Cadela de rua atropelada propositadamente (FERTAGUS)

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Juanna3
Membro Júnior
Registado: terça out 26, 2010 12:55 am

terça fev 01, 2011 5:12 pm

Olá, colegas.

Isto vai dar pano para mangas, mas ainda assim decidi partilhar com vocês.
Aqui fica o relato do acontecimento:

«No dia 30/01/2011, às 9h03mn o comboio da Fertagus que entrava na estação de Corroios, em direcção Roma-Areeiro, atropelou deliberadamente uma cadelinha. Havia tempo para a salvar pois o comboio não vinha com muita velocidade uma vez que já estava a chegar à estação, mas este não abrandou.

Na altura estavam presentes na plataforma 2 fiscais de linha que já observavam há algum tempo uma cadelinha que corria desorientada pela linha, e no momento do atropelamento, indiferentes aos gritos de quem assistia, riram e nada fizeram. O Comboio que vinha em sentido contrário travou e não a atropelou, logo o outro poderia ter feito o mesmo. A cadelinha foi apanhada pelas patinhas dianteiras, que foram imediatamente amputadas, tendo esta ainda conseguido arrastar-se para fora da linha.Foi imediatamente contactado o Canil Municipal que a recolheu. A Veterinária correu para o local, mas nada havia a fazer, estava viva, mas desfeita do peito para baixo. De acordo com as informações que o médico veterinário municipal do concelho do Seixal me facultou hoje (31/01/2011), a cadela teve que ser eutanasiada imediatamente após a sua recolha, pois não existia outra forma de atenuar o seu sofrimento. Informou-me ainda que a sua colega veterinária e um auxiliar / tratador, estão chocados e transtornados com o estado em que a cadela se encontrava.»

Esta informação anda a circular, e já foi parar à Fertagus, que já deu a sua resposta.
Resumidamente dizem que os vigilantes viram a cadela, tentaram tirá-la, mas não conseguiram porque ela estava muito assustada, e entretanto não houve tempo.
Ok. Tudo bem.

Então sendo assim já tinham morto e atropelado centenas de pessoas também.
Porquê?
Porque eu sou passageira Fertagus, e o comboio já travou dezenas de vezes, bruscamente, porque ou uma pessoa estava na linha para se suicidar, ou porque um homem alcoolizado estava no meio da linha, etc... Os vigilantes se vêem esses seres humanos na linha, e agem em conformidade, porque não fazem o mesmo com animais?

A questão aqui é que existem dezenas de testemunhas, que viram o acontecimento. Mais do que os vigilantes estarem a rir-se e a troçar, está o facto de nada ter sido feito - ou melhor, não se ter feito o mesmo que se faria se fosse um ser humano - evitar a morte de um ser vivo.

Acham que é uma situação que deve passar impune, ou há "linhas" para se "coser" uma queixa mais séria?

Obrigada!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 01, 2011 5:54 pm

Você ou alguém (excepto o maquinista...) pode afirmar a 100% que o comboio tinha condições de travar em segurança...?
E fundamentalmente, ASSISTIU?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Juanna3
Membro Júnior

terça fev 01, 2011 6:22 pm

Obrigada por ter perguntado, Dinodane.

Não assisti, de facto. Esta situação foi testemunhada por dezenas de pessoas, apenas.
Em relação à questão sobre o maquinista conseguir ou não travar a tempo, não diria a 100%, mas a 97,5%, vá, diria que sim.
Porque ao chegar à estação os comboios andam muito devagar, e acima de tudo porque como está descrito, o comboio que ia no sentido inverso travou a tempo e em segurança.

Mas fora estas questões queria esclarecer que APENAS ESTOU A PARTILHAR UMA INFORMAÇÃO, COM O OBJECTIVO DE SABER A VOSSA OPINIÃO EM RELAÇÃO AO CASO. Se acham que é uma situação que merece ter mais atenção, ou se é mais um acontecimento triste igual a tantos outros.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça fev 01, 2011 6:29 pm

As coisas também não serão bem assim tão básicas, até porque a permanência da cadela na linha podería ter colocado passageiros em risco. Os que estavam na estação poderiam ter saltado para a linha para a apanhar, correndo o risco de lá ficarem, eu própria já o fiz e levei nas orelhas até da Policia. Como o maquinista podia ter travado colocando a segurança dos passageiros do comboio em risco. Não sei se sabem, mas os maquinistas não podem travar repentinamente, precisamente para não colocar em causa a vida dos passageiros e a sua segurança.

