Caça ao Melro - Estou chocado

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 25, 2011 8:28 am

Estou Chocado!!!
Inesperadamente, o passado mês de Abril, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural fez publicar a portaria que define o Calendário Venatório. Além das violações da Directiva Aves, já recorrentes, contém também o maior chorrilho de disparates e más práticas de gestão da caça jamais visto em Portugal em tempos recentes. A par de outras medidas sem nexo, a caça ao Melro passa a ser possível, após mais de 20 anos de proibição.
http://www.spea.pt/noticias/detalhes.php?id=137
Nem sei o que dizer!!
Depois dos entraves à criação e à posse de aves da nossa fauna, depois de finalmente após tantos anos de espera terem finalmente publicado uma Portaria em 2010 que o permite mas exige tamanha burocracia e custos que desencoraja qualquer um de enverdar pela criação e posse destas aves, eis senão quando o Ministério da Agricultura nos ‘surpreende’ com mais uma pérola legislativa, a legalização da caça ao melro. Não se pode apanhar para ter numa gaiola, não se pode sequer deter ou criar, a não ser que se cumpram burocracias inimagináveis, mas pode-se andar aos tiros a matá-los. Sim senhor, os políticos e em particular estes senhores deste Ministério (que já tinham sido responsáveis pela lei dos cães potencialmente perigosos) são uns verdadeiros ‘experts’ no que legislam.
Tremelga
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

quarta mai 25, 2011 9:31 am

Admire-se se um desses senhores ou alguém da família tiver um restaurante que venha a servir melro!!!!!!!!
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mai 25, 2011 9:43 am

pois...também li essa noticia...e a conclusão a que chego é que em vez de evoluirmos, estamos a regredir...enfim...
Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 25, 2011 10:12 am

Não se pode ter UM melro em casa, nem sequer se se tiver apanhado um filhote no chão e criado à mão, salvando-o da morte à fome ou por predadores, mas agora cada caçador pode abater LEGALMENTE (fora o resto) 40 melros por dia e está tudo bem. Em suma, em meia dúzia de dias e apenas um caçador pode dizimar centenas destas aves sem que ninguém o chateie e o Sr. Manuel se tiver um melro na gaiola mesmo que o trate com todo o carinho está sujeito às mais pesadas penas e sanções. Agora vá-se lá explicar aos Manueis deste mundo que não podem capturar aves da nossa fauna e detê-las ilegalmente em cativeiro, quando ao mesmo tempo existem Leis que permitem MATÁ-LAS!! Este país se não existisse tinha de se inventar!
Prevejo que a beleza do canto destas aves e a sua abundância nos nossos jardins e no nosso país seja em breve uma miragem.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 25, 2011 12:00 pm

Incongruente, incompreensível... :o

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 25, 2011 12:07 pm

dinodane Escreveu:Incongruente, incompreensível... :o
Estamos em Portugal, minha amiga.
Quem tiver um melro numa gaiola lá em casa e lá for o SEPNA, já sabe, é só ir buscar a caçadeira dar um tiro ao melro e já fica tudo Ok.
Se não fosse triste, até tinha piada. :evil:
omegaaa
Membro Veterano
Mensagens: 406
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quarta mai 25, 2011 12:40 pm

é triste e perturbador!! :|
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 25, 2011 12:48 pm

Realmente... :o

Nunca mais abre é a caça aos políticos incompetentes! Aí eu abria uma excepção e tirava licença.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 25, 2011 1:03 pm

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
xPauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 644
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quarta mai 25, 2011 1:27 pm

in Jornal Sol
Os caçadores vão poder matar, por dia, 40 melros, aves emblemáticas e até agora protegidas por lei. A medida está a chocar as associações do sector, que garantem que tal não foi negociado na definição do calendário venatório para os próximos três anos.

