Questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Stargirl_
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 1:31 am

domingo ago 17, 2003 10:05 pm

Hoje quando descia no elevador do meu predio passei por uma vizinha minha que ia passear a cadela. Só a conheco de 'bom dia e 'boa tarde' e sei que tem uma filha pequena, e pouco mais.
Perguntei o nome da cadela e palavra puxa palavra ja estava a conversar com ela até que me contou que a cadela dela teve dois filhotes há 3 meses (ela mudou-se para cá há pouco tempo e eu não sabia) e que um deles morreu logo a seguir a ter nascido e o outro deram-no quando fez 2 meses.
Disse-me que foi visitar o cachorro há dois dias e que não gostou do aspecto dele, que parece não lhe faltarem vacinas, nem comida mas é só o basico, que parece não ter muito amor, não é escovado, não tem brinquedos, não lhe dão quase atenção etc. O cachorro está com uma senhora de cerca de 60 anos que vive com uma neta de 20anos (que pouco esta em casa).
E para piorar isto tudo a filha da minha vizinha está doente há algum tempo e anda muito deprimida desde que o cachorro se foi embora o que não ajuda em nada o estado de saude dela.
Ela disse-me que fazia tudo o que pudesse para reaver o animal, que foi o erro enorme te-lo dado porque nem queria acreditar que o cachorro estivesse tão triste quando o foi ver.

Isto partiu-me o coração, eu não faço ideia se ela podera fazer alguma coisa e claro que compreendo que o cão já esta com a outra pessoa há 3 semanas e já se devem ter afeiçoado a ele. Eu não vi o cão, mas pela descrição dela tenho pena que ele esteja a ser tratado assim.

Se o cão estivesse a ser literalmente mal tratado claro que eu era a primeira a dizer-lhe para ela fazer mesmo o que pudesse para o reaver, mas posto isto, até que ponto é que se podem considerar maus tratos o que está a acontecer?

Eu também fiquei confusa com isto tudo e queria perguntar-vos o que acham desta situação. :?:

PS- Para quem me conhece, tenho fotos novas do meu Ben, andou de comboio pela primeira vez hoje :lol: ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo ago 17, 2003 10:18 pm

Se me permite e sem ofensa , o que eu acho é que deve deixar a sua vizinha fazer a vida dela e não se meter. Não lhe cabe a si ou á sua vizinha decidir o que é a quantidade ideal de carinho a dar a um cão. Se se mete arranja problemas para a pessoa que recebeu o cão, para si e até para o cão. A sua vizinha deve estar numa fase de desiquilibrio psicológico. Afaste-se ou será envolvida nos problemas dela.

É melhor gastar energias com animais que estejam abandonados na rua, que sejam abusados, isso para mim, é a sua vizinha que tem pouco que fazer.

Fiquem bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Stargirl_
Membro

domingo ago 17, 2003 10:31 pm

Se encontra alguem na rua e essa pessoa desabafa consigo afasta-se?
Eu não tenho por habito meter-me na vida das pessoas, apenas estava a falar de cães tal como se fala neste forum.

Não estou a decidir a quantidade de carinho, estou a questionar até que ponto isto que ela me relatou é negligencia, ou gostava de ver assim tratado um cachorro dado por si a alguem? Ou mesmo que não fosse dado por si...

Eu sinceramente não percebo, uma pessoa chega aqui com uma simples duvida e seja por uma coisa ou por outra somos logo atacados e julgados.