Portanto, se os fiscais de linha sabiam e assistiram e nada fizeram, colocaram propositadamente a vida de passageiros em risco, bem como a do animal. Essa é que é essa. Nestes propósitos, tem pernas para andar sim.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 01, 2011 7:08 pm

Eu também vi este relato no Facebook, e igualmente vi que já foi enviada queixa, com testemunhas, para a CP.

E posso acrescentar que isso de parar os comboios não é tão simples assim: os maquinistas travam-nos a uma distância pré-estipulada da estação, creio que a 300 metros (mas não estou certa, há que se informarem), o resto que os faz andar é a força da inércia.

Se um dos comboios parou antes do previsto, terá sido porque o maquinista accionou os travões de emergência. O outro poderia ter feito o mesmo, mas sujeitava-se a uma pesada multa. Porque uma travagem súbita como a de emergência pode ter consequências funestas sobre os passageiros. E depois, lá está: era "só" um cão. Se fosse uma criança, o caso teria sido outro e nenhum deles seria penalizado, claro.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta fev 02, 2011 3:49 pm

Concordo com a LuluB.
Juanna3
Membro Júnior

quarta fev 02, 2011 5:09 pm

Obrigada pelos vossos comentários :)

Partilhei convosco porque uma das pessoas que assistiu ao caso trabalha comigo, e ficou sinceramente traumatizada. Diz que ver a cadelita a ser esmagada assim à frente de toda a gente foi algo de muito forte, até para crianças que lá estavam na plataforma à espera do comboio.

Esse meu colega contactou a Fertagus, individualmente, e recebeu uma resposta que não responde a nada. Como tal, está frustrado por não haver responsabilizações de maior escala.

Mais um caso em que um cão de rua é igual a lixo... :(
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta fev 02, 2011 5:20 pm

Um espectáculo desses é sempre traumatizante, mesmo que se trate de pessoas que não gostem por aí além de cães ou de animais em geral. E então havendo crianças a assistir... nem quero pensar, por muito menos andou o meu filho de oito anos com pesadelos durante meses.

Informem-se junto de um advogado: creio que será precisamente por esse lado que poderão pegar. Isto, claro, se puderem dispor do necessário para andar com um processo para a frente.

O pior é que essas grandes empresas, em geral, safam-se sempre... :?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Terugkeren
Membro Veterano

quarta fev 02, 2011 6:31 pm

Mas que processo e contra quem? O cão é que não deveria estar ali, e das duas uma, ou tinha dono e esse dono é que deveria ser responsabilizado, ou não tinha e quando muito o municipio é que deveria tê.lo capturado.
É triste mas esta é a realidade. Tal como numa estrada, em que um carro atropele um cão, o dono do carro é que pode pedir satisfações pelos estragos ao dono do cão, porque um cão não pode andar solto na via pública e ponto final.
Agora imaginem que o maquinista até era um gajo muito sensível e que até via a cadela e accionava os travões de emergência. O que falam ser 'devagar' é o suficiente para que sendo accionado os travões de emergência, possam cair pessoas e embater em varões e outras estruturas podendo inclusivamente ter ferimentos graves. Como é que era depois, com a empresa e o maquinista a serem afundados em processos? Fazia-se uma campanha no facebook a favor do maquinista e contra os passageiros feridos?! Sejamos realistas, que isto de acusar os outros e lançar campanhas no facebook parece que virou moda e vai tudo atrás sem pensar 2 segundos?
Última edição por Terugkeren em quarta fev 02, 2011 6:32 pm, editado 1 vez no total.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta fev 02, 2011 6:32 pm

LuluB Escreveu:Um espectáculo desses é sempre traumatizante, mesmo que se trate de pessoas que não gostem por aí além de cães ou de animais em geral. E então havendo crianças a assistir... nem quero pensar, por muito menos andou o meu filho de oito anos com pesadelos durante meses.

Informem-se junto de um advogado: creio que será precisamente por esse lado que poderão pegar. Isto, claro, se puderem dispor do necessário para andar com um processo para a frente.

