Porque as despesas com os nossos animais não entram no IRS??

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

lupi
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2002 5:46 pm

quarta jul 30, 2003 2:19 pm

Olá!

É a primeira vez que entro num forúm,e há uma dúvida que me surge muitas vezes.
Porque é que as despesas médicas dos nossos animais de estimação não entram no IRS?
:?: :?: :?:
Era uma boa ajuda para quem possui animais de estimação.

Lambidelas carinhosas a todos.... ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 30, 2003 2:26 pm

Olá

Lupi muito bem vinda. Essa pergunta é muito boa, e com toda a certeza quem frequenta estes foruns e paga impostos já a colocou mais do que uma vez na vida.

Mas a pessoa adequada para lhe responder é a nossa carissima Ministra das Finanças....

Eu acho que não dá descontos por falta de vontade política. E acaba por ser um contrasenso. Se temos de ter animais vacinados, no caso dos cães com pagamento de licença, se a nova lei for aprovada todos têm de ter microchip, uma pessoa pode ser punida por maltratar um animal no entanto não pode descontar as despesas que tem com um animal.

Acho que se fosse possível muito mais pessoas levariam os animais ao vet. e muitas mais teriam animais, sempre era uma ajuda.

Para além disso, como é que controlam os veterinários se eles não passam recibos sempre???

Beijokas
kathleen
NaNdiNho
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2001 4:32 pm

quinta jul 31, 2003 11:16 am

boas***

Também acho importante pedir á sra ministra das finanças que baixe o iva de 19% para 5% de todos os medicamentos vets á semelhança dos medicamentos para medicina humana. Já agora a comparticipação pelo estado de alguns medicamentos básicos veterinários era muito bom!!

E respondendo á cara amiga kathleen, que eu saiba muitas pessoas não passam recibo sem que lho peçam. No outro dia fui ao sapateiro e ele não me deu recibo, já para não falar no talão da piza hut que não servia de recibo.. Porquê é que queres controlar os veterinários?? Achas que ganham rios de dinheiro por de vez em quando não passarem recibo?? se fossem em cima das grandes empresas faziam bem melhor acredita!!

Fiquem bem
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 31, 2003 10:26 pm

Olá,

Eu não queria de forma alguma atacar a classe veterinária, não há necessidade de falar logo assim.
Eu acho que toda a gente devia passar recibos e facturas. Só disse que esta era um forma de controlar os veterinários, assim como seria uma forma de controlar todas as outras profissões que não têm controle.
Não sou das pessoas que acha que os vets enriquecem...

Beijokas
Kathleen
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

quinta jul 31, 2003 10:48 pm

NaNdiNho Escreveu:
Também acho importante pedir á sra ministra das finanças que baixe o iva de 19% para 5% de todos os medicamentos vets á semelhança dos medicamentos para medicina humana. Já agora a comparticipação pelo estado de alguns medicamentos básicos veterinários era muito bom!!
Olá
Isso era óptimo.
O grande problema é que, se actualmente ainda existem medicamentos para uso humano tributados à taxa de 19% e nem todos são comparticipados pelo Estado (como é o caso de diversas especialidades clínicas), para quando conseguiremos consciencializar os responsáveis deste país a tornar os medicamentos de uso veterinário em despesas dedutíveis em IRS???

Não estou aqui em defesa de ninguém, mas não vejo nas palavras da Kathleen um ataque tão serrado aos Veterinários que tenha dado origem à agressividade que a sua mensagem espelha, de resto não faríamos mal nenhum se todos pedissemos recibo, quer fosse no veterinário, quer fosse no restaurante do fim da rua, mas isso já seriam outros 500.
NaNdiNho
Membro Júnior

sexta ago 01, 2003 8:19 am

Se fui agressivo, peço desculpa, não era minha intenção.. Aproveitei a kathleen a jeito e despejei em cima dela.. :oops:

Se fosse provado que caso as despesas com os animais eles seriam mehor tratados e por conseguinte melhorada a Saúde Publica das populações humanas, que é o que acontece por diminuição de doenças parasitárias/infecciosas, talvez os maiorais já pensassem melhor neste assunto.. Mas, claro que isto já é pedir muito a pessoas de curta visão!!!

Um abraço

:o
Kathleen
Membro Veterano

sexta ago 01, 2003 9:47 am

Olá

Desculpas aceites, eu sei que ás vezes disparamos e nem nos apercebemos.

Há um tópico acho que até neste mesmo forum, antesrior que fala neste assunto e tem as opiniões bastante desenvolvidas.

Eu continuo a achar uma contradição muito grande a lei dizer que tem de se tratar bem dos animais e não podermos descontar irs com os tratamentos deles... Mas, enquanto tivermos canis municipais que abatem os animais as mentalidades seram difíceis de mudar...

preocupam-se com leis para determinar as raças perigosas, mas condições para que essas raças sejam tratadas convenientemente ninguém cria...

É o país que temos....

beijokas
kathleen
Sweetcookie
Membro
Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm

sexta ago 01, 2003 12:01 pm

Realmente já por várias vezes pensei nisto. A minha mãe passa o tempo a dizer o mesmo. Afinal tratamos (nem toda a gente) os bichinhos como parte integrante da familia.

