Esterilizar / Castrar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

XtremeZ
Membro Veterano
Registado: segunda ago 21, 2006 9:55 pm

terça jul 28, 2009 6:14 pm

Primeiro de tudo, boa tarde (já não usava o fórum já à uns aninhos) :D

Ultimamente tenho tido azar com os animais, o meu primeiro gato desapareceu, alguém o agarrou e nunca mais o vi, o meu cão derão sem a minha autorização a outras pessoas e assim é. :?
Esta semana finalmente consegui ter algum espaço e decidi que vou arranjar uma gata ( :?: ).
Tive a ver os prós e contras e o que mais me sobressaiu foi o preço de esterilização a uma gata: cerca de 140€ ! :? Ao perguntar o preço para capar um gato disseram-me que era apenas 55€.
Ora, fiquei na dúvida quanto ao que haveria de fazer: ter um gato ou optar pela gata na mesma, o problema é que a gata vai-me sair com muito mais despesa do que eu estava a contar.

Quanto à questão de escolha não tem importância, um casal amigo tem uma gata que teve uma ninhada à cerca de 1 mês e como os 5 gatinhos bebés estão para começar a desmamar deram-me qualquer um à escolha. Quanto aos materiais como caixa, etc. já tenho tudo excepto a comida e a areia.

Resumindo tudo:
Devo optar pela gata ou gato?
Existem preços mais baixos para esterilizar ou isto é apenas um "roubo"?

Agradeço já qualquer comentário enviado e agradeço que não se ponham a dizer babuzeiras como já tenho visto que ultimamente anda a ocorrer aqui pelo fórum. Não me mandem pesquisar porque isso já eu fiz antes de vir aqui perguntar, venho procurar experiência, não informação genérica. :wink:
Última edição por XtremeZ em terça jul 28, 2009 9:46 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
<strong>Laura Conti</strong></p>
DudaSeguro
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 7:58 am

terça jul 28, 2009 6:56 pm

Boa tarde,
É assim,existem preços muito mais baixos! não sei se na sua zona existe mas por exemplo,em, Lisboa o preço "normal" é de 80 euros mais ou menos,e se for mais caro não passa dos 100 euros. É questão de pocurar um veterinário com um preço mais barato. Aconcelho-o vivamente a ter cuidado com o próximo animal,visto que com os outros não tem tido muita sorte. Tenha também atenção na escolha de adopção,pois um gato é um ser vivo,e as questões monetárias já são outro caso,mas se o/a vai adoptar tem de ter consciência que vai ter despesas. Quanto à escolha do gato,se quer fêmea e não a esterilizar (O QUE ACONSELHO VIVAMENTE),tem d ter a noção que vai ter algum trabalho durante o cio,elas miam muito e sangram um bocado. No caso da adopção de um macho,ele vai começar a marcar teritório por tudo quanto é sitio num certo período de tempo,e digo-lhe que o cheiro não é lá muito bom. MAs isto é como tudo na vida,há sempre os pros e os contras. Desde já digo que a escolha de adoptar um gatinho é muito boa,pois assim já é menos um abandonado que anda por aí. No fim eles recompensam-nos com a sua sabedoria,e bondade.

Espero ter ajudado,desejo-lhe boa sorte.
XtremeZ
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 7:10 pm

@DudaSeguro:

Boas, a minha zona é Almada, Margem sul (se alguém for daqui e souber que diga alguma coisa já agora). Estou plenamente consciente que vou ter despesas, mas a coisa mais importante para mim não é a despesa, é passar o meu amor para o animal que vem cá para casa, que vai ser, de certeza, cuidado com o maior amor e carinho que possa dar.
Quanto a sangrar no caso das gatas desconhecia, conheço apenas a faceta masculina. :)

Obrigado pelas informações, já valeram algo.
Agradeço mais opiniões.
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
CrisChaves
Membro
Registado: segunda out 22, 2007 8:56 pm

terça jul 28, 2009 7:18 pm

Na minha opinião gata so mesmo esterlizada, a minha Shiva tinha cio 2 em 2 semanas ,durava 5 dias intensivos , foi esterlizada por 150 euros já com comprimidos e não foi preciso voltar, levou pontos que proprio organismo absorve. Gato tem o senão nos primeiros tempos marca territorio,mas é muito mais em conta castrar gato. Por vezes a clinicas veternarias deixam pagar aos poucos. Tente ver http://www.uniaozoofila.org pode ser que seja mais em conta. Tudo de bom para si e para menina/o.
XtremeZ
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 7:31 pm

@CrisChaves:

Não consigo aceder ao site que enviou. :?
Vendo por esse modo o cio das gatas parece ser bastante intenso, mas mesmo assim o dos gatos a fazer as "necessidades" fora da caixa também não se pode dizer que é muito agradável.
Continuo a achar muito caro a esterilização das gatas. :|

Obrigado pelo contributo.

