Confirma-se: IOGURTE natural NÃO TEM lactose!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quarta jun 26, 2002 8:52 pm

Confirma-se
O Iogurte se for NATURAL (e de preferencia feito em casa) não tem lactose, pelo que é digerível pelo gato.
Podem ler o artigo em http://www.healthcastle.com/herb_lact.shtml
O Iogurte caseiro é o melhor pois garante que as bactérias que formam o iogurte natural não teve quebras de frio, pelo que estão vivas, o que é essencial para garantir a ausencia de lactose no iogurte mesmo depois de ingerido.
Já viram o que podem poupar em guloseimas aos vossos gatos?! Ainda por cima até lhes faz bem!!!!
É só arranjar uma iogurteira que é baratíssima nas grandes superfícies!!!!!

Caneco
Baby
Membro
Registado: sexta jun 07, 2002 8:54 am

sexta jun 28, 2002 3:10 pm

Que maravilha! Grande descoberta! Amanhã vou já fazer uma série de iogurtes. Não é preciso comprar uma iogurteira, basta ter uma panela de pressão. 1 l. leite fervido, juntar 1 iogurte natual, meter o recipiente ou boiões dentro da panela de pressão (sem ser ao lume) onde anteriormente ferveu água por 5 minutos. Umas horas depois, já está.
Agora é que os nossos gatos se vão lamber!
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta jun 28, 2002 6:35 pm

Dado que algumas pessoas podem ter mais dificuldade em Inglês passo a traduzir o site que refere o Iogurte.
"... 2 culturas de bactérias Streptococcus thermophilus e especialmente Lactobacillus bulgaricus transformam o leite em iogurte devorando a maior parte da lactose do leite, durante a fermentação e uma vez ingerido digerem a quase totalidade da lactose remanescente.
Tenha a certeza que o iogurte tem culturas de bacterias vivas, tal como a maior parte dos iogurtes comercializados têm; bactérias mortas não funcionam.
Iogurtes naturais têm mais actividade anti-lactose do que iogurtes de sabores..."
"Atenção aos iogurtes congelados. Quando o iogurte é congelado é por vezes repasteurizado e isto mata a bactéria (...) sendo ineficazes conta a intolerância à lactose. Ainda assim, alguns iogurtes congelados anunciam ter «culturas vivas activas» porém elas não são suficientes para executarem a sua função"

Resumindo
--> o mais seguro é fazer iogurtes naturais em casa, pois mantendo-os no frio depois de arrefecerem, mantém-se as suas bactérias VIVAS
--> Dado que há sempre um pequeno remanescente de lactose no iogurte que não é inteiramente digerido no intestino, obviamente não convém dar DÚZIAS de iogurtes ao gato. Mas servirá perfeitamente como prémio por um bom comportamento que é em enorme parte absorvido como alimento pelo organismo deles. :D

Caneco
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

terça abr 08, 2003 10:23 am

Segundo a vet da UZ, o iogurte natural com bifidus activo, é o ideal para regular a flora intestinal dos gatos.
No mês passado, dei o desparasitante à Becas e ela vomitou-o, porque segundo a vet, o estômago dela é sensível ao desparasitante.
Sendo assim, recomendou-me que lhe desse meio iogurte Bio natural, por dia, já que todos os outros contém grandes percentagens de açúcar.

E a verdade é que lhe fez muito bem :lol:
Por isso confirma-se, o iogurte (pelo menos este) faz bem aos gatos!
:lol:
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça abr 08, 2003 11:27 am

Baby Escreveu: Olá a todos!
Sou nova aqui! Estive a ler as mensagens e achei piada porque eu também tenho uma gatinha de 4 meses que está comigo só há um mês (foi abandonada e deixada numa loja de animais para dar) e também é o meu primeiro felino! E por acaso também gosta de iogurte! Mas do leite Whiskas não é lá muito adepta. Ou então enche bastante os gatos porque tem uma cor tão amarela que parece ter imensa gordura.
Queria só esclarecer uma coisa eu li algures que o chocolate é um alimento tóxico para os gatos!!!!

Bjokas!
Olá,

Os meus gatos, especialmente o Tico, gostam muito de leite... eu sei que nao devia, mas dou sempre misturado com água, e não têm diarreia. Os meus gatos não gostam do leite próprio para eles, a cadela é que acaba por o beber, se não estraga-se...

Em relação ao chocolate, sei que para os cães é muito tóxico, podendo, se for ingerido em grandes quantidades, levar à morte. Para os gatos não sei, mas não deve fazer muito bem, mas por outro lado, um pouquito de vez em quando tambem não deve fazer mal nenhum! Eles gostam tanto :lol: !

Os iogurtes naturais são uma boa, obrigada pela informação, logo vou ver ser gostam!

Miau
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quarta abr 09, 2003 12:36 pm

O pirilampo com a fitinha deglutida deu-me uma vontade de rir de desgraçada :lol: :lol:
A Lolita também brinca com um ao qual tirámos os olhos e a antena, para evitar acidentes, que a rapariguinha é meia tola :)
Só que ela adora que eu agarre a fita pela ponta, enquanto ela a vai mordendo desgraçadamente e não é que na 2ª fª vieram 2 dentes agarrados? :oops:
Eu penso que sejam dos de leite e que nasçam os definitivos, pois nem consegui ver de onde eram - tentei abrir-lhe a boca e ía ficando mais deglutida que a fitinha do outro bichanoso :o
Responder

Voltar para “Gatos”