O que são para ti os direitos dos animais?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
piccolavolpe
Membro Veterano
Registado: sábado abr 04, 2009 5:04 pm

domingo jun 07, 2009 6:05 am

O que significa para ti a expressão "direitos dos animais"?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo jun 07, 2009 9:28 am

piccolavolpe Escreveu:O que significa para ti a expressão "direitos dos animais"?
Só concordo com a expressão num sentido mais lato em que falar de "Direitos de animais' equivale a falar em 'Bem estar' dos animais. Não concordo que se fale efectivamente de 'direitos' no sentido Jurídico quando falamos de animais, simplesmente porque não entendo que um animal tenha personalidade juridica. Direitos e Deveres são coisas que estão inerentes a esta personalidade, e consequentemente ao Ser Humano.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo jun 07, 2009 9:30 am

PauloC1 Escreveu:
piccolavolpe Escreveu:O que significa para ti a expressão "direitos dos animais"?
Só concordo com a expressão num sentido mais lato em que falar de "Direitos de animais' equivale a falar em 'Bem estar' dos animais. Não concordo que se fale efectivamente de 'direitos' no sentido Jurídico quando falamos de animais, simplesmente porque não entendo que um animal tenha personalidade juridica. Direitos e Deveres são coisas que estão inerentes a esta personalidade, e consequentemente ao Ser Humano.
Nem mais Paulo, não se pode falar de direitos sem falar em deveres.
piccolavolpe
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 6:32 pm

Por essa lógica, as crianças, pelo menos até certa idade, como não têm deveres, também não têm direitos.
Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 7:13 pm

piccolavolpe Escreveu:Por essa lógica, as crianças, pelo menos até certa idade, como não têm deveres, também não têm direitos.
Uma criança humana e um animal não são idênticos.
piccolavolpe
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 7:17 pm

Eu não disse que são idênticos.
PauloC1
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 7:32 pm

piccolavolpe Escreveu:Por essa lógica, as crianças, pelo menos até certa idade, como não têm deveres, também não têm direitos.
Isto é a sério? :roll:
Esta 'lógica', como você lhe chama, é a lógica da Lei. E é no panorama legal que estou a falar em Direitos, não é no plano filosófico. Um animal não tem personalidade jurídica, uma criança tem.
É que não é o facto de ter direitos e deveres que lhe dá essa personalidade, é sim o facto de ser SUSCEPTÌVEL de tê-los.
Eu sei que há muito boa gente que só tem direitos, e deveres não tem nenhuns, não é preciso ir buscar as crianças! Se fosse essa a optica seriam todos desprovidos de personalidade jurídica...mas sabe bem que não é o caso.

[Editado pela moderação (tlopes)]
piccolavolpe
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 7:57 pm

PauloC1 Escreveu:
Isto é a sério? :roll:
Esta 'lógica', como você lhe chama, é a lógica da Lei. E é no panorama legal que estou a falar em Direitos, não é no plano filosófico. Um animal não tem personalidade jurídica, uma criança tem.
PauloC, não é propriamente o aspecto legal que me interessa discutir, pois, como deve saber, em Portugal os animais não passam de objectos, de acordo com a lei.
PauloC1 Escreveu:É que não é o facto de ter direitos e deveres que lhe dá essa personalidade, é sim o facto de ser SUSCEPTÌVEL de tê-los.
Que confusão.
PauloC1 Escreveu:Eu sei que há muito boa gente que só tem direitos, e deveres não tem nenhuns (...)
Uma coisa é não ter deveres, outra é tê-los e não os cumprir. Não faça confusão. :wink:

Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 9:42 pm

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 08, 2009 12:20 pm

Em Portugal uma coisa inexistente. Fica ao critério do que o freguês quiser dar. Quando houver alteração da figura juridica dos animais (alguns) já podemos falar efectivamente em direitos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 08, 2009 1:05 pm