Edit: finalmente consegui aceder ao site que enviou, agradeço bastante, vou informar-me pelos telefones das clínicas veterinárias mais perto.
CCoelho
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)

terça jul 28, 2009 8:12 pm

Sinceramente acho que isto é um bocado como com os bebés: o sexo não interessa desde que tenham saúde :P
Agora mais a sério: eu recomendo vivamente a esterilização tanto de machos como de fémeas. No caso das fémeas, a veterinária informou-me que a menos que queiramos deixar a gata procriar é mais seguro para a saúde delas serem esterilizadas porque isso previne diversos problemas de saúde ao nível dos ovários e útero.
Além disso, a esterilização evita os cios das gatas (que também são um desespero para elas se o acesso a gatos estiver vedado) e a marcação de território dos gatos. No caso dos gatos, há que ter o cuidado em tentar que ele tenha alguma actividade física. Os gatos, depois de castrados têm tendência a engordar e podem surgir problemas renais. Para evitar o excesso de peso, convém dar-lhe brincadeira e para os problemas renais convém dar comida adequada a gatos esterilizados.
Quanto aos preços, são mesmo muito variáveis mas é comum a esterilização das gatas ser mais cara porque o procedimento também é mais complicado. Se for sócio de alguma associação de defesa dos animais é possível que consiga que a esterilização fique mais barata.
AnLC
Registado: quarta jul 15, 2009 12:40 pm

terça jul 28, 2009 8:33 pm

XtremeZ

Também sou da Margem Sul e pelos preços que indicou, a castração do gato até está bastante em conta (visto que no vet onde vou disseram que era de 85€). Em relação às gatas, o preço é o mesmo (anda à volta dos 150€ já com tudo incluído)..
Em breve vou adoptar um gatinho de um membro aqui do forum :) e pretendo castrálo quando chegar a altura certa. Será que me pode dizer onde fica esse tal vet de que falou?

Obrigado :wink:
XtremeZ
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 8:35 pm

@CCoelho:

Tudo o que me disse eu já sabia, visto que é o que se pode encontrar normalmente em sites.

De qualquer maneira obrigado, alguém "mais preguiçoso" pode passar por aqui futuramente e recolher essa informação. :P
XtremeZ
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 8:37 pm

AnLC Escreveu: Em breve vou adoptar um gatinho de um membro aqui do forum :) e pretendo castrálo quando chegar a altura certa. Será que me pode dizer onde fica esse tal vet de que falou?

Eu sou de Vale de Milhaços e o Vet fica mesmo em cima da minha rua. Se quiser mais informações mande pm para podermos falar melhor e não criar off topics. :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 28, 2009 8:54 pm

E porque não opta por uma gatinha jovem ou adulta já esterilizada?

Há imensas que ninguem quer porque já passaram a fase do fofuxo mas, afinal o que já passaram foi a altura mais dificil do crescimento.
Quando sobem cortinados acima e deitam tudo abaixo.

Um animal afeiçoa-se na mesma ao dono/a e então se já tiver passado um mau bocado na vida, será muito grato e fará tudo para agradar.

E a despesa da esterilização já está feita...

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
pauloliveira
Membro Veterano
Registado: domingo fev 04, 2007 8:13 pm

terça jul 28, 2009 9:11 pm

lagutrop Escreveu:E porque não opta por uma gatinha jovem ou adulta já esterilizada?

Há imensas que ninguem quer porque já passaram a fase do fofuxo mas, afinal o que já passaram foi a altura mais dificil do crescimento.
Quando sobem cortinados acima e deitam tudo abaixo.

Um animal afeiçoa-se na mesma ao dono/a e então se já tiver passado um mau bocado na vida, será muito grato e fará tudo para agradar.

E a despesa da esterilização já está feita...
Concordo plenamente :P
E era menos um animal abandonado...pense nisso.
<strong>"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana"</strong>

Charles Darwin
XtremeZ
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 9:14 pm

lagutrop Escreveu:E porque não opta por uma gatinha jovem ou adulta já esterilizada?

Boas, eu vou-lhe explicar porque duas razões me impedem de fazer isso: Em primeiro lugar a minha família quer um gato pequeno (bebé) e por isso tenho que satisfazer essa condição para o poder ter. Em segundo lugar, como já tinha dito, o casal meu amigo teve uma ninhada de 5 gatinhos e se não arranjar a quem dar os bebés terá que cuidar deles e o problema que esse casal já é "idoso" e já tem 3 gatos. :roll:
Desta maneira satisfaço 3 partes: família, casal amigo e a mim próprio. :D

De qualquer maneira obrigado pela sugestão, eu compreendo a sua parte. :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jul 28, 2009 9:39 pm

XtremeZ Escreveu:Quanto a sangrar no caso das gatas desconhecia, conheço apenas a faceta masculina. :)
E desconhecia muito bem porque as gatas NÃO SANGRAM durante o cio, não sei onde é que o DudaSeguro foi buscar essa ideia. :|

As gatas são diferentes das mulheres, cadelas e vacas, por exemplo, porque não menstruam e não ovulam naturalmente. As gatas precisam de ter sexo para ovularem, a ovulação é induzida pela fricção do pénis do macho. :|

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

XtremeZ
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 9:41 pm

@dinodane:

Obrigado por ter corrigido o membro DudaSeguro de me induzir em erro. :)
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

terça jul 28, 2009 9:43 pm

Preços abaixo dos 100€ pela esterilização de uma gata dificilmente arranjará... portanto se a questão é o preço da esterilização/castração, opte pelo gato...
quanto aos cios das gatas terem o inconveniente do sangue, bom, em 15 anos que tenho gatos nunca nenhuma gata minha deitou sangue durante os cios... miam, deitam a casa abaixo com o barulho, ficam mais "chatas", mas sangrar nunca vi...
boa sorte com o gatinho/a
Filipa Costa
Responder

Voltar para “Gatos”