«Abrir caça ao melro não faz sentido, nem do ponto de vista da caça, nem do ponto de vista gastronómico. Nenhum caçador se sentirá bem ao abater este ‘pássaro de jardim’», defende Helder Ramos, da Federação Portuguesa de Caçadores (APC), acusando a Autoridade Florestal Nacional (AFN), que elabora o calendário e define as espécies que podem ser abatidas, de ter agido à revelia das negociações com as associações: «Esta inclusão nunca foi colocada em cima da mesa».

Por outro lado, o dirigente avisa que está em causa uma caça perigosa, pois «o melro tem um voo baixo, ao nível do tórax do caçador, e costuma andar em zonas arborizadas, o que leva a um aumento de tiros com poucas condições de segurança».

Os ambientalistas, por seu lado, acreditam que a inclusão do melro como espécie cinegética (definida numa portaria publicada a 7 de Abril) só pode ser engano. «Não faz qualquer sentido, do ponto de vista técnico, considerar o melro uma espécie cinegética. Só admitimos que seja um erro, uma gralha», reage Samuel Infante, da Quercus, esperando que o assunto seja «rapidamente resolvido».

A opinião é partilhada por Carlos Cruz, da Liga de Protecção da Natureza, (LPN). «Só pode ser incompetência grave de alguém», considera o ornitólogo, e questiona: «Como é que alguém vai disparar contra um melro? A seguir serão os pardais?»

Mas, para Jacinto Amaro, presidente da Fencaça, há uma explicação: a tutela quer usar os caçadores para acabar com a praga de melros que existe no país desde 1986, e que, entre muitos outros problemas, destrói produções frutícolas: «Isto é a AFN a tentar livrar-se de um problema – o de ter de passar milhares de autorizações especiais aos agricultores para que possam espantar os melros das suas produções».

Esta ideia é, no entanto, liminarmente rejeitada pelos especialistas que lembram não existir dados conclusivos sobre a quantidades de melros em território nacional.

«Em primeiro lugar, não é aos caçadores que cabe o controlo sanitário; em segundo, os melros são uma espécie comum, sim, estão bem distribuídos por todo o território, mas nenhum dado científico aponta para o seu aumento ou diminuição», responde Helder Costa, autor do único estudo sobre este pássaro feito nos últimos anos em Portugal (publicado no Atlas das Aves, de 2008, pelo Instituto de Conservação da Natureza).

O ornitólogo e antigo presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) sublinha que «apenas daqui a alguns anos serão conhecidos quais dados estatísticos relativos aos melros», uma vez que o comportamento destes pássaros está agora a ser estudado por aquela entidade. Por isso, também critica a inclusão do melro no calendário, considerando a decisão «estranhíssima». «Os fundamentos técnicos, a existir, estão no segredo dos deuses», conclui. A medida começa a ser aplicada já na próxima época de caça, no caso dos melros, de Novembro a Fevereiro.

Contactada pelo SOL, a AFN remeteu o assunto para a tutela, que não prestou esclarecimentos.

Entretanto, começou a circular na internet uma petição contra a caça ao melro.

Se:

A medida está a chocar as associações do sector

E

Nenhum caçador se sentirá bem ao abater este ‘pássaro de jardim’


Então temos o problema resolvido, sem sequer serem necessárias petições.... ou isto é somente mais uma das habituais hipocrisias dos caçadores ???


Bahhh... tretas, isto é somente uma forma legal de trazer para casa e às claras os Melros que anualmente são abatidos na época de caça. Até parece que ninguém sabe que, uma boa parte dos caçadores sempre atirou e continuará a atirar a tudo o que mexa.

