Abriu a caça ao cão em Mirandela

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 29, 2011 12:32 pm

«Operação inédita de captura de 200 cães selvagens em Mirandela

Uma operação inédita vai decorrer em Dezembro na zona do Cachão para capturar uma matilha de 200 cães selvagens que já atacaram agricultores e homens do lixo.

Em declarações à TSF esta terça-feira, o vereador do ambiente da Câmara de Mirandela disse que há três anos que se registam «algumas queixas sobre um número elevado de animais que rondam» o aterro sanitário da Terra Quente, na zona do Cachão.

António Branco deu ainda conta de «ataques» desses animais contra agricultores, o que está a gerar «insegurança para as populações».

Há já dois anos que a autarquia tem oficiado a Direcção Geral de Veterinária (DGV) para ajudar a encontrar uma solução.

A solução surgiu agora com uma operação de captura que vai prolongar-se no tempo e tem já duas datas marcadas, para dias 5 e 19 de Dezembro, estando a ser divulgada na zona através de editais.

A operação envolve a DGV, o município e a Associação de Caça de Frechas, a sede da freguesia que integra a aldeia do Cachão.

António Branco avisou que «a logística é extremamente complicada», porque não se trata de capturas em ambiente urbano, mas em terreno. «O mais natural é que os animais tenham capacidade de fugir», disse.

Em resposta à TSF, o vereador admitiu o abate de alguns cães com «dimensões e características que possam pôr em causa a segurança das pessoas» que participam na operação, até porque não será fácil «lidar com eles», já que muitos não têm «qualquer tipo de ligação doméstica».»

in http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portuga ... 394&page=1
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
pindericus
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: segunda nov 28, 2011 7:05 pm

terça nov 29, 2011 2:01 pm

E os animais que não conseguirem abater a tiro, vão para o famigerado Canil de Mirandela para serem abatidos pela tratadora? :x
Que abatam é esses miseráveis que os abandonam :x
BaBrenda
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: terça nov 29, 2011 12:07 pm
Localização: Lady cat Babi Braancamp
Lady dog Brenda Braancamp

terça nov 29, 2011 2:27 pm

Vão abater os aimais a tiro? Onde diz isso? Não vi.

Mas também, uma matilha de cães assim, tem de ser controlada não é? Não é bom nem para animais nem para pessoas.

Pensando bem, caçá-los efectivamente até seria o melhor. Sujeitar os bichinhos a tanto stress pode trazer consequências gravissimas para quem os apanha e um stress desnecessário para eles, que são, acimma de tudo, animais assilvestrados e vão sofrer muito com todo o processo.

Pobres animais. Que sofram o minimo possivel.
<p>In&ecirc;s Braancamp</p>
NicaJunior
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

terça nov 29, 2011 2:36 pm

Em resposta à TSF, o vereador admitiu o abate de alguns cães com «dimensões e características que possam pôr em causa a segurança das pessoas» que participam na operação, até porque não será fácil «lidar com eles», já que muitos não têm «qualquer tipo de ligação doméstica».»

A avaliar pelo descrito e com especial incidência neste parágrafo e no que está a negrito .... não se pode falar em chacina, ou pode? :roll:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
BaBrenda
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: terça nov 29, 2011 12:07 pm
Localização: Lady cat Babi Braancamp
Lady dog Brenda Braancamp

terça nov 29, 2011 3:26 pm

Chacina? Mas onde se falou em chacina?
<p>In&ecirc;s Braancamp</p>
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça nov 29, 2011 4:33 pm

BaBrenda Escreveu:Chacina? Mas onde se falou em chacina?
o tótulo do tópico sugere isso. Caça ao cão...
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
BaBrenda
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: terça nov 29, 2011 12:07 pm
Localização: Lady cat Babi Braancamp
Lady dog Brenda Braancamp

terça nov 29, 2011 4:45 pm

É uma caça ao cão, essa é a verdade. Vão caçá-los. Caça é sinónimo de chacina?
<p>In&ecirc;s Braancamp</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 29, 2011 5:42 pm

Caça pode ser chacina, sim. E neste caso específico, não me custa nada a acreditar, prevejo, mesmo, que se transforme em chacina.

Eu teria preferido chamar-lhe "A Matança dos Inocentes", mas isto são outros quinhentos que não vou discutir.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça nov 29, 2011 6:17 pm

e alguém se perguntou como chegou a isto?
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
BaBrenda
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: terça nov 29, 2011 12:07 pm
Localização: Lady cat Babi Braancamp
Lady dog Brenda Braancamp

terça nov 29, 2011 6:24 pm

Charlie2 Escreveu:e alguém se perguntou como chegou a isto?
pindericus Escreveu:Que abatam é esses miseráveis que os abandonam :x
<p>In&ecirc;s Braancamp</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Mensagens: 892
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta nov 30, 2011 8:27 am

