toureio

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
rafeiroso
Registado: terça out 14, 2003 6:20 pm

quarta out 15, 2003 10:44 pm

Acabei de me registar e verifico que também por aqui se fazem grandes touradas. Felizmente não são touradas à espanhola, pois essas terminam com a morte do touro depois de ser lidado. Estou certo?

Acho as touradas um cenario de sangue onde um pobre inocente é utilizado como bombo da festa.

Free65, não sei ate que ponto o touro está geneticamente codificado para ser bravo ou se não serão os seus "treinadores" os responsaveis pelo comportamento bravio.

Ja reflectiram no caso "Barrancos", uma aldeia perdida no alentejo, no cú de judas e onde sempre se lidaram touros de morte. Houve um dia que um activista dos animais soube desse caso e pôs a boca no trombone.

Foram lá televisões, rádios, eu sei lá, e acabou-se o sossego de meia dúzia de aldeões. Finalmente, a história acalmou quando se criou um regime de excepção e matar touros na arena deixou de ser contra ordenação. Já pensaram se isso acontece no caso "casa pia". A tradição ainda tem muito peso nesta sociedade portuguesa...

Quanto a mim, o que me choca numa tourada é a falta de respeito pelo animal antes e depois da lida. Na arena todos vemos e todos dizem que espetam a bandarilha com muito respeito. E o antes? E o depois? O animal fica ferido e sangra, sangra, agoniza... Enfim, não é bonito. Nesse apecto concordo com os touro de morte.

Aguardo as vossas bandarilhas

Raf!
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta out 16, 2003 5:29 pm

Rafeiroso (nick curioso, esse! :lol: ), concordo contigo que não vale a pena perder a cabeça e insultar tudo e todos. Por vezes os anti-tourada perdem um bocado a cabeça porque se passam, porque já deram 1001 argumentos para que acabe essa tradição doentia e os aficionados da tourada só mostram deprezo.

Eu não sou da opinião que os que gostam de tourada são pessoas monstruosas, que deviam morrer etc, nao ponho em causa que sejam bons pais de familia e que tratam os seus caes e cavalos com muita ternura...mas se ignoram completamente o sofrimento do touro só para seu gozo pessoal, tenho obrigatoriamente de considerá-los seres egoistas e insensíveis. Isso, lamento, mas não posso deixar de pensar, porque alguem que se diverte a massacrar um ser vivo só pode ser 1 pessoa com desvios psicologicos.

Quanyo aos touros de morte compreendo o teu ponto de vista, mas morrer com uma espada no coração não deve ser muito melhor que agonizar com as feridas... :(
Eu sou da opinião que os animais, quando têm de ser abatidos, que se deve fazer causando-lhes o menor sofrimento possivel, e aliás, isto faz parte de um artigo dos direitos dos animais. Aliás, há uma serie de direitos dos animais que a tourada viola e passo a enumerá-los:

- "Todo o animal tem o direito de ser respeitado. "

- "Nenhum animal será submetido a maus tratos nem a actos cruéis."

- "Se a morte de um animal é necessária, esta deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia."

- "Toda a modificação do dito ritmo ou das ditas condições, que seja imposta pelo homem com fins comerciais, é contrária ao referido direito."

- "Nenhum animal deve ser explorado para entretenimento do homem. "

- "As exibições de animais e os espectáculos que se sirvam de animais, são incompatíveis com a dignidade do animal."

- "Todo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida."

- "Um animal morto deve ser tratado com respeito."

E para finalizar "Os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem."

Não inventei nada, são artigos da declaração Universal dos Direitos dos Animais. Para mim, quem não respeita isto, está a cometer crimes.

Fica bem
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”