uma imagem vale mais que mil palavras

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mai 11, 2010 12:24 pm

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

« A dog is seen through bars as it is herded to a metal container euphemistically called a "dream box," where stray dogs are asphyxiated with carbon dioxide gas, at an animal welfare center in Tokushima,Japan on March 11, 2010. In Japan a canine that ends up in the municipal pound is far more likely to be put down than to find a new home. While in some other industrialized countries the idea of "saving" a pet from a shelter is well-established, in Japan animal welfare activists say strays often fall foul of an attitude that prizes puppies and pedigrees as status symbols. (REUTERS/Kim Kyung-Hoon)»

« Vista de um cão através das grades enquanto é levado para um contentor metálico chamado «caixa de sonhos» (eufemismo), onde os cães errantes são asfixiados com dióxido de carbono, num centro de bem-estar animal em Tokushima, Japão, em Março de 2010. No Japão um canídeo que acabe num canil municipal tem mais probabilidades de ser abatido do que encontrar um novo lar. Enquanto em alguns países industrializados a ideia de salvar um animal de um abrigo/associação é aceite, no Japão os activistas pelo bem-estar animal dizem que os animais errantes são muitas vezes vítimas de uma atitude que premeia cachorros e cães com pedigree como símbolos de STATUS.

Peço desculpa pela tradução primitiva, mas não consegui deixar de olhar para esta imagem/texto e pensar no quão parecida é a sociedade portuguesa. Peço á moderação que se possível mova este tópico para «direitos dos animais», enganei-me na colocação.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça mai 11, 2010 1:32 pm

Abatidos por inalação de dióxido de carbono é uma morte na qual não concordo muito... Prefiro a injecção letal...

No entanto, continuo a apoiar que mais vale o animal ir para um canil (e ser abatido, caso não arranje dono em tempo útil) do que estar à solta em matilha e provocar problemas na fauna autoctone local. O lugar de um animal doméstico (seja ele mamífero, ave, réptil ou outros) é dentro de casa, sem qualquer contacto com a fauna que a rodeia.

Temos entre mãos alguns problemas de sobrepopulações de animais domésticos à solta e a única solução, a curto prazo, são os canis.. Quer-se goste ou não...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

terça mai 11, 2010 3:36 pm

Sempre a mesma coisa :roll: Nunca se fala das pessoas que põem os cães no canil, os maus da fita são sempre os que gostam de cães com pedigree por causa do status que eles dão (que status? alguém anda de pedigree estampado na testa? :roll: ) Não há pachorra ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça mai 11, 2010 6:30 pm

Eu concordo que animais sem possibilidade de adopção ou com doenças graves sejam abatidos...foi assim que no Japão erradicaram a Leishmaniose...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 11, 2010 10:42 pm

Charlie2 Escreveu: no Japão os activistas pelo bem-estar animal dizem que os animais errantes são muitas vezes vítimas de uma atitude que premeia cachorros e cães com pedigree como símbolos de STATUS.

(... )

Peço desculpa pela tradução primitiva, mas não consegui deixar de olhar para esta imagem/texto e pensar no quão parecida é a sociedade portuguesa.
:o :o Mas ( é o que eu digo... hoje apanhei sol a mais na mona , só pode ) onde raio está a ligação entre animais errantes e não adoptaveis e cães com pedigree?
As pessoas não adoptam errantes porque acham que um com Lop lhe dá status é isso?
Então e que dizer dos de raça , alguns com o famoso lop, que tambem vão parar aos canis ? Não é verdade que tambem esses lá vão parar, e não são tão poucos como isso ?
E Charlie, desculpa que te diga, mas que bom seria que que a realidade portuguesa fosse parecida com esta do Japão. Pelo menos sabiamos que os animais não eram mantidos ad eternum em sitios duvidosos á espera....
sabe-se lá de quê.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta mai 12, 2010 12:13 am

AlunoBioGeo Escreveu:Abatidos por inalação de dióxido de carbono é uma morte na qual não concordo muito... Prefiro a injecção letal...

No entanto, continuo a apoiar que mais vale o animal ir para um canil (e ser abatido, caso não arranje dono em tempo útil) do que estar à solta em matilha e provocar problemas na fauna autoctone local. O lugar de um animal doméstico (seja ele mamífero, ave, réptil ou outros) é dentro de casa, sem qualquer contacto com a fauna que a rodeia.

Temos entre mãos alguns problemas de sobrepopulações de animais domésticos à solta e a única solução, a curto prazo, são os canis.. Quer-se goste ou não...
Concordo...
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta mai 12, 2010 7:49 am

Ninguém que goste de cães se sente feliz com o abate destes, tal como também não se sente feliz em ver um cão abandonado na rua, esfomeado, mal tratado e a morrer de tristeza, já para não falar naqueles que são "salvos" e colocados em locais sem o minimo de condições e todos sabemos que muitos sofrem mortes bem mais crueis nas ruas ou nos tais locais.

Charlie, o que fazer então com eles?
deixá-los na rua? qualquer dia andávamos todos a tropeçar em cachorros...para não falar na ameaça a outras espécies como já foi referido.

Deixá-los numa associação? Seria bom que tivessem espaço e condições para todos os que precisam, mas parece que não infelizmente. Todos os dias recebo mails de diversas associações a pedir ajuda urgente até para a ração.

