Marcha Animal 2012 e vigília - Lisboa

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça abr 10, 2012 11:59 am

Imagem

Da página do evento no facebook, em http://www.facebook.com/events/344216008936249/

«A Marcha ANIMAL deste ano será a 14 de Abril, e será uma "Marcha Fúnebre pelo Estado da Protecção dos Animais em Portugal".

Encorajamos a todas as associações de protecção dos animais (grupos, etc.) que tragam faixas/cartazes alusivos à sua associação.

A ANIMAL fornecerá muitos cartazes e faixas mas se cada pessoa quiser trazer os seus próprios materiais, estes serão muito bem-vindos.

A Marcha irá ter início (como de costume) no Campo Pequeno e irá até ao Parlamento, onde terá lugar uma vigília.

Mesmo que não posso participar em ambos os eventos, saiba que a sua presença é fundamental. Pelos animais, esteja o tempo que puder, apenas não deixe de estar.

Por favor venha vestida/o de escuro.
Por favor não traga animais.
Por favor não traga cartazes com insultos.

Muito obrigada pela vossa compreensão e participação.

Vamos fazer deste dia um dia memorável pelos animais deste país! Participe! A sua presença é vital para o sucesso desta Marcha!»
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça abr 10, 2012 12:39 pm

Há também uma página no facebook específica para a organização de boleias para a marcha de sábado próximo:

http://www.facebook.com/events/345333252167643/
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quarta abr 11, 2012 7:20 pm

Eu vou
Tassebem
Membro Veterano

quinta abr 12, 2012 1:47 am

Eu também vou. :)
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta abr 12, 2012 1:49 pm

Eu também estou lá!!!!
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
dyGuinevere
Membro Veterano
Registado: quarta jan 27, 2010 8:50 pm

sexta abr 13, 2012 9:54 am

Também vou ;)
Tassebem
Membro Veterano

sexta abr 13, 2012 11:41 am

«Marcha nacional por nova lei dos animais

A ANIMAL está a promover uma marcha nacional em defesa dos animais, a 14 de abril. A associação de defesa dos animais reivindica uma nova lei de proteção dos animais, em Portugal.
A marcha está marcada para sábado, dia 14, com início no Campo Pequeno, pelas 17h00.

Depois, segue pela Avenida da República, em direção ao parlamento, onde, cerca das 21h00, terá início a projeção de um vídeo onde várias celebridades portuguesas manifestam o seu apoio à Campanha da ANIMAL por uma Nova Lei de Proteção dos Animais em Portugal.

Até às 23h00, os manifestantes ficam em vigília nesse mesmo local.

Segundo Rita Silva, Presidente da ANIMAL, em comunicado, "esta será uma marcha fúnebre porque o estado de desproteção dos animais neste país chegou a um ponto tal que dificilmente podemos encará-lo com algo que não seja um profundo pesar".

Rita Silva sublinha, no entanto, que a ANIMAL não desiste da tentativa "de dar a Portugal uma Nova Lei de Proteção dos Animais, que realmente funcione".

Para isso, a associação mobilizou todos os esforços necessários.

A campanha teve início, em 2010 e, este ano, associaram-se algumas figuras públicas.

Manuel Luís Goucha, Nuno Calado, Carloto Cotta, Adelaide de Sousa, Filipe Duarte, Sandra Cóias, Rodrigo Guedes de Carvalho, São José Lapa, Rita Blanco, Romana, Maestro António Vitorino de Almeida, Afonso Pimentel, Nuno Markl, Dulce Maria Cardoso, Ana Zanatti, João Lagarto, Heitor Lourenço, Diogo Infante, entre outras figuras públicas dão a sua cara por esta campanha e demonstram o seu apoio no vídeo que será projetado em frente ao Parlamento e que, mais tarde, será distribuído pela internet.

Algumas destas pessoas já confirmaram presença na Marcha: "Contaremos ainda com a presença de associações de proteção dos animais, de norte a sul do país, e algumas estrangeiras também. Este é um tema que reúne consenso já há muito anos e, por isso, esperamos uma forte mobilização para esse dia", refere Pedro Videira, Vice-Presidente da ANIMAL.»

in http://tvnet.sapo.pt/noticias/Eco_Plane ... mais-71237
Tassebem
Membro Veterano

sábado abr 14, 2012 12:19 pm

«Crónica de Rodrigo Guedes de Carvalho:

Contra as bestas, pelos animais

Nunca aceitei dar a cara por uma campanha mas, desta vez, vou bater-me pelos bichos, que são mais que ser vivos