Eu compreendo perfeitamente o que ela sente, se fosse comigo e se os factos fossem exactamente estes eu não descansava enquanto não fizesse algo, claro que se o coração for de pedra vive-se bem com isto...
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo ago 17, 2003 10:36 pm

Se considera levar a opinião de uma pessoa um ataque então não as peça certo ? :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Stargirl_
Membro

domingo ago 17, 2003 10:49 pm

Então não me diga que eu não me devia meter na vida dela quando eu não me meti na vida dela, apenas fui educada o suficiente para saber ouvir sem a mandar calar-se e sem perguntar mais do que ela me quis contar. E sim, eu considero isto um ataque, porque eu vim aqui com uma simples pergunta à qual nem eu sabia responder, e sim quero uma opinião senão tambem não vinha aqui.
Não compreendo porque é que os recem chegados aqui são sempre "culpados até prova em contrario" em vez do vulgar "inocentes até prova em contrario"

Alem do mais, eu até ter o meu Ben sinceramente passavam-me um bocado ao lado os animais sem dono, podia passar por um e dizer coitadinho mas não fazia nada. No entanto agora sou incapaz de ficar indiferente e não acho bem dizer-me que eu devia gastar as minhas energias com animais sem dono quando não sabe se o faço ou não.

Posto isto e sem o/a querer ofender não acho que a senhora tenha problemas de cabeça como diz mas sim problemas emocionais que pelos vistos advêm não so do estado da filha mas tambem da "perda" do cachorrinho - nunca se arrependeu de nada do que fez?

Esta troca de palavras é desnecessaria e eu não estou aqui para atingir/ser atingida, vim aqui em busca de uma resposta que depois logo verei se passo à senhora - e nada garante que a vá encorajar a reaver o cão (ou mesmo que volte a falar com ela sobre o assunto) apenas queria saber se realmente há solução ou mesmo se será licito o que ela quer fazer.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo ago 17, 2003 10:56 pm

Em bom português. Eu não disse que a menina stargirl se meteu, disse que não se deve meter , é muito diferente. Ao vir aqui pedir opiniões é porque pensa eventualmente opinar.

Quer saber, vindo de uma pessoa que já deu muitos cães ? A menos que o animal seja maltratado, é IMORAL. Eis a minha opinião.

E baseado no que escreveu aqui acho que é IMORAl e que se a menina stargirl se meter ( futuro) será moralmente responsável tambám, daí um conselho bem intencionado de você se manter de fora.

Cabe a essa sra e a só ela decidir o que fazer, afinal... ela quando foi para dar decidiu sozinha, de certeza.

Quanto a arerepender-me sim, arrependo-me de muita coisa, mas nunca me arrependi de pensar pela minha cabeça.

Para mais se considera que a senhora tem problemas emocionais, saiba que em calão isso são problemas da cabeça. Não são devido a ela ter dado o cão, são-no por outra razão qualquer que nem eu nem você temos capacidade de avaliar.

mas você é que sabe. Força com isso. :)
Stargirl_
Membro

segunda ago 18, 2003 1:43 am

Já falamos por pm e não vou responder aqui a este ultimo post.

No entanto gostava de saber o que os outros pensam disto?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 18, 2003 7:30 am

Acho que a senhora tem boa solução.
Vá falar com as pessoas a quem deu o cão e peça-o de volta.
Quem sabe não é um alívio para eles ?
Se não o quiserem dar de volta, vá a uma instituição e adopte um.
Há tantos abandonados...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 18, 2003 7:36 am

Ás vezes penso que a idade devia fazer parte do perfil [desde que as pessoas não aldrabassem, claro]. A stargirl tem que idade, afinal ? 14 anos ?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda ago 18, 2003 9:00 am

Olá Stargirl:

Acho que fez bem em ouvir o desabafo da sua vizinha e até compreendo que se tenha sentido solidária com ela.
Contudo, lembre-se que apenas ouviu a história da boca dela, ou seja, não sabe quais as condições reais em que o cão em questão se encontra, se ela lhe contou realmente a verdade de uma forma imparcial, etc.

De qualquer das forma, os factos são os seguintes:
O cão está dado; pertence a outra pessoa.
O que a sua vizinha poderá fazer é, tal como a AISD referiu, falar com a Sra e pedir o cão de volta.
Caso isso não se concretize...não vejo outra solução para esta situação.