Os outros, os tais que não concordam e não se sentem bem, não atirem... simples ;)
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
BrunoGargana
Membro
Mensagens: 131
Registado: domingo mai 22, 2011 11:59 am

quarta mai 25, 2011 4:53 pm

Gostava de saber que mal é que os melros fazem a alguns homens para que fassam isto
PERAPADO2
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

quarta mai 25, 2011 6:43 pm

BrunoGargana Escreveu:Gostava de saber que mal é que os melros fazem a alguns homens para que fassam isto

Para além de comerem tudo o que encontram (refiro-me às colheitas), penso que não fazem mal nenhum. Aqui, há centenas e centenas. A melhor fruta é para eles; não há espantalhos ou similares, que lhes metam medo e os afastem. Eu acho-lhes graça, uma vez que não vivo da agricultura. embora gostasse de provar os meus figos, framboesas, etc., etc. :roll: que até, ainda, verdes "marcham".
Sou, absolutamente, contra a caça e, consequentemente, contra esta nova Lei.
BrunoGargana
Membro
Mensagens: 131
Registado: domingo mai 22, 2011 11:59 am

quarta mai 25, 2011 7:09 pm

PERAPADO2 Escreveu:
BrunoGargana Escreveu:Gostava de saber que mal é que os melros fazem a alguns homens para que fassam isto

Para além de comerem tudo o que encontram (refiro-me às colheitas), penso que não fazem mal nenhum. Aqui, há centenas e centenas. A melhor fruta é para eles; não há espantalhos ou similares, que lhes metam medo e os afastem. Eu acho-lhes graça, uma vez que não vivo da agricultura. embora gostasse de provar os meus figos, framboesas, etc., etc. :roll: que até, ainda, verdes "marcham".
Sou, absolutamente, contra a caça e, consequentemente, contra esta nova Lei.
Concordo contigo, mas olha que comerem tudo o que encontram não e justificação, sendo assim o homem também devia de ser abatido visto que comemos um pouco de tudo também :P
alvespaula
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta nov 05, 2010 6:19 pm

quinta ago 11, 2011 12:02 am

Público Online:

Governo retira melro da lista de espécies cinegéticas
10.08.2011
Lusa, Helena Geraldes

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, anunciou que retirou o melro da lista de espécies cinegéticas, revogando a portaria que permitia caçar esta ave.

De acordo com a Portaria n.º 147/2011, publicada em Abril em Diário da República, o melro poderia ser legalmente abatido durante as próximas três épocas de caça, por períodos marcados no calendário venatório entre 1 de Novembro e 20 de Fevereiro.

Uma decisão com a qual Daniel Campelo, novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, não concordou, pelo que mandou proferir um despacho que retira o melro da lista de espécies cinegéticas. “O melro nem sequer é uma questão para os caçadores que não fazem questão de o caçar. Acho que não fazia sentido manter esta ave na lista de espécies a caçar�, salientou ontem Daniel Campelo aos jornalistas, à margem de uma visita ao Parque Natural do Douro Internacional e citado pela agência Lusa. O governante acrescentou que quem fez a proposta pensou apenas “num lado do problema�.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) contestou a possibilidade de caça ao melro e no início de Julho reuniu as suas razões numa carta que enviou à ministra com a pasta do Ambiente, Assunção Cristas.

A Federação Portuguesa da Caça (Fencaça) considerou que a permissão de caça a esta ave interessava mais aos agricultores do que aos caçadores, já que o aumento da população de melros em Portugal estará a causar estragos sobretudo ao nível de culturas como morangos, cerejas ou uvas. Jacinto Amaro, presidente da federação – que representa cem mil caçadores - disse recentemente ao PÚBLICO que “os caçadores não pediram a caça ao melro, é uma espécie que não tem aptidão nenhuma para nós. Não nos faz diferença�.

A Spea considera mesmo que o melro (Turdus merula) poderia ser considerado a Ave Nacional que Portugal ainda não tem – por causa da sua presença em todo o território e proximidade às pessoas – é “uma das espécies de aves mais enraizadas na cultura popular e afectiva dos portugueses, à semelhança da cegonha, do cuco ou das andorinhas�. Além disso, “não existem quaisquer estudos que mostrem que o melro causa dano em culturas agrícolas e que esses danos resultam em prejuízos para os agricultores�. Esta é uma espécie com populações estáveis ou com um aumento moderado e não é uma praga agrícola, salienta.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 11, 2011 6:42 pm

Ah bom.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”