O que fazer quando se encontra um morcego dentro de casa

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 28, 2009 3:09 pm

Os morcegos não são agressivos, mas sendo animais selvagens podem-se assustar e reagir violentamente. Por esse motivo, é essencial ter-se cuidado para não se ser mordido. Devemos pegar o mínimo possível nestes animais, mas se for necessário tocar-lhes devemos usar sempre luvas.
As nossas espécies são bastante pequenas, pelo que é frequente as pessoas pensarem que encontraram crias. No entanto, as crias da maioria das nossas espécies nascem no início de Junho e a meio de Julho já têm o tamanho dos adultos. Assim, os morcegos encontrados no resto do ano são já independentes.
Quando encontramos um morcego na nossa casa, é importante percebermos que ele entrou ali por engano e que devemos facilitar a sua saída. Se o encontrarmos durante a noite, devemos fechar a porta para impedir que passe para o resto da casa, abrir as janelas e desligar a luz; se o deixarmos sossegado, o morcego sairá sozinho. Se o encontrarmos pousado durante o dia e ele não parecer ferido, devemos libertá-lo nessa noite desde que não esteja a chover ou faça muito frio. Até o libertarmos, podemos mantê-lo numa caixa de cartão com furos; devemos pôr um pano no interior para o morcego se agarrar e sentir mais seguro, e uma tampa com água para ele beber. Depois do pôr-do-sol, deve-se pôr a caixa no exterior, num sítio calmo e sem luz, e destapá-la; o morcego voará quando estiver pronto. Se o morcego estiver ferido ou não voar de noite, deve-se contactar o Centro de Recuperação de Fauna mais próximo.
As crias encontradas em Junho e no início de Julho têm pouco ou nenhum pelo. Se soubermos que há uma colónia de criação por cima do sítio onde a cria foi encontrada, podemos colocar a cria o mais perto possível da colónia, sem lhe tocar (para não transmitirmos o nosso cheiro, que poderia causar a repulsão por parte da mãe). Para tal, podemos agarrar a cria com muito cuidado, envolvendo-a num pano e pendurando-a na parede. Se não conhecermos a colónia de criação, devemos contactar o Centro de Recuperação de Fauna mais próximo.
Ver mais em: http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/7F52 ... aoDCGB.pdf

in: http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... entes/#a12
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

segunda ago 31, 2009 3:00 pm

Muito interessante! Obrigada Fang!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 08, 2009 6:23 pm

:o Posso berrar primeiro?

Só espero não ter morcegos pendurados nas cortinas também... aí é que mudava de planeta...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça set 08, 2009 6:31 pm

LuMaria Escreveu::o Posso berrar primeiro?

Só espero não ter morcegos pendurados nas cortinas também... aí é que mudava de planeta...
Se berrar pode stressar o animal e desorientá-lo... Se tiver um dia um morcego nas cortinas, basta-lhe abrir as janelas e sacudir (devagar a cortina) ele sairá naturalmente de sua casa. Não precisa de berrar nem andar atrás dele.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
LuMaria
Membro Veterano

terça set 08, 2009 6:35 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Se berrar pode stressar o animal e desorientá-lo... Se tiver um dia um morcego nas cortinas, basta-lhe abrir as janelas e sacudir (devagar a cortina) ele sairá naturalmente de sua casa. Não precisa de berrar nem andar atrás dele.
E há muitos morcegos em Lisboa? Que eu saiba só no Castelo. Em Monsanto há?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça set 08, 2009 7:08 pm

LuMaria Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Se berrar pode stressar o animal e desorientá-lo... Se tiver um dia um morcego nas cortinas, basta-lhe abrir as janelas e sacudir (devagar a cortina) ele sairá naturalmente de sua casa. Não precisa de berrar nem andar atrás dele.
E há muitos morcegos em Lisboa? Que eu saiba só no Castelo. Em Monsanto há?
Nunca estudei a zona de Lisboa, por isso não sei até que ponto existem muitos morcegos. Mas penso que uma cidade como Lisboa, terá alguns morcegos, sim. Assim como em Monsanto e em todo o território.

Principalmente Pipistrellus sp., uma vez que este género é o mais comum. Um morcego pode abrigar-se em qualquer local que lhes ofereça as condições de temperatura, humidade e luminosidade necessárias, podendo abrigar-se em colónia ou individualmente. Podem utilizar como abrigo: grutas ou minas, fracturas em rochas e edificios, sótãos, tectos de casas, árvores, etc.