Portanto e em resumo: tb como CasadeAnaval referiu, acho que se deve distanciar do problema (pela simples razão de que não está a par de todos os factos mas unicamente daqueles que a sua vizinha lhe transmitiu) e no máximo, sugerir-lhe que fale com a nova dona do cão.

Quanto a adoptar outro animal, isso seria outra questão: caso ela tenha possibilidades e vontade, será sempre uma boa acção adoptar um animal.

Bjs
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda ago 18, 2003 11:46 am

Sem querer deitar mais lenha para a fogueira penso que há uma questão a colocar. Que tipo de pessoa é que dá um cão a outra sem ter garantias que o cachorro vai ser bem tratado? Eu nunca daria um cão meu a quem não conhecesse muito bem.
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda ago 18, 2003 11:50 am

anavaz Escreveu: Sem querer deitar mais lenha para a fogueira penso que há uma questão a colocar. Que tipo de pessoa é que dá um cão a outra sem ter garantias que o cachorro vai ser bem tratado? Eu nunca daria um cão meu a quem não conhecesse muito bem.
Pois...aí é que a porca torce o rabo :?

Por isso é que disse que se conhecia aoenas uma versão e incompleta da história!
Por isso é que sugeri à Stargirl para se distanciar da situação, pois isto cheira-me a esturro e dos grandes!!!
Às vezes as pessoas querem agir por bem e de boa fé e são levadas por otrém a cometer injustiças!
Dp qdo abrem os olhinhos, já estão enfiadas na lama até ao pescoço :o :o :o

Bjs
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda ago 18, 2003 12:01 pm

Acho que uma animal oferecido é uma animal oferecido. Quando damos um presente a alguém não o vamos pedir de volta, pois não? (no caso dos animais deve-se pedir de volta quando estão a ser obviamente maltratados) Já pensou como se sentiriam as pessoas, ao devolver o animal? Para além disso tudo depende dos olhos de quem vê: a sua vizinha acha o cão triste, mas ele pode estar felicíssimo...
Talvez a melhor opção (sugerida pela aisd) seja adoptar um novo cachorrinho, com tantos que há por aí. A menina doente vai continuar um pouco triste, porque não é O cachorrinho, mas sempre é boa ideia...
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda ago 18, 2003 12:15 pm

Há outra situação que também deve ser levada em conta!

O cachorro pelo facto de viver com uma senhora idosa, também vai adquirindo um comportamento diferente (moldado à forma de estar da dona).
Eu noto que o meu cão quando está só com os meus avós, parece mais calmo (mais inactivo), coisa que não é, pois comigo ou com outra pessoa ele é a electricidade em cão!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda ago 18, 2003 12:22 pm

oi stargirl. se fosse uma vizinha minha a contar uma história igual eu iria dizer-lhe para tentar saber mesmo se o cão era mal tratado e se os donos actuais dele, realmente o queriam, aí sim, pederia o canito de volta...
e mais uma vez, amigos, parem de chamar criança a todos que respondem de uma maneira diferente. nem todo o mundo tem a mesma maneira de se manifestar e entender as coisas... essa história da idade já enjoa :o . posso ter entendido mal a ideia da sealords se assim foi o meu enormeee perdão ;)
concordo plenamente com anavaz, não se dá um cachorro a qualquer um :o ela devia ter pensado antes... ao menos foi visitar o cão.
agora para concluir, vou dar uma opinião que talvez seja muito importante no caso do canito estar a ser mesmo mal tratado. se for o caso e quando ela for tentar pedir o canito de volta não o peça como se realmente soubesse que o cão recebe maus tratamentos. uma pessoa capaz de tratar mal um cão, pode não querer mostrá-lo e, no seu maior orgulho, negar o pedido. se ela for pedir o canito que diga qualquer coisa do tipo "eu sei que é difícil para vocês, mas a minha filha tem andado muito em baixo por causa do cão, anda doente e só pensa no cão, penso que lhe faria bem ter o cachorrinho de volta..."
já vi alguns casos assim, pode ser que resulte
;) ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Responder

Voltar para “Cães”