http://wp.clicrbs.com.br/mascotes/2009/ ... ,2,18,,,67
A Itália anunciou ontem que vai abolir a lista de raças perigosas e substitui-la pela responsabilidade penal e civil dos donos de cães, além de proibir o adestramento para agressividade, o doping e as cirurgias estéticas — cachorro só vai entrar na faca se for por problemas de saúde.
"Este é um dia histórico para as atividades do ministério sobre a relação homem e animal, um trabalho extraordinário dentro do quadro europeu", assinalou a vice-ministra da Saúde da Itália, Francesca Martini.
O novo decreto sobre "cães e agressões" entra em vigor em abril e prevê também que os veterinários deverão organizar um cadastro da cachorrada considerada violenta — e estes cachorros enfezados só poderão circular de coleira e focinheira.
O decreto tem sete artigos e inclui algumas obrigações básicas, como aquela que prevê que o dono é o responsável pelas fezes que seu cão faz na rua, informou a agência de notícias Ansa.
Segundo Francesca, os métodos adotados nos decretos anteriores sobre cães "não tinham fundamento científico". "Não existem raças perigosas. O decreto anterior, que listava 17 raças, não produziu nenhum resultado, porque a lei não incidia sobre a responsabilidade dos donos, tanto que as agressões não diminuíram, pelo contrário, tornaram-se constantes; com este decreto histórico, superamos a lista negra, que não servia para nada, e melhoramos a segurança dos cidadãos", finalizou a vice-ministra.
Itália irá abolir lista de cães potencialmente perigosos
Moderador: mcerqueira
Essa noticia é de 2009... é essa a legislação actual em Itália ou entretanto mudou?
Não encontro Itália na lista de países com BSL portanto vou assumir que essa lei está mesmo em vigor.
Gostava que se tentasse algo assim por cá mas temos de ser realistas: se não há fiscalização da actual lei, será que fará muita diferença mudar a lei?
Excepto para os pobres dos cães que pertencem à lista PP, na prática os acidentes iriam continuar a acontecer.
É preciso uma nova lei (e gostaria mesmo muito que pelo menos fosse alterada no sentido de responsabilizar os donos) mas é ainda mais preciso que haja fiscalização.
Não encontro Itália na lista de países com BSL portanto vou assumir que essa lei está mesmo em vigor.
Gostava que se tentasse algo assim por cá mas temos de ser realistas: se não há fiscalização da actual lei, será que fará muita diferença mudar a lei?
Excepto para os pobres dos cães que pertencem à lista PP, na prática os acidentes iriam continuar a acontecer.
É preciso uma nova lei (e gostaria mesmo muito que pelo menos fosse alterada no sentido de responsabilizar os donos) mas é ainda mais preciso que haja fiscalização.
e eu que pensava que era recente?
é o que dá postar sem ver datas....
De facto fiquei muito contente ao ler o artigo, se vigora há dois anos, melhor ainda!
Aqui estamos um pouco atrasados mas nada que não se recuperasse, se os portugueses começassem a respeitar-se mutuamente, se unissem e fizessem valer os seus direitos sem esquecer os deveres.

De facto fiquei muito contente ao ler o artigo, se vigora há dois anos, melhor ainda!
Aqui estamos um pouco atrasados mas nada que não se recuperasse, se os portugueses começassem a respeitar-se mutuamente, se unissem e fizessem valer os seus direitos sem esquecer os deveres.
Muito dificil isso. Por cá ainda vigora a mentalidade do " Isso a mim não me diz respeito que o meu cão é um fofo, que pode andar solto na rua e não faz mal a ninguem. Até os cócós são pequeninos e eu não preciso de apanhar! Os donos desses cães maus que lutem! Que sejam eles responsabilizados que eles é que os têm ( aos cães maus ) "Charlie3 Escreveu: Aqui estamos um pouco atrasados mas nada que não se recuperasse, se os portugueses começassem a respeitar-se mutuamente, se unissem e fizessem valer os seus direitos sem esquecer os deveres.
Sofia
Pior, acho eu, muitos donos desses mesmos ditos cães PP também estão à espera que outros a mudem, eles próprios também não se mexem.nicosa Escreveu:Muito dificil isso. Por cá ainda vigora a mentalidade do " Isso a mim não me diz respeito que o meu cão é um fofo, que pode andar solto na rua e não faz mal a ninguem. Até os cócós são pequeninos e eu não preciso de apanhar! Os donos desses cães maus que lutem! Que sejam eles responsabilizados que eles é que os têm ( aos cães maus ) "Charlie3 Escreveu: Aqui estamos um pouco atrasados mas nada que não se recuperasse, se os portugueses começassem a respeitar-se mutuamente, se unissem e fizessem valer os seus direitos sem esquecer os deveres.
Tem razão pois quando faz esse comentário, é mesmo a mentalidade que tem que mudar
Sou a tiabela
Tambem é verdade. Embora as coisas estejam um bocado mais dificeis para os donos que realmente se preocupam. Muitos já desistiram, compreendo-os.Belinha40 Escreveu:
Pior, acho eu, muitos donos desses mesmos ditos cães PP também estão à espera que outros a mudem, eles próprios também não se mexem.
Tem razão pois quando faz esse comentário, é mesmo a mentalidade que tem que mudar
Sofia