Plastic is forever
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Os plásticos... o material que o planeta não consegue digerir, morrendo aos poucos ao tentar...
Our Today Is Forever
Our Today Is Forever
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

Os governos + as empresas poderiam investir mais e mais na substituição das embalagens plásticas por outras em material bio-degradável. Decerto não se conseguirá totalmente, mas muitas das embalagens plásticas que vemos nos supermercados poderiam desaparecer. No caso dos detergentes iria ser complicado, mas se houvesse, por exemplo, a hipótese de no fim de usar o detergente, devolver a embalagem ao supermercado e depois o supermercado devolver ao fabricante para voltar a encher, era menos "lixo" que se deitava fora e que vai destruir o planeta.
Claro que nem toda a gente faria isso, mas ainda há pessoas sensíveis e preocupadas com o futuro do planeta e com o mundo que vamos deixar aos nossos filhos.
Também ainda há muita gente que nem sequer separa as embalagens plásticas e metálicas do papel e do vidro, porque "dá muito trabalho" e "não estão para isso"

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/d ... cleID=3219
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/d ... cleID=2900Bebés mais ecológicos
Utilização de fraldas reutilizáveis evita a produção de 1 tonelada de resíduos por bebé
A Quercus verificou que a utilização de fraldas reutilizáveis em substituição das fraldas descartáveis reduz a produção de 8 kg de resíduos/semana/bebé, o que corresponde a uma média de 1 ton de resíduos ao fim dos 2 anos e meio, período durante o qual o bebé necessitará de usar fraldas. Se tivermos em consideração que nascem cerca de 100.000 bebés por ano em Portugal, serão 100.000ton a cada 2,5 anos, ou seja cerca de 40.000ton/ano só em fraldas infantis!
Actualmente, as fraldas descartáveis correspondem a cerca de 5% dos RSU(a), que são encaminhados para aterro ou incineração, uma vez que não existe reciclagem em Portugal para este tipo de material.
Neste sentido, a Quercus iniciou, em 2009, uma Campanha de Promoção para a utilização de Fraldas Reutilizáveis, medida prevista pelo Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU) do Ministério do Ambiente tendo Ambiente, tendo levado a cabo uma análise através da utilização dos sistemas e marcas disponíveis no mercado nacional, comercializadas pelas empresas Mundo Baby, Naturkinda, Ecobebés e EcologicalKids. A experiência decorreu durante 3 meses.
Foram analisados parâmetros ambientais, económicos, quotidiano/utilização, saúde do bebé, onde constatámos:
- Redução da produção de 1 tonelada de resíduos de fraldas/bebé;
- Optimizações das lavagens – podem ser lavadas na máquina juntamente com a restante roupa a temperaturas baixas (40.º);
- Secagem fácil ao ar sem o recurso a secagem mecânica;
- Suportam cerca de 800 lavagens;
- Podem ser reutilizadas até 3 bebés;
- Poupança de cerca de 500€/bebé;
As vantagens económicas e ambientais poderão aumentar se se adoptarem outras práticas como a lavagem em tarifário bi-horário, utilização de equipamentos com eficiência energética de classe A, utilização da fralda em mais do que um bebé, assim como o uso de outros produtos reutilizáveis: toalhetes, fraldas de natação, discos de amamentação e bolsas para as fraldas.
São conhecidas ainda outras vantagens nas Fraldas Reutilizáveis, ao nível da saúde do bebé, uma vez que previnem o aparecimento de alergias e dermatites na zona de contacto com a pele.
Mais informações:
http://residuos.quercus.pt/scid/subquer ... SiteID=394
http://residuos.quercus.pt/scid/subquer ... SiteID=566
(a)Fonte: Relatório final da caracterização de RSU da LIPOR – 2008
Lisboa, 1 de Junho de 2010
- Fraldas descartáveis: um grave problema ambiental
Os têxteis sanitários, onde estão incluídas as fraldas descartáveis são responsáveis por cerca de 5,17% dos resíduos sólidos urbanos produzidos em 2008, tendo subido em relação à produção de 2006: 3,9 % (a), o que significa uma produção anual nacional superior a 200 mil toneladas. Cada bebé usa por mês uma média de 250 fraldas descartáveis durante 2 a 3 anos. Ou seja, cerca de 6000 fraldas em 2 anos, segundo cálculos feitos por várias mães que contactámos para recolher informação.
Compostas por uma camada exterior de polietileno, e uma camada interna de pasta de papel e poliacrilato de sódio, são utilizados 3 tipos de recursos principais, um deles não é renovável, para o seu fabrico: petróleo, árvores (pasta de papel) e água que acabam nos nossos aterros.
Depois de fechadas sobre si com os adesivos, as fraldas descartáveis são depositadas nos contentores de resíduos indiferenciados, sendo geralmente encaminhadas posteriormente para aterro. A degradabilidade do plástico envolvente é limitada permanecendo a fralda intacta por tempo indeterminado.
-
- Membro Veterano
Infelizmente quase ninguém quer saber...
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
Já alguns vão querendo saber...
Mas deixa que te diga: fazer como fazem muitos governos que para ficarem bem na fotografia internacional , dizem que vão criar condições , pedem ajudas a fundos internacionais para o efeito e vai-se a ver , estão todos esses lixos reciclaveis amontoados em aterros a céu aberto... já não sei o que é pior.
O plástico tornou-se quase um " bem" essencial. Utilizamos isso para tudo. Alternativas ?
Mas deixa que te diga: fazer como fazem muitos governos que para ficarem bem na fotografia internacional , dizem que vão criar condições , pedem ajudas a fundos internacionais para o efeito e vai-se a ver , estão todos esses lixos reciclaveis amontoados em aterros a céu aberto... já não sei o que é pior.
O plástico tornou-se quase um " bem" essencial. Utilizamos isso para tudo. Alternativas ?

