mar 16, 2009 4:22 pm

Desde que me conheço como gente que tenho e adoro animais, fui educada nesse mesmo sentido, e felizmente consegui incutir esse mesmo espirito aos meus filhos , que em vez de dizerem que querem ter uma profissão (medico, advogado, policia....) dizem que querem ter uma casa e um terreno muito grande para apanharem todos os animais abandonados. A casa para não terem frio, e o terreno para brincarem.

Concordo em absoluto que deveria existir esse mesmo acompanhamento na escola,na sala do meu filho existe um peixinho, que semanalmente é tratado por uma criança mediante uma escala,e é digno de se ver e ouvir a ansiedade e alegria da criança que o tem a seu cargo.
Mas penso que passa essencialmente pela familia incutir esses mesmos valores ás crianças.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda mar 16, 2009 4:43 pm

Acho que o Titvs focou um ponto importante que também passa por algo que a daisy disse.
Quem faria esta educação? Um orador externo? quem? um professor? e será que essa pessoa conseguiria separar as suas crenças e hábitos do que é genérico e deve ser transmitido no âmbito de uma coisa destas?E quem será que os pais "aprovam" ou não?

daisy...mas parece que "em casa" anda a falhar muito!... :( por esse lado também...até que ponto há o "direito" de transmitir essas ideias de bem estar animal numa escola?
daisy96
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2008 8:17 am

segunda mar 16, 2009 5:08 pm

Peço desculpa mas não percebi, o que é que falha, ou falhou.

Quando expos o caso do peixinho foi no intuito de que as crianças saibam respeitar e cumprir com as obrigações que acarreta um animal.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda mar 16, 2009 5:25 pm

daisy96 Escreveu:Peço desculpa mas não percebi, o que é que falha, ou falhou.

Quando expos o caso do peixinho foi no intuito de que as crianças saibam respeitar e cumprir com as obrigações que acarreta um animal.
É a "casa" dos animais que está a falhar. Não há infraestuturas suficientes para acolher animais abandonados. :wink:
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda mar 16, 2009 5:43 pm

Daisy, no caso que relatou nada falhou :wink: parece que têm uma boa professora e nenhum dos alunos tem pais loucos.

Mas fez-me pensar numa coisa... havendo gente para tudo, até que ponto os pais reagem bem se os filhos lhes chegarem a casa a dizer que o hamster ou o peixinho dourado precisam de um aquário em condições etc etc.

Como você disse, e bem, isso aí começou em casa. E quando não começa?
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

segunda mar 16, 2009 6:39 pm

angeleyes20 Escreveu:Este tópico... é em parte desabafo. Porque sei que não será atingido o público "alvo"...e por isso peço desde já desculpa.

Ao ver a montra de uma loja de animais, aproximou-se uma família para fazer o mesmo. Tinha hamsters e gaiolas expostas. (estava a ver os hamsters sírios. apesar de estarem na montra até tinham boas condições)
E assisti ao que muita gente já assistiu. A criança pediu um. Os pais acharam graça. Nunca tinham tido hamsters... e quando a mãe pergunta ao pai "e se o bixo morrer" resposta: "compra-se outro, não vês? até são baratos. Ao menos não quer um cão."
Desabafo porque me choca (mesmo já sabendo) que seja isto o que as crianças aprendem em casa. Os animais são descartáveis.

Tenho uma familiar que se propôs a arranjar um cachorro porque o filho queria...e se o gato(mais velho) e o cachorro não se dessem, não tinha problema...dava-se o gato. Assim sem mais nada, sem pingo de reflexão.

E queremos assim um futuro melhor? Não pertence ao estado a responsabilidade de dar esta educação. Mas as crianças são esponjas... será que uma hora por mês na escola a aprenderem o que significa ter um pet seria assim tão inútil?
o que acham sobre esse assunto?
Eu gostava muito! (sendo criança)
Assim não tinha de chatear tanto os foritas (como a ChloeS) com dúvidas e questões :!: :lol: :lol: (brincadeira)

Falando a sério,
eu compreendo esse tipo de preocupações e, para algumas crianças (não o meu caso, espero eu 8) ) não se preocupam em ter um momento de lucidez antes de comprar qualquer animal...também fico repugnado com casos como esse. As pessoas não pensam um bocadinho: é impersionante... :roll: :roll:
"e se o bixo morrer" resposta: "compra-se outro, não vês? até são baratos. Ao menos não quer um cão."
Ocasiões que me deixam, não triste, não zangado, mas sim estupefacto com tanta falta de inteligência.

Volto a dizer: Que pachorra para essa gente! :roll:

Cumprimentos :!: :wink: :D

angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda mar 16, 2009 6:44 pm

Peixeazul... ou ignorância. Se foram ensinados assim pelos seus pais, porque ensinariam algo diferente aos filhos?

Mas custa um pouco travar a língua custa...
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda mar 16, 2009 7:06 pm

Boas

Concordo que deveria haver esse tipo de "educação" nas escolas desde tenra idade, mas por vezes é complicado.

Passo a contar o que aconteceu comigo.

Tenho 2 filhos, com 8 e 6 anos. Em conversa com as professoras propus criar uma actividade desse tipo, haver animais de estimação na escola, por exemplo um hamster ou aquário, por exemplo.
Pelo que fiquei a saber, é proibido ter animais na escolas. As várias razões que me apontaram foi a possibilidade de alergias, condições higieno-sanitárias, quem trata deles nas férias, em caso de doença quem pagaria as depesas de veterinário, etc. Para haver animais numa escola é precisso uma autorização do conselho regional escolar (não sei se é assim que se chama).
Native
Membro Veterano

segunda mar 16, 2009 7:25 pm

Repetido :oops:
Última edição por Native em segunda mar 16, 2009 9:13 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

Native
Membro Veterano

segunda mar 16, 2009 7:26 pm

element Escreveu:Boas

Concordo que deveria haver esse tipo de "educação" nas escolas desde tenra idade, mas por vezes é complicado.

Passo a contar o que aconteceu comigo.

Tenho 2 filhos, com 8 e 6 anos. Em conversa com as professoras propus criar uma actividade desse tipo, haver animais de estimação na escola, por exemplo um hamster ou aquário, por exemplo.
Pelo que fiquei a saber, é proibido ter animais na escolas. As várias razões que me apontaram foi a possibilidade de alergias, condições higieno-sanitárias, quem trata deles nas férias, em caso de doença quem pagaria as depesas de veterinário, etc. Para haver animais numa escola é precisso uma autorização do conselho regional escolar (não sei se é assim que se chama).
è verdade sim, e no caso dos repteis existe mais o factor salmonelas, essa tartaruga não pode estar nessa escola, mas cuidado ao dizer isso, não vão eles liberta-la no nosso meio ambiente como se tem feito com este tipo de tartarugas nos ultimos anos.
( Denis Diderot )

angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda mar 16, 2009 7:32 pm

mas educação não passa necessariamente por ter animais na escola. Por exemplo...é possível ensinar a miúdos com 12..13 anos, o que é uma folha de cuidados...o que devem ter já pensado antes de pensar em adquirir um animal...
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”