filmbarc Escreveu:O meu caniche com 14 anos tem tosse há cerca de um mês e meio. Já fomos a 3 consultas ao veterinário (2 deles diferentes) e estamos no 3º. tratamento, também diferente dos anteriores. Apesar de estar a tomar um corticóide - última receita - a tosse não diminui e engasga-se sistematicamente, mas não quando come. Receio que ele possa ter um colapso da traqueia e já não sei o que fazer.
As noites tem sido cada vez piores, com tosse. O meu grande receio é que ele se engasge e morra.
Eu sei... a idade... Mas morrer afogado???
Ele come bem e está com bom aspecto, apesar de ter pouca força nas patinhas. Também está a tomar um medicamento para as pernas, mas esta situação está mais ou menos controlada.
Não haverá um tratamento eficaz para a traqueia? Agradeço a vossa ajuda.
Boa noite filmbarc,
Antes de tudo tenha calma e não fique nervosa especialmente naqueles momentos que está com o cãozito, pois se ele sentir o seu nervosismo (eles sentem) então poderá incrementar a sua tosse.
Não sou médica mas infelizmente tenho "lidado" cá em casa com "alguns colapsos de traqueia" diagnosticados, e o primeiro já lá vão muitos anos.
Quando digo "lidar" é seguir rigorosamente os conselhos do médico a quem confio os meus cães, e nunca tentar fazer nada por minha iniciativa, especialmente no que se refere a medicação.
Agora não sendo médica, problemas na traqueia poderá haver muitos e cada um com a sua causa e tratamento, o que só um vet poderá despistar.
Agora falando daquilo que ninguém gosta, colapso da traqueia, com uma incidência crescente em algumas raças pequenas, tais como Yorkshires e caniches especialmente os mais minorcas.
Colapso da traqueia só um vet poderá diagnosticar e o despiste poderá ser realizado por raiox, o que pode ser muito ou pouco visível dependendo do grau em que se encontra.
O colapso da traqueia é alvo de inúmeros estudos científicos em outros países e há quem já avançe para a cirurgia..que é complexa, que pode resultar ou não e que depende de muitos outros factores tais como a saúde do animal, para não falar no risco da anestesia..em muitos casos poderá resultar..em outros simplesmente acaba por não resultar.
Isto é falar numa opção que não vejo como boa para o seu cão de cerca de 14 anos, mas lá está..só um médico lho poderá dizer.
Assim e se os médicos colocam a hipotese de ser da traqueia poderá sempre pedir os respectivos exames para despiste da mesma. Eu já vi alguns raiosx e tive o beneficio de observar e tudo me ser explicado pelo vet..
Neste momento "lido" com um Yorkie com colapso da traqueia..grau moderado..tendência a agravar..pois não há cura medicamentosa para tal..existe a tal cirurgia e medicação que ajuda..não cura..e aqui entram muitas vezes os corticoides e os broncodilatadores, o que deverá ser utilizado conforme recomendação médica.
Muita atenção a seguir o tratamento com corticoides pois há sempre um desmame e tem de ser feito conforme lho indicaram..
A ser um colapso de traqueia terá de ter em atenção alguma limitação nas brincadeiras, corridas com o seu cão pois poderá despoletar uma crise, isto se já tiver começado a tossir..aí o melhor é manter-se muito calma e afague-o, fale com ele, mas não fique nervosa ao pé dele...não vai ajudar.
E depois há o tempo..tente fazer um registo de quando é que ele tem mais ataques, pois muito nestas crises tem a haver com as condições climatéricas..humidade etc..e depois leve ao médico.
Veja alimentos que lhe possam criar irritação na traqueia, e se forem crises muito agudas eu nessas alturas opto por humedecer um pouco a ração por forma a não irritar a traqueia..no meu caso resulta.
Evite cheiros de aromatizadores e fumo de tabaco, se assim for o caso.
E por não ter a certeza se é realmente um colapso da traqueia ou não, na hora da toma medicamentosa, embrulhe o comprimido num pouco de queijo e veja se come ...evite colocar os dedos para lhe dar o comprimido pois pode irritar ainda mais a traqueia e despoletar uma crise.
Evite banhos agora e deixe-o descansar o máximo possível pois quanto mais descansar menos tosse.
Assim, antes de tudo peça para fazer o despiste (raioX) mas até pode não ser colapso da traqueia...
poderá ser uma tosse alérgica?
poderá ser uma tosse do canil? já tive os dois casos e olhe que a tosse do canil também é bem irritante para a traqueia ainda que no colapso a tosse é distinta no som mas...
Poderá ser uma infecção nos brônquios ?
Assim tal como lhe disseram acima da minha mensagem...começe pelo despiste, não pense já o pior e acima de tudo mantenha-se calma perto do animal especialmente numa crise de tosse...e mantenha a medicação prescrita com todo o rigor que foi recomendado.