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
-
- Membro Veterano
A sua reutilização e não a "moda do descartável"...nicasxi Escreveu:Já alguns vão querendo saber...
lembro-me do primeiro passo que tomei em relação a a isso: cantil de água em vez e garrafinhas plásticas. Sai de casa e volta comigo, é é lindo! Segundo passo: saco de pano. terceiro passo, Ir de mochila ás compras 

«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm
Eu deixei de comprar detergentes no supermercado há imenso tempo. Compro a uma empresa que vende em quantidades industriais, em garrafões de 5litros e no fim de gastar, devolvo o garrafão à empresa para voltar a encher. Além dos detergentes serem mais eficientes, não tenho no final n garrafões para amassar e colocar no contentor. E claro que separo o lixo todo.
Pensos higiénicos e tampões?... Barbaridade. E quem quer voltar à toalha? Podemos minorar mas estamos rodeados de plástico. Fica dificil inventar a vida sem ele.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
Já existem em desenvolvimento polímeros biodegradáveis, mas tanto quanto sei a sua produção ainda é muito dispendiosa. A economia no "seu melhor", em busca de dinheiro fácil suja-se o quintal do vizinho...LuMaria Escreveu:Pensos higiénicos e tampões?... Barbaridade. E quem quer voltar à toalha? Podemos minorar mas estamos rodeados de plástico. Fica dificil inventar a vida sem ele.
Fui repescar este tópico para perguntar isto à Charlie - como é esse cantil? É mesmo tipo os para caminhadas ou é uma coisa mais moderna?Charlie2 Escreveu:lembro-me do primeiro passo que tomei em relação a a isso: cantil de água em vez e garrafinhas plásticas. Sai de casa e volta comigo, é é lindo! Segundo passo: saco de pano. terceiro passo, Ir de mochila ás compras
Reutilizo muitas vezes as garrafinhas pequenas da agua, já tinha ouvido dizer que não era bom e agora reparei que na garrafa de Luso que tenho aqui diz exactamente "Para sua segurança, não reutilizar esta embalagem"
Gostava de uma alternativa prática
-
- Membro Veterano
Sim, deste tipo:Bingley Escreveu:Fui repescar este tópico para perguntar isto à Charlie - como é esse cantil? É mesmo tipo os para caminhadas ou é uma coisa mais moderna?Charlie2 Escreveu:lembro-me do primeiro passo que tomei em relação a a isso: cantil de água em vez e garrafinhas plásticas. Sai de casa e volta comigo, é é lindo! Segundo passo: saco de pano. terceiro passo, Ir de mochila ás compras
Reutilizo muitas vezes as garrafinhas pequenas da agua, já tinha ouvido dizer que não era bom e agora reparei que na garrafa de Luso que tenho aqui diz exactamente "Para sua segurança, não reutilizar esta embalagem"
Gostava de uma alternativa prática
http://www.decathlon.pt/PT/cantis-e-bol ... a-6840321/
Existem muitos à escolha

Nota: Coloquei este site porque foi o primeiro que me lembrei com vários modelos e não numa tentativa de publicidade:)
Tenho uma dúvida. Quando vou ao super mercado, encontro um grande desperdício de plástico por exemplo nas embalagens de giletes -- porque não poderiam apenas proteger as giletes com plástico e o restante cartão?; nas embalagens de papel higiénico, guardanapos, etc -- porque é que encobrem estes produtos com plástico e não com papel?; o mesmo para as bolachas, etc, etc, etc. Isto são só alguns exemplos, agora não me lembro de mais.
Sugiro o papel pois penso que a sua utilização é mais benéfica em relação ao plástico (não tenho a certeza, também não sou entendido).
O que quero aqui perguntar é se é mesmo necessária a utilização de tanto plástico? Os governos nada podem fazer em relação às empresas para que não desperdicem tanto plástico?
Sugiro o papel pois penso que a sua utilização é mais benéfica em relação ao plástico (não tenho a certeza, também não sou entendido).
O que quero aqui perguntar é se é mesmo necessária a utilização de tanto plástico? Os governos nada podem fazer em relação às empresas para que não desperdicem tanto plástico?