LuMaria Escreveu:(...)
Em Portugal uma coisa inexistente. Fica ao critério do que o freguês quiser dar. Quando houver alteração da figura juridica dos animais (alguns) já podemos falar efectivamente em direitos.
Pois o que o piccolavolpe quer saber é mesmo o critério pessoal do freguês ;)

pois eu acho que têm o direito a ser protegidos, a ser cuidados e estimados..e nós temos o dever de o fazer e não ter medo de denunciar quem a isso atenta e exigir que se tome posição da parte das autoridades, muitas vezes indiferentes a denuncias. Há no fórum uma assinatura de um usuário que gosto particularmente. que diz:"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" – Elie Wiesel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 08, 2009 1:12 pm

Native Escreveu:

pois eu acho que têm o direito a ser protegidos, a ser cuidados e estimados..e nós temos o dever de o fazer e não ter medo de denunciar quem a isso atenta e exigir que se tome posição da parte das autoridades, muitas vezes indiferentes a denuncias. Há no fórum uma assinatura de um usuário que gosto particularmente. que diz:"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" – Elie Wiesel
Tens razão Native. Pois para mim então, resume-se a uma palavra: Respeito! Para mim, direitos dos animais não é mais do que respeito. Foi o que me ensinaram ainda antes de saber falar. Não se pisa uma flor, não se maltrata um animal, não se deita lixo no chão, não se pisa o m2 do vizinho. Este mundo é emprestado a todos de igual forma.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda jun 08, 2009 1:56 pm

LuMaria Escreveu:
Native Escreveu:

Tens razão Native. Pois para mim então, resume-se a uma palavra: Respeito! Para mim, direitos dos animais não é mais do que respeito. Foi o que me ensinaram ainda antes de saber falar. Não se pisa uma flor, não se maltrata um animal, não se deita lixo no chão, não se pisa o m2 do vizinho. Este mundo é emprestado a todos de igual forma.
Absolutamente de acordo.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
PauloC1
Membro Veterano

segunda jun 08, 2009 2:22 pm

Quando se fala em 'Direitos dos animais' é impossível para mim dissociar a expressão da questão jurídica. Nesta prespectiva , para mim um animal não tem direitos. Obviamente isso não obsta a que mereça o meu respeito enquanto ser vivo, e que eu cumpra para com ele todas as responsabilidades e obrigações para lhe dar uma vida confortável e o mais plena possível.
Já agora Frankx, quais são para si os "direitos" fundamentais dos animais?
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda jun 08, 2009 2:32 pm

PauloC1 Escreveu:Só concordo com a expressão num sentido mais lato em que falar de "Direitos de animais' equivale a falar em 'Bem estar' dos animais. Não concordo que se fale efectivamente de 'direitos' no sentido Jurídico quando falamos de animais, simplesmente porque não entendo que um animal tenha personalidade juridica. Direitos e Deveres são coisas que estão inerentes a esta personalidade, e consequentemente ao Ser Humano.
Não concordo consigo Paulo.

Porque não devem os animais ter direitos? E uma legislação no sentido de fazer cumprir esses mesmos direitos e penalizar legalmente quem prevarica?

Não tenho nada contra o ser humano, e há seres humanos fantásticos. Mas são exactamente alguns seres humanos que maltratam, que matam arbitráriamente os animais levando muitas vezes à quase extinção de algumas espécies.

E isso não deve ser punido? Só porque são animais e não têm personalidade que é inerente ao ser humano? Os humanos não podem ser julgados e punidos por lei por todas as atrocidades que cometem contra os animais?
Para mim não faz sentido isto Paulo.Não estamos a humanizar os animais. Estamos a dar-lhes um direito que todos deveriam ter. Justiça!
Não somos os únicos habitantes deste planeta, por isso deveríamos ser responsáveis e respeitar com quem connosco compartilha este espaço fabuloso! Mas para isso é preciso punir! E para punir é preciso uma lei!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”