Por: Rodrigo Guedes de Carvalho

12 Abril 2012, às 10:26

Em tempo de crise, tenho pena de não poder fazer publicidade para reforçar o mealheiro... Estou a brincar. Apesar de achar, como já aqui o disse, que os jornalistas arranjam ligações muito mais dúbias como assessores, isso não me leva a admitir que possamos fazer publicidade. Ainda recebi um convite aqui e ali, mas com o tempo as empresas percebem que estamos proibidos pelo nosso código deontológico. Mas há um outro tipo de convites, que muitos julgam não ter a ver com publicidade, o que nuns casos é verdade, noutros, nem por isso... Refiro-me ao que vulgarmente se chama “campanhas”, sempre com uma face muito humanitária, sem ligações a partidos, clubes ou facções, sempre coisas muito politicamente correctas. Como beber um copo de leite, sorrir para a câmara e aconselhar as pessoas a prevenirem a osteoporose, ou ser filmado, sempre sorridente, a empacotar latas de atum e pacotes de arroz, pedindo às pessoas mais donativos para um qualquer banco alimentar contra a fome. Não recebi muitos convites destes, mas os suficientes para poder dizer que nem a isso estou disposto. Não é uma questão de afirmação de algo, é mesmo feitio. Não gosto de me expor mais do que já me exponho (por inerência de funções...), e ao contrário de muita “figura pública”, que gosta de aparecer porque isso lhe permite aparecer mais e mais vezes, o que “apareço” chega e sobra-me. Mas, aqui chegados, eis que informo que vou dar a cara por uma campanha. Contradição? Talvez, você julgará, depois de me explicar. Aceitei o convite para fazer parte de um vídeo que pretende reforçar a sensibilização da classe política que faz leis. Aceitei porque se trata de mudar (tentar mudar) a legislação absurda que, em Portugal, equipara os animais a objectos ou coisas. Não me vou alongar muito sobre o assunto, até porque me parece daqueles tão óbvios que não percebo porque têm sequer discussão. E é precisamente isto, e apenas isto que direi. Que, com quase 50 anos de idade (e portanto, pouca paciência), e mais de 25 de jornalismo, posso afirmar que o meu entendimento das coisas se baseia em factos, mais do que ideias ou outras subjectividades. E os factos são claros e gritantes. Os animais não podem ser equiparados a objectos porque... porque... não são objectos. Será tão difícil perceber? Será difícil perceber que não podem ser coisas se têm coração, sangue em veias e artérias, olhos para ver, mais todos os sentidos que nós temos, e que sentem fome, e sede, e medo, e solidão, e saudades? E que não só são seres vivos como nós, como nos ensinam tanta coisa que esquecemos depressa na nossa vida calculista, como dar incondicionalmente, sem saber o que receberão. E por isso, por estas coisas tão simples, vou juntar a minha voz aos que querem lembrar aos responsáveis do País as coisas mais elementares. Faço--o para ajudar a “causa”, mas faço-o também por mim, pela minha “imagem”, quero, neste caso, que não restem dúvidas a ninguém sobre a minha posição na matéria. Quero que seja claro que defendo e defenderei sempre os animais, as vítimas mais fáceis e indefesas da bestialidade de que somos capazes. Quero pedir à classe política que nos mostre, com uma nova lei, que não pactuará mais com abandonos selvagens (de facto, como se os bichos fossem coisas que se deitam para o lixo...), nem com mau tratos abjectos e gratuitos. E que quem o fizer enfrentará uma punição. E não me venham, por favor, como já ouvi, dizer-me que “em tempo de crise” a questão da defesa dos animais é uma questão “menor”. Os tempos de crise têm costas largas, quando se quer. Mas, precisamente, os tempos de crise não são, seguramente, apenas financeiros. São tempos de crise civilizacional, moral, educacional. Repare que na base da “crise” estiveram, como hoje todos sabemos, homens e mulheres que demonstraram falta de honra e dignidade, com as suas falcatruas, as suas fraudes, gastos faraónicos em nome da ganância e da ambição medíocre, negociatas a favorecer amigos, obras que não servem para nada pagas com o dinheiro dos nosso impostos, um desvario que foi originando pequeninos buracos, que depois formaram uma bola de neve, e depois um tsunami de dívidas que invadiu um país, depois, outro, e é hoje uma doença mundial. O dinheiro não tem vontade, não se mexe sozinho. Fomos nós que rolámos os dados assim. Foi a falta de solidez moral que levou à crise. Por isso, sim, a questão dos animais não só não é menor, como seria uma boa oportunidade para se começar a gerir povos com os princípios simples da defesa dos mais desprotegidos contra a lei selvagem do mais forte. Se pensar bem, aplica-se a tanta coisa...»

"O País e o Mundo", crónica, Rodrigo Guedes de Carvalho
http://activa.sapo.pt/tv/tv_cronicas/20 ... mmentsList
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sábado abr 14, 2012 12:33 pm

Está quase! Não se esqueçam: às 16h no Campo Pequeno :wink:
Tassebem
Membro Veterano

segunda abr 30, 2012 1:39 pm

O vídeo que foi exibido pela primeira vez no final da marcha está finalmente disponível para reflexão e divulgação.
É tocante e está muito bem feito.

http://www.youtube.com/watch?v=NMqlqkPL ... ture=share
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

segunda abr 30, 2012 10:40 pm

Tassebem Escreveu:O vídeo que foi exibido pela primeira vez no final da marcha está finalmente disponível para reflexão e divulgação.