O pior é que essas grandes empresas, em geral, safam-se sempre... :?
ou quando não se safam as coimas não lhes fazem mossa...

enfim, pobre animal. :(
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 02, 2011 6:49 pm

Essa queixa não vai dar em nada, e nem é preciso alegarem que não havia condições para travar em segurança, coisa que ninguém pode provar ser verdadeiro ou falso. A segurança das pessoas está sempre acima de qualquer animal que esteja indevidamente na via férrea. Quando pessoas morrem trucidadas pelos comboios não há direito a indemnizações pela CP pela simples razão da via férrea ser interdita á circulação de pessoas (e animais) que têm de tomar precauções ao fazerem o seu atravessamento. O gado que morre nas linhas do comboio não confere direito de indemnização aos seus proprietários pela razao de ser responsabilidade sua manter os animais longe da via férrea. Portanto não estou a ver como é que uma queixa sustentada por observações subjectivas e que nunca podem ser objecto de prova inequívoca (podia ter travado e não travou, os funcionários estavam a rir-se, etc...) pode ter qualquer andamento.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta fev 02, 2011 7:45 pm

Ainda gostaria de saber como conseguiriam provar que o cão " foi atropelado propositadamente". :roll: :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 02, 2011 8:03 pm

Enviei e-mail para a Fertagus sobre este assunto.
Passo a transcrever a resposta que recebi :

"A Fertagus lamenta o trágico acidente com um cão, sucedido pelas 9:03 da manhã na estação de Corroios, no dia 30/01.

Os vigilantes de serviço no átrio da estação assim que foram alertados para a existência de um cão na linha logo se deslocar...am à plataforma no sentido de tentar afastar o cão. Contudo, a chegada de dois comboios à estação de Corroios pelas 9:03, um no sentido de Lisboa e outro no sentido de Coina, não permitiu que qualquer medida de segurança pudesse ser tomada no sentido de permitir a deslocação à linha, a qual só pode ocorrer após interrupção total da circulação, através do centro de comando de tráfego da Refer. Por outro lado, os comboios para ficarem totalmente imobilizados necessitam de uma grande margem de espaço, após frenagem, o que no caso em questão também não foi possível de garantir, com a agravante de circularem dois comboios em simultâneo na linha.

Relativamente à atitude dos Vigilantes, lamentamos que a sua acção não tenha sido bem sucedida, mas constatamos que não poderiam aceder de facto à linha pelas razões de segurança já enunciadas.

Após o acidente foram accionados de imediato os meios de assistência ao cão acidentado tendo o mesmo sido assistido prontamente pelo Canil do Seixal.

Lamentamos muito esta situação até por que a Fertagus e os seus colaboradores em particular, ao longo dos seus 11 anos de serviço já salvaram muitos animais que aparecem abandonados nas Estações, alguns dos quais acabaram por ser adoptados pelos próprios.

Nas instalações do Parque de Material de Coina a Fertagus construiu um canil com todas as condições, quer a nível de alojamento quer do espaço livre disponível para os cães, onde alberga seis cães abandonados e que são alimentados e tratados com os donativos dos colaboradores da Fertagus. Nestas instalações encontra-se ainda uma cadela “em regime aberto” que durante 7 anos teve a Estação do Fogueteiro como casa adoptiva e que agora se encontra a recuperar de uma intervenção cirúrgica que lhe salvou a vida, paga integralmente pelos colaboradores da Fertagus".

Aparentemente, a Fertagus preocupa-se mais com os cães que certos membros de um site de amigos dos cães...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Terugkeren
Membro Veterano

quarta fev 02, 2011 9:18 pm

Aparentemente, a Fertagus preocupa-se mais com os cães que certos membros de um site de amigos dos cães...
Mas porque raio chegou a aisd a essa brilhante conclusão? Acaso alguém aqui ficou contente pelo facto da cadela ter morrido? Acaso alguém ficou contente por pouco se poder fazer?
Aqui apenas se alertou as pessoas para a realidade, nada mais.
E a Fertagus agora já é boa porque os colaboradores tratam de meia dúzia de cães abandonads? Ena, o marketing funciona!
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quarta fev 02, 2011 9:44 pm

Eu penso que a Aisd estava a referir-se a ela mesma.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”