Queda, desequilíbrio ou tombo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
brunibeta
Registado: sábado out 25, 2008 6:02 pm

sábado jul 25, 2009 9:14 am

Olá a todos.

Venho-vos falar de uma situação que, apesar de aparentemente inofensiva, fiquei a pensar se não será sintoma/sinal de algo mais grave.

Acontece que, já por 3 vezes desde que o Eddie está connosco, quando fica mais "excitado" por alguém se meter com ele na rua para lhe fazer festas ou por conhecer um cão pela primeira vez, além de baixar as patas dianteiras como sinal de submissão, parece perder a força nas patas traseiras e começa a tombar para o lado direito e a recuar, e vai tombando até cair mesmo desamparado. O que eu não percebo é que ele fica "excitado" sempre que alguém lhe faz festas e encontra outro cão e só nestas 3 vezes em 10 meses é que ele caiu desta forma. :?

Venho partilhar convosco na esperança de que alguém já tenha ouvido falar de episódios semelhantes. Obviamente que tudo isto será mencionado na próxima visita ao vet mas a verdade é que nunca lhe tinha dado importância por pensar que, por ser ainda novo, ele se descoordenava nos seus movimentos trapalhões.

O Eddie é um labrador de 11 felizes meses e sempre andámos atentos a sinais de displasia. Até à data nunca notámos nada quando ele corre e brinca. Não me parece que estes episódios estejam relacionados com isso mas, como donos preocupados, não queremos facilitar. :wink:

Já alguém ouviu falar destes "tombos"? Serão normais?

Obrigado pela atenção,
Bruno Luís
Última edição por brunibeta em sábado jul 25, 2009 3:54 pm, editado 1 vez no total.
PCSV
Membro Veterano
Registado: domingo jul 05, 2009 9:38 pm

sábado jul 25, 2009 12:56 pm

nunca ouvi falar de tal, mas e melhor ir o VET e resolver isso num rápido.
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sábado jul 25, 2009 1:07 pm

Olá, pela discrição parece me algo do foro neurológico, mas como é obvio, o melhor é ser analisado por um Vet.

As melhoras e dps dê noticias :wink:
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

sábado jul 25, 2009 4:38 pm

Isso convinha ser analisado por um vet... poderá ser algo neurologico, que interfira no centro do equilibrio, ou ao nivel do ouvido que por sua vez tem conecçao com o centro do equilibrio tambem, ou algo relacionado com hipoxia cerebral que conduz ao desmaio... A parte da submissao a outros caes é que é estranho... mas nada melhor do que um vet para ver o que se passa! espero que tudo se resolva.
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
josepinto111
Membro Júnior
Registado: quarta jun 03, 2009 5:21 pm

sábado jul 25, 2009 5:30 pm

sim nada melhor que um vet para resolver essas coisas

mas tambem pode ser de alegria como a certos que fazem xixi quando estao contentes

mas nada melhor que um vet

vai la força nao ha-de ser nada
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

segunda jul 27, 2009 1:30 pm

Olá isso acontece quando o cão ta na rua? de trela e coleira estranguladora? O Kiko quando cachorro ficava tão excitado a com as pessoas que puxava até caír pro lado mais ou menos como ta a referir no que se passa com o seu cachorro... Resposta do vet, falta de oxigenação e consequente perda parcial dos sentidos ou até mesmo desmaio total. Solução habituar o animal a que as pessoas venham ter com ele, acalma lo nem que para isso tenha que pegar nele ao colo ate que acalme pois a falta de oxigenação pode causar danos cerebrais irreversiveis. Isso foi a minha situação e acabou por se resolver com paciência claro, mas mesmo assim vá ao VET é que há casos e casos.
brunibeta
Registado: sábado out 25, 2008 6:02 pm

segunda jul 27, 2009 9:23 pm

Em 11 meses aconteceu apenas 3 vezes e não estava a usar coleira estranguladora nem semi-estranguladora. Das outras 2 vezes usava coleira normal e desta última vez já estava a usar o peitoral que podem ver na imagem.

Imagem

Ele tem sido muito saudável, com bom temperamento e realmente a descrição da falta de oxigenação parece-me a mais plausível porque ele nessas alturas estava a "puxar" bastante. Ele anda super bem, nunca mais se repetiu, mesmo quando está "excitado" por ver outros cães e a puxar para lhes chegar.
Isto pode até nem se voltar a repetir até porque ele está a "acalmar" pouco a pouco, coisas da idade. :) Vou tentar que ele se mantenha o mais calmo possível quando encontra amigos novos para evitar outros episódios até ser visto por um vet.

Devo ir ao vet ainda esta semana e depois partilho o que me for dito para referência futura, caso alguém passe pelo mesmo.

Obrigado a todos pelas vossas respostas.
Responder

Voltar para “Cães”