Está bom, concordo, mas não consigo apoiar uma campanha onde quem dá a cara (a ANIMAL neste caso), defende afincadamente o vegetarianismo, como se tudo o resto fosse crime, e que faz campanhas com uma foto de um leitão embalado em vácuo à venda num supermercado, dizendo que podia ser uma criança... :roll: E por aí fora...

Mas sim, é urgente uma nova legislação, e de preferência que a METAM EM PRÁTICA, porque legislação até já existe...
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

terça mai 01, 2012 1:34 am

" Se o homem aspira a uma vida justa,o seu primeiro acto de abstinência é o maltrato de animais"
E quem diz esta frase tão bonita?
Nada mais nada menos que Albert Einstein! Genial cientista da nossa era. O maior génio da Fisica. O homem que revolucionou toda a sociedade cientifica.
E tambem o homem que maltratava e humilhava a própria mulher, desprezava os filhos ( chegou a dar para adopção uma ) e acima de tudo considerava que a Mulher não tinha aptidões para a ciência porque não era criativa. A Mulher para este Grande homem apenas servia para obedecer porque não tinha inteligência para mais.
É mesmo caso para dizer " Bem prega Frei Tomás! Faz o que ele diz e não o que ele faz! "
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Joie2
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 5:28 am

TheOnlyOne Escreveu:
Tassebem Escreveu:O vídeo que foi exibido pela primeira vez no final da marcha está finalmente disponível para reflexão e divulgação.

Está bom, concordo, mas não consigo apoiar uma campanha onde quem dá a cara (a ANIMAL neste caso), defende afincadamente o vegetarianismo, como se tudo o resto fosse crime, e que faz campanhas com uma foto de um leitão embalado em vácuo à venda num supermercado, dizendo que podia ser uma criança... :roll: E por aí fora...

Mas sim, é urgente uma nova legislação, e de preferência que a METAM EM PRÁTICA, porque legislação até já existe...

A ANIMAL defende TODOS os animais, qual é então, a sua questão, ou a sua dúvida? Sendo assim, mal seria se não defendesse o vegetarianismo :roll: O que vale é que ao contrário de si, há quem dê a cara pela Campanha da Animal e não seja vegetariano.
Se não concorda que seja a ANIMAL a dar a cara, por Uma Nova Lei... mas acha que é necessário fazer cumprir a Legislação existente (se cumprissem esta já não era nada mau),
porque não trata disso? :roll: Trate que eu assino :roll: 8)
Joie2
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 5:32 am

NicaJunior Escreveu:" Se o homem aspira a uma vida justa,o seu primeiro acto de abstinência é o maltrato de animais"
E quem diz esta frase tão bonita?
Nada mais nada menos que Albert Einstein! Genial cientista da nossa era. O maior génio da Fisica. O homem que revolucionou toda a sociedade cientifica.
E tambem o homem que maltratava e humilhava a própria mulher, desprezava os filhos ( chegou a dar para adopção uma ) e acima de tudo considerava que a Mulher não tinha aptidões para a ciência porque não era criativa. A Mulher para este Grande homem apenas servia para obedecer porque não tinha inteligência para mais.
É mesmo caso para dizer " Bem prega Frei Tomás! Faz o que ele diz e não o que ele faz! "

Já alguém aqui tinha escrito o mesmo 8)

Quanto ao resto, não merece qualquer comentário.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mai 01, 2012 8:49 am

A mim, é-me indiferente o que pensam A,B ou C, desde que sirvam o meu objectivo primordial.
Como se costuma dizer "em tempo de guerra não se limpam armas".
E é o que são estas pessoas - armas, numa guerra pelos animais.
Pensam mal das mulheres ? As mulheres se encarreguerão de os provar errados.

Dali era fascista e um grande pintor, Picasso também foi mau pai, Ghandi também maltratava a mulher e os filhos (disse ele : "como sou amigo de toda a gente, não sou amigo de ninguém") e se formos a ver a vida de cada grande homem, encontraremos falhas, às vezes graves.

A obra sobrepõe-se ao autor.

Compete-nos, a nós, escolher o que têm de bom e corrigir o que têm de errado.
Podemos condenar o homem que A,B ou C foi, neste ou aquele aspecto.
Mas vamos, por isso, descartar a sua contribuição para a humanidade ?

Quanto ao veganismo, esta posição é simplesmente absurda.
Ou vou deixar de apoiar leis anti-pedofilia porque a A,B ou C também apoia ?
É tão importante assim quem apoia esta luta ?

Falamos de conseguir uma lei que proteja os animais.
Uma lei básica que todos têm, menos nós e os espanhóis, na Europa.

Há muitas desculpas para a passividade, mas estas, em que temos que nos identificar pessoalmente, com todos os que fazem parte da luta, revela falta de carácter e de individualidade.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”