As 27 espécies existentes em Portugal têm zonas e estratégias de caça muito diferentes entre si, por isso é provável que se tivermos com atenção a um candeeiro eléctrico durante uma noite amena (acima dos 10ºC e sem chuva) vejamos um a passar.

Nas zonas dos rios e nas suas margens durante a noite podem-se ver alguns morcegos. É durante a altura de caça (de insectos, uma vez que são insectívoros) que mais os vemos a vaguear, onde há insectos à noite, existe pelo menos um morcego.

Posso juntar uma curiosidade que muitas vezes, quando eu e outros meus colegas que os estudam há bem mais tempo que eu, faz com as pessoas gostem um pouco mais destes animais:

Um morcego adulto pode comer cerca de metade do seu peso corporal em insectos todas as noites. Se disser que um Pipistrellus pipistrelus tem cerca de 8g, um adulto come, qualquer coisa como, 4g de insectos por noite. O equivalente a um humano adulto comer 30-40 pizzas familiares numa noite. Muitos desses insectos são pragas na agricultura ou são vectores de doenças graves ou mesmo parasitas/pragas domésticas.

;)

EDIT: Já agora deixo aqui uma foto de dois morceguinhos ;)

Nyctalus leisleri (morcego arborícola-pequeno):

Imagem

Myotis sp. (possivelmente M. emarginatus, morcego lanudo):

Imagem
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
LuMaria
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 12:18 pm

:lol: Acho um bichinho muito fofo e util, mas era só abrir a boca e era eu a correr para o outro lado... Muitos filmes de terror...
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 12:42 pm

LuMaria Escreveu::lol: Acho um bichinho muito fofo e util, mas era só abrir a boca e era eu a correr para o outro lado... Muitos filmes de terror...
E se lhe disser que o animal é tão pequenino que nem dá para ter medo? :wink:

Sim, infelizmente os filmes de terror tem este problema, retratam (e muito mal) certas espécies criando um estigma contra elas e que lhes são prejudiciais. Mas com informação, as pessoas vão começando a perceber que são animais como outros quaisquer (ia dizer que eram especiais, mas é uma opinião de quem os estudou :lol: ) que têm o seu papel, fundamental, na Natureza.

Ouçam aqui alguns sons de morcegos recolhidos por detectores de ultra sons (em tempo expandido: um som com 1 segundo é expandido para demorar 10 segundos):

http://www.soundboard.com/sb/bat_sounds_audio.aspx

;)

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta set 09, 2009 1:19 pm

Esso som é uma ecolocalização de caça, certo?
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 1:26 pm

element Escreveu:Esso som é uma ecolocalização de caça, certo?
Sim, de caça e de orientação. Então no primeiro clip: ouves o som de orientação ("bip" espaçados) e depois quando começa a aumentar o ritmo, quer dizer que encontrou alimento (momento de detecção e perseguição de presa)... Depois ouves um "zzztttt" final, quer dizer que apanhou o insecto ;)

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta set 09, 2009 1:34 pm

fang Escreveu:
Os morcegos não são agressivos, mas sendo animais selvagens podem-se assustar e reagir violentamente. Por esse motivo, é essencial ter-se cuidado para não se ser mordido. Devemos pegar o mínimo possível nestes animais, mas se for necessário tocar-lhes devemos usar sempre luvas.
As nossas espécies são bastante pequenas, pelo que é frequente as pessoas pensarem que encontraram crias. No entanto, as crias da maioria das nossas espécies nascem no início de Junho e a meio de Julho já têm o tamanho dos adultos. Assim, os morcegos encontrados no resto do ano são já independentes.
Quando encontramos um morcego na nossa casa, é importante percebermos que ele entrou ali por engano e que devemos facilitar a sua saída. Se o encontrarmos durante a noite, devemos fechar a porta para impedir que passe para o resto da casa, abrir as janelas e desligar a luz; se o deixarmos sossegado, o morcego sairá sozinho. Se o encontrarmos pousado durante o dia e ele não parecer ferido, devemos libertá-lo nessa noite desde que não esteja a chover ou faça muito frio. Até o libertarmos, podemos mantê-lo numa caixa de cartão com furos; devemos pôr um pano no interior para o morcego se agarrar e sentir mais seguro, e uma tampa com água para ele beber. Depois do pôr-do-sol, deve-se pôr a caixa no exterior, num sítio calmo e sem luz, e destapá-la; o morcego voará quando estiver pronto. Se o morcego estiver ferido ou não voar de noite, deve-se contactar o Centro de Recuperação de Fauna mais próximo.
As crias encontradas em Junho e no início de Julho têm pouco ou nenhum pelo. Se soubermos que há uma colónia de criação por cima do sítio onde a cria foi encontrada, podemos colocar a cria o mais perto possível da colónia, sem lhe tocar (para não transmitirmos o nosso cheiro, que poderia causar a repulsão por parte da mãe). Para tal, podemos agarrar a cria com muito cuidado, envolvendo-a num pano e pendurando-a na parede. Se não conhecermos a colónia de criação, devemos contactar o Centro de Recuperação de Fauna mais próximo.
Ver mais em: http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/7F52 ... aoDCGB.pdf

