Onde é que eu já vi algo parecido com isto??
Moderador: mcerqueira
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
gostei desta resposta:)Há termos muito perigosos porque na moda. Fanatismo, fundamentalismo e tolerância são alguns deles. Isto porque se subverte completamente o seu sentido e passam a designar tudo o que não nos agrada ou desafia os nossos hábitos, tradições, valores nunca questionados. Se todos pensássemos como o Gonçalo Rosa, a violência doméstica ou a pedofilia seriam ainda socialmente aceitáveis, desde que discretos. Ou seja, desde que esses actos não se passem à sua frente, cada um tem o direito aos seus gostos. A isto chama tolerância. Eu chamo-lhe indiferença e a indiferença é um mal social que tem permitido as maiores iniquidades ao longo da nossa história.
O facto de alargarmos o círculo dos direitos básicos à vida, à integridade física e à liberdade a outras espécies (tal como no passado foi feito relativamente às mulheres, às crianças, aos deficientes, ao negros) não nos torna fundamentalistas ou fanáticos; isso acontece quando queremos - sem argumentos - manter um estilo de vida, um sistema de valores e uma sociedade de relações verticais.
Consolo-me só porque esta é já uma fase avançada: o pensamento dominante começa por ignorar os movimentos sociais que visam alterar a ordem estabelecida, depois passa a ridicularizá-los e depois então contra-ataca. Estamos na fase de nos colocarem rótulos como fundamentalistas, fanáticos, terroristas. E isso é bom sinal.