Também não me parece que, pelo menos em Portugal, o pedigree de alguns contribua para o abandono de rafeiros, pois vê-se cada vez mais cães de raça abandonados.
Charlie2
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 10:42 am

pronto, eu bem digo: mas onde é que eu disse que era mau os animais serem abatidos? Onde é que eu disse que não era preferível isso a andarem em sofrimento constante? Irra, vocês chamam fundamentalistas a uns mas adoram por palavras na boca de uma pessoa!
A única comparação que eu quis estabelecer é que há uma sobre-população de animais errantes lá como cá, que há uma grande negligência em relação aos animais, e que sim, os animais de raça dão status e as pessoas (entenda-se as massas) preferem-nos aos rafeiros. Por alguma razão são vendidos em lojas.
Mais, um animal de raça que seja abandonado tem sempre muito mais chances de voltar a ser adoptado que um SRD. Isso é um facto.
PS: Já viram alguma loja a vender rafeiros? Pois... :wink:
Última edição por Charlie2 em quarta mai 12, 2010 12:39 pm, editado 1 vez no total.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Charlie2
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 12:38 pm

E Charlie, desculpa que te diga, mas que bom seria que que a realidade portuguesa fosse parecida com esta do Japão. Pelo menos sabiamos que os animais não eram mantidos ad eternum em sitios duvidosos á espera....
sabe-se lá de quê.
aqui estamos de acordo. Agora o problema da sobrepopulação continua a ter a ver com cães «de marca», e sei por experiência própria que um cão de raça tem MUITO mais chances de ser adoptado que um rafeiro. E é estranho, e não posso deixar de pensar no tópico do Fang, que os seres humanos descendam na sua grande maioria de «misturas», mas que com os cães isso já não seja bem visto. É uma coisa intrigante.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Fjjord
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 1:40 pm

Não, o problema da sobrepopulação não tem a ver com cães de "marca" :roll: Vá, diga lá, o que é que haver cães de raça tem a ver com deixar-se a rafeirada reproduzir à maluca? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Fjjord
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 1:51 pm

Charlie2 Escreveu: E é estranho, e não posso deixar de pensar no tópico do Fang, que os seres humanos descendam na sua grande maioria de «misturas», mas que com os cães isso já não seja bem visto. É uma coisa intrigante.
Que comentário mais idiota :roll:
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta mai 12, 2010 2:08 pm

Na minha opinião, essa relação de raça/rafeiros com a taxa de abandono/adopção não tem qualquer significado com as sobrepopulações de domésticos.

O grande problema reside (em minha opinião) no(a):

- Resgate de animais dos canis (só porque "coitadinhos dos bichos") e posterior colocação em liberdade (já não é a primeira vez que me relatam isto);

- Fácil obtenção de alimento por parte dos animais errantes (seja através do fácil acesso a resíduos urbanos, ou mesmo pela "senhora que tem pena dos animais" e os alimentam com um pratinho à porta de casa);

- Pouca eficácia dos serviços municipalizados na captura dos animais, e posterior marcação dos animais adoptados;

- Falta de legislação que permite que os animais comprados (seja no "criadeiro" ou na loja de animais/criador) não sejam marcados e por conseguinte não se identificam as pessoas que abandonam os animais (ou os deixam livremente à solta) e neste capitulo há que frisar na falta de civilização dessas mesmas pessoas (é mesmo necessário haver sempre uma lei repressora para que não se façam determinadas coisas??)

Cumprimentos
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Charlie2
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 6:54 pm

lol, isto dá-me alguma vontade de rir. Os humanos podem ser todos misturados mas os cães não! Ou seja, não é de marca? Abate! Está na rua e ninguém quer? Abate! Quando se responsabilizam as pessoas? Eh pah por este andar nunca! E quem tenta ajudar? É parvo! E os criadores são todos responsáveis? Claro, quem fica com o cão é que pode ser um besta. E de uma vez por todas, vejam se metem na moninha dura que eu não tenho NADA contra criadores responsáveis nem cães de raça, ok?
Fjjord
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 7:12 pm

Os humanos podem ser todos misturados? Claro que sim, afinal de contas não se seleccionam tipos de pessoas para determinadas funções, ao contrário do que acontece com os cães :roll: Está na rua e ninguém quer (de "marca" ou "sem marca")? Abate, claro. Acha que empilhá-los é solução para alguma coisa? :roll: Responsabilizar as pessoas? Claro que é por aí, não é a empilhar cães que ninguém quer que se resolve alguma coisa :roll: E se não tem nada contra cães de raça nem criadores responsáveis, olhe ... não se nota nada. E já estamos servidos (Restaurador Olex dixit ...)
Charlie2
Membro Veterano

quarta mai 12, 2010 7:18 pm

:lol: :lol: :lol: eu costumo dizer sempre que quem nada deve nada teme. Faz-me pensar que não é o caso de muita gente, que parece incluir-se á força no que eu digo, mesmo que não seja com eles :wink:
PS: não, não acho que empilhar os cães seja solução. mas abatê-los a eito só tira responsabilidade a quem os quer.
« Ah tenho um cão de raça x com Lop, «chispe» e tudo em dia, mas sabe... já não temos condições..» Pois, só têm condições para óculos cavalli e malas dior. Enfim. Ouvir pessoas assim a dizer coisas destas só me faz pensar... para quando a tal responsabilização?
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”