in: http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... entes/#a12
Pronto, fiz (quase) tudo errado, há uns anos, quando uma amiga que morava no prédio ao lado do meu me chamou para lhe tirar um morcego de dentro de casa. :roll:

Quando entrei na cozinha dela, estavam todos os seus dez gatos sentados em círculo, fitando o relógio na parede. Foi fácil saber onde estava ele, menos fácil retirar todos os gatos dali, trepar a um banco e pegar no morcego com todo o cuidado e a ajuda de um pano, e levá-lo até à janela. Segundos depois, o morcego voou para longe, espero que tenha ficado bem.

Era pequenino, talvez do tamanho de um ratinho cinzento. Disseram-me que aqui à volta há algumas colónias fixadas sob as telhas dos prédios, entre os madeiramentos. Não sei, nunca mais vi mais nenhum, mas o facto é que realmente aqui há pouco insectos. Talvez seja a acção dos morceguinhos - que não me fazem berrar nem fazem medo nenhum! :lol: :lol: :lol:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 1:44 pm

LucNun Escreveu: Pronto, fiz (quase) tudo errado, há uns anos, quando uma amiga que morava no prédio ao lado do meu me chamou para lhe tirar um morcego de dentro de casa. :roll:

Quando entrei na cozinha dela, estavam todos os seus dez gatos sentados em círculo, fitando o relógio na parede. Foi fácil saber onde estava ele, menos fácil retirar todos os gatos dali, trepar a um banco e pegar no morcego com todo o cuidado e a ajuda de um pano, e levá-lo até à janela. Segundos depois, o morcego voou para longe, espero que tenha ficado bem.

Era pequenino, talvez do tamanho de um ratinho cinzento. Disseram-me que aqui à volta há algumas colónias fixadas sob as telhas dos prédios, entre os madeiramentos. Não sei, nunca mais vi mais nenhum, mas o facto é que realmente aqui há pouco insectos. Talvez seja a acção dos morceguinhos - que não me fazem berrar nem fazem medo nenhum! :lol: :lol: :lol:
Fez correctamente, usou o pano e colocou-o na janela e esperou que voasse. Nem sempre podemos esperar pelas autoridades, uma vez que o animal estava em perigo com os gatos. O animal não estava em voo, logo fez bem fazer dessa forma, desde que use um pano grosso e pegar no animal delicadamente, tendo o cuidado de não ser mordida.

De certeza que o animal ficou bem ;)

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta set 09, 2009 2:03 pm

Por acaso foi um pano de cozinha, mas dobrado em quatro. :D E nem sequer me lembrei de que ele poderia morder-me, usei-o um bocado por instinto, achei que o animal não iria gostar muito de me sentir a mão. :roll:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 2:41 pm

LucNun Escreveu:Por acaso foi um pano de cozinha, mas dobrado em quatro. :D E nem sequer me lembrei de que ele poderia morder-me, usei-o um bocado por instinto, achei que o animal não iria gostar muito de me sentir a mão. :roll:
Sim, usa-se o pano para não transportarmos o nosso odor, não o usando talvez "stressasse" um pouco mais o animal do que só o acto de o pegar, assim como pode ser rejeitado pela sua colónia. Mesmo não sendo uma cria existe esse risco ;)

O pano sendo grosso também ajuda a não ser mordida, embora não seja uma protecção totalmente eficaz.

omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta set 09, 2009 8:12 pm

element Escreveu:Esso som é uma ecolocalização de caça, certo?
estavas atento tu!! 8)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”