Socorro,um dia destes a Mãe de uma amiga minha, que estava farta do aquário e ia de viagem para angola resolveu oferecer-mo!!

O problema é só, eu não perceber mesmo nada deste assunto! Entretanto como vinha muito sujo e já trazia um peixe morto fui a uma casa de animais aqui na minha cidade e tentei esclarecer as dúvidas principais, para pelo menos entender o que eram todos os aparelhos como se colocavam para que serviam, enfim! è um aquário de 50X28 e que tem agora 4 guppies, um é bébé, um neon azul, um rente ao chão e o doente não sei qual é, isto tudo sei pq vi lá peixes iguais.Como tenho internet 24h aconselharam-me a não comprar nenhum livro, mas comprei coisas para substituir pq estava tudo mt velho e mt sujo.Enquanto não sustituí a agua morreram 2,andei dois dias a preparar-me a mim e a casa para começar "a sério"e pq tb foi tudo surpresa e não tive tempo antes, e desde que limpei anda para lá um quieto, parado, meio morto e todos os dias vou tentar dar-lhe comida mais perto mas não vejo melhoras... entretanto estive ausente 4 dias(um risco, é certo!) e ontem à noite cheguei achei dois deles mt gordos, estranho p quem passou fome, e o doente, continua doente... Agora as minhas dúvidas são:como sei que tem o doente, como distingo os guppies machos das fêmeas, como sei se estão para ter peixes,a partir de que tamanho o bebé pode andar sozinho,o que faço ao doente, qd posso comprar mais, qd devo tracar a agua, quantas vezes tÊm os peixes filhotes,enfim, estou a adorar mas estou com receio de falhar. Outra coisa, como o aquario á pequeno resolvi tirar a foto que tem por trás e achei que ficou muito melhor assim como troquei a decoração por uma coisa mt mais vazia e mais "clean" com plantas artificiais direitas sem grandes "floreados" eles estranham isso? Podem sentir-se pouco protegidos? Sem paisagem?Socorro! Obrigada!