NicaJunior Escreveu:
A avaliar pelo descrito e com especial incidência neste parágrafo e no que está a negrito .... não se pode falar em chacina, ou pode? :roll:
Não.
O título é sensacionalista e enganoso.
BaBrenda
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: terça nov 29, 2011 12:07 pm
Localização: Lady cat Babi Braancamp
Lady dog Brenda Braancamp

quarta nov 30, 2011 9:30 am

Praziquantel Escreveu:
NicaJunior Escreveu:
A avaliar pelo descrito e com especial incidência neste parágrafo e no que está a negrito .... não se pode falar em chacina, ou pode? :roll:
Não.
O título é sensacionalista e enganoso.
Veremos se é sensacionalista e enganoso. Sempre estou curiosa para ver como se apanham 200 cães assilvestrados em Portugal. Principalmente com a prática, eficiência e conhecimento a que já estamos habituados no que toca a animais.
<p>In&ecirc;s Braancamp</p>
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta nov 30, 2011 10:55 am

BaBrenda Escreveu:
Charlie2 Escreveu:e alguém se perguntou como chegou a isto?
pindericus Escreveu:Que abatam é esses miseráveis que os abandonam :x
ah, foi assim que se chegou a 200... ok.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
cookie1
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: terça dez 02, 2008 10:43 am

quarta nov 30, 2011 8:34 pm

meus caros vai ser chacina sim porque quem vai disparar vai ser a associaçao de caçadores e frechas...

eu estou doente com isto!!

acho inadmissível! os únicos cães que eu vejo em frechas, cachão, mirandela são cães moribundos vítimas de maus tratos, violência, abandono... caça... sim... vítimas de tiros... etc etc...

LAMENTÁVEL!
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 30, 2011 8:48 pm

Com a devida vénia à Cookie1, e porque pode um dos tópicos vir a ser eliminado:
cookie1 Escreveu:sim, é mesmo em portugal, numa aldeia de trás-os-montes...

a notícia aqui:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -selvagens

as petições (não sei pq é estão a circular 2) aqui:

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q= ... PoO_yQjzrQ

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q= ... QKp6SmsRKQ

fiz denuncia ao sepna via email (algumas associações deverão er recebido tb a denúncia que enviei) e enviei email para os seguintes endereços:
[email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected],


o texto enviado foi o seguinte:

Boa tarde

Está a ser organizada e já foi anunciada na imprensa ( cf. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -selvagens ) uma caçada ao cão abandonado em Frechas, Mirandela (Trás-os-Montes).

Esta caçada é proposta pela própria Câmara Municipal que pretende desta forma abater cerca de 200 cães que foram abandonados pelos seus donos que, por sua vez, não sofreram qualquer punição, apesar de ser ilegal o abandono de um animal na via pública.

Esta acção tem a conivência da DGV e para tal foi delegada na Associação de Caça e Pesca de Frechas a incumbência de disparar sobre os animais. Ora, tal é ILEGAL pois desrespeita profundamente e viola a Lei n.º 92 de 1995, nomeadamente os artigos 5º (itens 1 e 2) e 6º e o Decreto-Lei 276/2001 nos seus artigos 19º, 20º e 21º.

As únicas entidades que têm poder para "abater" e só e apenas em casos extremos (devidamente fundamentados e comprovados senão vivíamos num país onde cada um faz o que quer) e sem sofrimento para o animal (coisa que não irá acontecer a tiro) são as constantes do art-º 19º itens 6, 7 e 8, nunca uma associação de caçadores! Aliás, nenhuma entidade, neste caso a DGV, a Câmara Municipal de Mirandela ou a Associação de Caça e Pesca de Frechas se sobrepõem à legislação em vigor, emanada dos órgãos eleitos para o efeito (Governo e Assembleia da República).

A Câmara Municipal não cumpriu o estipulado na legislação portuguesa ao não capturar os animais e ao não encetar acções que prevenissem a proliferação e reprodução dos cães ao abandono e agora pretende executá-los, desrespeitando a lei e as suas incumbências mais básicas e, naturalmente poupando alguma verba.

Atendendo ao exposto apresentou-se uma denúncia pois o único garante, neste caso e em tempo útil, para que a lei se cumpra é a força policial.

Será essencial que se recolha prova documental dos alegados ataques dos animais a pessoas (os animais juntam-se para comer, pois uma vez mais, o trabalho da Câmara Municipal não foi feito e as verbas utilizadas de outra forma que não as previstas na lei, e há incongruências modo como as coisas estão a ser apresentadas).

Esta atitude, para além de ilegal é altamente reprovável na medida em que toda a minha vida passei temporadas na zona e nunca vi um único cão que fosse capaz sequer de se lançar sobre mim ou qualquer outra pessoa.

Apenas vi cães (e não só) apavorados, vítimas de maus tratos, violência gratuita, envenamento e vítimas de disparos de caçadeiras entre outras situações... é assim a lamentável cultura e a postura de "seres humanos" por terras do interior... e não só...

Acrescento aqui uns links do site da DGV que julgo serem de toda a pertinência para o processo pois estes decisores parecem ter-se esquecido daquilo que apregoam e que é sua função aplicar: a lei

http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... oui=200863

http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... boui=91558

Espero sinceramente que a lei se cumpra e que os animais sejam recolhidos e colocados em associações ou canis de forma a que possam ser posteriormente adoptados ou, em caso de necessidade extrema, eutanasiados nas condições definidas na legislação actualmente em vigor. Lamentavelmente apregoa-se no município a adopção de oliveiras e árvores de natal mas não de animais abandonados...

Despeço-me profundamente revoltada com esta situação vergonhosa que não é digna de um país membro da UE.


...

acho que é essencial estas pessoas serem inundadas por emails sobre este assunto.
Em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=94073
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”