A cadelita da minha mãe que já morreu (com 18 anos) quando ainda era pequena teve um tumor nos ovários e teve que ser operada.

A minha mãe na altura teve que pedir o dinheiro emprestado porque não tinha, e ouvi o seguinte comentário de uma vizinha:
- Deus me livre! Gastar 30 contos numa operação para um cão??? Com tanto cão que para aí há?
Fiquei chocada e ainda ouvi um responso da minha mãe porque fui mal educada para a dita senhora :evil:

Por essa razão, quando tive os meus bichinhos, fiz-lhes um seguro de doença que cobre operações, medicamentos, etc.
Agora é mais fácil quando estão doentes.
Mesmo que não houvesse estes seguros, de certeza que sem tratamento não ficavam! Havia de inventar o dinheiro algures...
NaNdiNho
Membro Júnior

sexta ago 01, 2003 8:40 pm

Atenção a esses seguros!! Por vezes, principalmente no que toca a despesas veterinárias eles são muito reticentes no pagamento!!

Eu sinceramente não me acredito nos seguros, aliás metem-me cá um fastio.. :(( Tentam sempre fugir ao wque devem, alias parecem mais advogados que através das clausulas tentam-se safar das obrigações do que realmente uma segurança para as pessoas..

Já alguma vês te pagaram a despesa no veterinario??

beijinhos

:?
Kathleen
Membro Veterano

sábado ago 02, 2003 10:27 pm

Olá

Eu tenho seguro de saúde. Ando a pensar seriamente fazer um destes seguros de animais para a Amélia. Já me falaram que pagam as despesas veterinárias. Mas ainda não me informei como funcionam.

beijokas
Kathleen
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

domingo ago 03, 2003 8:01 am

Houve alguém que num tópico anterior referio que ter um animal é um luxo.
Tem toda a razão, e por ser um luxo e não algo necessário e imprescindivel à nossa vida, não podemos incluir as despesas tidas com os animas no IRS. Se tiverem atenção, observem que tudo o que é considerado luxo não entra no IRS.
Os animais são o nosso luxo.
Talvez seja considerado necessário para os deficiêntes que têm um cão que os acompanha, e nesse caso devam conseguir, poder incluir as despesas no Imposto, de outra forma, não dá!!! E não vale a pena lutar por isto. (pelo menos por enquanto) Dos 19€ para os 5€ isso vale! Já era uma ajuda!!!
Kathleen
Membro Veterano

domingo ago 03, 2003 11:39 am

Olá

Os cães podem ser um luxo. Mas são um luxo legislado. Devemos cuidar e tratar dos animais que temos e o abandono é punido por lei (poucas vezes infelizmente), são seres vivos, não são joias ou carros... Por isso deviam entrar no IRS sim.
Se espatifarmos o nosso carro contra uma parede ninguém tem nada a ver com isso. mas estamos a falar de seres vivos...

beijokas
kathleen
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo ago 03, 2003 12:05 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Os cães podem ser um luxo. Mas são um luxo legislado. Devemos cuidar e tratar dos animais que temos e o abandono é punido por lei (poucas vezes infelizmente), são seres vivos, não são joias ou carros... Por isso deviam entrar no IRS sim.
Se espatifarmos o nosso carro contra uma parede ninguém tem nada a ver com isso. mas estamos a falar de seres vivos...

beijokas
kathleen
Não amiga, estamos a falar de coisas, de bens, que é como eles são vistos pela lei....Assim, não há sentido em ter compariticpações, legalmente é como eu pedir para o meu iate um beneficio.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo ago 03, 2003 12:56 pm

se calhar estamos um pouco enganados em relação à tributação. A semana passada aconteceu-me uma coisa que fiquei muito surpreendida. tenho em casa um gatinho que apanhei da rua e está muito mal, ainda não sei se tenho de abater, mas tenho andado em tratamento e tive de ir também comprar desparazitante porque estava carregado de lombrigas. não estava à espera do recibo, mas a senhora da farmácia informou-me que podia levar para o irs, pois o desparazitante tem ivaa a 5% e já dá. Para mim é optimo, pois é um dos medicamentos que compro com determinada periodicidade e no qual ainda gasto uns bins tostões. já alguém tinha reparado nisso? :o
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

domingo ago 03, 2003 5:26 pm

Em relação aos medicamentos a situação é diferente.

Os veterinários podem passar-te um medicamento, que pagas na totalidade, mas se fores pedir a receita ao médico e entregares na farmácia eles dão-te a diferença do dinheiro. É como se estivesses a pedir para ti. Não é para o animal. É o que acontece em relação oa desparazitante , nós também deveríamos tomar desparazitante uma vez por ano ( nós adultos - dito pela minha médica).

Katheleen,

Ter um animal é considerado um luxo, como ter um carro, uma televisão. Não estou a dizer que eu sinto desta forma ( de maneira alguma) mas em termos de Estado, de IRS, é assim.
Não me referi a acidentes ou abandonos- isso é cruel e qualquer um devería pagar caro por provocar essas situações- mas tens de fugir aos teus sentimentos e observa-los como algo que ( por muito que ames) não é imprescíndivel para a tua vida.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”